Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paum_lhp

Coolers pro meu PC

Posts recomendados

Olá pessoal, comprei umas peças pra um pc que estou montando e gostaria de saber se preciso de coolers adicionais ou o que vem com o cpu é suficiente, aproveitando tb queria saber se existe um tipo(?) de gabinete indicado para essa configuração:

Placa Mãe Gigabyte GA-MA69VM-S2

CPU AMD AM2 ATHL64X2 5600+ 1152KX2 BOX

HD - HD SATA2 250G MAXTOR 7.200

MEM DDR2 2048MB 667MHZ KINGSTON

2 Drivers DVD+RW

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, em qualquer pc o ideal é sempre ter coolers adicionais, pois não é apenas o processador q esquenta, e sim todo o sistema.

O local onde colocar os coolers vai depender dos locais disponíveis no gabinete escolhido, ou se vai adaptar coolers em locais não convencionais.

Gabinete ideal é aquele q cabe no seu bolso e atende às suas necessidades. Mas basicamente, tem q ser um gabinete grande e q comporte sua mobo e demais peças, e q permita posteriormente a instalação de uma placa de vídeo dedicada e mais drives(hd, dvd). Há opcionais como USB e saída de áudio na frente do gabinete, locais já prontos para instalação de coolers, entradas de ar, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Embora eu ache que os AMD não esquentem tanto, hoje em dia ter um gabinete bem ventilado é quase obrigatório, principalmente se você pretende fazer over. Quase todo gabinete de médio porte hoje em dia traz no mínimo o exaustor traseiro, em geral na altura da CPU. Além disso, você também já conta com o exaustor da fonte, que ajuda a jogar o ar quente (que sobe) proveniente da CPU.

Só que com ventilação forçada, a coisa melhora bastante e você corre menos riscos de superaquecimente e travamentos indesejados. Via de regra, os gabinetes mais atualizados contam com entradas de ventilação forçada (para dentro) opcionais:

1) No painel frontal: normalmente para refrigerar os HDs;

2) No painel lateral: para refrigerar a CPU (alguns vêm com dutos), placa de vídeo e/ou northbridge.

Alguns vêm com previsão de exaustor no teto, para ajudar e expulsar o ar quente.

De qualquer forma, tenha sempre em mente que o importante não é a quantidade de coolers que faz a diferença, mas se o sistema de ventilação é balanceado de modo a manter uma circulação constante de ar frio - em outras palavras, a quantidade de coolers que jogam ar frio deve ser igual à quantidade de exaustores. Caso contrário, o ar quente ficará retido (ou turbilhonando) dentro do gabinete, de modo semelhante ao efeito de um ventilador em um quarto fechado.

Produre ler as especificações dos coolers e exaustores, de modo que o CFM seja equilibrado. Boa sorte :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...