Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ou instalação elétrica


Ricardo Dias Campos

Posts recomendados

Prezad@s.

Uso hardware e mexo nele apenas superficialmente: acho que sou até capaz de montar um PC e posso trocar uma ou outra placa. Mas hardware não é minha praia e, no momento, a situação apertou e está ficando cara!

Tenho um PC há pouco mais de um ano. O único problema que havia dado era no botão liga/desliga que foi trocado e tudo voltou a funcionar. Recentemente o problema ficou mais chato. Tem havido muita instabilidade elétrica aqui em casa. Volta e meia a Light corta a alimentação por muitos minutos. Usualmente durante a noite. Pela segunda vez, em poucas semanas, a luz foi cortada durante a noite, o no-break voltou mas o micro não.

Nas duas vezes que isso aconteceu, eu medi a tensão nas saídas para os periféricos (onde se tem 12 e 5 volts) mas está tudo zerado. Ou seja, na minha ignorância, "a fonte secou". Na primeira vez que isso aconteceu, eu troquei a fonte (eu mesmo) mas o micro não voltou e eu o enviei à manutenção. O técnico disse que não havia problema algum, que fez uma limpesa e tudo voltou a funcionar. Observação: há um led na placa-mãe que fica aceso quando a fonte é ligada.

Hoje, está acontecendo tudo outra vez: a Light cortou a luz durante a noite e o micro, de manhã, não voltou. Antes que eu compre outra fonte, queria saber se estou fazendo besteira :(.

Há algum relezinho que impeça a fonte de voltar? Talvez não na fonte mas na placa-mãe? Que testes posso fazer na fonte para saber se está mesmo queimada (fusível ou algo mais)?

Eis os dados:

Fonte: Seventeam 420w ST-420BKV

Placa mãe: Intel 945 GTPL

Processador Pentium 4 Dual Core 2.8 GHz

2 HDs SATA

1 HD IDE/ATA

2 GB DDR2

Placa de som (não on-board; a placa mãe tem placa on-board mas está desativada)

Gravador DVD LG

Notas:

1. Entre o primeiro evento e o segundo, providenciei aterramento da rede elétrica que serve o micro. Medi a tensão na alimentação (saída do no-break APC 1.2 KVa) e encontrei 127,1V. Medi a tensão entre a fase e o terra e deu igual. Achei curioso medir a tensão entre a fase e o neutro e encontrei 0.8V. Isso é normal?).

2. Tenho outro micro mais velhinho (nem me lembro mais a configuração dele) ligado na mesma rede elétrica. Nada aconteceu com ele nas duas vezes. Também o encontrei desligado mas foi religado normalmente. Tenho um pequeno switch e um hub ligados no mesmo circuito elétrico e com eles também nada aconteceu. Felizmente!

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O led da placa mãe fica aceso quando a fonte tá conectada na rede AC...isso se deve ao fato da fonte ter um circuito independente(é uma fonte separada) que mantém uma alimentação básica para a mobo, mesmo quando a mesma encontra-se com as saídas queimadas, dependendo do problema.

Ao medir a tensão entre fase e neutro deveria ter encontrado 127V. Se deu 0.8V é porque tem algo errado. Esse neutro pode tá isolado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meiraneto, obrigado e desculpe. Escrevi errado. A tensão entre neutro e terra mediu 0,8 V. As tensões fase/neutro e fase/terra mediram 127,1V.

Pela tua informação, o led da placa-mãe indica apenas que a fonte recebe tensão da rede elétrica mas, mesmo assim, pode estar queimada.

Como já é a segunda Seventeam queimada, eu pergunto se o que está acontecendo pode ser uma fragilidade deste tipo de fonte. Li em algum lugar que elas não teriam "defesa" (circuito apropriado) contra picos de tensão (surge?) que poderiam acontecer quando a Light volta a fornecer eletricidade.

Outra pergunta: os no-breaks não filtram esses transientes? Porque uma fonte, alimentada por um no-break, queimaria quando a tensão da rede volta?

Valeria a pena trocar de fonte? Ou pode estar acontecendo alguma coisa no próprio micro? Algum tipo de curto?

É possível testar uma fonte Seventeam sem que ela esteja conectada ao micro? Também li que elas têm fusível. Um leigo como eu poderia trocar o fusível de uma fonte?

Obrigado mais uma vez.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer pessoa com duas mãos e boa visão consegue trocar um fusível....eheheheh

Para testar o funcionamento da fonte não é preciso conectá-la ao PC. Basta jumpear o pino 11?(fio verde) com um negativo do conector de 20 ou 24 pinos. Deve funcionar para checar as saídas, lembrando que parte da fonte pode ainda funcionar mesmo sem tensão nas saídas de 3.3V, 5V e 12V....seria a linha de +5VSB, que fica ativa ao conectar a fonte na tomada, mas somente se o fusível estiver intacto.

Quanto a questão da proteção contra picos, não creio que essa fonte não tenha! E o nobreak, certamente tem filtragem e proteção.

O problema com algumas fontes que queimam à toa é meio complexo! Essas fontes operam em alta frequência e alguns "acontecimentos" na rede elétrica, associados ao nobreak ou estabilizador, podem acarretar na queima das mesmas!

Os nobreaks cumprem sua função, mas a qualidade do sinal AC liberado pode não fazer bem para algumas fontes.....onda quadrada ou senóide distorcida, etc, podem ferrar uma fonte. É meio que como um casamento....dá certo algumas vezes e noutras não! eheheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK. Vou seguir a tua orientação: "Seja objetivo ao pedir ajuda para um problema".

Estou entendendo que problema surge quando a Light retorna a eletricidade e o nobreak gera transientes (que não deveria gerar, imagino), provocando a queima das fontes.

Depois de duas Seventeam queimadas, o micro deve pedir divórcio? Que outra fonte poderia suportar as ondas quadradas, senóide distorcida ou outras singularidades da corrente elétrica pós-nobreak? Além disso, esse micro, com a primeira fonte, aguentou um ano de "casamento" (ou de garantia!) antes que começasse a apresentar esses problemas. Porque agora as fontes queimam de 15 em 15 dias? Além de intrigado estou preocupado: estas fontes não são exatamente baratas.

Ouvi falar em Thermaltake TR2-430W, HEC WinPower 480 W,Enermax EG365P VM. Será que vale a pena trocar?

Em tempo: eis o que li sobre a Seventeam: "Também é importante notar que seu estágio de filtragem de transientes é muito melhor do que o de outras fontes de alimentação de baixo custo, apesar de não ter um varistor, que é o responsável por eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica.". (http://www.guiadohardware.net/comunidade/st420bkv-fonte/666220/). As outras fontes citadas teriam um varistor?

Obrigado mais uma vez.

PS. Tenho as duas mãos e alguma visão mas o tal fusível nas Seventeam não parece ser como aqueles outros dos filtros de linha. Lembre-se que eu comecei confessando minha ignorância em hardware. Será que o fusível tá lá mas eu não o vejo? :-|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...