Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Birtz

"Underclock" pra diminuir consumo

Posts recomendados

Existe "underclock"? Eu tenho um Athlon64 X2 3800+, ASUS A8N-E, ram 2x 512mb dual channel, vga 6800 GS. Comprei há pouco menos de 2 anos pra jogar Most Wanted e outros. Acontece que parei de jogar e to usando a maquina apenas pra internet, msn e office e gostaria de saber se há alguma possibilidade de diminuir o desempenho dela pra economizar alguma energia e também esquentar menos os meus pés :P

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe sim e isso é ate um pouco comum. Não tenho certeza, mais alguns processadores mais recentes da amd e umas linhas de placa mãe da asus vem com uma tecnologia chamada "cool n quiet" que nada mais nada menos ele diminui o clock do seu processador quando ele não esta em uso total, gerando assim um menor consumo e um menor aquecimento. Caso não tenha como usar isso, você vai ter que fazer na marra mesmo pelo setup da sua placa mãe. espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa cara, minha mobo tem esse sistema mas parece nao variar tanto assim, e também acho que nao afeta a placa de vídeo. Eu tenho instalado o Ai Booster que permite alterar clock, multiplicador, tensão e mais algumas configurações de hardware no próprio Windows, mas como não tenho conhecimento não sei quanto devo limitar o multiplicador clock, tensão, etc. Parece que a nVidia também tem um programinha semelhante para a placa de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo. Eu uso cool n quiet no meu e funciona perfeitamente, você sente a diferença na hora e a temperatura despenca também. Quanto ao underclock, pega o aibooster e diminui o multiplicador em 1 ou então abaixa o clock uns 10% +- e testa. Na hora ele ja vai te informar a frequencia do processador e a temperatura q deve abaixar bastante. Quanto a pv, eu não sei de nenhum software que faça isso..

Compartilhar este post

Link para o post

bem você pode usar o cool n quiet ou simplesmente diminuir o multiplicador na bios. No meu caso a regra é a seguinte(comigo sempre funcionou): p/ cada 1x que você baixar pode baixar 0.1v. aí é a mesma do Over, tu vai até achar o melhor ponto de estabilitade vs. desempenho. eu mesmo passei um tempinho com um under no meu proc p/ esperar chegar meu cooler novo :D

Compartilhar este post

Link para o post

Esse esquema de diminuir o multiplicador é interessante, sobre a tensão acho que a própria asus ajusta de acordo com o clock, não?

Compartilhar este post

Link para o post

normalmente não funciona. Não confie muito na Asus sinceramente só tenho uma (é a 3º) por que não achei a que eu queria. A BIOS tem falhas e até as placas tem erros de projetos. mas tenho que admitir que em se tratando de Over e resistencia a over são muito boas (apesar de ter que mexer nelas quase sempre). Toda vez que eu mexo eu prefiro colocar no manual e colocar EXATAMENTE o que eu quero! faça no manual que é melhor você vai ter certeza do que vai estar rodando.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, to fazendo uns testes aqui e vendo qual a melhor configuração. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...