Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rao

PC travando, desconfio de super aquecimento.

Posts recomendados

Garantia chata que não me deixa abrir. :mad:

Só que ele tem travado demais. E eu notei vários probleminhas e fui tentando resolver. Mas agora to mais perdido que qualquer coisa e qualquer alternativa me parece possivel.

O primeiro caso foi meu driver de som que tava com um arquivo ruim eu atualizei e passou a funcionar sem dar tela azul.

Depois meu pc passou a travar sempre que executava um jogo + iTunes ou qualquer outro programa que usasse o som. Peguei outro driver e parece que melhorou.

Sendo que ultimamente e somente em jogos online até agora. Meu pc tem travado.

Battlefield 2 joguei por muito tempo offline, fui jogar online ele travou algumas vezes. Offline nunca.

Lineage 2 não consigo parar 5 minutos no jogo. E WoW trava pelo menos 3 vezes por dia. Comecei a desconfiar que era super aquecimento, tendo em vista que uma vez eu deixei o pc 1 dia desligar e ele travava TODA hora.

Peguei o Everest e me espantei com uma coisa. Minha placa mãe sempre está a 70 graus chegando a 80 em jogos. Eu posso deixar o pc desligado por 10 horas quando ligar o pc e abrir o everest ela vai estar a 70 graus. Na própria setup diz que tá a 70 graus a temperatura ambiente. Assim que ligo o PC.

Minha placa de video fica a 45~ quando estou jogando sobe pra 70.

Processador fica na mesma mas não passou de 65 ainda.1

O que me faz não ter certeza que é aquecimento é o fato dos jogos que travaram serem online. Eu tenho Call of duty e nunca travou jogando a não ser quando abria o iTunes, mas agora parece estar ok.

Tudo bem que ele tá na garantia e é só levar pra eles. Mas eu queria tentar resolver ou pelo menos identificar o problema. Já que pretendo pegar uma placa de video e não queria levar neles até estar com a placa de video (é um pouco longe).

Outras observações.

- Só trava em jogos e online. Após travar se eu apertar alguns botões reinicia.

- Se eu abrir o IE ou Maxthon parece que ele trava mais rápido. Fiquei bastante tempo sem abrir e travou beeem menos do que quando estava aberto.

- Fullscreen também parece que faz travar mais rápido.

- Talvez essa fuja um pouco do assunto mas mesmo assim, no everest na aba do processador, em Velocidade da CPU tem "Velocidade de Clock do Processador" o meu fica maior parte do tempo em 1600 as vezes pula pra 2.399 ou 2.4 e volta

Meu PC é.

Placa mãe Intel DG31PR

Processador Q6600

Video Geforce 8400 GS

2GB Memória.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Qual a marca e modelo dafonte de alimentacao ?

Compartilhar este post

Link para o post

Uhm, não sei. Desconfio que seja genérica.

Tem como saber sem abrir o PC?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom se você comprou o computador completo fechado e não pediu fonte específica (não sabe qual é) praticamente certeza que é genérica...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprei tinha dois modelos, um ele dizia que era genérica, no outro não. Mas não me apeguei muito a esse detalhe porque tenho uma esperando a placa de video aqui.

Esse problema pode ser a fonte então?

Uma coisa que notei é que as voltagens estão meio erradas.

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.06 V

Aux 3.25 V

+3.3 V 3.28 V

+5 V 5.51 V

+12 V 13.62 V

-12 V -2.00 V

-5 V -7.01 V

No modo de espera +5 V 4.97 V

Bateria VBAT 1.02 V

Não entendo nada, mas esse -2 me parece estranho. Acho que já tá desviando do assunto desse forum, seria melhor eu criar na sessão micro travando né?

Mas vocês eliminariam o problema de superaquecimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Rao, antes de mais nada, verifique se está com a última versão do Everest (4.20). Se não estiver, baixe e instale, para uma leitura mais correta (reposte os valores depois). O Core Temp também é um bom utilitário para isso.

O fato da rotação da CPU alterar é normal - o cooler box vem com PWM, que controla a velocidade da ventoinha de acordo com a temperatura.

A temperatura da mobo realmente está muito alta (se a leitura estiver correta, é claro). Embora o dissipador do northbridge da DG31PR seja monstruoso (o que nos leva a suspeitar que o chipset esquenta muito), tenho minhas dúvidas quanto à sua eficiência. Se o seu gabinete não possui ventoinha lateral, provavelmente o dissipador irá esquentar além do razoável. O Q6600, que também esquenta bastante, certamente ajuda a piorar o cenário, se o gabinete não for bem refrigerado.

A placa de vídeo esquenta mesmo, é normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nesse caso não é o cooler que tá alterando a velocidade. É o clock do processador, Que o normal seria 2.4. A velocidade do Cooler fica entre 1100~1800.

Estou usando o 4.20 sim.

O Core Temp também mostra a temperatura da mobo? Porque eu desconfio da leitura mesmo.

As vezes com muito tempo de uso ela começa a aumentar dos 70 graus, ir pra 72~75 aí eu boto a mão no lado da cpu que seria onde ela fica e realmente sinto MUITO quente.

Mas quando tá 70 graus não fica tão quente assim.

Agora mesmo tá marcando 70 graus e tá geladinho o gabinete.

Uma coisa que eu notei é que com Firefox/Maxthon/IE aberto e mais algum jogo ele não dura NADA ligado, trava quase que na hora. To monitorando o uso da memória ram agora pelo everest.

Desde que comprei nunca usei toda a capacidade dela. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não me fiz entender direito. O conector do cooler possui quatro pinos, certo? O quarto pino serve precisamente para a CPU controlar velocidade da ventoinha. Quando a CPU ultrapassa certo limite de temperatura, a ventoinha passa a girar mais rápido para compensar e fazer a temperatura baixar. Não tem nada a ver com o clock da CPU.

Na bios você encontrará a opção de controle da temperatura via CPU - e, nesse caso, poderá especificar a temperatura na qual o aumento da velocidade da ventoinha será trigado - ou a opção de simplesmente desabilitar esse controle e deixar a ventoinha girando sempre à velocidade máxima. Muita gente não gosta dessa opção por ter um cooler muito ruidoso, quando no máximo.

Mas o seu problema, aparentemente, não é a CPU, mas o northbridge (ponte norte), que fica ao lado dela. Quando você levar o micro na loja, será fácil verificar. Basta ligar e encostar o dedo no dissipador de alumínio enorme que fica no centro da mobo. Se for o que estou pensando, e de acordo com o seu relato, ele estará fervendo em pouco tempo. Caso isso se comprove, o ideal será substituir o dissipador por um melhorzinho com ventilação forçada (coisa que a loja dificilmente fará) ou jogar ar frio sobre ele com um ventilador lateral no gabinete, por exemplo.

O Core Temp não lê a temperatura da mobo, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, pega essas temperaturas pela Bios...abre a Bios e vai lá em Hardware Monitor...lá vai ter as temps do CPU e da Motherboard ou CPU e System...

se a Mob tá realmente a 70ºC, é isso que tá travando o PC...o chip7 tá fritando...

você sabe dizer quantos fans teu o seu gabinete?

abre lá o Everest e vai na aba Computador...dai vai em Sensor...verifique lá quantos COOLERS estão em funcionamento, ou seja, com valores em RPM...

esse teu gab deve estar é mal ventilado...

Compartilhar este post

Link para o post

Tá mal ventilado mesmo, não tem nenhuma ventoinha adicional.

Na bios tá dizendo o mesmo sobre a temperatura ambiente, sempre a 70 graus. Isso quando eu acabei de ligar. Depois de horas desligado.

Eu desativei o controle também, pra rodar sempre no máximo. As vezes (como hoje) que a temperatura tá melhor eu ligo novamente.

Mas agora mesmo, processador está 45 graus, Placa de video 40 Até o Aux (Não sei o que é) que sempre fica altíssimo tá 100 e a placa mãe 70 graus.

Só que hoje eu realmente notei que ele trava quando estou com um navegador aberto. Fiquei 1 dia inteiro sem abrir, e não travou. Com ele aberto travou 3 vezes em menos de 1 hora...

Estranho não?

Compartilhar este post

Link para o post

Rao, abra o gerenciador de tarefas e inicie o navegador. Observe o que acontece com o uso da CPU / memória. Pode haver algo errado com o Explorer que esteja exigindo processamento em demasia, o que explicaria o superaquecimento.

Ainda assim, mesmo com muito processamento, o sistema NÃO deveria ficar travando. Sinal de superaquecimento e má refrigeração.

Compartilhar este post

Link para o post

Farei isso. Mas o explorer sozinho não trava.

Só com jogos.

De qualquer forma eu vou ligar pra eles e avisar sobre as temperaturas. E vou monitorar o processador também.

To usando o Everest pra isso. Tem problema?

Edit: 12/01

Acabei de descobrir que ele trava também com IRC.

E IRC é levíssimo. Não tem com ser processamento. Em outro tópico mais antigo me disseram isso.

pode ser um problema de rede, placa de rede, drive ou configuração da placa de rede, dns mal resolvido, configuração de internet ou firewall, ou configuração do modem, porque o Lineage tanto como outros jogos online usam muito a rede compartilhando dados com o servidor do jogo e outros jogadores, e um desses dados pode estar dando conflito com algum arquivo na sua máquina, tenta usar outro servidor de lineage ou outro jogo online pra ver se acontece alguma travada!

Começo a acreditar que seja isso. Liguei o modem na USB agora. Vou ver se para de travar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...