Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
angourakis

[Tutorial] Instalando Multifuncionais Lexmark no Vista

Posts recomendados

O que é uma multifuncional?

Multifuncional nada mais é, um equipamente eletrônico, em que estão agregadas várias funções, sendo as principais a impressora e o scanner.

Como funciona?

Apesar de ser apenas 1 equipamento, as funções da mesma dentro do sistema operacional, são "representadas" por dois drivers, um para o scanner e outro para a impressora (não é regra geral).

- E qual o problema que ocorre no vista?

O driver do scanner funciona muito bem no Windows Vista. Apenas não funciona apertando o botão diretamente na multifuncional, mas em qualquer programa, ele aceita o scanner (como o Fax e Scanner do Windows)

Mas o driver da impressora já não consegue nem ser instalado, devido à um problema de falta de arquivos e com o Spooler do Vista.

- O que foi tentado?

Tentei rodar normalmente a instalação, e não há êxito (ela fecha antes do previsto). Tentei rodar em modo de compatibilidade e nada; Tentei instalar pelos .inf no gerenciador de dispositivos e da erro e não conclui a instalação; tentei adaptar e ainda sem êxito; Tentei instalar o driver de alguma outra e também não vai, e mesmo rodando o setup de algum outro modelo, ele não permite a instalação por não reconhecer a impressora (e o pacote não pode ser extraído).

Por fim, tentei usar algum modelo que já vem com o Vista (já que na verdade, a impressora é uma ColorJet), e ai obtive um sinal de vida mas que logo se apagou... ele apenas puxa a folha mas sem imprimir nada

- O que ocorre então?

Como estes drivers são de outra impressora, eles instalam outros cartuchos referentes à impressora. Como os desta impressora são os modelo 16, 17, 26 e 27, eles não vão funcionar mesmo, já que provavelmente, o carro de impressão e/ou os cartuchos do outro modelo, funcionem de modo diferente.

- Quais as funções irei perder?

Como nem tudo é flores, ainda mais porque vamos usar um Driver adaptado, a impressora não irá desligar quando desliga o windows; não tem como monitorar o nível de tinta dos cartuchos (apenas usando a mão e vendo se ta pesado :P); o botão de scanner direto na impressora não funciona (esta função dependia do driver e programa da lexmark ser iniciado junto ao windows); o alinhamento também não está disponível (apesar de aparecer na instalação do driver, os números não se movem) e os programas como Lexmark Photo Editor e o Centro de soluções, não devem funcionar ou se funcionarem, não devem monitorar (não testei, já que os mesmos vem com a instalação do driver e esta não termina de instalar no Vista).

Como podem ver, apesar de perder algumas coisinhas, o principal que é scannear e imprimir ele vai fazer.

Inclusive ele liga a impressora na hora da impressão, se a mesma estiver desligada ;)

Dúvidas tiradas? Vamos as observações =P

:!: O Driver modificado não foi desenvolvido por mim, apenas o procedimento com uma ajuda final do Anderson T na hora dos atalhos. A fonte eu não tenho mais aqui (fiquei tão eufórico na hora, que apenas salvei o driver e pronto rsrs), mas assim que a tiver, atualizo o post.

:!: Como o driver não é de minha autoria, vale lembrar que usem por suas contas e riscos. Não me responsabilizo por qualquer dano ao S.O ou o correto funcionamento (aqui funcionou :P)

:!: Procurarei ao máximo esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, que não é nada difícil mas também nada cômodo.

Com o procedimento montado e o driver feito, tentarei entrar (de novo!) em contato com a Lexmark, para iniciarem a produção de um driver para estas multifuncionais que não funcionam.

:!: Apenas copiar o tutorial com os devidos créditos.

Não vou "exigir" minha autorização, pois vendo no google a quantidade de dúvidas sobre estes equipamentos, assusta... (tem gente da frança, inglaterra, dinamarca, estados unidos, brasil, itália, espanha.. tudo pedindo ajuda...) e como a intenção é ajudar o máximo de pessoas, ele deve mesmo ser espalhado.. mas com os créditos ok? ;)

Irei traduzí-lo ao Inglês também, para estrangeiros poderem acessar e entenderem como fazer o mesmo.

:!: Testado com a X75. Teoricamente deve funcionar com a X73, X74, X75, X83 e todas as outras que utilizam estes cartuchos.

Lembrando que este tutorial não se refere apenas à multifuncionais, mas também a impressoras antigas que utilizam os requisitos acima (em negrito duas linhas acima ^^).

Vamos aos procedimentos?

I) Baixe o driver aqui: http://rapidshare.com/files/66561398/CJXP35SE.EXE

II) Pegue o driver da X75 (ou outra multifuncional que você possui), extraia com o Winrar ou execute o .exe que ele irá deszipar, apenas tomando o cuidado de desmarcar a opção "When done unzipping open....."

III) Vá até o gerenciador de dispositivos, e clique sobre All-in-One, vá na guia Driver e clique em Atualizar Driver.

Escolha "Pesquisar driver no computador", "Permitir que eu escolha em uma lista...", "Dispositivos de Imagem", "Com disco", "Procurar" e aponte para o driver do scanner (lxbbscxp.inf) que está dentro da pasta Drivers/Scan/ (pode mudar!)

Dê então Abrir, Ok e ele irá instalar seu Scanner com êxito.

Agora vamos a impressora

a) Dê um duplo clique em LexmarkLexmark All in One, clique na guia Driver e em atualizar driver.

Faça o mesmo procedimento do passo 3, apenas mudando a pasta do driver, que deverá ser a anexada aqui e o .inf está logo na pasta "raiz" (lxaxsdrv.inf) e claro, o tipo de dispositivo, que é Impressoras (ele vai dar uma mensagem que o driver não é o correto, mas continue com Sim).

Ele irá instalar corretamente mas vamos aos problemas...

- Logo quando a instalação terminar, irá aparecer que "Não é possível para um programa exibir uma mensagem na área de trabalho". Clique em Mostrar a mensagem. Após isto, deixe marcado "Eu concordo", clique em Avançar, e depois em Voltar para área de trabalho e clique em Fechar no assistente da impressora.

- Vá até a pasta Impressoras, e defina a "Lexmark Z25-Z35 Color Jetprinter" como padrão.

Agora experimente imprimir algo...

Uma mensagem irá aparecer (a mesma da instalação), e isto por causa dos cartuchos.

Basta fechá-la (no X) e depois parar e iniciar o serviço de Spooler

Agora, como posso fazer isso de uma forma mais simples, sem ter que reiniciar o computador e ou ir em services.msc e apertar para parar e iniciar os serviços?

- Vamos criar dois atalhos para tal função... Assim você pode deixá-los na área de trabalho e basta clicar sobre eles ;)

Botão direito na área de trabalho, e depois em Novo -> Atalho

Em linha de comando, coloque (sem aspas), "net stop spooler", avançe e no nome coloque por exemplo stop_spooler.cmd.

Repita o procedimento novamente, mas troque o comando para "net start spooler", e claro, o nome dele.

O nome pode ser a sua escolha, mas lembre-se de manter no fim a extensão .cmd

Por fim, não se esqueça que para rodar eles, deve-se ter privilégios administrativos. Clique com o botão direito neles, e clique em Executar como administrador, continue e espere o fechamento da mensagem.

Então quando for imprimir algo, clique em imprimir e depois feche a mensagem, pare o spooler e inicie e pronto ;) ela começa a imprimir.

----

Adicional:

Uma outra coisa que muitos não conseguem rodar, é a Placa de Captura de TV da PixelView, a PlayTV Mpeg2

Basta baixar o driver para o vista do site oficial ;) (em algumas placas, pode não funcionar.. a explicação vocês encontram lá)

http://www.pixelview.com.br/downloads.asp

Quando iniciar o programa pela primeira vez, ele vai dar que não pode iniciar o dispositivo.. mas basta ir nas configurações e configurar tudo certinho

Outra coisa, não se assustem se o Windows Vista, voltar ao Windows Basic. Isto é normal e quando o programa é fechado, o Aero volta a se ativar

No Windows Media Center, a placa não funciona por falta de suporte a Hardware a algumas coisas.

Espero que isto ajude o pessoal que quer migrar para o Vista, mas estes dois periféricos não funcionavam (meu caso).

Ainda sim, não é uma solução muito agradável (para a impressora), mas quebra o galho =P

Abraços e dúvidas, fiquem a vontade para postar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...