Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fforja

Problema em Regulador de Placa-Mãe

Posts recomendados

Olá, tenho uma placa mãe ECS K7VTA3/KT333 que quando acionada liga por um curto periodo de tempo (o cooler da uma meia volta) e desliga, com um "click" na fonte, eu não entendo muito de eletrônica, mas analisando a placa percebi um regulador que está deslocado...

os dois pólos estão em contato, mas a parte superior dele se desprendeu da placa, já tentei colocar ele devolta ao seu lugar, mas não consegui :P

img2pl0.jpgimg1ph4.jpg

eu gostaria de saber se é possível o reguladorr estar causando esse problema e se é possível trocá-lo. Fonte, processador, memória e placa de vídeo, estão todos OK

agradeço desde já :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

melhor levar assistencia tecnica para evitar futuros danos comprometedores ao hardware em geral da sua cpu

Compartilhar este post

Link para o post

Está fora sim , mas acredito que a senhora, não entenda nada de eletrônica.

Mas se for pra mandar em assistência , não precisaria do fórum.

Uma boa alternativa seria contratar os "técnicos do chorão"

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor, confirme os dados modelo/fabricante...

É uma placa da Soyo? O modelo K7VTA3/KT333 é fabricado pelo ECS, segundo o que sei...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/384

Pergunto isso porque a minha placa é uma Soyo Dragon Lite com chipset VIA KT333... Se a sua placa for mesmo da Soyo, posso tentar verificar qual regulador é este.

os dois pólos estão em contato, mas a parte superior dele se desprendeu da placa

Ele tem três contatos (pernas): uma em cada extremidade e uma no meio. Se as três estiverem dando contato, pode não ser ele o problema...

Compartilhar este post

Link para o post

realmente cara, ela é ECS!

confundi com SOYO por causa das K7VTA PRo, achei que fosse uma versão melhorada dela :P

os reguladores só utilizam as (pernas) das extremidades, a central não é utilizada

agradeço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo transistor ou CI regulador, o terminal do meio é o mesmo corpo metálico do componente e portanto deveria estar em contato ou com o cobreado que vejo embaixo (está embassado) ou com um dissipador.

Não tem nenhum código impresso neste componente?

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente ele usa as três pernas sim... Tente lavantar o regulador solto com cuidado e verifique se ele não tem um contato metálico na parte de baixo do próprio corpo (como se fosse uma chapa, na parte de baixo, que faz contato com a placa mãe)...

Outra coisa: veja se tem alguma coisa escrita nele e poste aqui... Pela foto, o transistor deve ser um dos MOSFET's reguladores da fonte da placa mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá, tenho uma placa mãe ECS K7VTA3/KT333 que quando acionada liga por um curto periodo de tempo (o cooler da uma meia volta) e desliga, com um "click" na fonte, eu não entendo muito de eletrônica, mas analisando a placa percebi um regulador que está deslocado...

os dois pólos estão em contato, mas a parte superior dele se desprendeu da placa, já tentei colocar ele devolta ao seu lugar, mas não consegui :P

img2pl0.jpgimg1ph4.jpg

eu gostaria de saber se é possível o reguladorr estar causando esse problema e se é possível trocá-lo. Fonte, processador, memória e placa de vídeo, estão todos OK

agradeço desde já :D

Caro amigo é possível sim que seja o regulador de tensão tambem chamado mosfet parente do transistor, agora é nescessário saber qual foi o outro agente causador do deslocamento do mesmo, provavelmente um curto circuito em outra parte da placa ou acessório acoplado a ela.Ou ainda um defeito de fábrica.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele parece estar soldado assim, porque não consegui mover nem levantá-lo de maneira alguma. Está tão firme quanto os demais

Ele tem um contato metálico com a placa sim. Por curiosidade coloquei meu multímetro no modo diodo e testei cada um deles, todos apresentaram valores na faixa de 610, 620, o que está deslocado apresentou valor 002!! Tenho a impressão de que ele está em curto ou muito perto disto, pois o contato dos pólos do multímetro apresenta valor 000!

Estas são as escrituras deles: 15N03L na horizontal e XF237 na vertical (os dois inferiores e o que está deslocado) os três superiores são também 15N03L, mas AF237

Agradeço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Por curiosidade coloquei meu multímetro no modo diodo e testei cada um deles, todos apresentaram valores na faixa de 610, 620, o que está deslocado apresentou valor 002!! Tenho a impressão de que ele está em curto ou muito perto disto, pois o contato dos pólos do multímetro apresenta valor 000!

Medir o componente soldado na placa não é garantido... Pode ser que o transistor realmente esteja em curto, mas pode ser também que você esteja medindo alguma outra coisa no circuito que esteja ou aparente estar em curto...

Já identificamos que transistor é (inclusive o datasheet, que o soschip mandou), sabemos que ele é o regulador da fonte... Agora o resto depende muito de seus conhecimentos de eletrônica e da disposição que você terá de retirar o componente, medir, comprar outro, colocar no lugar e testar pra ver se funciona...

Compartilhar este post

Link para o post

"Medir o componente soldado na placa não é garantido... Pode ser que o transistor realmente esteja em curto, mas pode ser também que você esteja medindo alguma outra coisa no circuito que esteja ou aparente estar em curto..."

realmente... ideial e tirar e medir e colocar de volta se tiver funcionando... agora problema e se você tem habilidade pra isso e pra depois soldalo de maneira correta

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...