Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei Dual core,, Fiz besteira???


XRobertoX

Posts recomendados

Bem gente , é o seguinte.

Eu montei um novo pc no natal.

Um computador bom para jogos, chegei a criar um tópico para me ajudarem a escolher as peças.

Uma dessas peças era um ATHLON 64BITS X2 4800 2.5ghz (sigla ta certa?)

Eu tenho um irmão q trabalha com informatica, e disse q eu fiz uma grande burrice pelos seguintes motivos:

Ele disse q Dual core foi feito para pessoas q usam vários programas ao mesmo tempo , eu q só vou jogar deveria ter comprado um processador normal.

Disse tb q o windows XP não reconhece dual core , só o windows vista.

Disse tb q muitos jogos não aceitam dual core.

Disse tb q meu processador antigo, Pentium 4 3.0 vai rodar melhor q este q comprei.

I agora??? Meu irmão esta presisando se atualizar, ou eu fiz mesmo uma besteira??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem gente , é o seguinte.

Eu montei um novo pc no natal.

Um computador bom para jogos, chegei a criar um tópico para me ajudarem a escolher as peças.

Uma dessas peças era um ATHLON 64BITS X2 4800 2.5ghz (sigla ta certa?)

Na verdade o nome do microprocessador é: "Athlon 64 X2 4800+", 2,5 GHz é a freqüência dele. Mas quer saber a verdade? Você escreveu bem, qualquer um entenderia o que você estava citando. É isso que importa, você devia ver as coisas que aparecem (Pentium 4 Core 2 Dual 2140????)...

Ele disse q Dual core foi feito para pessoas q usam vários programas ao mesmo tempo , eu q só vou jogar deveria ter comprado um processador normal.

No momento, o seu segundo núcleo não será utilizado pela maioria dos jogos. No entanto:

1- Ele será usado quando você estiver usando vários programas (multitarefa), e, segundo muitos, deixará o sistema visivelmente mais rápido na mudança de tarefas.

2- Ele será usado por futuros jogos.

3- Ele será usado por outros programas, muitas vezes já otimizados para binucleares.

Disse tb q o windows XP não reconhece dual core , só o windows vista.

Errado. Binucleares são perfeitamente reconhecidos e utilizados pelo Windows XP.

Disse tb q muitos jogos não aceitam dual core.

Eles muitas vezes não usam, mas incompatibilidade mesmo é algo raro.

Disse tb q meu processador antigo, Pentium 4 3.0 vai rodar melhor q este q comprei.

Não.

I agora??? Meu irmão esta presisando se atualizar, ou eu fiz mesmo uma *****??

Ele está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pelo menos TODOS os jogos que eu rodei até agora aqui no meu X2 (joguei até o Max Payne 1 esses dias) segundo o Plugin do RivaTunner que mede a utilização dos 2 Cores, ambos os 2 estavam em utilização enquanto eu jogava...

sendo assim, se os 2 cores estavam sendo acessados, com certeza os 2 estavam processando dados do jogo em sí...logo até mesmo um jogo velho pra burro como o Max Payne já usa a tecnologia Dual Core...

acredito q essa história de incompatibilidade com jogos seja pura viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pensando em uma coisa... Dual core não pode melhorar o desempenho em jogos mesmo nos sem suporte para tal? Por que além do jogo, tem os aplicativos do wondows que ficam em segundo plano, então os mesmos não poderiam ser processados pelo núcleo "desocupado"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pensando em uma coisa... Dual core não pode melhorar o desempenho em jogos mesmo nos sem suporte para tal? Por que além do jogo, tem os aplicativos do wondows que ficam em segundo plano, então os mesmos não poderiam ser processados pelo núcleo "desocupado"?

Essa e a vantagem dos dual-core :) mesmo sem os aplicativos otimizados e tudo ele melhora bastante o desempenho geral do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Andei pensando em uma coisa... Dual core não pode melhorar o desempenho em jogos mesmo nos sem suporte para tal? Por que além do jogo, tem os aplicativos do wondows que ficam em segundo plano, então os mesmos não poderiam ser processados pelo núcleo "desocupado"?

Com poucos milhões de ciclos gastos com tarefas em segundo plano isso é um fator irrelevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pelo menos TODOS os jogos que eu rodei até agora aqui no meu X2 (joguei até o Max Payne 1 esses dias) segundo o Plugin do RivaTunner que mede a utilização dos 2 Cores, ambos os 2 estavam em utilização enquanto eu jogava...

sendo assim, se os 2 cores estavam sendo acessados, com certeza os 2 estavam processando dados do jogo em sí...logo até mesmo um jogo velho pra burro como o Max Payne já usa a tecnologia Dual Core...

acredito q essa história de incompatibilidade com jogos seja pura viagem...

Talvez o Max Payne tenha otimização para binucleares... mas eu duvido. Diria que o culpado aí é o gerenciamento de tarefas "Pingue-Pongue" do Windows, que fica trocando o jogo de núcleo o tempo todo...

De resto, acreditem no EduardoS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só acrescentar uma coisa...

Seu irmão disse que um Pentium 4 3.0 seria melhor....

Cara, se fosse o core 2 duo sim, mas o Pentium 4 com sua tecnologia NetBurst é um lixo...

Reforçando o que o camarada acima disse... Pede pro seu irmão se cadastrar aqui no fórum e ler as notícias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho foi o que eu ví no Quake 4...eu tenho o Patch 1.4.2 instalado nele e tem uma opção de Multi CPU/Core nas opções...

com esta opção ativada, ao invés de melhorar o desempenho, piora...cai em aproximadamente 10 a 15 FPS...

usando também o plugin do RivaTunner, notei q com a opção Multi Core ativada, os 2 núcles são menos acessados...trabalham com menos porcentagem...

vocês também já chegaram a testar essa opção no Quake 4? Qual foi o resultado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro pessoal quem gerencia a utilização dos núcleos não sao os aplicativos. e sim o SO.

Nunca um aplicativo vai gerenciar os processos do uso de um processador isso não tem sentido.

mesmo prq os programas "conversa" com o SO e não tem acesso direto ao processador

voce fez bem em comprar esse processador prq é mais rápido do que qualquer single core.. se seu irmão trabalha com info. ele não entende nada de hardware.

e fala pra ele se atualizar. Mesmo o x2 tendo um clock menor ele é mais rápido do que qualquer single core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Primeiro pessoal quem gerencia a utilização dos núcleos não sao os aplicativos. e sim o SO.

Nunca um aplicativo vai gerenciar os processos do uso de um processador isso não tem sentido.

mesmo prq os programas "conversa" com o SO e não tem acesso direto ao processador

O SO gerencia os núcleos e as threads... Mas é o programa quem cria as threads (ou se preferir, pede pro SO criar), logo "mult-threading" depende da aplicação tambem.

Sobre o acesso ao processador, o programa pode usar todas as instruções que não exigem privilégios, de resto ele depende do SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SO gerencia os núcleos e as threads... Mas é o programa quem cria as threads (ou se preferir, pede pro SO criar), logo "mult-threading" depende da aplicação tambem.

Sobre o acesso ao processador, o programa pode usar todas as instruções que não exigem privilégios, de resto ele depende do SO.

como você disse quem gerencia asa threads é o sistema operacional ... e não os aplicativos por isso eu disse quem gerencia o uso da cpu é o SO e não aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARO XROBERTOX. avisa o teu irmão o seguinte:

1) Processadores de núcleo duplo ou mais são melhores pra QUALQUER aplicacao! O fato de você jogar no pc nao significa NADA! um jogo ligado tem VARIAS aplicacoes ao mesmo tempo rodando: renderização, construção de gráficos, sons, e por ai vai! um "mono core" NUNCA faz o serviço melhor que um "poli core". ;)

2)Qualquer dos SO abaixo reconhecem sim os dual core (sejam INTEL OU AMD/ATI):

Windows Home Edition / Windows Professional

(sejam eles comun, ou com sp1, sp2... com 32 ou 64 bits)

3)JOGOS NAO reconhecem process de núcleo duplo?! essa eu nem comento!

4)Um P-4 de 3.0 giga (ou de qualquer clock) ser mais rápido que um X2?! cara, fala pro teu irmão trocar de profissao. Confie nos seus amigos aqui do fórum....

boa sorte ai com tudo! parabens pelo novo pc. eu comprei o meu por esses tempos tb e temos processadores da mesma marca. confira abaixo:

Processador: ATHLON 64 X2 6000+ :)

Mobo: Gigabyte GA-M61VM-S2 chipset NVIDIA 6100/400

VGA: ATI Radeon HD 2600 PRO 512 megas 128 bits :)

RAM: 2 gigas DDR2 533Mhz Markivision

HD: Samsung 200 gigas 7200rpm

Fonte real: 500watts

Monitor: LG Flatron 19" (CRT) tela plana ez T910-B máx: 2048X1536 :D

Drives Ópticos: LG: H55N & 4167B (ambos DVD-RW) ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARO XROBERTOX. avisa o teu irmão o seguinte:

1) Processadores de núcleo duplo ou mais são melhores pra QUALQUER aplicacao! O fato de você jogar no pc nao significa NADA! um jogo ligado tem VARIAS aplicacoes ao mesmo tempo rodando: renderização, construção de gráficos, sons, e por ai vai! um "mono core" NUNCA faz o serviço melhor que um "poli core". ;)

2)Qualquer dos SO abaixo reconhecem sim os dual core (sejam INTEL OU AMD/ATI):

Windows Home Edition / Windows Professional

(sejam eles comun, ou com sp1, sp2... com 32 ou 64 bits)

3)JOGOS NAO reconhecem process de núcleo duplo?! essa eu nem comento!

4)Um P-4 de 3.0 giga (ou de qualquer clock) ser mais rápido que um X2?! cara, fala pro teu irmão trocar de profissao. Confie nos seus amigos aqui do fórum....

boa sorte ai com tudo! parabens pelo novo pc. eu comprei o meu por esses tempos tb e temos processadores da mesma marca. confira abaixo:

Processador: ATHLON 64 X2 6000+ :)

Mobo: Gigabyte GA-M61VM-S2 chipset NVIDIA 6100/400

VGA: ATI Radeon HD 2600 PRO 512 megas 128 bits :)

RAM: 2 gigas DDR2 533Mhz Markivision

HD: Samsung 200 gigas 7200rpm

Fonte real: 500watts

Monitor: LG Flatron 19" (CRT) tela plana ez T910-B máx: 2048X1536 :D

Drives Ópticos: LG: H55N & 4167B (ambos DVD-RW) ;)

Mas casa o jogo não vai reconhecer nada.. quem tem que reconhecer se o processador tem 2 núcleos é o SO.o jogo só manda o so executar o que ele quer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa...

Não vou nem comentar depois de tudo o que o irmão dele disse...

Como muitos disseram, deveria mudar de profissão mesmo, está MUITO desatualizado...

Acho que esse tópico me ajudará em uma coisa, vou trocar de Computador e estava querendo saber se essa tecnologia de dois núcleos (Dual Core) só está presente em Processadores da Intel ? Ou em um Atlhon 64X2 4000 + Dual Core in box tem a mesma tecnologia ?

Gostaria de saber isso para poder montar a minha nova CPU livre de problemas, pois vou rodar jogos pesados nela.

Se puderem me informar isso, fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a mesma tecnologia, mas tanto Intel como AMD têm modelos dual-core, matheus.camp.

Esse athlon q você citou é dual-core sim, pode ficar tranqüilo.

E GustavoCG, qd você diz "mono core" NUNCA faz o serviço melhor que um "poli core", isso não é algo absoluto, logo não dá para generalizar. Pegar um processador dual-core "entrada de gama", e compará-lo, por exemplo, a um P4 com clock bem alto, há inúmeras tarefas em q o dual-core vai perder, devido a programas q têm grande sensibilidade ao valor de clock e cache L2.

Então, não é qualquer dual-core que vai ser melhor que qualquer mono-core em qualquer tarefa.

Apenas discordo da sua opinião, mas respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendo o que você disse paulojunior e inclusive concordo, apenas vale salientar que os processadores "mono core" que são superiores a alguns modelos dual core hj em dia têm preços com os quais você pode comprar outro modelo de dual core que por sua vez é superior a ele, então realmente, existem mono cores superiores a multi cores(tá parecendo propaganda de televisão, tanta cor...:D), mas a compra de um modelo multi-core pelo mesmo preço do que esse mono core já é uma realidade no mercado atualmente, e em certos casos já se tornou obrigatório, como por exemplo no caso dos Athlon 64 mono core, hoje em dia já está difícil encontrá-los.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...