Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes Dr. Hank e Satellite


leiras

Posts recomendados

Pessoal, estou montando uma máquina com a seguinte configuração:

Processador INTEL 775P Core 2 Duo E4500 2.2 2MB/800MHZ Box

Placa mãe P4 S775 ASUS P5K- SE Som/Sata/Gblan/Core 2 Duo-Green

2 pentes de MEM DDR2 800MHz 1GB KINGSTON

Hard Disk SATA 250.0 GB SEAGATE 7200 ( SATA II )

Placa de vídeo PCIEXP. 256 MB GF 8500GT 450M TV/HDTV/VGA/DVI ROHS XFX

Só falta definir a fonte.

Já pesquisei bastante aqui no fórum e meu sentimento é de que uma boa opção seria a Zalman de 360W ZM360B-APS. O problema é que aqui onde moro (Florianópolis-SC) não consigo encontrar a danada de jeito nenhum. E não to nem um pouco a fim de pagar R$ 300 pela irmã maior dela, a ZM460B-APS.

No site onde vou comprar as demais peças (www.navenet.com) só tem marcas de fonte, digamos, "duvidosas".

Uma fonte Dr. Hank de 400W "reais" sairia pra mim por R$ 95,00 , e uma de 500W "reais" por R$ 130,00. Já uma Satellite de 400W "reais" sairia por R$ 81,00.

Como minha configuração não é tão "pesada", será que uma fonte vagabunda dessas daria conta do recado? Alguém que possui alguma delas poderia me dizer se já enfrentou algum problema?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se fores de Satellite, só recomedo a SL-8600EPS, o resto não recomendo. A Dr Hank é uma fonte de uma linha de entrada, com eficiência muito baixa, de 65%. O que não pagares nela agora, vais pagar sob a forma de calor e gasto desnecessário de energia ao longo do tempo..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mozts, ouvi falar bastante dessas 2 marcas que você mencionou (Seventeam e Huntkey). Entre elas e as Dr. Hank, qual seria a melhor opção (custo/benefício)? A diferença de preço está na casa dos R$ 60.

faller, você saberia me informar sobre a eficiênca média das fontes dessas 2 marcas? Me recomendaria alguma outra com uma boa eficiência na casa dos R$ 200?

To achando um certo exagero a Zalman ZM460B-APS para minha configuração. Concordam comigo? Se bem que penso muito nessa questão da eficiência. Então talvez eu até acabe comprando (no mercado livre achei por R$ 320 com nota fiscal + frete), porque ao longo do tempo a fonte se pagaria com a economia na conta de luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz uns cálculos malucos aqui para ajudar na minha decisão.

Primeiro algumas informações:

Fonte Dr. Hank pw-500t-uspc

Potência real : 500W

Preço : R$ 130,00

Eficiência : 65%

Fonte Zalman ZM460B-APS

Potência real : 460W

Preço : R$ 320,00

Eficiência : 80%

Tempo médio diário de uso do computador : 5h

Preço pago pelo KWh na minha região : R$ 0,30017

Não sei se o que eu fiz agora está correto, mas multipliquei a ineficiência de cada uma das fontes pelas suas respectivas potências reais, chegando a um valor de desperdício de potência para ambas.

Desperdício (W)

Dr. Hank : 500W * (1-0,65) = 500W * 0,35 = 175W

Zalman : 460W * (1-0,80) = 460W * 0,20 = 92W

Então calculei o "prejuízo" que cada uma me daria ao final de cada mês:

Dr. Hank : 175W * (5horas * 30dias) = 26,25KWh * R$ 0,30017 = R$ 7,88

Zalman : 92W * (5horas * 30dias) = 13,80KWh * R$ 0,30017 = R$ 4,14

A diferença entre os "prejuízos" me dá a economia mensal de energia que eu terei se optar pela Zalman.

Economia Mensal = R$ 7,88 - R$ 4,14 = R$ 3,74

Diferença de preço entre as duas fontes = R$ 320,00 - R$ 130,00 = R$ 190,00

Assim, dividindo esse valor que eu teria que desembolsar a mais comprando a Zalman pela economia mensal que eu teria com ela, chego no número de meses que levaria pra compensar essa diferença de valor.

Nº de meses = R$ 190,00 / R$ 3,74 = 50,8

Ou seja, eu levaria 50,8 meses (4,23 anos) para compensar essa diferença de preço.

Bom, antes que o povo começe a me malhar :D, eu gostaria de deixar bem claro que esse cálculo é apenas uma estimativa. Por exemplo, estou considerando que as fontes estão trabalhando em 100% de seus limites, fato que não ocorre na prática.

Sei também que para alguns essa economia não se compara à satisfação de utillizar um produto top de linha como as fontes da Zalman, sem falar na garantia de 3 anos fornecida pelo fabricante.

Esta foi apenas uma maneira que eu encontrei pra me ajudar a optar entre uma e outra.

Nesse caso, eu ficaria com a Dr. Hank pelo custo/benefício, mas confesso que ainda não estou satisfeito.

Ficaria grato alguém pudesse me dar outras sugestões na casa dos R$ 200.

Ah, e por favor, não deixem de fazer qualquer sugestão/comentário/correção sobre esse cálculo maluco que eu fiz.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conferi os resultados, mas a lógica está correta ..... se os cálculos também estiverem, você vai mesmo ter que arranjar outro argumento que te motive a comprar uma fonte de marca (mais cara), hehehehehe ...

Eu não tenho uma fonte muito eficiente (a da assinatura), ela esquenta bem, às vezes acho que mais do que o processador, rssssss .....

Quando eu comprei, não cheguei a fazer os cálculos, mas pensei da mesma forma que você. Pode ser que no meu caso, eu não tenha ganho muito com isso (paguei R$165,00 em dezembro/2006) mas fora sua (in)eficiência (por volta de 75%) e o calor que ela gera (o que não chega a incomodar, já que o enorme cooler dela tem controle de rotação que funciona de acordo com a temperatura, e como o micro não esquenta, na prática o conjunto nem faz barulho ...) não tenho o que reclamar dela não ...

Tem gente que vai falar que pelo mesmo preço dessa fonte você encontra coisa melhor, pode ser, mas se você não quer uma fonte muito barata, mas também não quer gastar 300,00 em uma fonte com PFC ativo, eu uso e recomendo a Seventeam 420BKV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte Dr. Hank pw-500t-uspc

Potência real : 500W

Preço : R$ 130,00

Eficiência : 65%

Fonte Zalman ZM460B-APS

Potência real : 460W

Preço : R$ 320,00

Eficiência : 80%

Tempo médio diário de uso do computador : 5h

Preço pago pelo KWh na minha região : R$ 0,30017

Ficaria grato alguém pudesse me dar outras sugestões na casa dos R$ 200.

Ah, e por favor, não deixem de fazer qualquer sugestão/comentário/correção sobre esse cálculo maluco que eu fiz.

Valeu!

Tua config:

Processador INTEL 775P Core 2 Duo E4500 2.2 2MB/800MHZ Box

Placa mãe P4 S775 ASUS P5K- SE Som/Sata/Gblan/Core 2 Duo-Green

2 pentes de MEM DDR2 800MHz 1GB KINGSTON

Hard Disk SATA 250.0 GB SEAGATE 7200 ( SATA II )

Placa de vídeo PCIEXP. 256 MB GF 8500GT 450M TV/HDTV/VGA/DVI ROHS XFX

Talvez um DVD

Amigo leiras, a começar vamos dar uma olhada na demanda de tua máquina:

leiras.jpg

Menos de 190 Watts. Incabível pensar em adquirir uma fonte ZM460B-APS com mais do que o dobro da capacidade do que necessitas.

O consumo médio dessa tua config deve alcançar os 150 Watts se muito...

Então sua comparação deveria ser feita com uma ZM360B-APS, cujo preço é de R$ 220,00... 220 - 130 = R$ 90,00

Sua demanda de energia em regime seria de 150 Watts somente:

Gasto de energia com uma Dr Hank = 150/0,65 = 231 Watts

Gasto de energia com uma ZM360 = 150/0,80 = 188 Watts

Diferença de 231 - 188 = 43 Watts

43 Watts x 5 horas = 215 Watts /dia

215 Watts dia x 30 = 6.450 Watts /mes

Em R$ seriam 0,30 x 6.45 = R$ 1,94

Número de meses para se pagar a diferença = R$90/1,94 = 46 meses, ou seja 3 anos e 10 meses.

Considerando que sua fonte deve durar esse tempo, penso que você chegaria até o número de meses do equilíbrio sim, pelo menos com a fonte Zalman,. com a outra já tenho minhas dúvidas..

Só fiz cálculo de novo para que você veja a maneira correta de fazê-lo. Você não deve pegar a diferença (1 - rendimento) pois isso está errado conforme a fórmula de rendimento.

Não fiz o cálculo para te convencer a optar por A ou B. Podes entretanto optar por uma fonte com eficiência perto do 73% ou maior até, e muito barata, e potente também. É a Extream 350. Dê uma olhada nela:

http://www.extream.com.br/produtos-pages/fontes-01_350w.htm

Abraço...

PS: Como está barata a energia ai no seu estado... Aqui no RS ela custa R$ 0,40 por KWh. Veja se você não errou na dedução. É só dividir o valor que você pagou na conta de energia pelo número de KWh do consumo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, primeiramente muito obrigado por calcular o consumo detalhado da minha futura nova máquina. Eu já tinha utilizado essa calculadora virtual de consumo, mas a versão que utilizei (free) não apresentava o detalhamento da figura que você postou.

Dei uma pesquisada nessa fonte Extream 350 e gostei muito do preço :D, em torno de R$ 120. Li também alguns reviews elogiando bastante o custo benefíco dela. Tava me doendo demais no bolso só de pensar em gastar R$ 320 na Zalman.

O problema é que aqui onde moro existe uma carência de boas lojas de informática, ao contrário de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e acredito que em Porto Alegre também.

Então, mesmo esta Extream tá difícil de encontrar por aqui. Eu não queria ter que comprar pela internet, mas acho que vai ser o jeito.

Uma das lojas "menos ruins" que eu tenho acesso aqui é a PC Floripa (www.pcfloripa.com.br), que dispõe de fontes dos fabricantes Akasa, Cooler Master e Seventeam. Mesmo assim, com poucos modelos.

Sobre o valor do KWh, to meio por fora da média de preço nacional. O número que usei pro meu cálculo peguei da tabela de tarifas da CELESC

http://portal.celesc.com.br/portal/page/portal/files/portal/tabtarifas.pdf

Não to com a conta de luz em mãos agora, mas quando puder confirmo esse valor.

Vou dar mais uma procurada nessa Extream aqui nas lojas de Floripa e, se não encontrar, vou comprar pela internet mesmo.

Obrigado a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O número que usei pro meu cálculo peguei da tabela de tarifas da CELESC

http://portal.celesc.com.br/portal/page/portal/files/portal/tabtarifas.pdf

Não to com a conta de luz em mãos agora, mas quando puder confirmo esse valor.

Tai a explicação.. A tabela te dá o preço do KWh sem imposto... Quando você paga , paga já com os tributos todos incluídos, Ai deve subir para os 0,42 como eu havia pensado... Isso muda o equilíbrio para 2 anos e 9 meses...

Mas uma decisão tua sobre a Extream me parece ótima... Se você comprar em uma boa loja na internet que faça despachos pelo sistema PAC, não me parece que encareça demais..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...