Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
victor.sartori

5 dicas para iniciantes no linux

Posts recomendados

1)Experimente LiveCDs

LiveCD é uma versão do sistema operacional que você pode testar sem se preocupar em perder nenhum dado em seu computador.

2)Instale o /home em uma partição separada

Vai ser bem mais fácil uma nova instalação se você fizer isso

3)Quando estiver em dúvida use drivers Vesa

A sua placa de vídeo pode não funcionar corretamente quando usar VESA, mas pelo menos você conseguirá ver alguma coisa na tela.

4) Não tema a linha de comando

Você não precisa ser um guru para usar a linha de comando.

5) Pergunte antes de se frustrar

Procure um fórum ou uma lista de discussão, sempre tem alguém disposto a ajudar.

Fonte: www.downloadsquad.com / NoticiasLinux

É bem por ai mesmo... pra quem está começando isso é uma ótima dica!!!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fonte: www.downloadsquad.com / NoticiasLinux

É bem por ai mesmo... pra quem está começando isso é uma ótima dica!!!! ;)

Boas dicas mesmo....valeu!!

E sim, eu sou um dos q tem medo da linha de comando!:eek:

Hehehe:D

Compartilhar este post

Link para o post
1)Experimente LiveCDs

LiveCD é uma versão do sistema operacional que você pode testar sem se preocupar em perder nenhum dado em seu computador.

2)Instale o /home em uma partição separada

Vai ser bem mais fácil uma nova instalação se você fizer isso

3)Quando estiver em dúvida use drivers Vesa

A sua placa de vídeo pode não funcionar corretamente quando usar VESA, mas pelo menos você conseguirá ver alguma coisa na tela.

4) Não tema a linha de comando

Você não precisa ser um guru para usar a linha de comando.

5) Pergunte antes de se frustrar

Procure um fórum ou uma lista de discussão, sempre tem alguém disposto a ajudar.

Eu diria mais:

1) É a melhor forma de testar Linux sem o medo de perder dados ou de causar danos irreversíveis ao sistema que estiver instalado no pc. É possível assim testar (e bem) um Linux e poder reiniciar o pc e ter tudo lá como estava antes.

2) Instalar os arquivos de usuário em uma partição extra é a melhor forma de evitar perda de dados com problemas com o sistema operacional. Uso dual boot há alguns anos (Linux + Windows) e sempre que o sistema operacional deu erro, não perdi arquivo algum. Perdi tempo tendo que reinstalar o sistema/programas, mas o resto estava sempre lá (backup, mp3, filmes, meu kde configurado, etc). Das 5 dicas eu diria que é a 2º mais importante. Não sei porque, sempre que eu perdi tempo com isso, foi com Windows. Só tive que reinstalar Linux pra atualizar o sistema (ou quando eu, conscientemente, fiz cagada, tentando compilar o kernel pela 1º vez, por exemplo). Talvez Linux seja mágico. Talvez seja bem feito :D.

3) Foi com a tal da VESA que consegui meu slack 12.0 rodando no pc. Sabe Deus por que razão não funcionava de outra forma. Fora isso, não gosto de vesa, mas é psicológico, não tenho uma razão lógica pra isso :D.

4) Imagine a cena: Você liga o pc, digita startx (slackware, por exemplo) e o kde não abre. É o fim do mundo pra uns, um inconveniente insignificante pra outros. Não precisa ser gênio pra entender que aqueles que tem alguma afinidade (e conhecimento) com linhas de comando tem a tendência de nem ter um friozinho no estômago quando precisa usar o tal do "DOS do Linux" (um amigo meu disse isso, não me matem).

5) Sem dúvida a mais importante. A documentação do Linux é praticamente inexistente e/ou inacessível ('man' ajuda, mas convenhamos, é um pé no saco com a força de uma locomotiva), então, fórum/lista de discussão aparece pra salvar o dia. Perdi a conta dos problemas que resolvi com esse tipo de ajuda (e não só pra Linux).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...