Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina para jogos, edição de vídeos, etc


Visitante

Posts recomendados

Olá, um amigo pretende comprar uma máquina poderosa (mas não pretende gastar uma baba em um top de linha) para jogos de última geração (NFSPS, Crysis (creio, baseando-me em outros tópicos, que este último não rodará em Full, certo?), etc.), edição de vídeo e modelagem 3D. Eu montei a seguinte configuração, mas tenho algumas dúvidas:

MoBo: Estava pensando em uma Asus Striker II Formula, com o chipset nForce 780i SLI, mas ainda não a vi no Brasil (mais especificamente no site Boadica), além de pensar em uma Asus Striker Extreme (R$960,00) ou algo desse nível...

CPU: Intel Core 2 Quad Q6600 (Kentsfield, 2.4GHz, 8MB Cache L2) – R$ 657,00

Memória RAM: Estava pensando na Patriot Viper Kit 2x1GB DDR2 800MHz Xtreme Latency 4-4-4-12, mas não achei no Boadica (e imagino que não seja nada barata...), ou em 2x1GB Corsair VS1GB667D2 DDR2 667MHz (R$240,00 no total). Não conheço marcas de memória, por isso não tenho certeza dessa escolha.

Placa de Vídeo: Estou pensando em uma XFX GeForce 8800GT Alpha Dog Edition XXX (PV-T88P-YDD4 - G92, 512MB DDR3-256bits-GPU: 670MHz-Memória: 1950MHz – R$1040,00), mas não sei se seria melhor esperar um pouco para pegar uma 8800GTS v2 Alpha Dog Edition XXX (PV-T88G-YDD9 - G92, 512MB DDR3-256bits-GPU: 678MHz-Memória:1972MHz - ainda não chegou no Boadica).

HD: Seagate Barracuda 7200.10 320GB SATA2 – R$330,00

Monitor: Samsung SyncMaster 931BW - R$600,00

Gabinete: Thermaltake Tsunami Aluminium Black/Silver VA3000BWA/SWA – R$900,00

Minhas dúvidas:

1-A placa-mãe é uma boa opção? Qual outro modelo pode ser uma melhor escolha?

2-Qual memória RAM ele deve pegar?

3-Ele deve esperar pela 8800GTS v2?

4-Alguma outra dica de monitor?

5-Qual seria o melhor cooler para o C2Q e quais seriam as melhores opções de refrigeração para todo o PC? (De preferência um sistema de refrigeração ativa convencional, sem water cooling)

6-Que fonte agüentaria esse sistema e um futuro SLI, ou, quem sabe, 3-way SLI?

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigo,

A configuração está ótima. Algumas opiniões:

- Mobo: decida sobre overclock e sli. Se overclock for imortante pro seu amigo prefira os chipsets novos da intel - P35, X38 ou x48, há vários relatos na web sobre dificuldades de overclock em chipsets nvidia com Quads. Sli é imprescindível? se sim escolha o chipset nvidia mais novo (780i) pois os únicos chipsets que suportam sli são os da nvidia. O modelo exato da mobo depende da marca d sua preferência e do que você quer: som 7.1? rede dual gigabit? saída hdmi? spdif? etc. Outra questão é o suporte à ram - DDR2 ou DDR3

- processador: ótima escolha. Não esqueça de pedir a revisão nova com GO stepping (SLACR). Se optar por chipset nvidia e quiser fazer overclocking, escolha um dual core com fsb 1333 (E6750/E6850), seus resultados serão melhores e mais fáceis.

-Ram: A real opção aqui é: DDR2 ou DDR3. Atualmente as DDR2 6400 (800mhz) com timming baixos são o melhor custo benefício. As DDR3 tem a vantagem de serem o padrão de memória no futuro próximo (placas mãe mais modernas pra "gamers", já estão adotando). As marcas que conheço são: Corsair, patriot, kingston, OCZ, G Skill. Todas boas.

Video: Nvidia G force 8800gt - placa fantástica e melhor custo benefício do momento, vai fundo. Não fique triste com o crysis. Eu tenho uma 8800Ultra e não consigo rodar ele com tudo no máximo e maior resolução.

continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

HD: boa opção. Se decidir por investir mais, opte por um Samsung spinpoint de 1 tera com 32mb de cache. Este disco combina espaço de armazenamento com performance próxima aos raptors da western digital.

Monitor: Cara, eu tenho esse monitor e ele é simplesmente demais.

Gabinete: Amigo, aconselharia não gastar tanto com o gabinete. Procure uma opção em alumínio, com boa largura e comprimento e com uma solução boa de refrigeração do ambiente interno (peo menos 1 fan 120mm captando e outro de 120mm retirando ar do gabinete. Marcas: cooler master, termaltake e chieftec (bom e barato).

Refrigeração: se não for fazer OC mantenha o stock cooler do processador, se for... opte por solução de fabricantes de renome: termaltake (big typhoon), zalman (cpns 9500/9700), termalright (120 ultra).

Fonte: Amigo, aqui é problema... cada um diz uma coisa. Posso dizer que uma boa fonte de 800w segura bem um quad e um sli de 8800gt e provavelmente com sobra. Marca? Enermax, Huntke, Seventeen, OCZ, entre outras.

Espero ter ajudado e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mobo: decida sobre overclock e sli.

Ele não pretende fazer over, mas tem planos para, no futuro, fazer um SLI. Por isso, acho melhor uma placa com chipset nVidia. Aproveitando: somente a série nForce 7xx tem slots PCI-E 16x 2.0 ou a 680i também tem?

Ram: A real opção aqui é: DDR2 ou DDR3.

DDR2, principalmente pelo preço das memos DDR3... é facada! (_(

Quanto ao HD, no máximo um de 500GB. 1TB é muuito!! :lol:

O cooler, não sei para meu amigo, mas (eu estou aproveitando as dicas para preparar a config do meu futuro novo PC! :D) eu prefiro um mais potente, mesmo sem OC... Estava pensando no Zalman CNPS9700, que inclusive teve um bom resultado no FrostyTech. A fonte, bom, ainda vou esperar para decidir a melhor opção.

Muito obrigado, maxmod!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

- O chipset 680i tembém suporta SLI. É só checar se a placa tem 2 PCI express 16x

- DDR 2 800 é o suficiente cara. Escolhe um pente de bom fabricante e com heatsink e overcloca os timmings...

- Em relação ao HD, procure na sua cidade o melhor custo x benefício por MB e compra dois. Tipo 2x 250mb Samsung, geralmente fica mais barato que 500mb

- Em relação ao cooler pode comprar tranquilo o zalman 9500 ou 9700, são ótimos coolers e com desempenho muito próximo. Não esqueça do gabinete - largo, de alumínio e com fans para circulação de ar. O arranjo mais clássico com cooler horizontais na cpu (tipo os zalmans acima) é: 120mm entrada na frente jogando ar frio pra dentro direto nos hds, 120mm posterior jogando ar quente pra fora com o cpu cooler jogando a exaustão em cima deste. Fan 80mm lateral jogando ar quente pra fora, fan da fonte jogando ar pra fora. Não esqueça de dar uma geral nos cabos dentro do gabinete. Com esse esquema minha cpu é 28c idle e 49full orthos à 2.7ghz (OC do dia a dia)

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, cara! Quando ele for comprar (e eu também, só que só quando aparecer uma graninha a mais...) nós vamos à cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no InfoCentro, um shopping de informática que tem lá no centro. O site que eu uso para ver os preços é o Boadica. Porque lá é muito mais barato que na minha cidade, e é melhor para nós irmos lá do que na Santa Ifigênia...

Eu vou dar mais uma pesquisada e depois eu posto algumas configurações finais.

Muito obrigado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MoBo – Asus Striker Extreme: nForce 680i SLI – R$960,00, com garantia de 1 ano ou Asus Striker II Formula: nForce 780i SLI – ~€260,00 (preço na Alemanha, só para ter uma noção do preço com o qual vai chegar aqui) = R$680,00 + impostos

A dúvida em relação à placa-mãe é essa: a primeira opção tem um conjunto melhor, vem mais completa, o painel traseiro tem mais opções de conexão. Já a segunda não tem muitas das vantagens acima citadas, mas tem um chipset mais novo, com suporte total a 3-way SLI (algo que só é possível com a GF8800GTX e a Ultra, portanto não tem tanta importância) e PCI Express v2.0 16x, suportado pela GF8800GT, teoricamente dobrando sua taxa de transferência e, conseqüentemente seu desempenho. Já vi que o 680i SLI esquenta muito mais que o 780i SLI, que tem uma solução térmica muito melhor. maxmod, você que tem uma Striker Extreme, poderia me dizer o que acha dela, por favor?

CPU – Intel Core 2 Quad Q6600 Revision G0 Stepping – R$655,00, com garantia de 3 anos

Memória – G-Skill F2-6400CL4D-2GBHK (2x1GB DDR2 800MHz, com dissipador de calor, lat.: 4-4-3-5, 2.0~2.1V) – R$269,00, com garantia de 1 ano

HD – Western Digital WD5000AAKS 500GB 7200RPM SATA2 16MB Cache – R$320,00, com garantia de 3 anos ou Seagate ST3320620AS Barracuda 7200.10 320GB 7200RPM SATA2 16MB Cache – R$330,00, com garantia de 5 anos

Qual HD seria uma melhor opção?

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

VGA – A mesma opção do início

Monitor – Continuo com o SyncMaster 931BW

CPU Cooler – Thermaltake BigTyp 120 CL-P0114-01 – R$250,00

ou Zalman CNPS9500 LED – R$180,00

ou Zalman Fatal1ty FS-C77 – R$175,00

A minha única preocupação é o peso. A Zalman diz que o peso máximo recomendado pela Intel para coolers é de 450g. O BigTyp tem 813g, o CNPS9500 LED tem 530g e o FS-C77 tem 918g! Há algum problema nisso, como, por exemplo, entortar a placa-mãe?

Fonte – Huntkey LW-6550SG 550W reais – R$240,00

ou CoolerMaster RP 650 PCAR 650W reais – R$305,00

ou Thermaltake W0129RU – Purepower 600W reais – R$489,00

ou SevenTeam ST-550PAG 550W reais – R$240,00

ou SevenTeam ST-750EAJ 750W reais – R$390,00

ou Zalman ZM460B-APS 460W reais – R$305,00

ou Zalman ZM500-HP 500W reais com Heatpipes – R$470,00

Essas (muitas) opções estão boas, são exageradas ou têm pouca potência? Porque, quase R$500,00 numa fonte é uma facada das boas! Só se for mesmo necessário...

Estou quase na configuração final, só mais alguns “ajustes” e pronto!

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

danirava diz:

Fonte para até um Quad SLI, Corsair 750VX!

Infelizmente não encontrei nenhuma fonte da Corsair no Boadica, mas da lista anterior qual você escolheria?

microsol diz:

Ótima configuração, mas eu pegaria a placa de vídeo 8800 gts de 512MB, que já está disponível no site da waz... No mais tá ótimo...

Obrigado, mas acredito que a 8800GTS G92 512MB não seja uma melhor opção frente à 8800GT, pois a primeira é quase R$500,00 mais cara no Boadica, diferença que não vale a pena, de acordo com reviews e comparações que já vi...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...

MoBo: Asus RoG Striker Extreme (R$950,00) ou RoG Striker II Formula? Eu, como não vou comprar esse PC agora, estou pensando em esperar a Striker II Formula.

CPU: Intel Core 2 Quad Q6600 Rev. G0 Stepping (R$680,00)

CPU Cooler: Zalman CNPS9500 LED (R$180,00)

Memória RAM: OCZ OCZ2P800R21G 2x1GB DDR2 800MHz CL 4-4-4-15 com dissipador Platinum Mirrored XTC 1.9~2.1V (R$190,00)

HD: Western Digital WD5000AAKS 500GB SATA2 3.0Gb/s 7200RPM 16MB Cache (R$320,00)

VGA: XFX PV-T88P-YDD4 GF8800GT Alpha Dog Edition XXX 512MB DDR3 670/1950 (R$1040,00)

Case: Cooler Master Centurion 532 (R$240,00)

Monitor: Samsung SyncMaster 931BW (R$600,00)

Teclado: A4Tech Gaming X7 G600 (R$63,00)

Mouse: Microsoft SideWinder Gaming Mouse (R$220,00)

Fonte: Zalman ZM-460B-APS 460W reais (R$305,00). Só tenho uma última dúvida relacionada à fonte: Se eu colocar quatro lâmpadas cold cathode no gabinete a fonte ainda vai agüentar? Eu nunca fiz casemod, por isso a pergunta...

Total: no mínimo R$4188,00 (com a Striker Extreme), sem contar com coolers extras e lâmpadas para o gabinete, acrílico para a janela lateral, etc.

Só para completar: Qual a potência mínima necessária para um no-break agüentar essa máquina?

Obrigado pela paciência...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...