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Como tornei útil um estabilizador!


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  • Membro VIP

Eu não peguei em mão esse filtro dai mas só o analisei por fotos e aquilo dali me parece um bead de ferrite, ou anel de ferrite, claro que com um plástico por fora para fixação na PCI. Além do mais com o nome de XT1 não me parece peça de fixação não... Tá mais para algo desse tipo dai:

Aneldeferriteoubeaddeferrite.jpg

Abraço..

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  • Membro VIP
Ah, e o formato é diferente do mostrado na foto, ele não é redondo, ele é arrendondado em cima e completamente plano no fundo, paralelo com a placa.

Isso eu percebi !!!

Não consegui foi arranjar a foto do dispositivo correto na internet, desse modo coloquei aquele dali mesmo, para dar uma ideia do componente.. De que tem uma capa plástica e por dentro um anel, ou cilindro de ferrite. Mas o formato da caixa plástica poderia ser qualquer um, e mais ainda com um lado plano, como é mostrado na foto, para sentar no PCB..

Como fixar o ferrite em PCB não é fácil, ai entra o invólucro de plástico.

Veja, na foto inteira, que não teria muito sentido fazer uma amarração mecânica de fio ai, visto que o próprio cabo tem um prensa cabo..E por que razão se ancoraria um dos fios deixando os outros dois livres e ainda com muito maior chance de haver tensionamento em qualquer um dos outros fios por ser mais curtos???

ProteoefiltrodaAPC.jpg

Aguardamos a sua análise e/ou foto macro, bem de perto, de preferência vislumbrando a referência, caso exista...

Abraço...

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  • Membro VIP

Parece ser um transformador de corrente e certamente está ligado com a operação desse led amarelo ali... Nos outros modelos onde essa pecinha não está presente não tem também o led amarelo..

O led verde deve ser a indicação de ligado

O led vermelho deve ser a indicação de aterramento presente, ou quando aceso aterramento ausente ou polarização da tomada virada. O led amarelo é que nunca me atentei sobre a sua função..

Sabes de que se trata esse led amarelo???

Tentei montar na cabeça o possível esquemático aonde estaria envolvido esse led e esse dito transformador de corrente (amostrador de corrente de neutro então)...

Mas infelizmente nenhuma das fotos que se tem por ai no fórum explora em detalhes o lado de baixo da PCB dessa proteção..

Quanto a peça, bem pode ser alguma dessas ai ou irmã das mesmas..

http://www.falco.com/download/1-01.pdf

Mas não consigo entender o que um sensor de corrente faz ai???

Abraço...

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BINGO! Sim, por baixo ele está ligado no circuito do LED! Vou tirar a foto da placa depois, por baixo, pra te mostrar.

Esse LED amarelo é um LED indicador de sobrecarga, ele acende, segundo o manual, a partir de 12A. Eu vejo ele dando uma leve piscada tb durante correntes inrush.

O LED vermelho indica:

Falta de conexão ao fio terra

Inversão de polaridade

DDP entre Neutro/Terra - a a partir de 2V o LED já pode ser visto aceso bem fraquinho, mas bem fraquinho mesmo, quando se desliga a luz do ambiente.

LED Verde - aceso quando o protetor ta ligado e apagado quando o TCO entre Fase-Neutro ou Fase-Terra se abre.

Atualização:

Nem preciso tirar foto, tem uma foto dele que eu tirei antes de converte-lo pra 220V. Tem uns pontos de solda fria ai, que eu corrigi. Na época q eu quase queimei o filtro pela primeira vez tive que mexer nele pra continuar usando e as soldas ficaram ruins, mas agora peguei o jeito...

apc3uh0.jpg

Agora pergunto, esse transformador de corrente não vai mais acender corretamente por causa da tensão, correto? Ele passará acender apenas com corrente muito mais baixa ou não tem nada a ver?

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  • Membro VIP
BINGO! Sim, por baixo ele está ligado no circuito do LED! Vou tirar a foto da placa depois, por baixo, pra te mostrar.

Esse LED amarelo é um LED indicador de sobrecarga, ele acende, segundo o manual, a partir de 12A. Eu vejo ele dando uma leve piscada tb durante correntes inrush.

O LED vermelho indica:

Falta de conexão ao fio terra

Inversão de polaridade

DDP entre Neutro/Terra - a a partir de 2V o LED já pode ser visto aceso bem fraquinho, mas bem fraquinho mesmo, quando se desliga a luz do ambiente.

LED Verde - aceso quando o protetor ta ligado e apagado quando o TCO entre Fase-Neutro ou Fase-Terra se abre.

Então fechou... É mesmo um transformador de corrente, com uma espira, que é o próprio fio neutro e dentro do plástico um núcleo toroidal de ferrite com um enrolamento de muitas espiras de fio fino. A passagem de corrente pelo neutro acaba induzindo uma tensão nesse enrolamento que vira, através de um diodo para retificar, uma corrente de excitação para o transistor acender o led amarelo... Seria uma indicação de sobrecorrente, uma indicação de que foram ligados muitos equipamentos ou com somatório de potência que possa estar prestes a ultrapassar a capacidade da régua. Faz todo o sentido em réguas de muitas tomadas (11) como essa dai.. Em réguas pequenas a chance disso acontecer é bem menor..

Matada a charada.. Não tínhamos razão na afirmativa nenhum de nós. Não era um elemento de fixação e também não era um "bead" de ferrite como eu pensava.. Se eu tivesse me detido na fixação do elemento, que é feita com dois lides, já teria me tocado que deveria ser algum elemento, algum componente ativo, ao contrário do que eu pensava ser ele fixado no PCB via "orelhas" do próprio plástico, onde chamaria a aplicação de um "bead" mesmo..

Agora pergunto, esse transformador de corrente não vai mais acender corretamente por causa da tensão, correto? Ele passará acender apenas com corrente muito mais baixa ou não tem nada a ver?

Não.. Ele é um sensor de corrente, e desse modo ele vai se comportar igual, do ponto de vista da corrente, como se comportaria em 127 Volts. Só que agora ele detecta digamos com correntes de 12 Amperes, 12 x 220 = 2.640 Watts e antes ele detectava 12 x 127 = 1.524 Watts.

Acaba fazendo a função de modo adequado e bom.. No máximo talvez tivesses que trocar o resistor do led, pois esse sim se não for trocado fará com que o led trabalhe com o dobro de corrente.. Isso tudo se a tensão de acendimento do led for o AC de entrada..

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Pois é faller, passou longe de minha cabeça que isso poderia ser qualquer uma das duas coisas que você tinha dito, acertando na ultima. Agora já sei pra que serve esse "trequinho" preto aí por sua causa! :)

Se não me engano o resistor do LED foi trocado quando eu converti pra 220V, mas nao tenho certeza.

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Ola a todos!

Ainda não tinha lido o tópico todo, essa historia do filtro do Beardyfella é muito boa... haushua

Ola Sr. Faller, td bom? Estou eu aqui de novo pra tomar seu tempo...rs

Tenho ainda algumas dúvidas e se não for incomodar....

CENTALHADOR: A tensão nominal se refere a tensão de disparo dele? Como na minha região é 127V, e essa for a tensão de disparo, posso colocar um de menor valor, como 230V ou 260V? Se tem algum ganho colocando um centelhador de 3 pólos?

VARISTORES: Eu queria colocar varistores de 140V mas não encontrei, só de 130V e 150V... Como o de 130V fica muito próximo da tensão nominal da fornecedora, fico pensando se isso não diminuiria a vida deles... mas por outro lado a tensão aqui sempre fica entre 120V e 124V. O de 150V por ficar um pouco distante de 127V não enfraqueceria a proteção?. Qual seria o melhor?

Outra dúvida: Como vou usar varistores de 20mm, posso aumentar o número de varistores entre fase e neutro para aumentar a capacidade de absorção, desde que eles sejam idênticos?

Como saber depois um tempo de uso do filtro se os varistores ainda estão em bom estado? Seria bom trocá-los depois de um certo número de horas de uso?

CAPACITORES: Encontrei de POLIPROPILENO 4K7 1600V, POLIPROPILENO 4N7 1600V (não entendi "4N7") e CERÃMICO 4,7 KPF 2KV Y5U (também não entendi "Y5U")

ÚLTIMA DÚVIDA: Tenho um amperímetro analógico, parecido com este: http://www.datamelo.com.br/img_produtos/40126.jpg, e estou pensando colocá-lo na saída para monitorar a corrente. Isso poderia de alguma forma interferir na filtragem? Mas uma coisa, será que teria um esquema para monitorar fusível aberto?

Grande abraço e obrigado pela a ajuda!

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Caro Faller,

Mostrei o seu projeto e para uns amigos e vários se animaram em fazer. :D Como é muito difícil de comprar toroides, decidimos comprar direto na THORNTON e vamos dividir os custos. Gostaria da sua opinião qual desses é melhor comprar. (baixe o datasheet)

http://www.4shared.com/file/141320860/45be66ed/CATALOGO_THORNTON_FERRITE_-_NT_B.html

Se precisar de uns é só falar que mando.

Obrigado e um forte abraço!

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Boa noite Faller,

Desculpe por tantas perguntas mas é que acabei de montar um PC novo e esse assunto “proteção” está me interessando bastante e realmente quero aprender mais. Tenho mais uma dúvida quanto a filtragem em modo diferencial e comum. O que diferencia as duas é a maneira de enrolar das bobinas, como elas estão disposta no circuito ou a maneira que os capacitores estão ligados entre F, N e T?

Abraço e obrigado!

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Cara Faller,

Estes dias estava pensando sobre o funcionamento do filtro, o caminho que a corrente percorre, como e quando ele atua, etc... Daí com os meus precários conhecimentos de eletrônica cheguei a seguinte conclusão (me desculpe se estiver falando besteira... rs):

Se mudássemos um pouco a disposição dos componentes para

CENTELHADOR-INDUTORES-VARISTORES, talvez melhorasse a proteção. Explico porque:

Num surto de 500V, 1000V ou 2000V causado por um raio por exemplo. O centelhador é mais lento e provavelmente quem atuará serão os varistores, correto? Como os indutores criam um certa resistência, se os colocássemos entre o centelhador e os varistores talvez isso causasse um pequeno atraso no surto dando tempo para o centelhador criar a centelha, e assim aliviando o trabalho dos varistores. Esse meu raciocínio está correto?

Abraço e boa semana

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Caro Faller,

Encontrei na internet uma planilha para cálculo de filtro Passa-Faixa. Se pudesse adaptá-la para passa-baixa e torná-la de mais fácil entendimento acho que todos ficariam agradecidos, inclusive eu! rs

http://www.4shared.com/file/142717892/5c2601ec/filtropassafaixa.html

Abraço e obrigado!

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  • Membro VIP

Amigos, estive fora, em viagem por 15 dias, sem muita chance de acesso aos fóruns e por isso essas perguntas todas se acumularam. Devo restabelecer a normalidade a vida brevemente, talvez até mesmo hoje ou amanhã e prometo responder a todas essas perguntas..

Abraço

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Olá Faller,

estou pra montar o filtro de linha que você e o Almeida Filho bolaram, mas to com dificudade de encontar os capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V. Você saberia me dizer onde encontro na internet pra vender, ou qual seria a saida.

Muito obrigado. Falou.

Caro Luiz,

As vezes os fabricantes escrevem esse valor de outras formas:

4700pF = 4,7nF = 0,0047uF = 4K7 tudo quer dizer a mesma coisa. A tensão do capacitor pode ser maior não tem problema é até melhor. A tensão também as vezes eles ecrevem de outra forma como: 2000V = 2KV = 2K Fique atento!

Abraço,

Alguns sites pra você porcurar:

http://www.farnell.com.br/

http://www.onlycomp.com.br/loja/default2.asp

http://www.opoen.com.br/

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  • Membro VIP

- 1) decidimos comprar direto na THORNTON e vamos dividir os custos. Gostaria da sua opinião qual desses é melhor comprar. (baixe o datasheet)

http://www.4shared.com/file/141320860/45be66ed/CATALOGO_THORNTON_FERRITE_-_NT_B.html

Se precisar de uns é só falar que mando.

Eu costumo usar o núcleo de ferrite formato toroidal da Thornton NT27, material IP6..

Agradeço a gentil oferta mas no momento tenho os núcleos de que necessito..

- 2) CENTELHADOR: A tensão nominal se refere a tensão de disparo dele? Como na minha região é 127V, e essa for a tensão de disparo, posso colocar um de menor valor, como 230V ou 260V? Se tem algum ganho colocando um centelhador de 3 pólos?

A tensão nominal se refere a tensão extrema para disparo. Note que para cálculo da tensão do centelhador, por exemplo de 127 VAC, há que considerar os valores de pico dessa tensão, além de compensar uma possível tolerância..

Digamos que se tolere que a tensão da rede possa variar a mais em 20% sem que dispare o centelhador, desse modo com 127 x 1,2 = 152 Volts..

A tensão de pico desse valor AC de 152 Volts será de raiz de dois vezes maior, ou seja.. 152 x 1,4142 = 215 Volts.. Essa deveria ser a menor tensão de um centelhador colocado para proteção de linhas AC de 127 Volts..

- 3) VARISTORES: Eu queria colocar varistores de 140V mas não encontrei, só de 130V e 150V... Como o de 130V fica muito próximo da tensão nominal da fornecedora, fico pensando se isso não diminuiria a vida deles... mas por outro lado a tensão aqui sempre fica entre 120V e 124V. O de 150V por ficar um pouco distante de 127V não enfraqueceria a proteção?. Qual seria o melhor?

Outra dúvida: Como vou usar varistores de 20mm, posso aumentar o número de varistores entre fase e neutro para aumentar a capacidade de absorção, desde que eles sejam idênticos?

Como saber depois um tempo de uso do filtro se os varistores ainda estão em bom estado? Seria bom trocá-los depois de um certo número de horas de uso?

Um valor de 150 VAC está de ótimo tamanho para varistores em redes de 127 Volts... Pode colocar sim maior número de varistores, entretanto para se ter um trabalho bem feito haveria que "casá-los". Idealmente se se quer maior capacidade de absorção de energia o correto seria colocar varistor de maior diâmetro, embora pense que não seja extremamente necessário essa providência.. O tempo de uso não determinará o fim de vida de um varistor. Sua detecção passa por inspeção visual. Ao final de vida ele costuma explodir, abrir, estourar. Por esse tipo de evento é interessante se ter fusíveis térmicos ao lado dos varistores..

- 4) CAPACITORES: Encontrei de POLIPROPILENO 4K7 1600V, POLIPROPILENO 4N7 1600V (não entendi "4N7") e CERÃMICO 4,7 KPF 2KV Y5U (também não entendi "Y5U")

ÚLTIMA DÚVIDA: Tenho um amperímetro analógico, parecido com este: http://www.datamelo.com.br/img_produtos/40126.jpg, e estou pensando colocá-lo na saída para monitorar a corrente. Isso poderia de alguma forma interferir na filtragem? Mas uma coisa, será que teria um esquema para monitorar fusível aberto?

4K7 e 4N7 são modos de se representar o mesmo valor, sem necessidade da colocação da vírgula (4,7nF=4n7=4N7) Os data sheets de capacitores te orientarão sobre a terminologia usada na descrição das peças.. Quanto ao amperímero, nenhum problema em colocá-lo...

Nesse mesmo tópico, uma ou duas páginas atrás, coloquei um pequeno esquemático de como ligar um led no AC. Coloque um desses em paralelo com o fusível e o led se acenderá somente sem fusível ou com fusível queimado (é necessário que se tenha algum equipamento ligado a proteção)

- 5) Tenho mais uma dúvida quanto a filtragem em modo diferencial e comum. O que diferencia as duas é a maneira de enrolar das bobinas, como elas estão disposta no circuito ou a maneira que os capacitores estão ligados entre F, N e T?

Nem é a maneira de enrolá-las mas sim a maneira de ligá-las. Como os dois indutores são enrolados em um mesmo núcleo, em um dos modos os campos magnéticos gerados pela passagem de corrente pelos indutores se somam e no outro se subtraem, só isso... Enrole-os de qualquer modo e na hora de ligar inverta os fios de um dos indutores para se ter uma ou outra topologia..

- 6) Estes dias estava pensando sobre o funcionamento do filtro, o caminho que a corrente percorre, como e quando ele atua, etc... Daí com os meus precários conhecimentos de eletrônica cheguei a seguinte conclusão (me desculpe se estiver falando besteira... rs):

Se mudássemos um pouco a disposição dos componentes para

CENTELHADOR-INDUTORES-VARISTORES, talvez melhorasse a proteção. Explico porque:

Num surto de 500V, 1000V ou 2000V causado por um raio por exemplo. O centelhador é mais lento e provavelmente quem atuará serão os varistores, correto? Como os indutores criam um certa resistência, se os colocássemos entre o centelhador e os varistores talvez isso causasse um pequeno atraso no surto dando tempo para o centelhador criar a centelha, e assim aliviando o trabalho dos varistores. Esse meu raciocínio está correto?

Sim está correto e a esse procedimento se chama coordenação de ação dos diversos elementos de proteção. É uma boa ideia sim, podes adotá-la.

No meu caso não me preocupei com a mesma pois a colocação de um centelhador com uma tensão superior aquela dos varistores tem mais ou menos a função do famoso "caramba", ou seja, se tudo o mais deixar de operar ou os varistores explodirem ou foi o fio de alta tensão que caiu sobre a fiação de baixa tensão, dai acaba se indo tudo e o centelhador, esteja aonde estiver, vai segurar pois é muito mais robusto que os varistores na hora da carga pesada e ele vai fazer sim que o fusível de entrada se abra, protegendo o equipamento

- 7) Encontrei na internet uma planilha para cálculo de filtro Passa-Faixa. Se pudesse adaptá-la para passa-baixa e torná-la de mais fácil entendimento acho que todos ficariam agradecidos, inclusive eu! rs

http://www.4shared.com/file/142717892/5c2601ec/filtropassafaixa.html

Difícil adaptar a planílha. Busque ai pela internet que é possível que encontres bons auxiliares para cálculo de filtros passivos.

Eu uso o Filter Solution da Nuhertz, um bom auxiliar no cálculo de filtros tanto ativos como passivos. É uma versão registrada.

Abraço e boa sorte ai na elaboração de sua proteção..

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- 5) Tenho mais uma dúvida quanto a filtragem em modo diferencial e comum. O que diferencia as duas é a maneira de enrolar das bobinas, como elas estão disposta no circuito ou a maneira que os capacitores estão ligados entre F, N e T?

Nem é a maneira de enrolá-las mas sim a maneira de ligá-las. Como os dois indutores são enrolados em um mesmo núcleo, em um dos modos os campos magnéticos gerados pela passagem de corrente pelos indutores se somam e no outro se subtraem, só isso... Enrole-os de qualquer modo e na hora de ligar inverta os fios de um dos indutores para se ter uma ou outra topologia..

Acho que entendi! A inversão e a topologia que você se refere é isso?

Topologia%20Indutor.jpg

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- 2) CENTELHADOR: A tensão nominal se refere a tensão de disparo dele? Como na minha região é 127V, e essa for a tensão de disparo, posso colocar um de menor valor, como 230V ou 260V? Se tem algum ganho colocando um centelhador de 3 pólos?

A tensão nominal se refere a tensão extrema para disparo. Note que para cálculo da tensão do centelhador, por exemplo de 127 VAC, há que considerar os valores de pico dessa tensão, além de compensar uma possível tolerância..

Digamos que se tolere que a tensão da rede possa variar a mais em 20% sem que dispare o centelhador, desse modo com 127 x 1,2 = 152 Volts..

A tensão de pico desse valor AC de 152 Volts será de raiz de dois vezes maior, ou seja.. 152 x 1,4142 = 215 Volts.. Essa deveria ser a menor tensão de um centelhador colocado para proteção de linhas AC de 127 Volts..

Essa "menor" tensão que você diz é nominal ou DC Breakdwon Voltage?

Obrigado, abraço!

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  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Faller, agradeço o esquema que me mandou , mas o que eu quero mesmo é esse que você aponta com os centelhadores, ptc e filtro de freuencia se tu pudesse me mandar este esquema (layout ou ate mesmo uma foto da parte de baixo do circuito impresso eu te agradeceria.

Aqui mesmo, nesse tópico, ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2656223&postcount=69

vais encontrar uma foto de seu lado inferior, lado solda. Fora disso não entendi o que desejas.. Seria isso dai??

ProteoeFiltro.jpg

Amigo, o lay-out do impresso é tão simples que não o fiz com serigrafia e sim a mão mesmo, com canetinha. O que me interessava era a eficácia da proteção e não sua beleza... (aliás ficaram vergonhosas as trilhas feitas a mão, mas é que não dispunha de tempo para fazer mais bonito)

Filtro04.jpg

Filtro_Agoravai.jpg

Abraço...

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  • 3 semanas depois...

Caríssímo Faller,

Achei este site na net, tem um vasto material sobre o tema tratado aqui, pena que é todo em inglês. Estou publicando para servir de referência. Na parte de cima tem um menu com outros tópicos, EMI, ruído, decibel, etc... Vale a pena dar uma olhada. Acho que todos vão gostar!

http://www.educypedia.be/electronics/Transientsuppression.htm

Abraço do amigo,

Francisco

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