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De 220 Volts para 110, sem ter que usar o estabilizador...


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A tomada do teu estabilizador está igual a ele, não prestando...

O estabilizador não tem essa inteligência. Isso é demais para ele. Aliás, se tivesse, seria uma, pelo menos uma tarefa que ele executaria que serviria para alguma coisa...

Nem esquente a cabeça, a tomada deve estar com mau contato...

nem é faller... com poucos componentes ligados, todas as tomadas funcionam... não é o osmar não... osmarcontato... aoieuhaoeuhaoeiu

e o filtro de linha ? você não respondeu... ele tem um limite de carga também ??? se plugar muita coisa, algumas pode não funcionar ?

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Opa e a faller!

esses DPS seria tipo um filtro de linha pra casa inteira, e coloca no quadro de forca fazendo alguma adaptacao???

se for, bem bacana, taca na minha casa inteira hehehe.

Obrigado, valeu, muito bom topico.

DPS não é um filtro propriamente dito, um DSP é qualquer dispositivo colocado na rede elétrica pra evitar que surtos atinjam os equiapamentos. Um DPS pode estar presente numa filtro de linha desses comuns, pode estar no quadro geral da casa, no quadro de entrada, etc.

Esses DPS instalados na entrada geralmente usam varistores de alta capacidade de absorção e são instalados entre Fase e Neutro e dependendo do padrão NBR, um tb é instalado só para o neutro. O que ele faz é desviar o surto pro aterramento do Neutro. No site, www.clamper.com.br você acha um desses que se chama VCL ou DCL, sendo que esse ultimo é bem carinho, diga-se de passagem.

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  • Membro VIP
nem é faller... com poucos componentes ligados, todas as tomadas funcionam... não é o osmar não... osmarcontato... aoieuhaoeuhaoeiu

e o filtro de linha ? você não respondeu... ele tem um limite de carga também ??? se plugar muita coisa, algumas pode não funcionar ?

Se você imaginar como são as tomadas dessa não industriais, dessa feitas dentro das réguas vagabundas, você vai me dar razão. Algumas flechas colocadas forçam a separação das chapas de contatos, todas mecanicamente interligadas, e ai o amigo OSMAR aparece...

Veja e raciocine comigo: Mauexemplo.jpg

05Visotomadas-1.jpg

Esse dai, era um estabilizador e deixei de transformá-lo em um filtro por causa das péssimas tomadas que apresentava. Cheias de OSMAR (OMARcontato)

Quanto aos DPS, para proteger a casa toda, são muito parecidos com um disjuntor e cabem direitinho naquelas caixas de energia, nos trilhos para disjuntor. Entretanto são caros...

DPS01.jpg

DPS02.jpg

Quanto aos protetores contra surto sim tem um limite, geralmente determinado pelo seu disjuntor de rearme ou fusível rápido, e normalmente está entre 10 e 15 Amperes. Isso dá uma chance de ligar em 127 Volts de 1.200 até 1.900 Watts, muito mais do que sua config dai necessitará. Aliás, se sua config demanda, vamos supor, uns 500 Watts, melhor seria até trocar o fusível da proteção para um com corrente menor, pois o fusível é arte importante da proteção e ajuda a salvar os varistores na hora de um surto...

Olha o tipo dos varistores que vão dentro desses DPS ...

Varistoresdealtacorrente.jpg

Um varistor normal do meu filtro está custando menos de R$ 1,00. Esse dai custa praticamente R$ 20,00

Abraço..

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Hmm legal esse DPS, eu adoro asuntos de energia mesmo nao sabendo muito, eu odeio qd ligam um chuveiro as luzes baixam a potencia, me dah um odiooo!!!

ai bom saber essas coisas pra futuramente....

hmmm interessante, você fez seu estabilizador virar um filtro de linha né?

você tem o projeto pra fornecer?, nao preciso de queda de tensão, tomada 110 V.

obrigado.

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  • Membro VIP
hmmm interessante, você fez seu estabilizador virar um filtro de linha né?

você tem o projeto pra fornecer?, nao preciso de queda de tensão, tomada 110 V.

O projeto original é do Almeida Filho e está aqui no fórum: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

O que fiz foi colocar um tempeirinho, uma pimentinha, poucas modificações.

Tem ai um tópico em que podes ver.. http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

Poderia agregar mais uma figura para facilitar:

Filtro_Agoravai.jpg

Abraço...

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Quanto aos DPS, para proteger a casa toda, são muito parecidos com um disjuntor e cabem direitinho naquelas caixas de energia, nos trilhos para disjuntor. Entretanto são caros...

DPS01.jpg

DPS02.jpg

Olha o tipo dos varistores que vão dentro desses DPS ...

Varistoresdealtacorrente.jpg

Um varistor normal do meu filtro está custando menos de R$ 1,00. Esse dai custa praticamente R$ 20,00

Abraço..

Vale lembrar que mesmo com uma proteção pra casa inteira, o correto é ter uma proteção o mais próxima possível ao equipamento a ser protegido, já que correntes podem ser induzidas na fiação no telhado caso algum raio caia perto.

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Um DPS VCL SLIM da Clamper, pra 275V e 20kA tá custando uns 70 reais, já com imposto, mas sem frete. Aqui eu precisaria de 3 destes, um pra cada fase e eles ainda recomenda instalar outros três internamente no quadro de disjuntor interno, aí é brabo! É realmente recomendado instalar tanto no quadro externo quanto interno?

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quer dizer que o estabilizador converte o 220 para 110 ou não ?

eu migrando meu pc para 220 ao invés de 110 eu vou economizar 2 vezes menos energia na conta de luz a conta vai vir mais barata (em relação ao meu pc que agora estara em 220V)

por que P=V . A

a potencia 500w dividido por 110 = 4.54 A

500w dividido por 220 = 2.27 A

outra coisa minha fonte por ser 500w ela gasta em 110 na minha casa 500w ?

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  • Membro VIP
quer dizer que o estabilizador converte o 220 para 110 ou não ?

eu migrando meu pc para 220 ao invés de 110 eu vou economizar 2 vezes menos energia na conta de luz a conta vai vir mais barata (em relação ao meu pc que agora estara em 220V)

por que P=V . A

a potencia 500w dividido por 110 = 4.54 A

500w dividido por 220 = 2.27 A

outra coisa minha fonte por ser 500w ela gasta em 110 na minha casa 500w ?

Como diz o faller....nem sei porque inventaram essa história de que todo PC precisa de estabilizador......

Os modelos comerciais são todos, ou quase, de saídas em 115V.

Quanto à questão da potência/consumo, operando seu PC em 220V ao invés de 115V não trará nenhuma economia. A potência de um equipamento é uma grandeza FIXA....depende basicamente, de duas outras que são, tensão e corrente. Baixando a tensão, a corrente aumenta ou, aumentando a tensão a corrente cai, de forma que o resultado(a potência) será a mesma! Veja o exemplo abaixo:

- 220V e consumo de 5A para um equipamento qualquer, resulta numa potência de 220 x 5 = 1100W.

A sua fonte pode ser de 1 milhão de watts....quanto seu PC usa é que será debitado na conta de luz! E não fará diferença se em 110V ou 220V.

- Em 110V a corrente será 10A e a potência resulta em 110 x 10 = 1100W, o mesmo valor.

Existem pequenas "particularidades" no que foi citado acima, mas que na prática, é válido o que foi dito!

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  • Membro VIP
quer dizer que o estabilizador converte o 220 para 110 ou não ?

Pode ser que sim pode ser que não. Tem estabilizadores que fazem isso outros não. Mas a razão disso é o transformador que eles tem internamente.

eu migrando meu pc para 220 ao invés de 110 eu vou economizar 2 vezes menos energia na conta de luz a conta vai vir mais barata (em relação ao meu pc que agora estara em 220V)

Absolutamente não Potência = VxI, se a tensão sobe a corrente desce e se a tensão desce a corrente sobe. A relação, que é a potência, fica praticamente a mesma.

Entretanto, se sua casa é 220 Volts e você usa um transformador ou estabilizador para alimentar seu PC em 110, você tem uma pequena perda nessa transformação (perda desnecessária pois você poderia alimentar seu PC em 220V)

Quando você alimenta seu PC em 110 Volts, ele, internamente, na fonte de alimentação, aplica um dobrador de tensão para recuperar a tensão de 220 Volts novamente pois a fonte dele do PC trabalha com a tensão de 220 retificada. Ai a fonte do PC tem um rendimento menor se trabalhar em 110 Volts.

Então é besteira, quando se tem alimentação da residência em 220 Volts, rebaixar para o PC levantar novamente. São duas conversões e dois pontos de perda, totalmente desnecessários.. Grande parte das pessoas em locais com 220 Volts trabalham desse modo...

Abraço...

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  • Membro VIP

O medidor de KWh é basicamente constituído de um motor cujo torque é proporcional a potência que flui através dele, aliado a um freio magnético necessário para frenar sua velocidade de tal modo que se torne proporcional a ajustado à potência a ser lida (isso implica num freio fortemente dependente e proporcional a velocidade)

Para terminar um registrador para contar o número de revoluções. Com a velocidade proporcional a potência, o numero de revoluções será proporcional ao acumulado de potência consumida.

Dê um procurada no Google que você encontrará um sem número de tratados sobre medidores de potência...

Abraço...

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  • Membro VIP
intão em uma casa agente coloca o 220V no chuveiro para poder economizaar na fiação de energia não é?

Isso mesmo, ou também, olhando por outro lado, buscando eficiência, ter uma menor perda na fiação. A perda na fiação (fio esquentando dentro da canalização) é energia que você não dissipa no chuveiro, esquentando a água, e sim nos fios, não é uma energia útil, é desperdício... Essa perda sim é dependente da corrente e da resistência da fiação..

Abraço....

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  • 3 meses depois...
Pode ser que sim pode ser que não. Tem estabilizadores que fazem isso outros não. Mas a razão disso é o transformador que eles tem internamente.

Absolutamente não Potência = VxI, se a tensão sobe a corrente desce e se a tensão desce a corrente sobe. A relação, que é a potência, fica praticamente a mesma.

Entretanto, se sua casa é 220 Volts e você usa um transformador ou estabilizador para alimentar seu PC em 110, você tem uma pequena perda nessa transformação (perda desnecessária pois você poderia alimentar seu PC em 220V)

Quando você alimenta seu PC em 110 Volts, ele, internamente, na fonte de alimentação, aplica um dobrador de tensão para recuperar a tensão de 220 Volts novamente pois a fonte dele do PC trabalha com a tensão de 220 retificada. Ai a fonte do PC tem um rendimento menor se trabalhar em 110 Volts.

Então é besteira, quando se tem alimentação da residência em 220 Volts, rebaixar para o PC levantar novamente. São duas conversões e dois pontos de perda, totalmente desnecessários.. Grande parte das pessoas em locais com 220 Volts trabalham desse modo...

Abraço...

Ae Galera Resucitando o topico :lol:

Faller então pelo o que entendi é melhor usar o PC a 220V? Pois eu ja abri um topico com essa mesma duvida, no caso de desgaste da fonte de ser usada a 220v não tem diferença nenhuma, e se no caso eu estiver usando a anos a fonte a 220v e passar a 110v terei algum problema??

você recomenda eu usar a minha fonte a 220v??

Obrigado faller!!

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  • Membro VIP

Se sua fonte tem suporte para 220 Volts e sua rede doméstica é distribuída em 220 Volts, não existe as menor razão para rebaixar a tensão para 110 para só então alimentar seu PC. Não recomendo nem o faria, mas minha rede elétrica aqui é 127 Volts.

Quanto a você cansar a sua fonte com 220 Volts não tem nada a ver, isso não acontece. Quanto a você acostumá-la com os 220 Volts e depois, um belo dia, ter que alimentá-la em 110 de novo.... Se ela não funcionar, leva ela num psicólogo...

Abraço...

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Se sua fonte tem suporte para 220 Volts e sua rede doméstica é distribuída em 220 Volts, não existe as menor razão para rebaixar a tensão para 110 para só então alimentar seu PC. Não recomendo nem o faria, mas minha rede elétrica aqui é 127 Volts.

Quanto a você cansar a sua fonte com 220 Volts não tem nada a ver, isso não acontece. Quanto a você acostumá-la com os 220 Volts e depois, um belo dia, ter que alimentá-la em 110 de novo.... Se ela não funcionar, leva ela num psicólogo...

Abraço...

Kkkkkk faller no caso minha fonte tem PFC Ativo, e minha rede aqui é 127v o problema é que ocila muito caindo para 105 108v ficando muito pouco a 110v então resolvir puxar 2 fases direto do relogio exclusivo para o computador dando 220v, melhor doq fica usando com essas ocilações cooreto??? obrigado

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  • Membro VIP
o problema é que ocila muito caindo para 105 108v ficando muito pouco a 110v então resolvir puxar 2 fases direto do relogio exclusivo para o computador dando 220v, melhor doq fica usando com essas ocilações coreto??? obrigado

Uma boa fonte com PFC ativo pode trabalhar NORMALMENTE com a tensão de entrada variando de 90 a 270 Volts. Alguns testes são feitos com fontes dessas alimentadas a 80 Volts e o desempenho delas é ainda ótimo. Isso significa que a tensão pode normalmente ficar oscilando e assumindo tensões de 80, 100, 120, 150, 175, 198, 210, 242, 264, 270 Volts de modo constantemente variado e seu PC nem vai se dar conta de que isso está acontecendo...

Entretanto, se na sua casa a tensão estiver assim como você fala, variando de 105, 108, 110 voltas comece a se preocupar. Isso poderá ser problema... Para seu refrigerador, ar condicionado, etc. mas nunca para seu PC com essa fonte dai com PFC ativo.

Abraço...

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Uma boa fonte com PFC ativo pode trabalhar NORMALMENTE com a tensão de entrada variando de 90 a 270 Volts. Alguns testes são feitos com fontes dessas alimentadas a 80 Volts e o desempenho delas é ainda ótimo. Isso significa que a tensão pode normalmente ficar oscilando e assumindo tensões de 80, 100, 120, 150, 175, 198, 210, 242, 264, 270 Volts de modo constantemente variado e seu PC nem vai se dar conta de que isso está acontecendo...

Entretanto, se na sua casa a tensão estiver assim como você fala, variando de 105, 108, 110 voltas comece a se preocupar. Isso poderá ser problema... Para seu refrigerador, ar condicionado, etc. mas nunca para seu PC com essa fonte dai com PFC ativo.

Abraço...

Uhum entendi, mais o que aconteceu aqui para min passar para o 220v é o seguinte eu tenho a Fonte Huntkey 450wats quando a energia ocila aqui a fonte ate apita faz um apito bem fino igual o estouro da flash no Counter Strik, o ventilador roda mais lento e assim vai e eu puxando 220v direto do relogio não terei problema de ocilação nenhuma pois estou pegando direto do relogio por isso que eu gostaria de passar o meu pc para 220v junto com a minha nova fonte que está chegando Satellite 8600Eps, mais então se eu quiser passar para 220v nenhuma contra indicação correto, pois assim eu terei um Terra, usarei o neutro como o terra... ficara assim 2 fases e o neutro como o terra??? algum problema faller??

Obrigado Pela ajuda, a eu estou adquirindo um filtro de linha da SMS, chegando eu vou abrilo inteirinho para postar as fotos aqui... valeu!!

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  • Membro VIP
e eu puxando 220v direto do relogio não terei problema de ocilação nenhuma pois estou pegando direto do relogio por isso que eu gostaria de passar o meu pc para 220v

Ai me parece que podes ter um problema de distribuição de energia e isso não significa que devas passar para 220 a tua config. Bem poderias fazer sim essa nova fiação, desde o relógio e trazer de á fase e neutro, direto para teu PC, sem necessariamente mudar a config para 220 Volts. Não simpatizo nada com instalações mistas, ou sua casa é 127 volts ou é 220 Volts. Por mais que você diga que só você é quem vai ligar seu PC ou alguma coisa naquela tomada de 220 Volts vai acontecer algum dia, com você ou outra pessoa, o uso indevido daquela tomada, é só uma questão de tempo...

O que quero dizer é que sua decisão de fazer uma boa instalação é louvável, mas não necessariamente tem que transformar sua tomada em 220 Volts, usando o neutro como aterramento...

Falem os entendidos em aterramento sobre essa questão, que é polêmica até, que é o uso do neutro como aterramento.. Prefiro não usar. Na minha casa (apartamento) não tenho aterramento, não defendo essa posição, preferiria tê-lo, mas aqui é difícil a adoção. Sei não ter terra, e sei dos riscos. Assumo e nem por isso uso o neutro em substituição do aterramento.

Abraço...

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Ai me parece que podes ter um problema de distribuição de energia e isso não significa que devas passar para 220 a tua config. Bem poderias fazer sim essa nova fiação, desde o relógio e trazer de á fase e neutro, direto para teu PC, sem necessariamente mudar a config para 220 Volts. Não simpatizo nada com instalações mistas, ou sua casa é 127 volts ou é 220 Volts. Por mais que você diga que só você é quem vai ligar seu PC ou alguma coisa naquela tomada de 220 Volts vai acontecer algum dia, com você ou outra pessoa, o uso indevido daquela tomada, é só uma questão de tempo...

O que quero dizer é que sua decisão de fazer uma boa instalação é louvável, mas não necessariamente tem que transformar sua tomada em 220 Volts, usando o neutro como aterramento...

Falem os entendidos em aterramento sobre essa questão, que é polêmica até, que é o uso do neutro como aterramento.. Prefiro não usar. Na minha casa (apartamento) não tenho aterramento, não defendo essa posição, preferiria tê-lo, mas aqui é difícil a adoção. Sei não ter terra, e sei dos riscos. Assumo e nem por isso uso o neutro em substituição do aterramento.

Abraço...

Uhum beleza faller você explicou muito bem, mais no caso essa tomada vai ficar atras da estante não tem como ter acesso isso não é o problema, mais agora tipo se eu passar para 220V não terei nenhum problema correto... porque tudo aqui pe bilvolt Monitor, Modem , Impressora e Fonte, por isso que eu quero passar pois não vou precisar inverter nada nem usar um auto transformador... mais então eu posso usar em 220V normalmente esses equipamento??? melhor doq o 110v com variações correto?? obrigado desde já!!

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