Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
evilgans0_

Qual o consumo de energia de um notebook?

Recommended Posts

Acordei hoje e deixei o pc ligado, dae foi aquela chiareda em cima porque vai vir uma conta gigante de luz, dae me veio a ideia: o que consome mais, um notebook ou um desktop.

Outra coisa, qual o consumo médio do notebook?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que o notebook consome menos, por ter tela de lcd e tal,

e o teu desk tem tela CRT.

Mas sei-la, aqui fica o desk ligado 24 horas por dia, 5 dias por semana, e ainda tem o note, que fica umas 12hrs, e a conta não vem lá essas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desktop, consome beeeem mais que um notebook... Só pra ter uma noção, um processador de notebook consome entre 20~30W... Um processador pra desktop é entre 60~90W... A memória de Desktop também consome bem mais que as memórias de notebook... Assim como a placa-mãe, a tela LCD (que no notebook tem menor consumo que os LCDs para desks)...

Compartilhar este post

Link para o post

O Desktop sem dúvida consome mais, a tela é até um fator meio que pequeno se você tiver no seu desk um monitor de LCD que já é normal hoje. Com certeza um CRT iria contribuir e muito para o aumento de consumo.

Fatores como Processador, placa de video e HD são mais relevantes, já que esses são ítens padrão.

Um core2Duo de notebook T7200 de 2.0GHz tem consumo máximo de 35W e um similar para desk de 2.0GHz o E4400 de 2.0GHz tem este consumo em 65W, parece nada, mas é como se ele tivesse um monitor de LCD de 17" embutido nele a mais.

Placas de video também consomem muito, caso essas forem off-board, e HDs também, pois em desk hoje em dia é quase padrão o de 7200RPM enquanto nos notes agora é que está ficando padrão o 5400RPM, já que os de 4200RPM eram lentos de mais, e já os de 7200RPM para notebooks consomem muito.

Então a verdade é que mesmo que um desktop tenha um monitor LCD, o desk mais básico com tudo onboard pode chegar a consumir até 30% a mais que um note cheio de coisas, em situações normais o desk pode consumir de 60% para cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui é CRT, que no meu gosto, acho melhor, mas isso é irrelevante se levarmos em conta o gasto de energia com o monitor desligado (quando nao tem ninguém usando e tá fazendo um download).

Mas legal saber que no geralzao, consome menos, uma economia sempre é bem vinda

:D

obrigado pelas respostas

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm....isso depende muito do desktop....mas geralmente gira em torno de uns 200~250W (com o LCD)...

Já um notebook consome em torno de 90W, ou seja, bem menos que um desktop.

Tudo no notebook é feito para trabalhar em uma frequencia inferior ao do desktop, justamente para gastar menos bateria, e consequentemente, energia.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
marxavbr,

acho que você se enganou ali no começo da sua frase.

:)

certamente o notebook consome menos.

Com certeza! eu troquei os nomes, valeu pelo alerta.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

cara, antes eu deixava todo dia um dell optplex com monitor lcd 17 ligado direto, ai comecei a usar mais note q desk, e mes passado que o desk nao ligou veio 400 reais a menos de conta de luz, nao q seja tudo dele pois o aquecimento de agua é central e eletrico e esta mais quente nesta epoca, pode ter ajudado tb a cair o lance, mas desk gasta bem mais.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Hmmm....isso depende muito do desktop....mas geralmente gira em torno de uns 200~250W (com o LCD)...

Já um notebook consome em torno de 90W, ou seja, bem menos que um desktop.

Tudo no notebook é feito para trabalhar em uma frequencia inferior ao do desktop, justamente para gastar menos bateria, e consequentemente, energia.

[]s

Consome um pouco menos...

O meu desktop (da assinatura) está consumindo no momento (MSN, TV, Navegador aberto) +- 160W (Não confiável, medido pelo programa do Nobreak) mas não acredito que vai ser muito acima disso não. Jogando consome um pouco mais. Com o monitor antigo (CRT) ficava +- em 200W.

O notebook também consome menos que isso. Normalmente as fontes de alguns é de 90W. Mas grande parte a fonte tem 65W... Ou seja, o consumo tem q ser abaixo disso...

Compartilhar este post

Link para o post

Notebook consome muito menos energia que um desktop, e se for notebook cpu com clock dinâmico (dual core da AMD ou Intel e Semprom Mobile) o consumo pode cair um pouco mais, pois em momentos de ociosidade o clock do processador pode ser reduzido.

E já que seu notebook fica ligado por bastante tempo, não esqueça de estabelecer o tempo de inatividade após o qual a tela vai desligar.... acho que un 15-20 minutos já tá bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Consome um pouco menos...

O meu desktop (da assinatura) está consumindo no momento (MSN, TV, Navegador aberto) +- 160W (Não confiável, medido pelo programa do Nobreak) mas não acredito que vai ser muito acima disso não. Jogando consome um pouco mais. Com o monitor antigo (CRT) ficava +- em 200W.

O notebook também consome menos que isso. Normalmente as fontes de alguns é de 90W. Mas grande parte a fonte tem 65W... Ou seja, o consumo tem q ser abaixo disso...

Hmmm...me baseei na minha config...

Meu desktop consome em torno de 200W em idle e 250W quando estou jogando....medição feita através do nobreak tb...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

cara, vocês q tem no brak podem fazer um teste fácil, liga o desk no NB liga e tira o NB da tomada simulando que acabou a luz, cronometra o tempo q vai durar duncionando, ai carrega ele e espeta nele o note sem carga de bateria simulando ele ligado a tomada e desliga d novo o NB da tomada cronometrando o tempo.

ai vai dar pra se ter uma noção, quantas vezes o note gasta menos q um desk fazendo regra de 3.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehehe...boa ideia, mas acho q nem precisa dessas engenhocas todas não....e tipo, eu não sou um bom parâmetro pois meu desktop consome um pouco mais q a média...

É só ver na fonte do notebook a potencia dela....ela é feita pra suportar toda a config do note e todos os periféricos pendurados nele pelas portas USB e Firewire....então, como geralmente você não está usando tudo isso ao mesmo tempo, considera uns 60%~70% da capacidade da fonte em uso normal...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Na fonte do notebook você tem os dados de consumo.

ex.:

input:

100...240Vac 1,5A(1,5A) 50/60Hz

a potência instantânea seria, na pior das hipóteses:

P=V*I

P=220*1,5=330W

330W equivale a:

8250 LEDs acessos;

3 lâmpadas incandescentes de 100W e 1 de 40W.

Um bom cálculo para PC é:

potencia real da fonte + potencia do monitor através dos dados da etiqueta.

Obs.:

1.

Essa seria a condição da fonte carregando a bateria descarregada e do notebook consumindo 100% de sua capacidade média. Ele ocioso consome bem menos.

2.

A corrente em 220V deveria ser a metade da corrente em 110V, mas entendi que a corrente em parênteses é para 220V.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais