Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
kakablonder

duvidas!!!

Recommended Posts

olá, gostaria de saber se os processadores de 65nm conseguem manter o mesmo desempenho do que os de 90nm? por exemplo: o console xbox 360 teve uma passagem de mudanças na sua placa e uma delas é o processador que de 90 passou para 65nm. O processador tem a velocidade de 3.2ghz com tres núcleos simetricos. Assim, ja pesquisei em muitos sites e forum e todos dizem que o processador tem o mesmo desempenho. Mas, ai vem a duvida, como um processador que gasta menos energia, menos material, é menor....etc, consegue ser a mesma coisa que um que tem mais material e outras coisas?

agradeço para as pessoas que me ajudarem ^_^ !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque o tamanho das peças diminuiu mas o processador continua o mesmo, em tese.

Geralmente nesses casos a contagem de transístores que diminui são alguns que eles tiram e não vão fazer falta. (na maioria daz vezes eles colocam mais pra ganhar desempenho)

Exemplo: 7800GT usava o G70 em 110 nm, que foi substituído pelo G71 em 90 nm, com bem menos transístores conseguia ter o mesmo desempenho, mas como o chip é menor o custo de produção diminui.

O consumo elétrico cai porque como as peças são menores menos força deve ser aplicada no material pra que a corrente passe, e assim cai além do consumo o aquecimento (ae entram algumas leis de física de colegial)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transistor quanto menor, melhor, sendo menor ele ocupa menos espaço sendo mais barato, consome menos, é mais rápido, etc.

O problema todo é conseguir fabricar transistores menores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×