Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fmc_sp

Mandriva 2008.0: monitor-edid trava no boot

Recommended Posts

Amigos do Fórum Clube do Hardware:

Estou tentando instalar o Mandriva 2008.0 em um notebook A601 da Amazon PC (AMD Turion 64 X2 TL-50, 2 GB RAM, vídeo nVidia GeForce Go 6100 -- mais detalhes no tópico do review: http://forum.clubedohardware.com.br/review-amazon-pc/489185).

Logo no boot do LiveCD (Mandriva One) ele trava alguns segundos depois de carregar o HAL Daemon. A tela fica bagunçada, ainda em modo texto, e trava tudo mesmo, nem capslock/numlock respondem. Deixando alguns segundos assim a ventoinha fica mais forte, o que me faz pensar em um loop infinito que está fazendo a CPU (ou a GPU?) trabalhar bastante e esquentar.

Depois de quebrar muito a cabeça, resolvi baixar o Mandriva 2008.0 Free Mini Dual. Com ele, consegui avançar apenas em uma coisa... Observando o console de log (Alt-F3, acho) deu pra identificar o culpado: /usr/sbin/monitor-edid. Para confirmar, inicializei em runlevel 1, sem carregar o HALd (e portanto sem o monitor-edid). Chamei o monitor-edid direto da linha de comando, com parâmetro -v (verbose). Ele realmente começa o probe da placa de vídeo e do "monitor" e trava, bagunçando a tela em seguida.

Procurei na Internet e descobri que se trata de um programa que faz o probe dos modos de vídeo suportados pelo monitor, lendo o tal EDID (Extended display identification data -- http://en.wikipedia.org/wiki/EDID).

Não consegui fazer um "bypass" do tal monitor-edid, até porque estou no primeiro boot do LiveCD. Tentei diversas opções de kernel e nada. Outras distribuições que não usam o monitor-edid (Kurumin, Ubuntu) não dão esse problema. Cheguei a experimentar no Ubuntu o ddcprobe (que faz a mesma coisa, pelo que pude entender) e também trava.

Procurei bastante na Internet por algum relato dessa incompatibilidade e não encontrei nada. Será que alguém poderia me ajudar a resolver isso? Devo tentar algum parâmetro específico ou algum truque para pular o monitor-edid? Reportar como bug do Mandriva? Trocar de computador? :)

Em tempo: como o EDID vem do monitor, tentei conectar o notebook num monitor externo, via porta VGA. Deu exatamente o mesmo problema, com a curiosa situação de ver duas telas bagunçadas distintas, uma no LCD do notebook e outra no monitor grande. Parece que a placa de vídeo está bem perdida...

Aguardo comentários e sugestões... Muito obrigado!

Francisco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest germano95

:confused::(aconteceu comigo também. mas sem dar essas tretas ai na tela, travava mesmo nesse processo ai. que pena. agora q fui pro slackware de vez.

meu pc. N570SM2AA-8EKRS2H mais um sempron. gforce 8400gs

no pc antigo rodava numa boa, a7v600-x,

sera q nao funciona

em chipset nvidia 570 q pena parecia ser uma boa distro -_-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×