Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
fmc_sp

Mandriva 2008.0: monitor-edid trava no boot

Recommended Posts

Amigos do Fórum Clube do Hardware:

Estou tentando instalar o Mandriva 2008.0 em um notebook A601 da Amazon PC (AMD Turion 64 X2 TL-50, 2 GB RAM, vídeo nVidia GeForce Go 6100 -- mais detalhes no tópico do review: http://forum.clubedohardware.com.br/review-amazon-pc/489185).

Logo no boot do LiveCD (Mandriva One) ele trava alguns segundos depois de carregar o HAL Daemon. A tela fica bagunçada, ainda em modo texto, e trava tudo mesmo, nem capslock/numlock respondem. Deixando alguns segundos assim a ventoinha fica mais forte, o que me faz pensar em um loop infinito que está fazendo a CPU (ou a GPU?) trabalhar bastante e esquentar.

Depois de quebrar muito a cabeça, resolvi baixar o Mandriva 2008.0 Free Mini Dual. Com ele, consegui avançar apenas em uma coisa... Observando o console de log (Alt-F3, acho) deu pra identificar o culpado: /usr/sbin/monitor-edid. Para confirmar, inicializei em runlevel 1, sem carregar o HALd (e portanto sem o monitor-edid). Chamei o monitor-edid direto da linha de comando, com parâmetro -v (verbose). Ele realmente começa o probe da placa de vídeo e do "monitor" e trava, bagunçando a tela em seguida.

Procurei na Internet e descobri que se trata de um programa que faz o probe dos modos de vídeo suportados pelo monitor, lendo o tal EDID (Extended display identification data -- http://en.wikipedia.org/wiki/EDID).

Não consegui fazer um "bypass" do tal monitor-edid, até porque estou no primeiro boot do LiveCD. Tentei diversas opções de kernel e nada. Outras distribuições que não usam o monitor-edid (Kurumin, Ubuntu) não dão esse problema. Cheguei a experimentar no Ubuntu o ddcprobe (que faz a mesma coisa, pelo que pude entender) e também trava.

Procurei bastante na Internet por algum relato dessa incompatibilidade e não encontrei nada. Será que alguém poderia me ajudar a resolver isso? Devo tentar algum parâmetro específico ou algum truque para pular o monitor-edid? Reportar como bug do Mandriva? Trocar de computador? :)

Em tempo: como o EDID vem do monitor, tentei conectar o notebook num monitor externo, via porta VGA. Deu exatamente o mesmo problema, com a curiosa situação de ver duas telas bagunçadas distintas, uma no LCD do notebook e outra no monitor grande. Parece que a placa de vídeo está bem perdida...

Aguardo comentários e sugestões... Muito obrigado!

Francisco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos da tela logo antes e logo depois de travar (poucos segundos de diferença):

16h51m26.jpg

16h51m29.jpg

Editado por fmc_sp

Compartilhar este post

Link para o post
Guest germano95

:confused::(aconteceu comigo também. mas sem dar essas tretas ai na tela, travava mesmo nesse processo ai. que pena. agora q fui pro slackware de vez.

meu pc. N570SM2AA-8EKRS2H mais um sempron. gforce 8400gs

no pc antigo rodava numa boa, a7v600-x,

sera q nao funciona

em chipset nvidia 570 q pena parecia ser uma boa distro -_-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais