Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leandro Digipulse

Ajuda com osciladores

Recommended Posts

Olá amigos, estou escrevendo para pedir um ajuda a respeito der um oscilador que estou desenvolvendo no meu trabalho.Eu criei um Oscilador ultilizando um 555 na operação astavel, mas o problema é que por mais que eu tente não consigo criar um oscilador que eu altere somente a frequencia sem alterar o tempo de pulso. Então minha pergunta é: como posso Criar um Oscilador para trabalhar numa frequencia de alguns Khertz no qual eu mantenho o "tempo do pulso" fixo? Não sei se minha duvida foi expressamente clara, mas eu peço uma ajuda urgente, e se possivel gostaria tb de uma explicação teorica sobre esse assunto.

Ah! tenho outros C.i's que podem ser empregados como Lm 324, 4093, e mais alguns.

Agradeço desde de já a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi bem o que você quer, acho que se consegue de forma simples...

O 555 internamente é assim:

555block.gif

Se você reparar o pino 7, internamente verá o transistor pelo qual o capacitor externo se descarrega...

ast555.gif

Analisando o circuito acima, vemos que quando o transistor está em corte, o capacitor C1 se carrega por R2. Quando a tensão em C2 atinge 2/3 de VCC, o transistor satura e assim o capacitor se descarrega por R2, até atingir 1/3 de Vcc, quando ele novamente muda de estado e inicia novo ciclo.

Para que você possa ter controle sobre a frequencia, mantendo a largura do pulso, basta que crie caminhos diferentes para a carga e a descarga do capacitor C1 (utilizando 2 diodos e resistores separados)

Compartilhar este post

Link para o post

R1- largura do pulso alto

R2- largura do pulso baixo e consequentemente frequência (pode ser potenciômetro em série com resistor)

2008-01-20_074947.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Na sugestão de esquema postado pelo soschip, cuidado se for colocar valores de R1 muito baixos (ou se for colocar um potenciômetro, para que ele não coloque o pino 7 do 555 direto na alimentação), pois isto queimaria o 555.

Compartilhar este post

Link para o post
Na sugestão de esquema postado pelo soschip, cuidado se for colocar valores de R1 muito baixos (ou se for colocar um potenciômetro, para que ele não coloque o pino 7 do 555 direto na alimentação), pois isto queimaria o 555.

Correto, amigo!

Esqueci de mencionar que o valor mínimo recomendado para R1 é de 1K.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais