Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com osciladores


Leandro Digipulse

Posts recomendados

Olá amigos, estou escrevendo para pedir um ajuda a respeito der um oscilador que estou desenvolvendo no meu trabalho.Eu criei um Oscilador ultilizando um 555 na operação astavel, mas o problema é que por mais que eu tente não consigo criar um oscilador que eu altere somente a frequencia sem alterar o tempo de pulso. Então minha pergunta é: como posso Criar um Oscilador para trabalhar numa frequencia de alguns Khertz no qual eu mantenho o "tempo do pulso" fixo? Não sei se minha duvida foi expressamente clara, mas eu peço uma ajuda urgente, e se possivel gostaria tb de uma explicação teorica sobre esse assunto.

Ah! tenho outros C.i's que podem ser empregados como Lm 324, 4093, e mais alguns.

Agradeço desde de já a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi bem o que você quer, acho que se consegue de forma simples...

O 555 internamente é assim:

555block.gif

Se você reparar o pino 7, internamente verá o transistor pelo qual o capacitor externo se descarrega...

ast555.gif

Analisando o circuito acima, vemos que quando o transistor está em corte, o capacitor C1 se carrega por R2. Quando a tensão em C2 atinge 2/3 de VCC, o transistor satura e assim o capacitor se descarrega por R2, até atingir 1/3 de Vcc, quando ele novamente muda de estado e inicia novo ciclo.

Para que você possa ter controle sobre a frequencia, mantendo a largura do pulso, basta que crie caminhos diferentes para a carga e a descarga do capacitor C1 (utilizando 2 diodos e resistores separados)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na sugestão de esquema postado pelo soschip, cuidado se for colocar valores de R1 muito baixos (ou se for colocar um potenciômetro, para que ele não coloque o pino 7 do 555 direto na alimentação), pois isto queimaria o 555.

Correto, amigo!

Esqueci de mencionar que o valor mínimo recomendado para R1 é de 1K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...