Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers para VGA Nvidia 8000/9000 ATI HD3000/4000


PistolaoBR

Posts recomendados

Bom depois de muito ler e pesquisar na net vamos postar o que se pode fazer para usarmos o máximo das nossas 8800GT, 9600GT, 9800GT e GTX, HD3850/70 e HD4850/70, já que elas são bem esquentadinhas e vem com um cooler de dar nojo, e merecem um overclock descente com um cooler descente.

Uma ótima pagina que pude ver foi essa daqui:

http://enthusiast.hardocp.com/article.html?art=MTQyMywxLCxoZW50aHVzaWFzdA==

Mas fiz os testes aqui em casa e por incrivel que parece o acelero quando usa um bom fan de 120mm, ou seja, que ventile pelo menos 70CFM é o melhor deles todos, testei ele contra o zalman VF-1000 e o HR-03...

O chato é ele cabe no gabinete, pois ele é bem alto, somente gabientes que tem fan traseiro de 120mm, ou seja depois do painel traseiro ainda tem espaço para um fan de 120mm, tem a grossura o suficiente para aguentar o acellero.

Vamos a lista de coolers para vocês terem uma ideia do que pode-se usar no mercado... A lista sera feita em ordem decrescente de performance termica...

1º Accelero S1 Rev. 2 R$100,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00 + FAN 120mm 70~90CFM R$15,00

2º Thermalright HR-03 GT R$200,00 + FAN 92mm 50CFM R$50,00

3º Thermalright HR-03 GT R$200,00 + FAN 92mm 30CFM R$15,00

4º ZEROtherm HC92 8800 ***** R$150,00

5º Zalman VF-1000 R$180,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00

6º Accelero S1 Rev. 2 R$100,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00 + 2 FANs 80~92mm 30~40CFM R$30,00

7º Thermaltake DuOrb R$140,00

8º Zalman VF-900 ***** R$120,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00

9º Zalman VF-700 ***** R$100,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00

Como vocês podem ver o melhor deles é o accelero com um bom fan de 70cfm ou superior e o eleito C/B é o ZEROtherm HC92 8800 *****, pena que no Brasil nós não vamos encontrar pois não tem distribuidora dele, alguem ai sabe onde podemos comprar desse ZEROtherm HC92 aqui no Brasil.

Obs.:

1. Alguns coolers como os da zalman são bons mas vem sem dissipadores adicionais para os mosfets e reguladores de tensão logo você tem que comprar mais dissipadores extras, é muito comum nas lojas ZM-RHS1, a própria spon tem deles, mas eles são de alumínio, o ideal é que nós usemos de cobre, como o Vizo CPS-12 e CPS-22.

2. Outros modelos como o HR-03 e o Accelero S1 são apenas um conjunto de dissipadores sem nenhum FAN (ventilador) e você tem que comprar a parte.

3. Para aqueles que pretendem overclokar como eu aviso logo que podem abusar mais do coreclock que do shaderclock (mais seguro e também melhor para o desempenho), e ainda, nas memórias GDD3 ao que parece não se deve passar de 2000mhz.

4. Para aqueles que não forem overclockar se seu sistema está super aquecido é por que voce precisa melhorar a pasta termica dos seu hardware (VGA, MOBO, CPU) e melhorar a ventilação do seu gabinete... Logo não gaste muito trocando cooler, lembrando que esses GPUs de 60Nm~45Nm aguentam tranquilo até 100ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Bom depois de muito ler e pesquisar na net vamos postar o que se pode fazer para usarmos o máximo das nossas 8800GT. E claro, todos eles também são compatíveis com a série da ATI HD3800.

Uma ótima pagina que pude ver foi essa daqui:

http://enthusiast.hardocp.com/article.html?art=MTQyMywxLCxoZW50aHVzaWFzdA==

Vamos a lista de coolers para vocês terem uma ideia do que pode-se usar no mercado... A lista sera feita em ordem decrescente de performance termica...

1º Thermalright HR-03 GT R$200,00 + cooler 92mm 4500RPM R$50,00

2º Thermalright HR-03 GT R$200,00 + cooler 92mm 2500RPM R$15,00

3º Thermaltake DuOrb R$150,00 + VIZO PCL-201 R$40,00 O mais bonitinho :D

4º ZEROtherm HC92 8800 ***** R$150,00

5º Zalman VF-1000 R$200,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00

6º Accelero S1 Rev. 2 R$100,00 + VIZO PCL-201 R$40,00

Obs.: Se não for Rev. 2 você também vai ter de comprar + VGA RAMSINKS.

7º Thermaltake DuOrb R$150,00

8º Zalman VF-900 ***** R$100,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00

9º Zalman VF-700 ***** R$80,00 + Zalman VGA RAMSINKS ZM-RHS1 R$30,00

Como vocês podem ver o melhor deles é o HR-03 GT que já está esgotado desde novembro e só vai ter nas lojas a partir do final de janeiro e o eleito C/B é o ZEROtherm HC92 8800 *****, pena que no Brasil nós não vamos encontrar pois não tem distribuidora dele, alguem ai sabe onde podemos comprar desse ZEROtherm HC92 aqui no Brasil.

Obs.:

1. Pelo que eu li na net o overclock ideal (seguro segundo uma instação de fonte adequada 450W reais em uma placa mãe PCI-E 1.1), para a 8800GT é 750/1850/2000... acima disso ou você deve estar com um VGA cooler de excelente qualidade e um gabinete super bem ventilado, e/ou com uma placa mãe PCI-E 2.0 (caaaarrrroooooooo demais).

2. Alguns coolers como os da zalman são bons mas vem sem dissipadores adicionais para os mosfets e reguladores de tensão logo você tem que comprar mais dissipadores extras, é muito comum nas lojas ZM-RHS1, a própria spon tem deles, mas eles são de alumínio, o ideal é que nós usemos de cobre, mas não achei no Brasil...

3. Outros modelos como o HR-03 e o Accelero S1 são apenas um conjunto de dissipadores sem nenhum FAN (ventilador) e você tem que comprar a parte.

4. Para aqueles que pretendem overclokar como eu aviso logo que podem abusar mais do coreclock que do shaderclock (mais seguro e também melhor para o desempenho), mas as memórias ao que parece, não devem passar de 2000mhz a não ser nas 8800GT ultra durable 2 da gigabyte, que até agora foi o recorde na net em overclock chegando a 2400mhz de clock nas memórias.

esse VIZO PCL-201 serve pra que?

To querendo pegar esse Thermaltake DuOrb na smartdata, que deve chegar ate final do mes ou vale a pena esperar pela vf 1000 da zalman?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olha o viso é um conjunto de 2 ventiladores que ficam num slot pci do seu gabinete e assim dão ventilação adicional ao cooler, mas o zalman VF-1000 é infinitamente superior ao DuOrb, eu queria dele mas procurei no Brasil todo e não achei :( ao que parece a distribuidora Brasileira da Zalman e Seventeam não trabalha com ele, só com o VF-900 para baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
olha o viso é um conjunto de 2 ventiladores que ficam num slot pci do seu gabinete e assim dão ventilação adicional ao cooler, mas o zalman VF-1000 é infinitamente superior ao DuOrb, eu queria dele mas procurei no Brasil todo e não achei :( ao que parece a distribuidora Brasileira da Zalman e Seventeam não trabalha com ele, só com o VF-900 para baixo...

PistolaoBR beleza mano!! muito bom o tópico, os usuários da GT deveriam participar e se alguem tiver um cooler desses instalado postar umas fotos que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho boa a ideia guaimun...

Bora fazer overclock com voltmod via bios povão:

http://forum.clubedohardware.com.br/8800gt-overclock-vmod/516979

mais em baixo tem passo a passo como fazer...

Coloquei a minha na bios dela para rodar em 756/1836/950 ganhei 25% de performance :D

Quem tem cooler bom pode!!! E nem esquentem que a placa aguenta até 1.25V de modificação sem perder a vida útil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma placa de litografia de 55Nm voce não precisa de um VF-1000 isso é para as placas de 80Nm que esquentam muito... se você poe um duorb que é mais fácil de encontrar e mais barato a diferença vai ser pouca e com o VF-1000 você vai ter de comprar mais dissipadores para os VRMs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wow tu conseguiu dele onde a R$150,00 ótimo preço... lembre-se que se vocês forem comprar deles comprem também mais dissipadores de memória VGA para por nos mosfets e reguladores de tensão pois os 8 que já vem no VF-1000 LED vão ser usados nos 8 Chips de memória

Alguém sabe onde consigo um Accelero S1 rev. 2 ?

Estou procurando há tempo no Brasil e não acho em nenhum lugar.. estou pensando seriamente em mandar importar, mas sõ pelo menos 25 dias úteis de espera...

Pega o zalman VF1000led + ZM-RHS1 é bem melhor que o Accelero S1 rev. 2, quem tem dele é sempre Rev. 1 ai tu tem que comprar mais dissipadores para VGARAM (ZM-RHS1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wow tu conseguiu dele onde a R$150,00 ótimo preço... lembre-se que se vocês forem comprar deles comprem também mais dissipadores de memória VGA para por nos mosfets e reguladores de tensão pois os 8 que já vem no VF-1000 LED vão ser usados nos 8 Chips de memória

Pega o zalman VF1000led + ZM-RHS1 é bem melhor que o Accelero S1 rev. 2, quem tem dele é sempre Rev. 1 ai tu tem que comprar mais dissipadores para VGARAM (ZM-RHS1)

A revisão 2 dele não precisa mais comprar dissipadores adicionais ?

O maior problema está sendo a diferença de preços entre ele e o Artic Cooling... o zalman achei por R$ 165,00 no Rio a PE.. já o AC S1 rev. 2 consigo por encomenda por uns R$ 135,00 (já somando despesas totais)..

se houver alguma versão desse zalman que não precise comprar dissipadores adicionais eu pego, com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acabo de voltar do meu feriado e com ele trouxe uma 8800GT da ECS, versão que acompanha o Accelero S1.

Minha ideia inicial era pegar uma 8800GT da XFX ou da eVGA com overclock e trocar o cooler padrão por um Zalman VF-1000, já até tinha separado o dinheiro para tanto, e tinha 4 ramsinks sobrando do meu VF700Cu. Entretanto, ao observar as listas das lojas que costumo comprar no Paraguai, encontrei essa 8800GT da ECS com o Accelero por meros 253 dólares, contra 270 da versão da MSI (660MHz no core) e 290 da versão da XFX (640MHz).

Acabei optando pela placa da ECS primeiro por ser a mais barata e como eu ia pegar o Zalman mesmo, o cooler original não me importaria muito, e depois porque quem sabe eu conseguiria vender o Accelero e baratear a compra do Zalman.

Bom, mudei totalmente de ideia! Não imaginava ser tão eficiente esse tal cooler da Artic Cooling. Com as duas ventuínhas instaladas e o apoio de um fan extra de 12cm também da Artic Cooling, e com os slots abertos para o ar quente sair na traseira do gabinete, registrei agora a noite (temperatura ambiente em 26ºC) as marcas de 41ºC em idle e de 53ºC máxima em LOAD, testando com "rthdribl" por 30 minutos e depois também com Crysis.

Eu como grande fan da Zalman (uso um 7700AlCu no CPU e sempre usei um VF-700Cu em minhas VGAs) até acho que um VF-1000 deva ser ainda melhor que o Accelero S1, mas de qualquer forma, pelos resultados que tive com o meu Accelero S1, e pelo que custa (no meu caso até menos do que soluções padrões), RECOMENDO a todos que tiverem interesse e que o encontrarem por um preço acessível. Afinal, não é qualquer cooler (SILENCIOSO) que consegue manter uma 8800GT rodando a 650MHz no core a 53ºC durante LOAD.

OBS: Eu ia fazer um teste aqui com o VF700Cu, visto que minha placa da ECS já vem com todos ramsinks dissipadores nos reguladores, porém fiquei com dó de tirar o cooler da forma como veio instalado pois creio que a pasta térmica utilizada pela Artic Cooling seja melhor do que aquela padrão da Zalman que tenho aqui para quando eu retornar ao AcceleroS1. Ou seja, enquanto eu não comprar uma ArticSilver5 ou coisa assim vou ficar devendo o teste! Se alguém quiser me doar uma bisnaguinha eu aceito e faço o teste! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada nem pense em retirar esse seu cooler daí e trocar por um zalman VF-1000, não tem necessidade, a sua 8800GT é de litografia de 65Nm esse cooler já é mais do que suficiente para ela... faz um bios voltmod nela de 1.1V e veja quanto voce consegue por de over nela:

http://forum.clubedohardware.com.br/8800gt-overclock-vmod/516979

As 8800GT na tensão padrão 1.05V não deixam fazer muito over pelo baixo consumo de energia, poe em 1.1V que já dá para fazer overclock de 25%, e voce pode por até 1.25V sem forçar a placa ou perder a vida útil dela... só não pode passar de 1.3V ai sim voce corre o risco de forçar ou fritar ela... mas de boa, com a minha da Asus com o DuOrb cheguei a 774/1890/1000, e estável sem nenhum artefato, com ela em 1.25V e 805/1890/1000 com ela em 1.3V, pena que com o meu processador rodando core 2 duo rodando a 2.8Ghz dá bottleneck, logo fiquei com 1.1V 750/1830/1000.

poste seus resultados lá greatwalker ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PistolaoBR,

Eu lí bastante seus tópicos sobre as 8800GT, essa coleção de volt-mods, coolers, etc...

Antes de mais nada, PARABÉNS. Ótima iniciativa mesmo!

Por enquanto, não vou testar nenhum over. Primeiro porque estou meio sem tempo para perder um dia inteiro testando, testando e testando. Depois porque também não há uma grande necessidade para isso :D

Mas com certeza, assim que pintar uma folguinha aqui vou dar uma esquentada nela!

Pode ter certeza que pra quem já botou uma 7600GT em 694/1820, overclockar uma 8800GT vai ser uma delícia! ehAUIEHIAeuiaheuiA

Nielp103,

O VF-1000 da Zalman não precisa de dissipadores específicos extras para as placas com o G92. Ele já vem com 8 ramsinks para as memórias. A única coisa que deve se preocupar é com alguns reguladores de tensão. Nesse caso, se quiser fazer algo beeeem caprixado, compre mais um jogo extra de ramsinks da própria Zalman, e instale de acordo com essa imagem aqui: http://img211.imageshack.us/my.php?image=gt1dw3.jpg retirado de http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2539186&postcount=1

Se não ligar tanto assim para a beleza da placa, pode improvisar com alguns dissipadores de componentes eletrônicos, que devem custar uma mixaria em lojas especializadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nielp103,

O VF-1000 da Zalman não precisa de dissipadores específicos extras para as placas com o G92. Ele já vem com 8 ramsinks para as memórias. A única coisa que deve se preocupar é com alguns reguladores de tensão. Nesse caso, se quiser fazer algo beeeem caprixado, compre mais um jogo extra de ramsinks da própria Zalman, e instale de acordo com essa imagem aqui: http://img211.imageshack.us/my.php?image=gt1dw3.jpg retirado de http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2539186&postcount=1

Se não ligar tanto assim para a beleza da placa, pode improvisar com alguns dissipadores de componentes eletrônicos, que devem custar uma mixaria em lojas especializadas.

greatwalker, sabe se posso usar algum modelo alternativo a aquele da zalman citado no primeiro post deste tópico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae pessoal, estou montando um sistema novo com uma BFG 8800 GT OC, pesquisei bastante e acabei adquirindo um zalman vf 1000 led por R$ 165,00, também adquiri um kit de 8 ramsinks de puro cobre da Vizo por R$39,00.

Espero conseguir ótimos resultados com esse kit, segue as fotos do cooler que chegou hj aqui em casa

dsc03759cl9.th.jpg

dsc03761ek9.th.jpg

Quando chegar o resto das peças farei testes e postarei aqui os resultados, instalarei os ram sinks de cobre nas memórias e os de alu que vieram com o vf 1000 nos reguladoresde tensão e pasta térmica ARCTIC COOLING MX-2 Thermal Compound.

A loja em que comprei o cooler e a pasta termica foi a Justshop, situada em são paulo, fui muito bem atendido e os produtos chegaram rapidamente aqui e muito bem embalado, assim como alcool isopropilico de brinde... Recomendo a todos. www.justshop.com.br

Os ram sinks comprei na WAZ e estão para chegar, também recomendo essa loja, http://www.waz.com.br/cooler/vizo_cps12.php?codprod=88340

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...