Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Mr.Juba

Tutorial clonando hds para outros computadores.

Recommended Posts

Decidi fazer esse tutorial por causa da grande quantidade de pessoas que estão com dúvida em fazer clone de hd.

Eu fiz vários testes e no final vi que o problema está nos drivers.

É que a partir do Windows XP o SO grava alguma coisa que aquele arquivo só identifica se for o mesmo hardware, dando problema quando se quer passar tudo de um computador para outro, o que se pode fazer é tirar uma imagem dele e restaurar nele mesmo sem nenhum problema e também tirar uma imagem dele e restaurar num outro hd, mesmo que estiver num outro computador, mas ai se o hd for colocado no computador de origem ele funciona normalmente (testado isso).

Solução: Como o Windows não reconhece os drivers ele não consegue iniciar e acaba dando a tela azul. Então tem que tirar todos os drivers da máquina. Existem um programa que a própria Microsoft disponibiliza e está no cd do Windows, na pasta Support/Tools em um arquivo chamado DEPLOY.CAB. Use o winrar e descompacte os arquivos de lá.

Agora use o sysprep.exe, ele irá abrir uma janelinha, clique em “fábrica”. Quando eu cliquei ficou uns 30 minutos "travado", mas depois desligou. Quando desligar é porque está pronto já. Ai inicie com um boot de algum programa que faça imagem/clone e pela rede ou num hd que esteja como escravo faça a imagem/clone.

Depois que restaurar no hd (se for imagem, senão não precisa restaurar) inicie normalmente e, depois de demorar um pouco, ele instalará os drivers que o Windows possui e, se precisar, instale depois os outros.

Depois de tudo isso, sempre que iniciar o Windows, ele aparecerá a janelinha que citei acima e para tirá-la você terá que clicar em "Lacrar novamente" que fará com que o Windows peça novamente o serial evitando uma pirataria mais fácil.

E pronto, é assim que se faz um clone de hd para qualquer máquina, pelo menos nas que eu testei.

Programas que usei:

- Acronis True Image (para fazer o disco de boot e a imagem, mas é pago para fazer a imagem dentro do boot, antes de iniciar o Windows). Muito bom o programa! Minha opinião: se for fazer a imagem pela rede é melhor que o Norton Ghost que é muito chato e não consegui direito configurar a parte do driver de rede, sempre dava algum problema. O Acronis não precisou nada disso, foi automático.

- Driver Genius Professional: para pegar todos os drivers, antes de tirá-los, e armazenar numa pasta específica, facilita na hora de reinstalá-los.

- sysprep.exe (na pasta Support/Tools/DEPLOY.CAB do cd do Windows).

Ps.: Não está completo e nem 100% testado, mas ajudará muitas pessoas desenvolverem ainda mais esse tutorial!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, o tópico é bom, bem explicado mas não me ajudou muito não. meu problema é que chegaram 10 notebooks novinhos, zeradinhos aqui na empresa e estavámos pensando em configurar apenas um e clonar o HD para passar para os outros. Porém meu chefe quer um programa que seja free (não seja pago), e até agora não achei nenhum.. quem puder me ajudar!

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.. di novo.. :huh:

bom, agora assim que cheguei na empresa (só pego as 13:45) meu chefe disse que usaríamos o Ghost mesmo, porém ele pegou o arquivo sei lá eu onde e me passou pelo pendrive, daí eu queria gravar em um cd, para fazer o boot, certo. porém acredito eu que a gravação não é igual a gravações normais que fazemos, certo? então criei uma imagem ISO, com o arquivo .iso.

quando deixo o boot nu cd ele não dá o boot, passa reto e inicia o SO (Xp), saberia me dizer como proceder?

Ai a tarefa que ta mais me enlouquecendo :eek:.. osakspoakspo, se puder me ajudar seria de muita utilidade.. =)³

Muito obrigada, desde já.

abraços, Bianca Molina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Da uma olhada nas suas msgs privadas.

    Como são notebooks novos, acho que ele comprou todos iguais então fica muito mais fácil fazer isso, não precisa da parte do sysprep.

    E uma coisa, o seu chefe está sempre do seu lado? Porque a parte de fazer o clone o trial pode fazer, mas a parte do deploy (restaurar) precisa da licença para gerar o arquivo .iso para dar boot na máquina que vai fazer o deploy.

    Se quiser posso mandar esse .iso de alguma maneira para você, ai você grava um cd e faz o deploy. Acho que ele nem precisa saber que é pago =P

    Mas acho que é mais fácil você tirar algumas cópias do cd do win e fazer a instalação um por um, porque esse deploy é feito pela rede, então se colocar todos de uma vez pegando o mesmo arquivo no mesmo local, vai ficar lerdo demais!

    Falam que o Ghost é bom, mas é pago também...

    E nesse boot ai, talvez a máquina não esteja colocada para dar boot direto pelo cd, ou você tem que colocar na bios ou apertar alguma tecla quando liga para trocar o boot temporariamente.

    Ou esses arquivos que seu chefe passou não são de um cd de boot do Ghost... Pode ser que ele não procurou direito na internet e acho que era o ghost...

    Qualquer coisa fala ai.

    Editado por Mr.Juba

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×