Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer 3 partições? Windows + Linux + Dados


zandree

Posts recomendados

Olá pessoal,

Tenho um notebook Dell Vostro 1000 com 120gb de HD. "Configuração completa no fim desta msg".

Eu quero dividir esse HD em três partes, sendo uma para o Windows XP, outra para o Ubuntu 7.10, e uma para os meus "Dados" (arquivos, músicas, trabalhos, etc).

IMPORTANTE: Preciso que essa partição de "Dados" possa ser lida pelos dois sistemas operacionais (Windows XP e Ubuntu 7.10)..

Como eu devo proceder para particionar o meu HD em 3 partições e fazer os dois sistemas operacionais enxergarem a partição de "Dados"? Como seria um passo-a-passo, tutorial, desse processo?

Qual sistema de arquivos devo usar em cada partição?

Estou pensado em dividir assim: 30gb para Windows; 30gb para Linux; 60gb para os "Dados"; Assim está bom? Ou seria melhor 40gb para cada partição?

Abraços, André.

Configuração da máquina:

Notebook Dell Vostro 1000;

Processador Turion X2 TL-56;

2 GB de memória;

120 GB de HD;

Windows XP SP2 instalado;

Placa de vídeo Radeon Xpress 1150;

Placa de rede sem fio MiniPCI Dell 1390;

Gravador de DVD 8x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você for formatar mesmo o windows pode fazer o seguinte: formata e instala o windows numa partição e já na instalação formata outra partição que será a de dados em ntfs e deixa o resto pro Ubuntu. Com o windows instalado e a partição dados formatada, instale agora o ubuntu no restante do hd, com o ubuntu já instalado e funcionando, instale o pacote "ntfs-config", via apt-get (apt-get install ntfs-config) esse programa é um driver para você poder gravar e ler dados em partições ntfs. Dessa forma você terá uma partição de dados tanto pra windows quanto pra linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

HD 120G = 114G na verdade .. 24G Windows NTFS , 10G linux EXT3 e 80G Dados FAT32.. no meu Pc ta assim..a parte de dados precisa de mais espaço, você sempre vai colocar arquivos la, vai estar mexendo..na partição dos SO você não adiciona programas todos os dias..

24G/10G esta de bom tamanho e sobra espaço demais ainda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Use a Single Data Store When Dual Booting"

http://forum.clubedohardware.com.br/instalei-gnu-linux/500024

--

Hoje, GNU/Linux escreve em NTFS também.

--

A sugestão são 4 partições:

.Win;

.GNU/Linux;

.Dados: Sistema de Arquivo da MS;

.LinuxSwap;

--

Não use FAT32 em HDs maiores que 40GB, o desperdício de disco cresce muito. Os cluster ficam enormes e para quem tem muitos arquivos pequenos... é muito desperdício.

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...