Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Determinar Corrente Máxima de Transformador


hgccsp

Posts recomendados

Olá pessoal!!

Estou querendo montar uma fonte de alimentação e gostaria de determinar a corrente máxima que meu transformador pode fornecer. Como eu poderia fazer isso, já que ele foi retirado de um aparelho de som antigo e eu não possuo as especificações. Ele possui entrada para 110V e 220V e as saídas são uma de 10V e outra de 20V + 20V. A saída de 20 + 20 era usada para alimentar o amplificador de áudio do aparelho, e a de 10V para alimentar o circuito. O fio da bobina de 20 + 20 possui aproximadamente 0.8mm de diâmetro. Abaixo estão algumas imagens do transformador. Os fios laranja e o verde são os 20 + 20 e o amarelo e azul são os 10V.

dsc00001hi9.th.jpgdsc00002qq9.th.jpgdsc00003us3.th.jpg

Gostaria também de uma ajuda para o circuito da retificação, pois o circuito original da fonte me parece ser muito filtrado, e eu gostaria de manter esse "nível" de filtro, pois pretendo utilizar a fonte para alimentar também meus transmissores. O único porém é que o circuito original da fonte não utiliza transformador com center tap. Aqui está o circuito retificador:

retificadoreb5.th.png

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deveria ter visto a potencia do aparelho que ,assim poderia ter uma ideia de qual e a potencia desse trafo,pela foto não pude ver a dimenção do trafo mais acredito der uns 40 Watts

Gostaria também de uma ajuda para o circuito da retificação, pois o circuito original da fonte me parece ser muito filtrado, e eu gostaria de manter esse "nível" de filtro, pois pretendo utilizar a fonte para alimentar também meus transmissores. O único porém é que o circuito original da fonte não utiliza transformador com center tap. Aqui está o circuito retificador

Circuito original de onde?que tipo de fonte quer montar simétrica +20 e -20??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá rafael.luc!

Obrigado pela atenção!

Esse transformador alimentava 2 CI's TDA1512/L, que eu catei o datasheet, mas só encontrei o do TDA1512, que aparentemente deve ser o mesmo CI, já que os 2 tem 9 pinos. No datasheet dele está informando que consome 3.2A, então acredito que o transformador deva fornecer algo em torno de 7A.

Tirei mais uma foto do transformador, agora com uma moeda de 5 centavos ao lado.

dsc00004qg0.th.jpg

A fonte que prentendo montar é essa do link:

http://br.geocities.com/krebyy/fonte_bancada.pdf

Pretendo utilizar a saída de 20 + 20 para a fonte, e então usaria o verde como GND e os laranjas iriam para os diodos, que seriam 2 no caso,e dali sairia o positivo para o circuito. Por esse motivo não posso usar o retificador do circuito do outro post. Mas gostaria de poder utilizar um filtro tão eficiente quanto aquele, já que são 4 capacitores cerâmicos mais o eletrolítico depois da retificação.

Obigado pessoal!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá seu trafo deve ter 40/50W o CI tem 20W a corrente de 7 Amperes é de pico caso tenha curto ou baixa impedancia na saida (suporta isso por pouco tempo)

Fazendo as contas seu trafo tem 1 A por enrrolamento, 2A no total tem como montar a fonte convencinal(sem ser simetrica) com trafo com derivação,basta por os dois enrrolamentos em parelelo com diodos, não tenho achei um esquema para colocar.

Mais é mais fácil voce obter outro trafo para 7A compativel com o projeto da fonte regulada,use esse trafo para montar um amplificador para seu PC:bigs:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

basta por os dois enrrolamentos em parelelo com diodos
Colocar em paralelo de que jeito?Lembrem-se que quando temos transformadores com center-tape, os secundários são defasados em 180° um do outro (quando uma bobina está no semi-ciclo positivo, a outra está no negativo)...Se colocar os tapes em paralelo, o trafo "torra"...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu as dicas!!

"Fazendo as contas seu trafo tem 1 A por enrrolamento, 2A no total tem como montar a fonte convencinal(sem ser simetrica) com trafo com derivação,basta por os dois enrrolamentos em parelelo com diodos, não tenho achei um esquema para colocar."

Inicialmente era isso que eu pretendia fazer.

Estou disposto a trocar as bobinas do secundário, deixando apenas uma saída de aproximadamente 25V. Como eu poderia fazer isso e também aumentar a capacidade de corrente dele?

Qual a bitola de fio esmaltado eu deveria usar?

Creio eu que deva sair mais em conta fazer isso do que comprar um trafo novo.

Valeu!! \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar em paralelo de que jeito?Lembrem-se que quando temos transformadores com center-tape, os secundários são defasados em 180° um do outro (quando uma bobina está no semi-ciclo positivo, a outra está no negativo)...Se colocar os tapes em paralelo, o trafo "torra"...

Creio que você se confundiu! hehehe

seria feito + ou - assim:

20V ----|>-----*------ 20V retificados

|

0V----GND |

|

20V------|>---|

Creio eu que deva ser isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que você se confundiu! hehehe

seria feito + ou - assim:

20V ----|>-----*------ 20V retificados

|

0V----GND |

|

20V------|>---|

Creio eu que deva ser isso!

Pelo que eu consegui entender do desenho, nao tem absolutamente nada aí em paralelo... Você simplesmente desenhou um retificador em onda completa usando o center-tap do trafo... E note que você vai ter a corrente máxima de 1 (um) ampere apenas (e não dois, como havia sido dito)

Pelo esquema desenhado, num instante conduz APENAS o diodo de cima (corrente máxima do trafo=1A), no semi-ciclo seguinte APENAS o diodo de baixo (novamente 1A de corrente)...

Quando se diz "colocar em paralelo", seria ligar os fios correspondentes aos dois extremos dos tapes JUNTOS (aí sim voce teria colocado as bobinas em paralelo, mas elas iriam queimar!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu consegui entender do desenho, nao tem absolutamente nada aí em paralelo... Você simplesmente desenhou um retificador em onda completa usando o center-tap do trafo... E note que você vai ter a corrente máxima de 1 (um) ampere apenas (e não dois, como havia sido dito)

Pelo esquema desenhado, num instante conduz APENAS o diodo de cima (corrente máxima do trafo=1A), no semi-ciclo seguinte APENAS o diodo de baixo (novamente 1A de corrente)...

Quando se diz "colocar em paralelo", seria ligar os fios correspondentes aos dois extremos dos tapes JUNTOS (aí sim voce teria colocado as bobinas em paralelo, mas elas iriam queimar!)

Era isso mesmo que eu havia tentado desenhar, mas não ficou formatado do jeito que eu queria! :P

Mas agora que voce falou eu lembrei desse pequeno detalhe do "paralelo" aí!

Mas pode me informar se vale a pena colocar outra bobina no trafo?

Qual a bitola de fio que deveria usar para conseguir os 6A?

Ou vale mais a pena comprar outro?

Vale a pena esse trafo aqui:

TRAFO 2X24V 5A -- R$ 33,60

E que configuração é essa??: 2X24V

Seria um center tap?

Valeu! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pode me informar se vale a pena colocar outra bobina no trafo?

Qual a bitola de fio que deveria usar para conseguir os 6A?

Ou vale mais a pena comprar outro?

Vale a pena esse trafo aqui:

TRAFO 2X24V 5A -- R$ 33,60

E que configuração é essa??: 2X24V

Seria um center tap?

Valeu! :lol:

voce tem que trocar todo o trafo inclusive o entreferro ,ou seja outro trafo!!!

2x24V é com tap central voce pode ligar como no esquema que coloquei ou não usar o tap central(e nen aterar) mais neste caso tera 48V para uma fonte convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem que trocar todo o trafo inclusive o entreferro ,ou seja outro trafo!!!

2x24V é com tap central voce pode ligar como no esquema que coloquei ou não usar o tap central(e nen aterar) mais neste caso tera 48V para uma fonte convencional.

Acho que então vou comprar este outro trafo aí. Muito mais fácil! :P

48V daria uma bela fonte!! :devil:

Brigadão pelo esquema!

Valeu a ajuda! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você consegue esses dados ao determinar a potência desse trafo. Como?

Geralmente na parte de baixo do trafo é possível medir (com uma régua) a área do ferro, (em cm2) que vai passar por dentro da bobina. Praticamente as medidas internas do carretel da bobina. Essa área ao quadrado determina a potência do trafo (potência bruta). tire 10% dessa medida e você tem a potência líquida do trafo. O que você procura: Watts dividido por tensão = corrente máxima desse trafo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você consegue esses dados ao determinar a potência desse trafo. Como?

Geralmente na parte de baixo do trafo é possível medir (com uma régua) a área do ferro, (em cm2) que vai passar por dentro da bobina. Praticamente as medidas internas do carretel da bobina. Essa área ao quadrado determina a potência do trafo (potência bruta). tire 10% dessa medida e você tem a potência líquida do trafo. O que você procura: Watts dividido por tensão = corrente máxima desse trafo.

Boa sorte.

Olá Paschoal!!

Muito obrigado pela informação!! Foi de muita ajuda mesmo!!

Mas só fiquei com uma dúvida ainda: a área que devo calcular é somente a parte que esta escondida pelo carretel, ou é toda a área do ferro?

Se puder explicar um pouco mais detalhadamente, eu fico muito agradecido!!

Grande Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...