Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

filmadora, qual a malhor?


leonardo_sala

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

todos os foruns que entrei (até de portugal) antes de comprar minha filmadora diziam o mesmo:O mini-DVD é disparado, o melhor.

Sugiro não entrar nessa e, antes, verificar o que mais se adequa ao seu perfil.

Tipo, Se quer fazer filmagens simples, sem edição, compartilhar imediatamente o gravado com alguem, A mini DVD é melhor. Se quer fazer filmagens longas a HD é melhor. Fora isso opte pela mini-DV.

Outra questão, é que com a Mini-DV e a de HD vai ter de comprar uma boa placa de captura com um bom programa, ou um gravador de mesa, o que vai encarecer a sua compra, além de ser um porre ficar copiando fitas para o DVD.

espero não ter complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cesar,

Bem vindo ao fórum!

Sinto contraria-lo, mas essa não é uma questão de gosto pessoal ou de preferências individuais. Como você mesmo disse, cada caso é um caso, mas você está enganado em várias afirmações.

Em primeiro lugar, uma filmadora de HD não precisa de placa de captura e nem do leitor de DVD (que a sua precisa); ela é ligada ao PC via porta USB e funciona como um HD externo, sendo inclusive a mais simples das três no quesito conectividade com o PC.

Em segundo lugar, uma placa firewire (utilizada como captura para as MiniDV) custa de 10 a 20 dolares, e é só ela. Sua filmadora exige um leitor de DVD para importar os filmes para o PC e esse leitor custa perto de 50 dólares.

Assim, meu amigo, veja que sua opinião está baseada única e exclusivamente na sua experiência pessoal e no uso que você deseja para sua filmadora.

Concordo com você que o mini-dvd é ideal para quem não quer editar as filmagens, mas também é necessário informar que é relativamente normal a perda de um disco de DVD sem maiores motivos: tenho aqui dezenas (veja bem: dezenas) de discos de clientes que não abrem; alguns acusam que há um erro e outros simplesmente desaparecem. Já gastei horas tentando recuperar cada um deles mas sem sucesso. Um dos meus clientes tem o triste número que de cada 3 discos, um dá problema.

Dessa forma, tanto pessoalmente quanto profissionalmente não posso concordar com sua afirmação que o "mini-DVD é disparado, o melhor".

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RedBeard, me equivoquei, a compra aconselhada nos foruns era a MINI-DV, como disparado a melhor aquisição.

Comprei, então, uma filmadora Panasonic PV-GLS15LB-S e um gravador de mesa da Samsung. O gravador logo deu pau, passou mais tempo na famigerada assitência ténica da Samsung que em casa. No final a Samsung me devolveu o dinheiro na marra.

O Panasonic PV-GLS15LB-S em pouco tempo começou a enguiçar; primeiro a porta da fita, depois uma insistente tela azul que pede reset, e por último mastigou a fita do casamento de um amigo. Gastei metade do valor dela em reparos.

Achei a filmadora em DVD a melhor opção por causa destas experiências negativas. Estou com umas 20 fitas do meu bebê para passar pro DVD e não sei como fazer. Além do mico com os amigos nubentes. Não quero outra MINI-DV.

Estou tentando decidir qual filmadora comprar e isso está consumindo meus neurônios (o tico e o teco). Nunca considerei comprar as filmadoras de HD porque meu computador é uma carroça e não tenho muita habilidade em informática. Só quero uma filmagem doméstica de muita qualidade e praticidade. O que me aconselha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cesar,

Eu não aconselho a mini-DVD pois a chance de você perder o que filmou é a mais alta dos três formatos. Minha opinião é para o uso de Mini-DV se o objetivo é qualidade, ou para HD se o objetivo for praticidade.

Em ambos os casos vai ser possível encontrar alguma pequena produtora que passe o conteúdo para um DVD por 15 a 20 reais, isso para quem não quiser fazer em casa.

É a minha opinião.

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para completar, vou dar um testemunho.

Há dois anos uma pessoa me trouxe uma fita para passar para DVD. Até então eu só tinha feito isso em fitas VHS e VHS-C, mas a fita que essa pessoa trouxe era sony 8mm. Pela etiqueta, ela fora gravada em 1986.

Minhas fitas pessoais (vhs) de 86 estão em péssima qualidade; as cores desgastadas, puxando pro verde e quase nenhuma definição. No entanto, a fita 8mm estava com cores perfeitas, como se tivesse sido gravada no dia. Depois deste trabalho recebi mais de 100 fitas 8mm e em todas elas a qualidade da imagem é superior a uma fita vhs nova.

Cada fita que recebo eu me pergunto porque não é possível voltar no tempo e comprar uma filmadora dessas ao invés das 4 ou 5 vhs que tive ao longo da vida.

Hoje não abro mão da mini-DV. Tenho quase uma centena de fitas e apenas umas 5 eu passei para DVD e ainda assim na qualidade máxima possível.

Ter uma filmadora MiniDVD já é capar a qualidade na hora da filmagem. Ter uma com HD embutido também. A mini-DV tem a maior qualidade e já é o melhor formato de armazenamento existente hoje.

No futuro terei uma de Alta Definição e com certeza vai ser a de melhor qualidade, independente do trabalho que ela poderá me dar. Ver meus entes queridos em imagens amareladas, já chega. VHS nunca mais.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...