Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de um 486 dx2 66 @ 80


peladin_bundifora

Posts recomendados

Hehe, eu fiz um overclock no meu 486 DX2  que tem clock de 66 MHz e aumentei pra 80 MHz, esse processador multiplica o clock externo por 2, então eu mudei os jumpers do FSB dele que estava em 33 MHz e coloquei em 40 MHz, chegando a 80 MHz internos... ele está com cooler e dissipador do 486 DX4 100, será que ele vai dar conta de refrigerar o processador com overclock? pelo que eu sei os 486 nem precisavam de cooler, só a partir do DX4 100 MHz.... é que essa maquina tem gabinete deitado (do tipo Desktop) e tem pouco espaço pra circulação de ar por conta dos flat-cables, cabos de alimentação, CD ROM, drive de disquete "pastel preto" :P .... e com esse overclock as memorias vão aguentar? na maquina tem memoria EDO de 72 duas vias e memorias SIMM de 30 vias....

:dia: :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehhhhee

esse cooler vai dar conta do recado sim. :)

quanto as memorias eu não tenho certeza não, mas acho que a velocidade delas não aumenta, pois elas não trabalhao "juntas" com o processador. isso so passou a acontecer depois das memorias SDRAM.

se tiver errado alguem diz aí...

falou

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo cara, bom, esse tópico pode servir de curiosidade pra alguem, já que além de mim, muita gente não sabe direito como funcionam as maquinas antigas, tipo processador, memorias, placa mãe, freqüências..

eu só fiz overclock nesse 486 porque quero montar uma rede com a minha maquina titular pra mim fuçar e aprender mais sobre redes Linux/Linux, Linux/Windows, Windows/Windows.... por isso q eu estou tentando melhorar ele, preciso instalar nele o Win95 e algum linux, to pensando no slackware... e seria bom ter mais poder de processamento, se bem que um aumento de 14 MHz não é lá grande coisa hoje em dia, mas pra um 486 tá bom... quase 25% a mais.... mas tem outras coisas que eu preciso melhorar, tipo HD e memoria q só tem 12 MB :P

valeu

:dia: :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado cara! Overclock em 486 não é seguro! Esta máquina é sua? É a única que você tem? Não aconselho este overclock, porque para os padrões de hoje não adiante de nada 14Mhz a mais. Deixa este pc rodando padrão mesmo que vai ser mais jogo!

Outro porém também é que este seu processador é muito antigo. Com certeza você está praticamente "OBRIGANDO" ele a dar pau! Tire o overclock é a minha sugestão. :**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se preocupa não cara :) eu tenho outra maquina titular, essa ai é cobaia mesmo, se estragar o processador eu compro outro por no maximo 15 reais na Santa Ifigênia, e qualquer outra parte também você acha em lojas de hardware usado as vezes a preço de banana

valeu  :-BEER

:dia: :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei onde o nosso colega leu que over num 486 não é seguro. Não vejo diferença em overclock num 486 ou num Athlon XP, o procedimento básico é sempre o mesmo, ou seja, forçar o processador a trabalhar em frequências maiores que o estipulado pelo fabricante. Quanto a memória, não haverá problema, pois pelo que você escreveu, você apenas aumentou o multiplicador, então não mexeu na velocidade da memória. Se o 486 aceitou trabalhar em 2 x 40 Mhz sem travar, então não há problema algum. Dá diferença no desempenho, sim (embora não tão grande) uma vez que você colocou a placa pra trabalhar em 40 Mhz contra os 33 Mhz anteriores. E como você disse, SE por acaso queimar... o preju é muito pequeno  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, eu respeito a dica dele, mas se der pau é um prejuizo muito pequeno e deu diferença sim, e além do mais, eu gosto de overclock, é impossivel pra mim usar uma maquina "original" sendo que eu sei que posso melhora-la, overclock é uma arte, eu ainda não tenho muita experiencia, mas tenho uma noção razoavel, pelo menos no meu celeron deu bem certo e melhorei pra caramba minha maquina.... nessa minha outra maquina antiga eu to pensando em colocar um 486 DX4 de 100 MHz que custa 15 reais huahauhau dai já dá pra ouvir mp3 nele

:dia: :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ***MYKE***@05 Out. 2003,12:39

Não sei onde o nosso colega leu que over num 486 não é seguro. Não vejo diferença em overclock num 486 ou num Athlon XP, o procedimento básico é sempre o mesmo, ou seja, forçar o processador a trabalhar em frequências maiores que o estipulado pelo fabricante. Quanto a memória, não haverá problema, pois pelo que você escreveu, você apenas aumentou o multiplicador, então não mexeu na velocidade da memória. Se o 486 aceitou trabalhar em 2 x 40 Mhz sem travar, então não há problema algum. Dá diferença no desempenho, sim (embora não tão grande) uma vez que você colocou a placa pra trabalhar em 40 Mhz contra os 33 Mhz anteriores. E como você disse, SE por acaso queimar... o preju é muito pequeno  :laugh:

Santa ignorância Heim?!?!? Que isso cara!! Leia mais sobre processadores ok??? Os 486 tem a placa de silício menos pura e mais grossa que os processadores atuais.. Por isso esquenta muito mais... E tambem overclock nele não é seguro porque o cristal dele já está velho e desgastado, ou seja.. no fin da vida. Se fizer um over provavelmente queimará em breve!

Na boa myke... Leia mais antes de postar.. você está meio "DESESPERADO" demais para postar.. Você pode acabar dando conselho errado e prejudicar um amigo nosso aí... Valeu aí galera! :**  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por manezoide@09 Out. 2003,16:42

Há tanto prós como contras...

Aí depende de cada um. :;):

Ô gente... Será que vocês não percebem que o tal processador já tem filhos, netos, bisnetos e tataranetos???

Acham justo tirar a bengala de um senhor tão velho assim??? É a mesma coisa que colocar um senhor de 90 anos para andar de patins em uma ladera!!!! Vão pará de querer ferrar com o coitado!!!

Este processador é muin ruim para overclock...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por G£äß®ö+09 Out. 2003,22:06-->
manezoide@09 Out. 2003,16:42

Há tanto prós como contras...

Aí depende de cada um. :;):

Ô gente... Será que vocês não percebem que o tal processador já tem filhos, netos, bisnetos e tataranetos???

Acham justo tirar a bengala de um senhor tão velho assim??? É a mesma coisa que colocar um senhor de 90 anos para andar de patins em uma ladera!!!! Vão pará de querer ferrar com o coitado!!!

Este processador é muin ruim para overclock...

Não entendi porque tanta preocupação sua com isso. você fala como se ele corresse o risco de queimar um AthlonXP ou um P4...

Se o cara quer fazer oc no 486 dele, o que há de errado? É um processador antigo e, como ele próprio já disse pode conseguir outro se queimar...

Além do mais, oc é um esporte: pratica quem quer, como quer, e por sua conta e risco. E de qualquer forma, esse processador já está no fim da linha mesmo, que diferença faz?

Acho super válido esse oc, pelo lado da curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Báh! Eu apenas acho que qeuimar um processador que está em pleno fuincionamento, apenas por "ESPORTE" é uma coisa meio débil... Mas eu não tô preocupado.. Meu Duron tá aqui belezinha... fuincionando redondinho.

Só tô falando que over neste pc é CAIXÃO! Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo c/ você, mas se ele quer brincar, você recomenda um 486 ou um athlon XP?

Tá certo, se ele não mexer, o proc. vai durar mais... Mas já que ele possui o micro "titular", ele usa o velho como exercício, experiência, p/ correr menos riscos com o outro.

Afinal, se ele não mexer no micro dele, vai mexer no de quem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por manezoide@10 Out. 2003,15:54

Concordo c/ você, mas se ele quer brincar, você recomenda um 486 ou um athlon XP?

Tá certo, se ele não mexer, o proc. vai durar mais... Mas já que ele possui o micro "titular", ele usa o velho como exercício, experiência, p/ correr menos riscos com o outro.

Afinal, se ele não mexer no micro dele, vai mexer no de quem?

Tá certo cara... É que processador funcionando dá dó de ver ele queinar só por zuação! Mas seguite, pede a galera que tem um tempo a mais aí, para te ensinar a passar de Dx2-66 para 132Mhz... É fácil, e com um coolerzinho de k6 já dá p fazer isso.

E é bem mais arrebenta fazer over em um athlon do que num 486.. mas tem louco p tudo né?

PS:. Só não passo como se faz isso, porque não tenho muito tempo! Traballho de segunda à sábado de 8 da manhã até 8 da noite.. chego em casa lenhado, e no domingo quero descansar...

Ou então esopera eu tê tempo que eu te passo as manhas... :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem dia desses estava desesperado atrás de dicas pra fazer overclock num Duron, e falava coisas sem nexo, como dizer que FSB é o clock do processador, é estranho se comportar como se fosse o mais sábio dos sábios em 486. Acho que você é quem deve ler mais antes de postar. Outro dia mesmo, respondeu uma pergunta de um colega querendo saber como fazer overclock num MMX 166, mandando ele aumentar o FSB no setup pra 100 Mhz!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

canááário  :P  meu 486 virou polemica :D huahuahauha tá loco gente, eu curto overclock, faço overclock no meu celeron, na minha placa mãe, na minha Geforce (que tem gpu de 275 mas roda a 410! hehe) e agora to fazendo no meu 486.. tá rodando a 80 e tá mais estavel que o pc de muita gente por ai :P eu to com vontade de comprar um DX4 100 MHz e pronto, num vou mais pode fazer over nele porque minha placa soyo pra 486 só tem FSB de 33, 40 e 50 MHz... mas tá valendo, valeu ai por lerem meu topico!

:dia: :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...