Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qto de swap?


mts123456

Posts recomendados

daí galera, tenho um Celeron600Mhz com 128RAM e HD de 8GB.

Seguinte, qual o tamanho ideal p/ o tamanho da partição swap?? Sei q 128MB é o ideal, mas eu instalei o Mandrake9.1 e usei uns 480MB de swap (sei q foi exagero) e o problema é q o micro fico lento pacas (parecia um 386....)

Tipo eu instalei o RedHat9 com uns 400MB de swap e não deu problema algum...

Se eu alocar uma qtde grande de espaço p/ a partição swap tem algum problema?? Isso vai afetar o desempenho de meu micro se eu colocar uma qtde grande de espaço p/ a swap??

Ouvi dizer q o kernel do Mandrake9.1 tem problemas. Sera q é por isso q meu micro ficou estão lento??

Alguem pode confirmar isso?? Pois instalei o Mandrake e estava estão lento q desinstalei...:(

Ps: não fiz nenhuma instalação especial nos 2 casos (RH9 e Mandrake9.1), deixei a maioria padrão na hora de instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma partição muito grande de SWAP pode trazer problemas, pois o espaço pra gerenciar é maior.... pricipalmente se esta partição estiver no "fim" do disco... O que pode causar perda de desempenho da máquina.

Procure criar partições menores e no "início" do disco, ou seja antes das partições nativas do sistema.

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o q recomendaram, fiz uma partição "SWAP" de 100mb no inicio do disco e o resto deixei para a partição "/" (uns 7,5gb).

Ou seja, tenho 2 partições no total (SWAP e /).

Mas meu micro ainda continua com o problema da lerdeza de abrir programas, etc.... To com o Mandrake 9.1 e ta muitooo lerdo....

Creio q um Celeron q nem o meu possa rodar um linux satisfatoriamente né??

Alguem me ajuda aí??

Sei q no começo da instalação do Mandrake tem uma opção de auto-particionamento. Se eu deixar q ele particione meu HD sera q resolveria o problema da lentidão???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou assim minhas partições

hda2 SWAP (100mb)

hda1 partição de montagem / (7,5gb)

Mas fico lento ainda o sistema. Alguem da alguma dica p/ aumentar a performance do meu micro???????  :(

Ps: eu estava com o Mandrake 9.1 e desinstalei de estão lerdo

Notei q com o RedHat9 também não fica uma maravilha o micro. Sera q estou fazendo alguma coisa errada na hora de montar as partições???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Tamanho do swap vai depender da quantidade de aplicativos que voce vai deixar aberto simutaneamente. Quanto mais aplicativos mais swap. X11, KDE e OpenOffice vão consumir mais de 128 MB de memória. Acredito que a soma de memoria RAM mais swap deve ser no mínimo 256MB. aquela historia de swap=2x ram é meio furado, pois eu uso um PC com 1GB de RAM e 512 de swap. Quanto a lentidao, provavelmente voce esta usando KDE que é lento mesmo. Gnome também é lento (dizem que é mais leve que KDE, mas não sei não). Experimente usar Kurumin que é mais leve que MDK ou RH. Comparando com Win98 ou até mesmo com WinXP, MDK9.1 e RH9.0 sao BEM mais lentos. Aquela conversa que o Linux é muito mais rápido é muito relativo. Celerom 600 não vai rodar Linux parrudo (MDK e RH) rápido, vai ser lerdeza mesmo. Num P233, com KDE e OpenOffice (principalmente uma planilha grande) vai ser uma tortura. Eu uso Rh9 num Athlon 2400 com 1GB de RAM e 2 HDs 7200. Linux NÃO RODA feito relampago com eu esperava. Num segundo computador com K62 de 500 com 256MB, onde esta Win98, o proprio OpenOffice roda muito mais rápido que no Linux do Athlon 2400. Agora, uma coisa eu preciso reconhecer. RH9 está ligado há mais de um mês continuamente, rodando de tudo de vários programas de uma só vez. Nunca travou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...