Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

Faller, eu fiz o teste de consumo, e deu que eu preciso de uma fonte com no minimo 300w reais (9800GT 512Mb DDR3, Athlon II X2 250, 4GB DDR2 Dual Chanel, 320GB S-ATA II, DVD-RW)... Eu comprei a St-350bkv com 350w, com eficiência de 65% :( , ela aguenta o tranco jogando Crysis?

Não foi uma boa compra, é uma fonte muito antiga (para você ter ideia hoje já temos fontes que alcançam 90% de eficiência), porém ela deve aguentar o seu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi uma boa compra, é uma fonte muito antiga (para você ter ideia hoje já temos fontes que alcançam 90% de eficiência), porém ela deve aguentar o seu pc.

Eu quero garantias, de que a longo prazo nao vão ocorrer danos, entende? Quero jogar TUDO sem reiniciar, sem nenhum problema..... E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero garantias, de que a longo prazo nao vão ocorrer danos, entende? Quero jogar TUDO sem reiniciar, sem nenhum problema..... E agora?

Que não vai dar problemas com essa sua config eu garanto (exceto em caso de defeito de fabricação na fonte). Apenas disse que existiam opções bem melhores do que essa pelo mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu quero garantias, de que a longo prazo nao vão ocorrer danos, entende? Quero jogar TUDO sem reiniciar, sem nenhum problema..... E agora?

Simples... Se tivesses perguntado antes de comprar, te diria para não comprar essa dai, com 65% de eficiência, uma fonte antiquada, adequada para os PC's da série Athlon XP e disco rígido antigas... Coisas de 10 anos atrás...

Agora pergunte a você mesmo.. E agora???

Só como exemplo uma OCZ400SXS2, que custa cerca de R$ 170 tem as seguintes vantagens

- Tem PFC ativo, essa dai não...

- Tem eficiência comprovada que ultrapassa os 84%, essa dai 65% somente.. Agregando teu custo com energia botada fora, em um ano poderias comprar uma Corsair das melhores... Fora o calor que ela gera..

- É homologada no programa 80 Plus, essa dai é do tempo que esse programa nem existia..

- Entrega cerca de 32 Amperes em 12 Volts, essa dai somente 25 Amperes...(7 Amperes a mais são 84 Watts)

Mas, como já lhe foi dito, essa dai vai tocar sua config, vai aquecer um pouco, tende a durar de 1 a 2 anos, depois pode esperar que a mesma tenda a abrir as pernas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples... Se tivesses perguntado antes de comprar, te diria para não comprar essa dai, com 65% de eficiência, uma fonte antiquada, adequada para os PC's da série Athlon XP e disco rígido antigas... Coisas de 10 anos atrás...

Agora pergunte a você mesmo.. E agora???

Só como exemplo uma OCZ400SXS2, que custa cerca de R$ 170 tem as seguintes vantagens

- Tem PFC ativo, essa dai não...

- Tem eficiência comprovada que ultrapassa os 84%, essa dai 65% somente.. Agregando teu custo com energia botada fora, em um ano poderias comprar uma Corsair das melhores... Fora o calor que ela gera..

- É homologada no programa 80 Plus, essa dai é do tempo que esse programa nem existia..

- Entrega cerca de 32 Amperes em 12 Volts, essa dai somente 25 Amperes...(7 Amperes a mais são 84 Watts)

Mas, como já lhe foi dito, essa dai vai tocar sua config, vai aquecer um pouco, tende a durar de 1 a 2 anos, depois pode esperar que a mesma tenda a abrir as pernas...

OK, ultima pergunta. Se eu ligar as duas fontes e paralelo (a de 350w com uma de 230w), todos os cabos( preto com preto, vermelho com vermelho etc..) sem mudar a ordem, imendando eles, garante mais wattagem? muda a tensão? e a corrente, é somada? Tenho um pouco de noção de eletronica, só nao sei se minha placa-mãe aguenta dar a partida nas 2.. sem falar que a tensão 12v dessa 230w ta dando 4v no everest.... abraço e obrigado desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, ultima pergunta. Se eu ligar as duas fontes e paralelo (a de 350w com uma de 230w), todos os cabos( preto com preto, vermelho com vermelho etc..) sem mudar a ordem, imendando eles, garante mais wattagem? muda a tensão? e a corrente, é somada? Tenho um pouco de noção de eletronica, só nao sei se minha placa-mãe aguenta dar a partida nas 2.. sem falar que a tensão 12v dessa 230w ta dando 4v no everest.... abraço e obrigado desde ja

Não faça essa gambiarra...

Var dar *****, isso é uma certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, ultima pergunta. Se eu ligar as duas fontes e paralelo (a de 350w com uma de 230w), todos os cabos( preto com preto, vermelho com vermelho etc..) sem mudar a ordem, imendando eles, garante mais wattagem? muda a tensão? e a corrente, é somada? Tenho um pouco de noção de eletronica, só nao sei se minha placa-mãe aguenta dar a partida nas 2.. sem falar que a tensão 12v dessa 230w ta dando 4v no everest.... abraço e obrigado desde ja

Olá amigo.

Não existe "wattagem" e sim potência ;)

Quanto as fontes, existe sim pessoas que fazem o uso de duas fontes em paralelo, mas eu nao acho que compense, e ainda mais quando se parece que as duas fontes são genéricas.

Ligar as duas fontes juntas não é fazer nenhuma ligação entre as duas fontes e sim alimentar diferentes peças do hardware com diferentes fontes.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualmente estou com uma Corsair HX620W (excelente fonte, por sinal), segurando a config da minha assinatura.

Estou prestes a upar meu PC para a seguinte config:

- i7 950

- Asus Rampage III Extreme

- GTX 460 em SLI (ou seja, serão 2 placas)

- 3 x 2GB DDR3 2000MHz

- 2 HDs + 1 Gravador de DVD

- Uma bomba de water cooler 12V

- Um controlador de Fans

- E cerca de 8 fans

- Eventualmente um HD externo ligado e sendo alimentado via USB

Planejo fazer overclock (provavelmente na cpu e nas vgas) e também não queria que minha fonte trabalhasse com uma potência próxima do limite de sua capacidade, pois desta forma a eficiência será menor.

Estou pensando em pegar uma Corsair AX850W, que possui certificação 80 Plus Gold e deve aguentar essa config numa boa. O problema é o preço...rsrs

O que acham?

Recomendam alguma outra fonte de qualidade com 80+ Gold e talvez até mais em conta que essa série nova da Corsair (AX)?

OBS: Fiz uma simulação e essa config com over terá picos de aproximadamente 740W, mas no dia a dia (idle ou atividades leves) deve girar na faixa dos 350W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente estou com uma Corsair HX620W (excelente fonte, por sinal), segurando a config da minha assinatura.

Estou prestes a upar meu PC para a seguinte config:

- i7 950

- Asus Rampage III Extreme

- GTX 460 em SLI (ou seja, serão 2 placas)

- 3 x 2GB DDR3 2000MHz

- 2 HDs + 1 Gravador de DVD

- Uma bomba de water cooler 12V

- Um controlador de Fans

- E cerca de 8 fans

- Eventualmente um HD externo ligado e sendo alimentado via USB

Planejo fazer overclock (provavelmente na cpu e nas vgas) e também não queria que minha fonte trabalhasse com uma potência próxima do limite de sua capacidade, pois desta forma a eficiência será menor.

Estou pensando em pegar uma Corsair AX850W, que possui certificação 80 Plus Gold e deve aguentar essa config numa boa. O problema é o preço...rsrs

O que acham?

Recomendam alguma outra fonte de qualidade com 80+ Gold e talvez até mais em conta que essa série nova da Corsair (AX)?

OBS: Fiz uma simulação e essa config com over terá picos de aproximadamente 740W, mas no dia a dia (idle ou atividades leves) deve girar na faixa dos 350W.

Esses sites de simulação chegam no limite em idle, por ex, eu tenho uma 9800gt, e o simulador disse 240w da fonte, mas quando eu fui jogar a fonte de 250w queimou =/.. por isso se der 740w recomendo a de 850w. Antes gastar um pouco mais na fonte do que correr o risco de queimar outras peças, como as vga's, a placa-mãe etc... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Esses sites de simulação chegam no limite em idle, por ex, eu tenho uma 9800gt, e o simulador disse 240w da fonte, mas quando eu fui jogar a fonte de 250w queimou =/.. por isso se der 740w recomendo a de 850w. Antes gastar um pouco mais na fonte do que correr o risco de queimar outras peças, como as vga's, a placa-mãe etc... :D

Depende do site de simulação. Pelo menos o extreme.outervision, você coloca a % de uso lá, e no meu caso, coloquei 100% justamente para saber qual era o pico de potência que a configuração poderá atingir (full load).

Eu não economizo em fonte, mas também não quero rasgar dinheiro. Sempre gosto de ter uma de boa qualidade, vide a minha atual Corsair que acho excelente, só que infelizmente ela não irá segurar minha próxima config. Por isso estou atrás de outra, justamente nesta faixa de potência (uns 850W). A tendência é pegar outra Corsair, só não sei se vai ser a série HX ou a nova série AX (essa última tá mais cara).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do site de simulação. Pelo menos o extreme.outervision, você coloca a % de uso lá, e no meu caso, coloquei 100% justamente para saber qual era o pico de potência que a configuração poderá atingir (full load).

Eu não economizo em fonte, mas também não quero rasgar dinheiro. Sempre gosto de ter uma de boa qualidade, vide a minha atual Corsair que acho excelente, só que infelizmente ela não irá segurar minha próxima config. Por isso estou atrás de outra, justamente nesta faixa de potência (uns 850W). A tendência é pegar outra Corsair, só não sei se vai ser a série HX ou a nova série AX (essa última tá mais cara).

"Fonte Seventeam 850w St-850zaf Quad Pci-e 6+2 Pinos V-force" Ótima fonte, com 4 conectores PCI-ex 6+2 pinos, cabos grandes (50cm), PFC Ativo, duas saídas 12V (30A, 35A) parece ser ótima. Com certeza aguenta sua config e suporta upgrades futuros....E nao é muito cara nao ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa fonte 3rsystem Iceage 650w Reais aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa fonte 3rsystem Iceage 650w Reais aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

"A iCEAGE IA6500HP80 da 3R System tem sérios problemas de projeto e deve ser evitada. Além de ela não conseguir entregar sua potência rotulada, queimando se você tentar puxar mais de 500 W dela, ela apresenta níveis de ruído acima do permitido a partir de 250 W, o que pode levar seu computador a apresentar um comportamento errático. Nós testamos duas amostras e obtivemos exatamente os mesmos resultados.

O problema é conhecido do fabricante, tanto que na segunda amostra que eles nos enviaram eles trocaram os transistores do primário por modelos mais "parrudos" de forma a tentar resolver o problema (ver Figura 10), porém o problema não foi resolvido. Ambas amostras queimaram exatamente da mesma maneira, mostrando claramente que trata-se de um problema de projeto e não um problema de componentes subdimensionados (os componentes que queimaram em ambas as amostras foram o diodo e um dos transistores do circuito PFC ativo).

Ficamos tristes com este resultado, já que os dois outros modelos desta série que testamos (IA4500HP80 e IA5000HP80) são excelentes produtos para a faixa de preço em que estão localizados. Mas é importante lembrar que o modelo testado de 650 W usa um projeto interno completamente diferente."

Fonte Corsair 650w Reais Modular Hx650w (essa aguenta sem problemas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa fonte 3rsystem Iceage 650w Reais aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa fonte Fonte XFX 650W P1-650X-CAG9 XXX Edition Cabos Modulares PFC Ativo aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa fonte 3rsystem Iceage 650w Reais aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

Não, essa é uma fonte ruim

éssa fonte Fonte XFX 650W P1-650X-CAG9 XXX Edition Cabos Modulares PFC Ativo aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

Sim, aguenta com a mais absoluta tranquilidade para fazer até SLI e overclock (pode fazer os dois ao mesmo tempo que aguenta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa fonte Fonte XFX 650W P1-650X-CAG9 XXX Edition Cabos Modulares PFC Ativo aguenta éssa configuração mb am3 asus m4a79xtd evo phenom ii x2 555/3.2ghz -7mb gts250 512 mb ddr3 Memória 2GB DDR3 1333MHz Gold OCZ 500 GB SATA II Seagate Barracuda Drive DVD/RW SONY Monitor LCD 22pol - Samsung 2233RZ (120Hz - Widescreen) ??????

Essa XFX sim é uma ótima fonte. Sem comparação com qualquer IceAge.

Pode pegar ela tranquilamente.

A propósito, poderia pegar inclusive uma fonte "menor", mais barata. Qualquer Corsair na faixa de 400W, como a CX400, CX430 ou mesmo a VX450 já seriam mais do que suficiente, lembrando que sua máquina nunca chegará nums 300W de consumo.

De qualquer forma, se tem o dinheiro para investir na XFX de 650W e tem alguma pretenção de quem sabe utilizar duas placas de vídeo algum dia, sem dúvidas é uma ótima escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera pra um pc com alguns Leds neons, 3 HDs, 5 coolers, controlador de fan digital e painel de temperatura, processador Core2duo e7200 trabalhando a 2.5ghz sem over, memoria 4 gb sendo 2x2gb trabalhando a 667 mhz em dual channel, e uma placa de video Ati Radeon 5770, qual fonte vocês recomendam? to em duvida sobre essas duas oh http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157035753-fonte-atx-3rsystem-iceage-500w-reais-80-eficicia-nf-_JM , http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156683287-fonte-atx-3rsystem-iceage-650w-reais-80-eficicia-nf-_JM , a marca é boa? Tipo, a minha grana no momento so da pra de 500W, ela aguenta de boa? Posso comprar confiante? Ou vocês recomendam que eu gaste um pouco mais e pegue uma mais potente tipo essa de 650W? O problema é que depois que instalei essa placa de video ai o pc caiu muito no desempenho, tipo pra carregar o sistema operacional, abrir alguns programas e pastas, em jogo muito pesado tipo Crisys em algumas fases o estabilisador da uns estalos e o game trava, antes nao acontecia isso, acredito que seja a fonte que nao esteja aguentando, me aconselharam a tirar o estabilisador de usar um filtro de linha, farei isso, mas pra garantir vou trocar a fonte logo tambem ja que ela é um pouco antiga, apesar de na etiqueta ser de 600W, mas acredito nao ser reais porque a fonte é antiga, de 2007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim galera,eu vou fazer um upgrade no pc com as seguintes peças

Mobo : Intel DH55TC

memorias : 2x2GB DDR3 1333MHZ,a marca talvez da kingston

Processador : Core i5 661 3.3ghz

vga : GTX 460 1gb,que estou em duvida sobre a marca rs,zogis/PoV

eu queria saber qual fonte usar,uma que seja boa,e o preço nao muito salgado

para aguentar de boa as especificações acima rrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu queria saber qual fonte usar,uma que seja boa,e o preço nao muito salgado

para aguentar de boa as especificações acima rrsrs

O consumo fica em torno de 300W nos jogos, podendo chegar a picos de quase 350W extremos (FurMark, OCCT). Mínimo aí é fonte de 400W, ideal é fonte de 450W: Corsair 450VX, Antec 500W EarthWatts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FONTE ATX 110V/220V 650W REAL(CMPSU-650TX) SERIE TX CORSAIR

aguenta?

Core 2 Quad Q8300 2.5 ghz 4MB

ATI HD4890

MEMORIA KINGSTON 2x2GB DDR2 800Mhz

ASUS P5QPL-AM

HD 500 GB - Samsung - Sata II

Você já postou nums 3 tópicos diferentes com a mesma dúvida, temendo que um Quad e uma HD4890 tenham um consumo monstruoso e irreal e querendo gastar o olho da cara numa fonte, desnecessariamente.

Primeiro perguntou no tópico fixo "Fonte x Configuração" e duas pessoas te responderam que não só a TX650 daria conta, como teria uma sobra exagerada. Inclusive recomendaram fontes mais em conta, que certamente vão cumprir com mesmo êxito o papel.

Não contente, você perguntou novamente se tinhamos certeza, pois leu em algum lugar que a HD4890 consome 500W.

Bom, vamos lá:

que você deve ter lido é o fabricante da placa de vídeo escrevendo no manual "Required Power Supply: 500W".

Agora pare e pense: como o fabricante pode recomendar algo se ele não sabe qual processador você vai utilizar, com quanto de overclock, com quantos HDs etc etc?

Aí ele chuta lá em cima, uns 500W, para ninguém voltar chorando.

O consumo efetivo da placa, como já dito pelo pessoal, gira em torno de pouco mais de 100W.

Veja: http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd4890/4890power.png

Ou seja, mais precisamente 120W.

Agora vamos a um exemplo de consumo de um pc inteiro, composto por um i7-965 que originalmente já consome mais do que o seu Q8300, com TDP de 130W contra 95W. Veja aí, dados reais:

http://images.anandtech.com/graphs/radeonhd4890_040209033751/18769.png

Ou seja, 287W.

Resumindo, uma VX450 já seria fonte pra tocar essa máquina com um pé nas costas, mesmo com overclock em tudo.

Se tem dinheiro aí sobrando e não se importa de gastar quase 200 reais a mais para uma peça que vai fazer o mesmo que a que estamos lhe indicando, sinta-se a vontade.

Respondendo a dúvida: é claro que a TX650 suporta. Mesmo uma CX400 já suportaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que fonte vocês recomendam para é configuração Placa Mãe Asus M4a785td-M Evo /phenon x2/2gb ocz 1333ghz/ 500 gb segate 7200/ xfx gts250 512mb/sony cd dvd /

até 350 reais!

Minha indicação seria uma Corsair CX400 ou OCZ SXS2, ambas de 400W por menos de 200 reais.

Como seu orçamento aí é bem mais alto, eu, com essa verba, ficaria numa Corsair VX450, por cerca de 250 reais. Já estaria com uma enorme folga aí para sua atual configuração.

Caso queira algum dia uma placa do nível de uma HD5970 ou GX480, pode pegar logo uma VX550, por cerca de 300 reais.

Se preferir optar por fontes com visual mais bacana, com cabeamento modular (destacáveis) e demais firulas, por menos de 350 reais deve conseguir uma OCZ MSX de 600W ou uma XFX de 650W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...