Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Mario Costa

Dúvida sobre o athlon 64/fx e respectivos chipsets

Recommended Posts

<font color='#000000'>Afinal de contas, um Athlon 64 funciona numa placa-mãe para Opteron/Athlon FX? Eu achava q não, pois os sockets são diferentes, mas aí eu quando eu estava olhando os reviews em TomsHardware e na Anandtech eu me deparei com o seguinte:

CPU/placa-mãe usado no review da Anandtech - ChaintechZNF3-150 (nForce3)/Athlon64 3200+

CPU/placa-mãe usado no review do TomsHardware - Asus SK8N (nForce3)/Athlon FX-51

Isso aí me deixou na dúvida, ambos usaram o mesmo chipset (NForce 3 150) só q com processadores diferentes (vide que o FX e o Opteron são socket 940 e o Athlon 64 é socket 754). Como isso é possível?

Outro fato q alimentou ainda mais a minha dúvida foi a informação q consta (ou melhor - q não consta!) no site da VIA (confiram em http://www.via.com.tw/en/apollo/chipsetindex.jsp) que não existe nenhum link para chipsets c/socket 754, apenas consta p/socket 940 que é o chipset VIA K8T800. No entanto, a Anandtech também usou um Athlon 64 numa MSI K8T Neo (VIA K8T800).

Diante dos fatos seria correto afirmar q:

- Existem dois tipos de NForce 3? Um socket 754 e outro socket 940? Então porq o NForce 3 não tem nomenclaturas diferentes para cada versão?

- Que os Athlons 64 encaixam e funcionam perfeitamente numa placa-mãe socket 940, afinal de contas, o Athlon 64 é "um Opteron com pinos a menos" (fisicamente falando). Obviamente um Opteron (assim como o Athlon FX) não encaixam numa placa-mãe com socket 754 justamente por causa dos pinos a mais (responsáveis pelo dual-channel e as interfaces Hyper-Transport adicionais).

Outra dúvida, o chipset AMD-8000 é uma solução exclusivamente para Opteron dual? Existe uma versão single-chip e que funcione com o Athlon A64?

Obrigado a quem puder me ajudar!

Mario Costa aka

Friday13th []'s</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Pelo que eu entendi,

- O mesmo chipset serve tanto para placas socket-940 quanto para as socket 754. A diferença básica é que no 940 a ligação com a memória é em dual-channel e no 745 é single-channel. Isso porque a controladora de memória fica no processador, o chipset só serve para controlar os barramentos agp e pci.

- O Athlon 64 FX é um opteron capado, não sei bem em quê, pois o que eu vi o teste ele tinha 1Mb de L2.

- Dizem que vai sair um novo padrão de soquete com 1 pino a menos do que o 940. Esse seria para fabricar placas de menor custo, onde funcionaria só o athlon 64 FX, mas não o opteron. Já as placas para opteron iriam aceitar os dois processadores, mas seria mais caras.

Mas não tenho certeza. Aguardo mais opiniões.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>É isso mesmo.

Os chipsets agora fazem apenas o trabalho da Southbridge e mais um AGP Tunnel (para ter acesso a memória).

Então qualquer chipset desses serve pra todos os Athlons 64. O chipset se limita a se comunicar com o processador por um link HT. Só.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>beleza, então um dos mistérios está resolvido - o Athlon 64 funciona perfeitamente tanto numa placa-mãe 754 como em uma socket 940. Agora falta resolver o mistério do chipset AMD-8000 :)

PS: Sledgehammer, o Athlon FX é um Opteron com 2.2 Ghz, portanto não é capado e sim melhorado :)

No começo do ano que vem a AMD vai lançar o San Diego (codenome do novo Athlon FX) e o socket 939 (também novo). Com isso o Athlon FX não exigirá mais o uso de memórias registradas (obrigatórias nos Opterons e FXs atuais).

Mario Costa []'s

aka Fryday13th</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×