Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Mario Costa

Dúvida sobre o athlon 64/fx e respectivos chipsets

Recommended Posts

<font color='#000000'>Afinal de contas, um Athlon 64 funciona numa placa-mãe para Opteron/Athlon FX? Eu achava q não, pois os sockets são diferentes, mas aí eu quando eu estava olhando os reviews em TomsHardware e na Anandtech eu me deparei com o seguinte:

CPU/placa-mãe usado no review da Anandtech - ChaintechZNF3-150 (nForce3)/Athlon64 3200+

CPU/placa-mãe usado no review do TomsHardware - Asus SK8N (nForce3)/Athlon FX-51

Isso aí me deixou na dúvida, ambos usaram o mesmo chipset (NForce 3 150) só q com processadores diferentes (vide que o FX e o Opteron são socket 940 e o Athlon 64 é socket 754). Como isso é possível?

Outro fato q alimentou ainda mais a minha dúvida foi a informação q consta (ou melhor - q não consta!) no site da VIA (confiram em http://www.via.com.tw/en/apollo/chipsetindex.jsp) que não existe nenhum link para chipsets c/socket 754, apenas consta p/socket 940 que é o chipset VIA K8T800. No entanto, a Anandtech também usou um Athlon 64 numa MSI K8T Neo (VIA K8T800).

Diante dos fatos seria correto afirmar q:

- Existem dois tipos de NForce 3? Um socket 754 e outro socket 940? Então porq o NForce 3 não tem nomenclaturas diferentes para cada versão?

- Que os Athlons 64 encaixam e funcionam perfeitamente numa placa-mãe socket 940, afinal de contas, o Athlon 64 é "um Opteron com pinos a menos" (fisicamente falando). Obviamente um Opteron (assim como o Athlon FX) não encaixam numa placa-mãe com socket 754 justamente por causa dos pinos a mais (responsáveis pelo dual-channel e as interfaces Hyper-Transport adicionais).

Outra dúvida, o chipset AMD-8000 é uma solução exclusivamente para Opteron dual? Existe uma versão single-chip e que funcione com o Athlon A64?

Obrigado a quem puder me ajudar!

Mario Costa aka

Friday13th []'s</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Pelo que eu entendi,

- O mesmo chipset serve tanto para placas socket-940 quanto para as socket 754. A diferença básica é que no 940 a ligação com a memória é em dual-channel e no 745 é single-channel. Isso porque a controladora de memória fica no processador, o chipset só serve para controlar os barramentos agp e pci.

- O Athlon 64 FX é um opteron capado, não sei bem em quê, pois o que eu vi o teste ele tinha 1Mb de L2.

- Dizem que vai sair um novo padrão de soquete com 1 pino a menos do que o 940. Esse seria para fabricar placas de menor custo, onde funcionaria só o athlon 64 FX, mas não o opteron. Já as placas para opteron iriam aceitar os dois processadores, mas seria mais caras.

Mas não tenho certeza. Aguardo mais opiniões.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>É isso mesmo.

Os chipsets agora fazem apenas o trabalho da Southbridge e mais um AGP Tunnel (para ter acesso a memória).

Então qualquer chipset desses serve pra todos os Athlons 64. O chipset se limita a se comunicar com o processador por um link HT. Só.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>beleza, então um dos mistérios está resolvido - o Athlon 64 funciona perfeitamente tanto numa placa-mãe 754 como em uma socket 940. Agora falta resolver o mistério do chipset AMD-8000 :)

PS: Sledgehammer, o Athlon FX é um Opteron com 2.2 Ghz, portanto não é capado e sim melhorado :)

No começo do ano que vem a AMD vai lançar o San Diego (codenome do novo Athlon FX) e o socket 939 (também novo). Com isso o Athlon FX não exigirá mais o uso de memórias registradas (obrigatórias nos Opterons e FXs atuais).

Mario Costa []'s

aka Fryday13th</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×