×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

derrubando o mito do pentium dual core


Visitante

Posts recomendados

A grande maioria dos users, inclusive eu ate certo tempo atrás, ao ver pentium dual core achava se tratar de um processador mais antigo que o core duo e core 2 duo.

qual foi minha surpresa ao descobrir que isto esta 100% errado, e o nome pentium dual core é uma tentativa da intel de retornar o nome pentium que estava morto desde os core duo.

O primeiro erro neste caso é que, todo mundo pensa se tratar do pentium D quando se fala de pentium dual core. o pentium D sim usava a tecnologia dos pentium 4 e sao mais antigos.

lendo os artigos do Clube do Hardware descobri que na verdade os pentium dual core sao um projeto mais novo do que eu pensava, diferenciando no caso dos notebooks apenas o cache para os core duo.

A grande diferença, ao passo que os core duo e core 2 duo possuem um cache de 2mb ou 4mb conforme o modelo, os pentium dual core so tem 1mb cache, mas com uma tecnologia nova denominada “Smart Cache”, ou “cache inteligente”

a diferença é que o cache inteligente é acessado pelos 2 cores da cpu que podem usufluir dos dados, ao passo que em seus antecessores, cada core ficava com metade d cache, por ex. 2mb l2 cache, 1mb ficava para o core 1 e 1mb para o core 2, com isso, um unico core poderia terminar uma tarefa ja começada nao podendo compartilhar com o segundo a execuçao dos dados, ou se possivel, teria que requisitar novamente os dados para a SDRAM para que o segundo core manipulace em conjunto os dados. isso limitava um pouco a capacidade de processamento multiplo.

segue a materia do Clube do Hardware onde iniciei a pesquisa sobre isso, nela tirei os modelos pra desk pra nao ter muito trabalho de editar a tabela, ja que o que intereça para nos sao os mobile.

Introdução

O processador Pentium Dual Core é um Core 2 Duo (ou Core Duo, no caso das versões para notebook) com um clock interno menor e com menos memória cache L2. Neste tutorial você aprenderá quais são as principais especificações técnicas deste processador, bem como verá uma tabela com todos os modelos do Pentium Dual Core lançados até o momento.

Quem achou que com o lançamento da microarquitetura Core e dos processadores Core 2 Duo, Core 2 Extreme e Core Quad a marca Pentium fosse ser aposentada pela Intel enganou-se completamente. A lendária marca Pentium está de volta com o lançamento do processador Pentium Dual Core.

O Pentium Dual Core para desktops é um processador de dois núcleos baseado na microarquitetura Core, a mesma usada pelo Core 2 Duo. Tome cuidado para não confundir o Pentium Dual Core com o Pentium D. Apesar de ambos serem processadores de dois núcleos, o Pentium D é um processador baseado na microarquitetura anterior da Intel, chamada Netburst, a mesma do Pentium 4. Caso você queira aprender em detalhes sobre a microarquitetura usada no Pentium Dual Core leia nosso tutorial Por Dentro da Microarquitetura Intel Core. Para compará-la à microarquitetura usada pelo Pentium D, leia os tutoriais Por Dentro da Arquitetura do Pentium 4 e Tecnologia de Núcleo Duplo da Intel.

O cache de memória L2 do Pentium Dual Core é de 1 MB compartilhado entre os núcleos (a Intel chama esta implementação de cache L2 compartilhado de “Smart Cache”, ou “cache inteligente”) e ele trabalha externamente a 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock).

A título de comparação, os processadores Core 2 Duo possuem pelo menos 2 MB de memória cache L2 com diversos modelos com 4 MB e, apesar de existirem modelos com barramento externo de 800 MHz, a maioria usa barramento de 1,066 MHz, como modelos mais recentes rodando externamente a 1.333 MHz.

Já o Pentium Dual Core para notebooks é baseado na microarquitetura do Pentium M – que é a versão anterior da microarquitetura Core. Como esses processadores são um Pentium M com dois núcleos de processamento e construído com tecnologia de 65 nm eles são, na realidade, processadores Core Duo com menos memória cache L2 – os Core Duo originais possuem 2 MB de memória cache L2, enquanto o Pentium Dual Core tem apenas 1 MB. A maioria dos processadores Core Duo roda externamente a 667 MHz, enquanto que todas as versões para notebook do Pentium Dual Core só rodam externamente a 533 MHz.

As principais características do Pentium Dual Core são as seguintes:

Microarquitetura Core (versão para desktops) ou Pentium M (versão para notebooks)

64 KB L2 de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo

Tecnologia de dois núcleos.

Processo de fabricação de 65 nm

Soquete 775

Barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) nas versões para desktops ou 533 MHz (133 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) na versão para notebooks.

1 MB de cache de memória L2 compartilhado

Tecnologia Intel EM64T

Instruções SSE3

Execute Disable

Tecnologia Enhanced SpeedStep

Vamos falar agora dos modelos do Pentium Dual Core lançados até o momento.

re lançados até o momento. Modelos iniciando com a letra “E” são voltados para desktops, enquanto que modelos iniciando com a letra “T” são para notebooks. Como explicamos na página anterior, os modelos para computadores de mesa são baseados no Core 2 Duo, enquanto que modelos para notebooks são baseados no Core Duo.

TDP significa Thermal Dissipation Power e indica a dissipação térmica do processador.

vou por so os mobile porque da mo trampo ajustar isso

Modelo sSpec Clock Interno Clock Externo TDP Alimentação Temp. Máx (º C)

T2080 SL9VY 1,73 GHz 533 MHz 31 W - 100

T2060 SL9VX 1,60 GHz 533 MHz 31 W - 100

segue a fonte para quem quiser ler diretamente o artigo.

fonte https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1402

então, ao escolher sua CPU, agora com novos dados, espero que ajude a você abrir seu leque de opções :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A grande diferença, ao passo que os core duo e core 2 duo possuem um cache de 2mb ou 4mb conforme o modelo, os pentium dual core so tem 1mb cache, mas com uma tecnologia nova denominada “Smart Cache”, ou “cache inteligente”

a diferença é que o cache inteligente é acessado pelos 2 cores da cpu que podem usufluir dos dados, ao passo que em seus antecessores core duo e core 2 duo, cada core ficava com metade d cache, por ex. 2mb l2 cache, 1mb ficava para o core 1 e 1mb para o core 2, com isso, um unico core poderia terminar uma tarefa ja começada nao podendo compartilhar com o segundo a execuçao dos dados, ou se possivel, teria que requisitar novamente os dados para a SDRAM para que o segundo core manipulace em conjunto os dados. isso limitava um pouco a capacidade de processamento multiplo.

ja os pentium dual core, tendo os 2 cores acesso total a memoria, podem compartilhar dados armazenados no L2 e processar em conjunto as dados tendo com isso melhora de desempenho.

Acho que tem informações erradas ai...

Que tem memória separada para cada núcleo são o Pentium D, o Turion X2, o Athlon X2,...

Core Duo e Core 2 Duo já tem cache compartilhado entre os dois núcleos (Smart cache ou Cache Inteligente).

Links que comprovam isso:

http://www.intel.com/portugues/products/processor/coreduo/index.htm

http://www.intel.com/portugues/products/processor/core2duo/index.htm

Outra coisa...

O Core 2 Duo e o Core Duo não são antecessores do Pentium Dual Core...

O Pentium Dual Core é derivado do Core Duo (plataforma antecessora ao Core 2 Duo) da mesma maneira que o Celeron M é derivado do Core Duo (serie M4XX) ou Core 2 Duo (serie M5XX).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!