Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial ou manual de instalação dos windows através de prompt MS DOS?


aumoxerife

Posts recomendados

VÁLIDO PARA WINDOWS 95, 98 e ME:

O Windows 98 tem apenas duas versões: A "retail", que é a de lançamento, e a Second Edition, que é uma versão atualizada do Win98. Recomendo que você use o Windows 98 SE (Second Edition).

Escrevi abaixo passo-a-passo como você deve proceder para instalar o bichinho.

Primeiro você precisa que seu CD seja botável, ou que você tenha um disquete de boot. Sugiro que imprima estas instruções. Vamos lá:

OBS: Casa você tenha arquivos importantes em seu disco, faça um backup deles antes em um local seguro.

1- Sempre que eu vou formatar o meu HD de 6 GB que está com o 98, por precaução eu desligo da força o HD de 80 que está com o XP, para evitar formatá-lo acidentalmente (sério! Uma vez quase o formatei! Foi por pouco!). Recomendo que faça o mesmo se você tiver outros HDs antes de começar. Depois disso, vá na BIOS e faça um reconhecimento dos discos, e mude o "1st Boot Device" (ou algo assim) para CD-ROM, ou Floppy Drive (dependendo do que você estiver usando). Coloque o "2nd Boot Device" para procurar pelo setor de boot na IDE-0 (ou IDE-1 ou 2 dependendo da sua BIOS. No meu caso é 0 mesmo). Desative quaisquer outros locais de boot.

2- Com o CD do Windows 98 no drive (e o disquete de boot no drive, caso você esteja usando um), e tudo seguro para começar, mãos à obra!

3- Depois que o local de boot for reconhecido (CD ou disquete), aparecerá uma tela tela preta com três opções: "1. Inicia o computador com suporte a CD-ROM. 2. Inicia o computador sem suporte a CD-ROM. 3. Exibe o arquivo da ajuda.". Como primeiro você certamente terá que formatar, escolha a opção 2, pois carregará mais rápido.

4- Aguarde até que apareça o prompt "A:\>". Nele, digite "FDISK" (sem aspas). O fdisk perguntará se deseja tratar sua unidade de disco como uma unidade grande, ou algo assim. Confirme sim com "S" e/ou "Enter".

5- Agora devem aparecer quatro opções diferentes. Escolha a opção 4 (4. Exibir as informações sobre as partições). Para escolher aperte a tecla 4 e depois "Enter".

6- Será exibida uma tela com as informações de seu disco rígido. Se não estiver aparecendo nada, não se alarme. É por que não deve haver uma partição ativa. Precione "Esc" para retornar à tela anterior. Caso apareça alguma coisa, pule o passo 7 a seguir. Neste caso, use a opção 3 do Fdisk (3. Excluir uma partição ou uma unidade lógica do DOS).

Na tela seguinte, escolha a opção 1 (1. Exluir uma partição primária do DOS) ou caso esta não funcione, escolha a opção 4 (4. Excluir uma partição não-DOS). Caso tenha que reiniciar depois disto, use as teclas "Ctrl+Alt+Del".

7- Para criar uma partição ativa, escolha a opção 1 (1. Criar uma partição ou unidade lógica do DOS), e novamente a opção 1 (1. Criar uma partição primária do DOS). O Fdisk irá te perguntar se deseja usar o tamnho máximo da unidade. Responda que sim, apertando S/Enter. Você terá que reiniciar o computador depois disso. Para isso, tecle "Ctrl+Alt+Del".

8- Desta vez escolha a opção 1 (1. Inicia o computador com suporte a CD-ROM). Lembrando que o CD do Win98 deve estar no drive!

9- Quando aparecer o prompt "A:\>", digite novamente "FDISK", e escolha a opção 4, quando o fdisk terminar de carregar. Agora deverá aparecer as seguintes informações na tela seguinte: "Partição C: 1 Status: A Tipo: PRI DOS Volume: Mbytes: depende do seu HD Sistema: UNKNOWN Em uso: 100%". Precione "Esc" duas vezes para retornar a tela do do prompt.

10- Agora digite "FORMAT C:". Para aparecer o ":", você terá que apertar as teclas "Shift+Ç". Confirme com Enter.

11- "AVISO: TODOS OS DADOS NA UNIDADE NÃO-REMOVÍVEL C: SERÃO PERDIDOS! Continuar a formatação (S/N)?_" Precione a tecla "S" e Enter. O format irá perguntar se você quer dar um nome para o volume. Não digite nada, apenas aperte Enter. O prompt "A:\>" irá aparecer. Digite "FDISK", e escolha a opção 4.

12- Agora a tela deverá estar assim:

"Partição C: 1 Status: A Tipo: PRI DOS Volume: Mbytes: depende do seu HD Sistema: FAT32 Em uso: 100%".

Precione "Esc", duas vezes para para retornar ao prompt.

13- Agora sim vamos começar a instalar o Windows 98! Digite "E:" (por padrão, esta é a letra da unidade de CD no boot do 98), e aperte "Enter". Agora o prompt é "E:\>". Digite "instalar", e aperte "Enter". O setup de instalação deverá se iniciar. Confirme a pergunta com Enter.

14- Quando terminar de verificar se a unidade contém erros, aperte a tecla "R", para continuar.

15- Agora, basta seguir as instruções na tela, que o próprio Windows te diz o que fazer. Lembre-se de ter em mãos o Serial Key do Windows!

16 - Agora que o seu Windows 98 SE está instalado, é recomendável que você copie a pasta de instalação do Windows que está dentro do CD para o seu HD. Isso evitará que você tenha que pegar o CD do 98 toda vez que for instalar alguma coisa, pois o 98 pede seus arquivos de instalação dependendo do que estiver sendo instalado.

17 - Agora é só restaurar seu backup (caso tenha feito um) e instalar os drivers.

Boa sorte!

Escrito por _Michael_. Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/como-instalar-windows/23566.

VÁLIDO PARA WINDOWS XP:

O CDs do winXP geralmente vem com boot no próprio CD, configure a BIOS para dar boot por CD, ponha o CD no drive e automaticamente ele irá iniciar. Após o carregamento dos arquivos pressione Enter pra iniciar a instalação, depois F8 pra aceitar os termos de contrato e daí você configura as partições como quiser e escolhe uma pra instalar o windows. Depois ele vai formatar a unidade onde será instalado o windows.

Depois da formatação terá a instalação (demora um pouco).

Ao sair do DOS e ir para a parte mais bem acabada da instalação, ele ira perguntar o básico para configurar o pc, finalizando a instalação.

A instalação pelo DOS do windows vista não testei ainda, pois só instalei pelo XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...