Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ASUS P5LD2-X/1333


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Placa-Mãe ASUS P5LD2-X/1333


"Demos uma olhada na P5LD2-X/1333, placa-mãe da ASUS para processadores Intel, baseada no chipset Intel 945GC mas sem vídeo on-board."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve tá bem claro no manual desta placa que ela suporta FSB de 1066 ou 1333 desde que o processador também tenha esse FSB. Não adianta querer forçar a barra com processador de FSB 800. E no site da Asus diz que o chipset 945GC (Rev.2.0) é que suporta trabalhar com processadores de barramento externo de 1066 ou 1333, sendo essa já uma condição de overclock e não de funcionamento normal. Embora ela tenha alguns ajustes para overclock ta na cara que essa placa é uma opção barata para uso normal de quem quer montar um pc com core 2 duo de FSB 800 com suporte a dual chanel DDR2 e só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse equipamento. Que tal experimentar um "processador de verdade"?

Tenho Curiosidades a respeito. :confused:

Tenho um Pentium D 915 @ 2.8 Ghz e com over, vai até 3.4 Ghz em single channel 667 Mhz. :lol:

seria interessante experimentar um processador "porrada" para verificar a veracidade da placa não é? :lol:

Sem mais Comentários. :cool:

Antonio Fabio

Tecnico em Informática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nos testes o pessoal do Clube do Hardware se precipitou em não recomendar essa placa mãe, pois pra mim essa placa mãe superou as espectativas, tendo em vista ao preço em que paguei nessa placa ou seja apenas 130 reais.

A falha do pessoal do Clube do Hardware é não ter testado num processador intel core 2 duo, pois em overclock essa placa mãe atingiu os 1333 FSB traquilamente apenas colocando a frequencia da memória em 667 MHZ, em dual chanel na bios.

Pena que sem problemas de travamento esse é o máximo que essa placa pode atingir, já que se colocasse em 800 MHZ ela atingiria o absurdo de 1600 FSB, e ela infelizmente é fraquinha demais para isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto às falhas, a questão do cpu fan não reportar nada pode ter sido algum defeito de fabricação daquela placa em especifico. Trabalho numa assistencia tecnica onde montamos mais de dez computadores por semana, e mais da metade delas usa essa placa.

Nunca tivemos quaisquer dos problemas apontados por vocês. Nem em relação ao cpu fan monitor nem a questao do clock que, alias, vai a 1333 sem problemas. Já instalei varias placas usando CPUs C2D E6750 e que funcionaram perfeitamente, conferidas inclusive com CPUZ.

Vai ai então minha manifestacao de decepcao com a materia produzida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse artigo: AMADOR!

Enquanto em sites sérios de hardware, vemos testes detalhados de componentes, aqui no Clube do Hardware o que vemos são testes superficiais e amadores. E depois o Gabriel Torres vem chorando dizer que a empresa X e Y não querem mais fornecer materiais para review. Claro!! O cara faz um teste simplório, com um processador apenas e já vai metendo o pau na placa.

Gabriel Torres, voce é um cara formador de opinião, seu site é acessado por milhares de pessoas todos os dias. voce deve ter mais responsabilidade ao falar sobre componentes. Seu teste não foi completo, voce não testou a placa com procesadores 1333 e tirou conclusões empiricas sobre a placa.

voce que é um cara que sempre fala sobre impostos, politicas e "malandragens" do Brasil, deveria dar o exemplo e tratar com seriedade seus reviews.

Eu possuo essa placa, tenho um C2D 6550 (1333) e memórias 667. Meu PC fuciona direitinho e inclusive já virou a noite rodando o PRIME95 sem dar nenhum erro.

Fica aqui meu recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antonelli, se você prestar atenção, verá que o artigo em questão não é um "teste", e sim um "primeiras impressões". Quando recebemos uma placa do fabricante, aí sim publicamos um "teste" dela, que é um artigo completo, com medições de desempenho, etc.

Artigos tipo "primeiras impressões" são simplesmente uma maneira dos leitores conhecerem alguns produtos disponíveis no mercado, suas características e uma primeira ideia do que esperar do produto. Em alguns artigos desse tipo nem chegamos a ligar a placa. Às vezes apenas tiramos fotos do produto no balcão da loja mesmo, nem chegamos a levá-lo para nosso laboratório. Achamos que é mais interessante para nosso leitor ter alguma informação, mesmo que superficial, sobre um determinado produto, do que não ter informação nenhuma.

Se a sua placa funciona com fsb de 1333MHz, parabéns, você é uma pessoa de sorte. A nossa não funcionou. E se não funcionou com um processador, não vai funcionar com outros, até porque esse processador em questão já foi testado em outras placas e funcionou com fsb de até 1500MHz sem problemas. A menos que a placa tenha algum tipo de trava que impeça de aumentar o fsb acima do padrão do processador, mas se fosse isso, não teria sentido de ter opções de overclock, não?

Claro que pode ser só esse nosso exemplar que estava com defeito. Mas nesse caso, a sugestão para a ASUS é que ela melhore seu controle de qualidade. Se você quer ver um "teste" dessa placa, peça para a ASUS nos mandar um exemplar, aí com certeza a P5LD2-X/1333 vai ser exaustivamente testada, comparada com outras, etc.

Aliás, preste atenção também no autor do artigo, que não foi o Gabriel Torres e sim eu, Rafael Coelho.

Abraço e de qualquer forma obrigado pela crítica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

Achei ótimo que voce ter respondido. Acho que o caminho é esse mesmo. De fato falhei ao não notar seu nome e ao não perceber que se tratava de um "primeiras impressões". Peço minhas desculpas..

Mas, exatamente por se tratar de um "primeiras impressões" vamos analisar a questão pelo seguinte ponto: como voce mesmo disse, é legal que um usuário tenha alguma noção sobre um produto ao invés de não ter informação nenhuma. voce está certissimo! Porém, esse mesmo usuário, que se interessa em ler um artigo de primeiras impressões, tem grande chance de ser um usuário comum, que irá comprar a placa e instalar um processador compatível com 1333 na placa. Claro, se ele compra uma placa que "alardeia" que suporta 1333, nada mais natural que ele compre um processador 1333. E aí, seu artigo não responde a pergunta principal que é exatamente o funcionamento ou não desse tipo de processador. Como voce mesmo disse, pode ser que a placa tenha alguma trava, ou pode ser que ao aumentar o FSB estamos aumentando algum outro clock sem saber. Portanto, o teste correto para um "primeiras impressoes" deveria ser um teste básico, explorando as caracteristicas basicas da placa e respondendo ao leitor se aquele produto irá satisfazer suas necessidades. O esforço para fazer um teste desse é igual, pois a unica coisa que muda é o processador que voce vai encaixar na placa. Dessa forma, o leitor pode ir na loja e comprar o produto tranquilo. Ou, se voce chegar a conclusão que a placa nao fiunciona com 1333, o leitor não vai comprar a placa. Mas da forma que o artigo foi escrito, o leitor fica sem saber, fica na dúvida, se aquela placa realmente suporta ou não o 1333.

Aí, depois, mais tarde, quando voce receber uma placa para teste,´voce realiza algo fora do padrão e aí está aberto a criticar a placa. Mas reforço: para um primeiras impressões, a placa deve ser testada com configurações padrão! O que não aconteceu.

Bom, acho que consegui expressar o que penso, e como eu realizaria os testes com alguma base cientifica. Alias, base cientifica, é fundamental pra mim que sou engenheiro e pra voce que é físico.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente, Antonelli, o ideal era testar com outros processadores, apesar de termos certeza que esse processador aceita fsb de 1066MHz, 1333Mhz e até mesmo 1500MHz (ele já funcionou com todos esses clocks em mais de uma placa-mãe). Se não funcionou com essa placa, é com certeza uma limitação da placa e não do processador.

Mas infelizmente isso não foi possível. Como eu disse antes, uma coisa é termos a placa à disposição em nosso laboratório, nesses casos o próprio Gabriel faz todos os testes. Outra é ter uma placa emprestada por algumas horas ou mesmo por alguns minutos para analisarmos num balcão de loja. Nesses casos é que escrevemos um "primeiras impressões".

No artigo eu não afirmei que o modelo é incompatível com o barramento de 1333MHz e que nenhum processador vai funcionar nela. Obvio que em alguns casos funciona. Mas eu afirmei que, em alguns casos, pode não funcionar. E afirmei isso baseado muito mais na documentação da Intel (que diz que esse chipset só funciona até 800MHz) do que na experiência que tive, pois afinal de contas pode tratar-se de uma placa defeituosa.

Quanto a outras possibilidades, foram exploradas, como atualizar a BIOS, travar o clock do barramento PCI Express (a foto mostra isso). Só não foram detalhadas no artigo porque a grande maioria dos leitores não está interessada em tantos detalhes.

Esse tipo de artigo serve mais para que o leitor possa ter alguma informação extra, tipo "preciso de uma placa-mãe com as características X e Y" e saber quais modelos no mercado que cumprem essas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outro cometário rápido.. Eu não havia percebido que ninguem que postou aqui gostou do review.

Hehe, não se pode agradar a todos. Se alguém quiser mandar uma placa-mãe dessas e um processador core 2 duo com fsb de 1333MHz para mim, fique à vontade que eu faço o teste e publico o resultado.

Mas tem um detalhe interessante, sempre que um artigo elogia uma pc-chips ou "queima" uma asus, chovem críticas... Infelizmente a maior parte do pessoal ainda acredita que existem marcas boas e ruins, em vez de modelos bons e modelos ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal até entendo a indignação de muitos quanto aos resultados do teste da P5LD2-x/1333. Mas vamos enviar o que sabemos da placa pra melhorar a comunicação no forum!

Em relação ao seguinte trecho: "Mas repare que afirmamos acima que a placa funcionou "quase sem problemas" com clock externo de 800 MHz. Esse "quase" refere-se a um problema apresentado nos sensores da placa-mãe: na página "hardware monitor" do setup a temperatura do processador era identificada como -34oC, enquanto a rotação da ventoinha do cooler do processador simplesmente não era detectada (usávamos um cooler original da Intel). Isso nos obrigou a desligar a opção de monitorar essa ventoinha, caso contrário sempre recebíamos uma mensagem "CPU FAN ERROR" ao ligarmos a máquina."

O Rafael tem razão!

Pode ser que a placa que ele utilizou não tinha a bios atualizada na ultima versão "0206" disponibilizada no site da asus! Confira!

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2-X/1333.

Tive o mesmo problema relatado no teste. Mas assim que atualizei a bios o problema acabou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

Eu montei um setup desses aqui na empresa para uso de Corel, Photoshop etc no Marketing da mesma.

Está com um Core 2 Duo E6750.

Nao tenho como mandar a placa, mas se quiser consigo pegar alguns screens como CPU-Z, testes, etc....

E tem 2 meses ja e a placa ta aguentando bem... Rodando muito bem o processador.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente fiquei impressionado com a quantidade de problemas relacionados com essa placa nesse artigo. Tenho um aGA-VM900 que não vale nada, mas estou apenas esperando chegar um agigabyte com esse chipset 945GC para trocar, pois os chipsets intel são ótimos em performance, não importa qual deles esteja instalado. A Mobo da minha mãe queimou depois de 4 anos de bons usos e recomendei essa gigabyte que mencionei. Por enquanto funciona sem problemas em um P4 3.0 + 2gb + 8600GT, e sei que esse chipset garante um bom desempenho com processadores menos pontentes, como o E2180, mas que garantem excelentes custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gugaboo

pode ficar tranquilo. a placa, se montada dentro das especificações, funciona perfeitamente. Uso um C2D 6550, 2GB 667 e placa ATI radeon 1950pro extreme. Jogo coisas pesadas nela e nunca deu um problema sequer.

Pode ficar tranquilo

Seus 2GB de ram funcionam em dual channel? porque entrei no site da intel, e la nas especificações do 945GC dizia q dual channel, só em 533 parece...n me lembro bem, mas n chegava a 667MHz. To perguntando, porque eu tenho uma p5ld2-x/1333 mas tenho 1GB só em single channel...dai quando li o artigo eu surtei porque eu pensei q poderia usar um processador de 1333 FSB com dual channel em 667MHz...atualmente eu uso um E4500 (800 FSB ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seus 2GB de ram funcionam em dual channel? porque entrei no site da intel, e la nas especificações do 945GC dizia q dual channel, só em 533 parece...n me lembro bem, mas n chegava a 667MHz. To perguntando, porque eu tenho uma p5ld2-x/1333 mas tenho 1GB só em single channel...dai quando li o artigo eu surtei porque eu pensei q poderia usar um processador de 1333 FSB com dual channel em 667MHz...atualmente eu uso um E4500 (800 FSB ).

Devo receber a MOBO, o processador, a placa vga e as memórias em 06/03, creio que consiga montar e configurar até domingo, depois passo o resultado, a propósito, peço novamente, se alguém puder me ajudar nessa config. para o setup ideal. Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a troca de idéias e me sinto aliviado, já que encomendei essa placa com C2D E6750/1333Mhz, 2 RAM Kingston de 1GB/667mhz e uma VGA GF8500GT, PC que pretendo renderizar videos. Acho que vai dar pega, ou será que não?

acredito q o e6750 seja Conroe, dai a placa suporta...mas o FSB 1333 eu to em duvida...essa RAM sua fica de boa eu acho, como eu disse, vai depender se o chipset vai reconhecer as memorias em dual channel rodando a 667MHz ou nao...a vga tá boa para a sua aplicação eu acho...mas o mais importante: usar uma fonte de potencia real, pra você, 400W dah de boa eu acredito. Vai depender do tanto de HDs q você for ligar...

vou ficar esperando você montar seu pc e mostrar os resultados aqui, dai a gente acaba de uma vez por todas com o misterio da placa-mãe nesse topico...obviamente incentivando o CDH a testar ela de uma maneira mais ampla.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mago, a bios foi atualizada para a última versão disponível e mesmo assim não houve melhoras nesse problema.

Rafael, realmente imagino que seu exemplar esteja com algum problema. Atualizei a minha bios e a de um colega que também possui essa placa. Inclusive o Link que passei http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2-X/1333 consta a correção de um problema referente a temperatura, na ultima versão da bios disponível. Como segue o exemplo abaixo!

"P5LD2-X/1333 BIOS 0206

Modified CPU temperature measuring algorithm.

Fix when using Wolfdale CPU, CPU temperature in H/W monitor will be incorrect after resuming

from S3. "

De qualquer forma obrigado por ter respondido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...