Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ASUS P5LD2-X/1333


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
Seus 2GB de ram funcionam em dual channel? porque entrei no site da intel, e la nas especificações do 945GC dizia q dual channel, só em 533 parece...n me lembro bem, mas n chegava a 667MHz. To perguntando, porque eu tenho uma p5ld2-x/1333 mas tenho 1GB só em single channel...dai quando li o artigo eu surtei porque eu pensei q poderia usar um processador de 1333 FSB com dual channel em 667MHz...atualmente eu uso um E4500 (800 FSB ).

Ola

estou com a mesma placa e processador que o seu, tudo como original,

você fez algum mudança na bios?

se fez me me fala ai onde alterar.

e a repeito da bios, a minha é versão 0115, devo atualizar?

valeu...:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

estou com a mesma placa e processador que o seu, tudo como original,

você fez algum mudança na bios?

se fez me me fala ai onde alterar.

e a repeito da bios, a minha é versão 0115, devo atualizar?

valeu...:)

então,

eu entrei no site da asus esses dias, porque eu tava brincando de fazer overclock nessa placa mãe, e quis atualizar a bios pra ver se tinha uma versão mais recente. Entre no site da asus, e procure na sessão de downloads pra p5ld2-x/1333 se sua versão de bios é a mais atual que tem no site (eu n me lembro da versão mais atual....desculpe).

Atualizando a bios nao tive mudança de comportamento nenhum por parte do hardware, em termos de ter ou nao mais opções de overclock.

Fazendo overclock, aumentando o FSB, consegui aumentar o clock das memorias pra 800MHz (agora tenho um pente de 2GB 800MHz, desfiz do de 1GB 667MHz). O FSB final foi pra 960MHz...teve um dia que aumentando o FSB pra 266MHz (1066MHz) as memorias foram pra mais de 850MHz (n me lembro ao certo pra qto foi), sei que a placa conseguiu ligar e tal...mas a rede onboard nao funcionou...então nao serviu o overclock porque n funcionou estável.

Acredito que nosso processador vem travado para overclock. Se colocar um processador que tenha de fábrica, FSB de 1333MHz, acho que a placa funciona numa boa, porque o Vcore ajustado pelo regulador de tensão é casado com o Vcore do processador, e nao pela bios (até porque na bios dessa placa nem tem opção de mexer no Vcore). Quebrando o paradigma, o chipset 945 da intel, nessa placa suporta sim uma frequência de memoria acima de 667MHz e vou mais longe, suporta em dual channel essa frequência superior. então essa placa faz o chipset funcionar de uma maneira que ninguem consegue entender...o q a asus aprontou, grande mistério, porque por experiência propria, fazendo acontecer, vi as memorias funcionarem em dual channel em frequência superior à informada pela intel para o chipset, e o processador deve ir sim para um FSB de 1333MHz, porém que dependerá diretamente do FSB do processador que estiver instalado na placa. No nosso caso, para o E4500 com 800MHz de FSB, ele vai a 1066MHz, instável...

depois tenta colocar o FSB em 250MHz...v q q acontece...depois posta aqui.

Acho que além de um "primeiras impressões", essa placa merecia um teste completo, com processadores de varios FSB's pra ver o que é compativel ou nao e se há necessidade de atualização de BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então,

eu entrei no site da asus esses dias, porque eu tava brincando de fazer overclock nessa placa mãe, e quis atualizar a bios pra ver se tinha uma versão mais recente. Entre no site da asus, e procure na sessão de downloads pra p5ld2-x/1333 se sua versão de bios é a mais atual que tem no site (eu n me lembro da versão mais atual....desculpe).

Atualizando a bios nao tive mudança de comportamento nenhum por parte do hardware, em termos de ter ou nao mais opções de overclock.

Fazendo overclock, aumentando o FSB, consegui aumentar o clock das memorias pra 800MHz (agora tenho um pente de 2GB 800MHz, desfiz do de 1GB 667MHz). O FSB final foi pra 960MHz...teve um dia que aumentando o FSB pra 266MHz (1066MHz) as memorias foram pra mais de 850MHz (n me lembro ao certo pra qto foi), sei que a placa conseguiu ligar e tal...mas a rede onboard nao funcionou...então nao serviu o overclock porque n funcionou estável.

Acredito que nosso processador vem travado para overclock. Se colocar um processador que tenha de fábrica, FSB de 1333MHz, acho que a placa funciona numa boa, porque o Vcore ajustado pelo regulador de tensão é casado com o Vcore do processador, e nao pela bios (até porque na bios dessa placa nem tem opção de mexer no Vcore). Quebrando o paradigma, o chipset 945 da intel, nessa placa suporta sim uma frequência de memoria acima de 667MHz e vou mais longe, suporta em dual channel essa frequência superior. então essa placa faz o chipset funcionar de uma maneira que ninguem consegue entender...o q a asus aprontou, grande mistério, porque por experiência propria, fazendo acontecer, vi as memorias funcionarem em dual channel em frequência superior à informada pela intel para o chipset, e o processador deve ir sim para um FSB de 1333MHz, porém que dependerá diretamente do FSB do processador que estiver instalado na placa. No nosso caso, para o E4500 com 800MHz de FSB, ele vai a 1066MHz, instável...

depois tenta colocar o FSB em 250MHz...v q q acontece...depois posta aqui.

Acho que além de um "primeiras impressões", essa placa merecia um teste completo, com processadores de varios FSB's pra ver o que é compativel ou nao e se há necessidade de atualização de BIOS.

Ok brigada pela força!!!

a versão de bios da placa esta em 0115, sei que tem como atualizar, queria uma luz ai de qual o metodo mais pratico de fazer isso.

sobre o over...

é so mudar então o tal FSB Pra 250Mhz?

vou tentar isso ai, depois posto o resultado

e quanto a memoria? tenho apenas 1 pente de 2 gb 667 no xp 32bits

m3 disseram que 4 gb no 32 é jogar dinheiro fora. o que você acha?

PS; da uma olhada no meu "GABINETE"

http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-e2160-c/506658?p=3820812#post3820812

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok brigada pela força!!!

a versão de bios da placa esta em 0115, sei que tem como atualizar, queria uma luz ai de qual o metodo mais pratico de fazer isso.

sobre o over...

é so mudar então o tal FSB Pra 250Mhz?

vou tentar isso ai, depois posto o resultado

e quanto a memoria? tenho apenas 1 pente de 2 gb 667 no xp 32bits

m3 disseram que 4 gb no 32 é jogar dinheiro fora. o que você acha?

PS; da uma olhada no meu "GABINETE"

http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-e2160-c/506658?p=3820812#post3820812

então,

entra no site da asus, procura pela sua placa mãe, e vai na seção de downloads e baixa a versão mais recente da bios da placa.

No cd da placa-mãe tem um programa da asus que atualiza a bios. Chama asus update. Dai nele você seleciona a opção "update bios from file", acha o arquivo que você baixou do site da asus e vai seguindo os passos. Pra ficar mais fácil, no programa tem uma opção que automaticamente já encontra a bios mais atual pra sua placa e ja faz o download e instala. Sinceramente, nunca testei isso então nao opino à respeito.

Sobre o overclock, o meu tá rodando super estável com FSB de 240MHz (960MHz efetivo). A minha memoria ta em 800MHz. É um pente de 2GB 800MHz nominal.

Sobre ser desperdício comprar 4GB de RAM, acho que n é. porque você vai usar nessa placa, 2 pentes de 2GB, em dual channel. Daí o barramento da memória pula de 64bits pra 128bits, aumentando a velocidade de acesso a ela. E outra, mais pra frente você vai querer fazer upgrade no seu pc...2 memórias de 2GB compensam mais do que você comprar um pente de 2GB e outro de 1GB...acaba que funciona num tal de "dual channel assimétrico", que até hoje eu não entendi como q é, e diz o "everest" que o barramento fica em 128bits (eu já testei isso). Vai fundo nos 4GB de memória...o xp 32bits reconhece até 3,2GB...o vista 32bits reconhece os 4GB mas usar mesmo, acho que ele usa só 3,2GB também...pra você desfrutar realmente dos 4GB ou mais de RAM você precisa de um sistema operacional em 64bits. Mas pelo preço de que paga num pente de memória, ainda mais DDR2, compensa mesmo já comprar dois pentes de 2GB iguais, 800MHz e mandar bala. Bom que sendo 800MHz já da uma margem pra você fazer um overclock no processador sem judiar em nada das memórias...agora, tem umas opções de memórias DDR2 de frequência nominal 1066MHz, que sao pra quem faz overclock mesmo, ou placas que suportam memórias nessa frequência...vai a gosto do freguez.

Mantenha contato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então,

entra no site da asus, procura pela sua placa mãe, e vai na seção de downloads e baixa a versão mais recente da bios da placa.

No cd da placa-mãe tem um programa da asus que atualiza a bios. Chama asus update. Dai nele você seleciona a opção "update bios from file", acha o arquivo que você baixou do site da asus e vai seguindo os passos. Pra ficar mais fácil, no programa tem uma opção que automaticamente já encontra a bios mais atual pra sua placa e ja faz o download e instala. Sinceramente, nunca testei isso então nao opino à respeito.

Sobre o overclock, o meu tá rodando super estável com FSB de 240MHz (960MHz efetivo). A minha memoria ta em 800MHz. É um pente de 2GB 800MHz nominal.

Sobre ser desperdício comprar 4GB de RAM, acho que n é. porque você vai usar nessa placa, 2 pentes de 2GB, em dual channel. Daí o barramento da memória pula de 64bits pra 128bits, aumentando a velocidade de acesso a ela. E outra, mais pra frente você vai querer fazer upgrade no seu pc...2 memórias de 2GB compensam mais do que você comprar um pente de 2GB e outro de 1GB...acaba que funciona num tal de "dual channel assimétrico", que até hoje eu não entendi como q é, e diz o "everest" que o barramento fica em 128bits (eu já testei isso). Vai fundo nos 4GB de memória...o xp 32bits reconhece até 3,2GB...o vista 32bits reconhece os 4GB mas usar mesmo, acho que ele usa só 3,2GB também...pra você desfrutar realmente dos 4GB ou mais de RAM você precisa de um sistema operacional em 64bits. Mas pelo preço de que paga num pente de memória, ainda mais DDR2, compensa mesmo já comprar dois pentes de 2GB iguais, 800MHz e mandar bala. Bom que sendo 800MHz já da uma margem pra você fazer um overclock no processador sem judiar em nada das memórias...agora, tem umas opções de memórias DDR2 de frequência nominal 1066MHz, que sao pra quem faz overclock mesmo, ou placas que suportam memórias nessa frequência...vai a gosto do freguez.

Mantenha contato!

Obrigado foi muito esclarecedor!

assim que der vou comprar essa memoria ai, a minha é frequencia 667

sem problemas ne? posso usar dois pentes de 2gb cada com 667?

gostou da maquina na gaveta?

to pensando em compratr uma LCD de 32" (pra monitor e TV mesm)

será que alguem tem alguma contra indicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado foi muito esclarecedor!

assim que der vou comprar essa memoria ai, a minha é frequencia 667

sem problemas ne? posso usar dois pentes de 2gb cada com 667?

gostou da maquina na gaveta?

to pensando em compratr uma LCD de 32" (pra monitor e TV mesm)

será que alguem tem alguma contra indicação?

Pode usar dois pentes sim de 2GB cada, mas no windows vão ser reconhecidos só 3,2GB se for 32bits.

Seu gabinete ficou bem criativo. Mas e a temperatura? O chipset da sua placa mão esquenta muito? O da minha esquenta pra caramba...pensei em por um cooler nele mas o de 4cm que eu tenho n faz muito efeito...precisava de um maior, mas dai n tem como fixar...alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar dois pentes sim de 2GB cada, mas no windows vão ser reconhecidos só 3,2GB se for 32bits.

Seu gabinete ficou bem criativo. Mas e a temperatura? O chipset da sua placa mão esquenta muito? O da minha esquenta pra caramba...pensei em por um cooler nele mas o de 4cm que eu tenho n faz muito efeito...precisava de um maior, mas dai n tem como fixar...alguma sugestão?

olha a temperatura do processador nunca passou de 53ºC dos 2 núcleos

mais em relação ao chipset nunca reparei a tempratura dele, como uso a versão trial do everest acho que nao consigo medir essa. Algum progaminha bom pra isso?

o cooler que você quer colocar tem apoio lateral e é de plastico?

se for fica fácil de bolar um suporte pra ele...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha a temperatura do processador nunca passou de 53ºC dos 2 núcleos

mais em relação ao chipset nunca reparei a tempratura dele, como uso a versão trial do everest acho que nao consigo medir essa. Algum progaminha bom pra isso?

o cooler que você quer colocar tem apoio lateral e é de plastico?

se for fica fácil de bolar um suporte pra ele...

valeu

A placa não tem sensor de temperatura para o chipset. Eu "medi" a temperatura do dissipador no "dedômetro" mesmo (hehehehehehe) e tava muito quente...muito mesmo...devia estar nuns 70°C ou mais. Eu comparo com minha placa de video, onde o dissipador da gpu fica menos quente do que o do chipset da placa mãe e a GPU fica nuns 75ºC praticamente o tempo todo.

Vai entender...tenho um cooler de 60mm sobrando aqui...tem até o terceito fio pra poder medir a velocidade...mas ele é maior que o dissipador...tenho q ver como q vou fixar ele...to pensando em fazer uns suportes metalicos...dai parafuso eles no dissipador e a outra parte no cooler...deve dar né?! hehehehehehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia a todos.

tenho uma placa mãe dessa P5LD2-X/ 1333, ou pelo menos penssava que tinha. Na caixa tem todas as especificações, e é igualzinha a mostrada no teste do CDH. porém tentei atualizar a Bios no site da asus e não conseguia a ultima atualização da mesma, foi quando tentei, atualizar com a Bios do modelo Asus P5LD2 - X, que as especificações no site da Asus não passa de FSB1066.

Ai vai minhas perguntas.

Será que o teste não foi feito com esse modelo inferior?Tambem fui enganado pela caixa.

Alguem poderia postar alguma informação referente a esse modelo Asus P5LD2 - X? Quero dar uma melhorada na minha configuração(abaixo informada) mas só tenho as configurações que a conseguir no site da Asus.

Se alguem quiser confirmar minha informação, temte atualizar a Bios da P5LD2-X/1333 para 214, que é a ultima atualização, se não conseguir foram enganados como eu.

Abraços a todos

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
Pessoal,

Primeiramente desculpas por ressucitar este tópico é porque eu li todos os posts e ainda fiquei com dúvida...

Afinal, essa placa suporta ou não 4Gb de memória???

Suporta sim! usava ela com meu win 7 64 bits com 4 gb e nunca deu problema, ainda uso ela e so deu problema de rede que foi resolvido pelo tecnico na santa ifigenia. Ele removeu o chip de rede da placa e agora funciona com uma placa de rede PCI, ele me mostrou o local onde mutilou a minha querida Asus PL5LD2-X/1333 ficou apanas a cicatriz (rsrsrs)

Fica ai a dica pra quem estiver tendo problemas de rede com essa placa!

valeu Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Joe,

Eu to com problemas para achar driver de rede para essa placa (P5LD2-X/1333). Instalei o windows 7 e a não consegui encontrar.

Como você resolveu isso?

abs

Cara seguinte...

Eu ja tive muitos Problemas com essa rede On bord ate que um tecnico que me vendeu ele disse que irria mutilar a placa pra mim poder usar a rede off bord, ele retirou o chip de rede da placa pois estava com defeito, dai consegui usar a rede off de boa com uma placa PCI.

se o driver do site da Asus não funcionar parte pro abate...

eu te recomendo o cara.(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Vi que muitos conseguiram instalar dois pentes de 2GB nessa placa e ter estabilidade na máquina.

Eu tinha um pente de 2Gb 333mhz comprei mais um pente de 2gb semana passada e instalei na minha máquina (P5LD2-x/133 - Core2Duo E6850 3.0Ghz - Windows 7 Ultimate 64).

Esse que eu comprei era para ser 667 tb mas aparece 400mhz no CPUz.

Depois de instalar a memória, meu pc iniciava, eu conseguia instalar os programas básicos e tal, mas depois de uns 20 minutos dava tela azul. Desinstalei a memória e o pc ficava normal.

Fui atrás da atualização da Bios e voltei a instalar a memória.

No CPUz aparecia que as duas estavam trabalhando em 333. Fiquei com o PC ligado umas 2 horas e veio a Tela Azul novamente, agora com um erro estranho, "reference by pointer".

Tirei a memória e voltou ao normal. Minha dúvida é, isso é algum problema de configuração na Bios, vou ter que fazer isso manualmente mesmo sem fazer um over? Não sou avançada nesse assunto, mas se tiver que fazer um overclock pra estabilizar meu PC com os 4GB, será que eu consigo?

Ah, mais uma coisa, mas acho que é normal, a máquina reconhece os 4gb, mas mostra como se alguma coisa estivesse roubando 600Mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...