Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de umidade para hortas


jfenix

Posts recomendados

Estou querendo colocar um controle de umidade na minha horta caseira

Do tipo quando a terra seca aciona uma válvula e abre a água

Quando a terra fica úmida fecha a água

Alguém tem algo igual ou parecido?

Já vi com tempo, mas não gostei.

Queria mesmo um de umidade

Obrigado a quem puder ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... Nunca vi nenhum projeto como este (dei uma procurada no google e não vi nada). Mas notei que os medidores de umidade comerciais possuem uns eletrodos que são fincados no terreno.

Se eu fosse projetar algo do tipo, eu tentaria algum circuito que medisse a resistência da terra, por meio destes eletrodos... Quanto mais úmida a terra estivesse, menor a resistência.

Imagine assim:

Você enterra os dois eletrodos bem próximos um do outro. Num deles, você joga uma tensão, de maneira que esta tenda a circular até o outro eletrodo.

Se considerar a terra como uma resistência comum, que varia para mais ou para menos conforme a quantidade de água presente nela, bastaria medir a corrente que circula de um eletrodo para outro...

É claro que isto é somente uma ideia! Da teoria até a prática tem um longo caminho e muitas dificuldades... Não sei qual o teu conhecimento de eletrônica e nem tão pouco se consegui te ajudar em algo, mas a intenção foi boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te digo com toda certeza que se você olhar o datasheet do LM3914 você vai conseguir montar esse irigador altomático.....Falo por esperiência pois foi parte do meu trabalho final de curso....você vai seguir a linha de pensamento do amigo "cabteixeira"....

eu achei este site gogo board

que parece que faz o que eu queria

inclusive ensina a fazer um sensor muito simples de gesso e dois eletrodos

humidity_sensor.jpg

porém nao acho como montar esta placa :eek:

como seria este datasheet do LM3914?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...