Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Router D-Link Configurações e DD-WRT - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Apenas para atualização: Utilizei o dd-wrt v24-sp2 beta 25-12-08 e está mais estável que o v24-sp1.

Já saiu uma mais recente a v24-sp2 03-01-09, mas como não tenho o DIR-300 em mãos, não pude testar.

Eu recomendo a todos que possuem este aparelho realizar a migração para o dd-wrt!

Cara ja li sobre este dd-wrt. Mas tenho medo de perder o aparelho na mudança e não tenho condições de comprar outro. :(

Mas post umas screens para a gente ver como é a tela de administração dele.

Achei um tutorial na net, quem tiver coragem segue o link abaico.

http://www.xcore.com.br/forum/post121235-2.html

Falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos sou novo no Forum e vou dizer pra vocês como resolvi este problema aqui

usando o CD do router coloquei os cabos em seus devidos lugar - modem router PC -

então retirei o Cd , e reiniciei o PC , abri o navegador e coloquei o IP do router 198.168.0.1 , pronto entro no administrador e configurei , o CD nao vale de nada so da erro !

pra quem usa banda larga tem q configurar no modo PPPoe e observação voce tem q desinstalar o seu discador de banda larga o router fara a discagem sozinha

valeu , caso tenha alguma duvida e eu possa ajudar , estamos ai !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Tentei o Suporte da D-Link, eles foram bem atenciosos e recomendaram a substituição do aparelho... porém no final das contas eu fui descobrir que o problema era com meu notebook... a antena principal do note tava desconectada, levei no suporte do note e ficou tudo resolvido...

O roteador é realmente muito bom... cobre meu apartamento inteiro com velocidade de conexão muito alta... foi uma ótima aquisição, custo-benefício excelente!

Eu diria que 99% dos problemas com qualquer roteador ou é configuração ou dispositivos não compativeis entre outros problemas.

Mais um satisfeito. Este roteador é muito bom mesmo.

Falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Segue aqui uma video aula muito boa sobre o dir-300, comprei ele a uma semana e não me arrependo.

Video aula: http://www.mxmasters.com.br/redes/redes-configurando-d-link-wireless/#more-972

Muito legal o Video, valeu por postar no forum.

Iriei colocar ele na primeira pagina com creditos a você.

Falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o DIR-300 a uns 3 meses e antes tinha um Linksys WRT54G que era sem dúvidas bem melhor que o D-Link, me arrependi de ter vendido o Linksys tanto que vou dar um fim nesse D-Link e comprar outro Linksys.

O problema no D-Link está com a perca de pacotes, mesmo estando ao lado do router, se deixo fazendo ping no ip do router percebo muita perca de pacotes coisa que com o Linksys não acontecia.

Outro problema é a cobertura do sinal que é muito fraco, com o WRT54G conseguia distâncias bem maiores.

Já utilizei os firmwares 1.00, 1.01, 1.03 e 1.05 e o que tenho menos perca de pacotes é o 1.01 , não sei porque o 1.03 e 1.05 fica inaceitável.

Fiz testes com o notebook que tem uma wireless da intel e o desktop que tem uma da Encore, tentei também um adaptador USB da D-link e sempre o mesmo problema de pacotes idependente da distância. Se plugo cabo de rede no DIR-300 resolve o problema com a perca porém como minha casa é muito grande não tem condições de usar cabo aqui.

Não recomendo a linguém comprar D-link, comprei por recomendação de amigos mas para mim não serve, vou voltar para Linksys.

Cada uma com sua opnião.Creio que você foi muito radical na mesma.

Não tive nenhum dos problemas que você relatou como varias outras pessoas tb não tiveram.

Os problemas em sua maioria era falta de configuração e teve até um caso de antena interna de notebook desligada por erro de montagem na fabricação.

OBS: Quando inumeras pessoas falam bem de um produto e apenas uma ou duas falam mal do mesmo, faça uma reflexão e tente fazer uma autocritica de sua opnião.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polones,

Achei um log de Fix do 1.05, meio estranho, mas está em um dos sites da d-link:

http://ftp.dlink.ru/pub/Router/DIR-300/Firmware/dir300.release.note.txt

Alguma mudança sensível depois do update?

Tentei atualizar mas, no final, o router travou. Tentei resetar e não houve sinal devida. Desliguei, religuei e ainda estava o firmware antigo. Penso que vou deixar assim mesmo...

abs

cogumeneghetti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polones,

Achei um log de Fix do 1.05, meio estranho, mas está em um dos sites da d-link:

http://ftp.dlink.ru/pub/Router/DIR-300/Firmware/dir300.release.note.txt

Alguma mudança sensível depois do update?

Tentei atualizar mas, no final, o router travou. Tentei resetar e não houve sinal devida. Desliguei, religuei e ainda estava o firmware antigo. Penso que vou deixar assim mesmo...

abs

cogumeneghetti

Até agora não senti diferença nenhuma. Mas como corrigiu varios bug conforme seu link é sempre bom atualizar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, sou novo aqui no Clube do Hardware, e estou querendo montar uma rede Wireless em minha casa. Para isso, comprarei um Roteador D-Link DIR-300.

Estava analisando a frequência do roteador, e tenho um telefone sem fio da Panasonic que funciona na mesma frequência (2.4 GHz), caso eu compre esse roteador, haverá interferências entre meu telefone e o roteador? O modelo é bom? Só quero compartilhar a internet entre os notebooks aqui em casa e meu desktop.

Obrigado pela sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Olá, sou novo aqui no Clube do Hardware, e estou querendo montar uma rede Wireless em minha casa. Para isso, comprarei um Roteador D-Link DIR-300.

Estava analisando a frequência do roteador, e tenho um telefone sem fio da Panasonic que funciona na mesma frequência (2.4 GHz), caso eu compre esse roteador, haverá interferências entre meu telefone e o roteador? O modelo é bom? Só quero compartilhar a internet entre os notebooks aqui em casa e meu desktop.

Obrigado pela sua atenção.

Olá amigo,

Esse roteador é bom e serve para o que você quer, é bem provável que de algum tipo de interferência, não sei te dizer o quanto. O bom é deixar o roteador e o telefone bem afastados um do outro.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Olá pessoal. Sempre acompanhei fóruns virtuais para esclarecer dúvidas, saber opiniões, conhecer dados técnicos, etc. E através do que li na maioria dos fóruns, recentemente comprei um roteador DIR-300. Estou totalmente satisfeito com ele, tanto até que indico para amigos e parentes.

[...]

Portanto, gostaria de saber se realmente este senhor está correto ou se não passa de uma pessoa se fazendo de sabichão ou então alguém com ligações comerciais com o produto. Se alguém quiser o link da comunidade e do tópico para comentar por lá tb, poderei estar passando.

valeu galera!!

Olá Sorin,

É logico que o cara estava se achando quando escreveu aquilo, porém o que ele falou é verdade, o roteador da Netgear é bom e foi realmente testado pela INFO com alguns outros modelos básicos e obteve o melhor desempenho de velocidade real wireless. Pórem não foi comparado com o DIR-300, foi comparado com alguns modelos ultrapassados como o D-link DI-524.

Bom...quanto ao DIR-300, ele também é um roteador excelente e aceita firmwares alternativos como o DD-WRT. Eu uso um similar, o DIR-320 com print server e este é muito bom, vem com muitos recursos como controle de banda, de acesso a sites, etc..

É duro falar sobre um roteador pois cada um tem uma opnião, mas é preciso saber reconhecer as outras marcas também, tem muita gente aqui no fórum que é fã da Linksys e odeia a D-link, outros são fãs da D-link, etc..

Agora, realmente tem algumas marcas que são superiores como a EDIMAX que já faz roteadores com uma potência maior.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. É q tava tendo uma promoção do DIR-300 por R$59 no Submarino. Achei muito barato, pois na maioria das lojas acha por R$199 e no Mercado Livre por R$130. Comprei um semana passada no PARAGUAI por R$110.

Já baixei vários filmes via torrent, assisto filmes online, baixo via p2p e tá normalzinho, fazendo downloads na velocidade normal de minha conexão e sem quedas. Pra instalar e configurar foi muito fácil. Portanto não tenho porque reclamar. Meu irmão e meu amigo tb estão usando e 100% satisfeitos. Será que estes testes de revistas não podem ter alguma "maracutaia"? Pois sabe como é hj em dia né.. uma boa propaganda garante um bom lucro!

Às vezes generalizam muito. É preciso diferenciar marca e modelo. A Dlink realmente tem má fama, porém, o modelo Dl-524 é bem fraquinho mesmo, assim como aquele famoso modem 500B. Mas isso tb depende da necessidade da pessoa. Sabemos que toda grande empresa tem seu produto de baixa qualidade, vendido por um preço mais baixo e também tem o de alta qualidade, mais caro. O que se deve levar em questão é a NECESSIDADE de cada um. Agora malhar produtos dizendo q é "um lixo", "porcaria", "num presta".. na minha opinião não é muito legal mesmo. É a mesma coisa que falar mal da Intel por causa de seu processador Celeron (é apenas uma suposição, os Celerons estão muito bons hj). Mas portanto eu deveria reclamar: "Intel é porcaria! Intel nunca mais"!

Acho que o mais correto seria apontar defeitos e qualidades, informar a que tipo de necessidade se adequa, apontar outros produtos digamos q "concorrentes", relatar características técnicas e experiências na prática, e por fim avaliar preço e benefício. Não gosto do "MODEM" Dlink (o famoso 500B), porém to usando e aprovando o "ROTEADOR" Dlink DIR-300 em conjunto com o adaptador wireless Dlink DWA-110.

Mas uma coisa tem q ser lembrada, cabe ao usuário escolher o roteador que melhor se adequa as suas necessidades. Tipo: para uma Lan, um prédio, um comércio, uma vizinhança, uma mansão, um sobrado ou apenas uma residência comum de 5 ou 6 cômodos. Tem tb a questão do material das paredes, janelas, etc..

Sei bem sobre os tais fanboys de "marquinhas" que defendem com unhas e garras o produto que tem maior simpatia. E sei q com pessoas assim não se deve discutir. Outra coisa, em muitos fóruns discutem que o DIR-300 superou até mesmo o modelo do famoso Linksys, o WRT54G v8.

- Linksys WRT54G v8: processador de 240MHz, 8MB RAM, 2MB Flash ROM / antena fixa

- D-Link DIR-300: processador de 182MHz, 16MB RAM, 4MB Flash ROM / antena removível

Apesar do processador mais fraco, dizem que o dobro de memória são mais importantes. Ah..outra coisa, o Netgear tb tem antena de 2dbi e é FIXA, ou seja, você não pode colocar uma outra de maior alcance. No DIR-300 a antena é de 2dbi porém removível.

Mais uma coisinha.. a captação do sinal e uma boa navegação tb depende do tipo de adaptador wireless que se tem no outro micro ou notebook (realtek, ralink, atheros..) certo?

Obrigado pela resposta Serza. Continuo confiando sempre nos postadores de fóruns, os tais "muleques" como o carinha lá falou. Prefiro confiar na opiniões de várias pessoas do que de uma que tem o rei na barriga.

Obrigado pela atenção. Se caso falei alguma coisa errada, me corrijam por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O redirecionamento de portas requer um LAN IP fixo.

Então, se você for no status da conexão sem fio do notebook, clicar na aba Suporte, e ver lá: Endereço IP: 192.168.xx.x, e estiver escrito: Obtido por DHCP, você não vai redirecionar nada, nunca, porque você tem que redirecionar uma porta pra algum lugar. No caso, pra rede sem fio do seu note.

A primeira coisa a fazer é fixar o IP do note.

Vá em Painel de controle, conexões de rede, e ache a conexão que vai até o seu DIR-300. Eu não sei se é por cabo ou wireless. você não mencionou isso.

Clique na conexão com o direito, e depois em Propriedades da conexão.

Vai abrir uma janela, onde tem Esta conexão usa estes itens: Desça até o TCP/IP, e clique no botão propriedades, logo abaixo.

Quando abrir a janela de Propriedades de Protocolo (é, esse TCP/Ip é um protocolo..), deve encontrar marcado a primeira linha, que diz: Obter um endereço IP automaticamente.

Agora escreva num papel esses 3 endereços que vê abaixo. O endereço IP, a máscara de subrede, e o gateway padrão.

Já de posse do que teu roteador te forneceu, marque a segunda opção da tela: Usar o seguinte endereço IP: Vai sumir tudo que tinha lá, e você vai agora escrever, número por número, os octetos (conjunto de 3 números) que escreveu no papel.

Terminado o processo, clique em Ok, Ok de novo, e vá lá no seu status da conexão local, aba suporte, e verifique se o seu pc continua conectado, e se agora, no lugar do Obtido por DHCP, está escrito: Configurado manualmente.

Muito bem, agora você já sabe pra onde redirecionar as portas ( não é abrir) do seu roteador.

Então, se lá no seu Endereço IP, estava escrito: 192.168.2.3, por exemplo, e você está querendo usar o Emule, lá no seu roteador, na parte de regras NAT/NAPT, você vai escrever: Port 4662, protocol TCP, redirect to start: 192.168.2.3 End: 192.168.2.3.

Depois repita a operação, com o protocolo 4772, pro protocolo UDP. Redirecionando para o mesmo IP.

E você tem que escrever uma regra pra cada porta, e pra cada protocolo, e pra cada pc fixado. Então, se você tem duas portas no emule, cada uma pra um protocolo, e dois pcs com Ip fixados manualmente, vai ter que criar quatro regras NAT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

Vou resumir um pouco minha história aqui.

Possuo internet via rádio, onde ela era ligada diretamente em uma placa wireless do pc através de um cabo coaxial, porém, eu ganhei um notebook de presente de aniversário da minha mãe e com ele veio um dir 300 junto.

Fui no servidor e perguntei se tinha como colocar rede wireless aqui em casa, para usar tanto no pc quanto no notebook, o técnico disse que sim, mas que era preciso colocar um access point para receber o sinal e dele ligar um cabo rj-45 no roteador pra ele transmitir o sinal wireless pros dois computadores.

Pois bem, roteador e acceess point foram configurados tudo certinho, a internet está pegando, porém, de 5 em 5 minutos, praticamente, a internet cai, não chega a desconectar, mas não abre nenhum site.

Já atualizei o firmware do roteador, mudei o canal da rede, mas continua igual, alguém sabe como posso fazer pra parar de acontecer isso? Será que pode ser algum erro na configuração?

O AP está configurado no modo Cliente ISP e recebendo o sinal da internet no lugar que ficaria a anteninha do próprio ap.

O roteador está configurado com ip fixo, pra clonar o mac do ap q está registrado no servidor.

Desde já, obrigado pela atenção.

Willian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pesquisei pelo fórum e não encontrei um problema semelhante ao meu, então vou explicar o que se passa...

Troquei o meu roteador para um D-link DIR - 300, atualizei para a firmware 1.05, instalei o roteador, rodei o programa de "instalação" que veio no CD e configurei a conexão com roteador pelo IP 192.168.0.1, como utilizo o SPEEDY configurei como PPoP, correto?

O Problema é o seguinte:

Quando o micro fica alguns dias desligado ele perde a conexão, aparece a notificação que a conectividade está nula ou limitada, e o reparar não resolve o problema, o que resolve, as vezes, é rodar novamente o CD que veio com o roteador.

Temos dois micros na rede com fio, como o problema ocorre apenas no meu, formatei o PC e não resolveu.

Alguém pode me ajudar com este problema?

Desde já agradeço a atenção

Ah, a minha placa de rede é on board da A8v-x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprei esse roteador a pouco tempo e estou com um problema e espero que alguém possa me ajudar.

Mais ou menos uma vez por dia, sem mais nem menos, o meu computador (desktop) fica com a conexão "limitada", só acessa certos sites como Google por exemplo, os torrents também funcionam, porém, outros sites simplesmente não funcionam!

Tentado o "Diagnosticar e Reparar" o Windows fala que o problema é no DNS.

A única solução é retirar o roteador da tomada e religá-lo. Aí tudo volta ao normal.

PS: Lembrando que esse computador está conectado ao roteador por cabo e que o roteador já está com o último firmware.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Tentado o "Diagnosticar e Reparar" o Windows fala que o problema é no DNS.

A única solução é retirar o roteador da tomada e religá-lo. Aí tudo volta ao normal.

...

Já tento mudar o DNS para o openDNS e ver se resolve ?

www.opendns.org

208.67.222.222

208.67.220.220

Sugiro que coloque diretamente no router e não na placa de rede no pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, eu estou com o mesmo problema do ULISSESGASP.

Não estou usando nada de especial na configuração do D-300, so coloquei uma senha na rede wireless.

O Problema é que nem meu notebook nem meu celular reconhece a rede wireless. Tem algo que eu posso fazer?

Obs:Tentei conectar com meu celular na frente do roteador, então não deve ser o sinal.

Tire toda a criptografia e teste por alguns minutos para ve se conecta na wireless...se sim ae você vai colocando o resto das criptografias.

você sabe se seu celular suporta WPA ou WPA2 ? Talvez seja este problema com o celular, já o notebook quase certeza que suporta WPA2.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu to com um problema muito estranho

mesmo com sinal excelente, a velocidade entregue é baixíssima, bem longe dos 54 mb que devia estar (18, 11.5 até 5.5 as vezes). e fica oscilando muito a velocidade da rede

gostaria de saber o que ocasiona isso!

Troca o Canal do Wireless, talvez seja alguma irnterferencia dentro de sua casa com algum outro aparelho ou mesmo algum sinal de fora forte.

Falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal

Estou com este router dlink 300 instalei ele normal sem problemas tanto o pc quanto o note reconhece ele via cabo.

O pc fica com o cabo ligado na porta lan1 e o note eu queria ligar pelo wereless, mas o note não reconhece nenhum sinal de redesem fio.

como faço para o note reconhecer o sinal do roteador?

Hum, a sua placa wireless está funcionando certo ? Ela lista alguma wireless fora a sua aonde você mora ?

Olha, tenta ver o canal e criptografia usada.

Falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado a todos pela ajuda...

problema era de BIOS...(BINCHINHO IGNORANTE OPERANDO O SISTEMA)

O note vem por defaut com wireless desligado no caso deste note que eu estva configurando era só apertar fn + 11 que ele liga a rede sem fio!

segui o tutorial aqui do forum mesmo ta tudo numa boa só falta configurar as portas para p2p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejo o pessoal falar muito do firmware DD-WRT que aumentaria as opções do DIR300, mas que opções são essas ???

achei no link abaixo

http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv2/downloads/stable/dd-wrt.v24%20SP1/Consumer/Dlink/DIR-300/dir300-firmware.bin

o provável firmware, mas não sei se é esse ou este aqui

http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv2/downloads/stable/dd-wrt.v24%20SP1/Consumer/Dlink/DIR-300/linux.bin

Qual a diferença???

pelo link acima já dá pra ver o caminho completo que usei pra achar os tais firmwares, mas qual deles devo usar ?? o que acrescenta ??? Há outro melhor ???

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...