Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar a BIOS


Marcelo C Souza

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pelo fato de varios e varios post´s perguntando sempre a mesma coisa "como atualizo a minha BIOS" , resolvi recortar o texto do Prof. Gabriel Torres sobre como fazer um upgrade de BIOS, pois muitos não procuram na sessão de dicas aqui no Site, seria legal que algum moderador pudesse destacar este tópico.

Aqui vai o texto do Prof. Gabriel Torres :

"Diversos casos de manutenção são resolvidos com um upgrade de BIOS. Por exemplo, quando um determinado periférico (uma unidade de DVD, uma placa de vídeo ou um processador novo, por exemplo) não é reconhecido em seu equipamento, mas é reconhecido quando é instalado em um micro mais moderno. Em geral, se o seu micro está funcionando bem, não é necessário realizar esse tipo de procedimento.

O BIOS é um programa que está escrito na memória ROM do micro. A forma de se atualizar esse programa depende do tipo de circuito de memória ROM que o seu micro utiliza. Atualmente existem dois tipos de memória ROM: Mask-ROM e Flash-ROM.

A memória do tipo Mask-ROM não pode ser atualizada através de software. Nesse caso, para atualizar o BIOS do micro, é necessário trocar o circuito da memória ROM. Esse circuito pode ser comprado pela Internet na página do fabricante da placa-mãe ou então em http://www.unicore.com.

Já a memória Flash-ROM pode ser atualizada através de software, disponível no site do fabricante da placa-mãe. Em ambos os casos você precisará descobrir o fabricante e o modelo de sua placa-mãe, pois cada placa-mãe utiliza um modelo diferente de BIOS. Você pode usar o programa Ctbios.

A atualização do BIOS em micros que usam Flash-ROM é feita através de dois arquivos: um arquivo programador (do tipo Exe) e um arquivo contendo os dados a serem gravados no circuito de memória ROM (normalmente um arquivo do tipo Bin ou Rom; a extensão varia de acordo com o fabricante). Esses dois arquivos devem ser copiados para um disquete de boot (formatado com o comando Format a:/s) e você deverá dar boot por esse disquete para poder atualizar o BIOS (é necessário habilitar o boot através de disquete, alterando a opção "Boot Sequence" para "A, C" no setup do micro).

Vamos a um caso real para que essa ideia fique clara. A placa-mãe Soyo modelo 5BT possui BIOS da Award. O programa para a gravação desse BIOS chama-se Awdflash.exe e o arquivo contendo os dados atualizados do BIOS dessa placa-mãe chama-se 5bt-1b7.bin. Ambos os arquivos foram baixado através da página de suporte do site do fabricante da placa (no caso, http://www.soyo.com.tw). Basta dar boot através do disquete e executar o comando Awdflash 5bt-1b7.bin para atualizar o BIOS.

Normalmente o programa de gravação de BIOS pergunta se você quer fazer backup do BIOS atual. Responda que sim (Yes) e dê um nome para esse arquivo (sugerimos Antigo.bin). Durante a gravação você não pode desligar o micro nem pressionar a chave de reset, ou os dados do BIOS serão corrompidos, fazendo com que você não consiga mais ligar o micro.

Tenha certeza da marca e do modelo de placa-mãe que o seu micro possui, para que você baixe o arquivo correto, pois se você fizer uma atualização errada, há o risco de você não conseguir ligar mais o computador."

Como fazer um flash na BIOS

Introdução

Para começar, o que é a BIOS? BIOS, é um acrónimo, que significa Basic Input Output System. A BIOS, não passa de um software essencial num computador, que controla todo o hardware. É como uma ponte de ligação entre o software e o hardware, permitindo iniciar um sistema. Assim, em conjunto com o sistema operativo, gere todo o hardware, desde o teclado à memória RAM. É encontrada sob a forma de um chip ROM, que funciona tal e qual a memória RAM, no entanto os seus dados não são perdidos após desligar o sistema, e tem uma velocidade bastante inferior a esta. Por isso mesmo, durante o POST (Power On Self Test), a informação contida na BIOS é passada para a RAM, e daí o sistema operativo consegue um acesso a esta informação muito mais rapidamente (apenas se o BIOS shadow estiver ligado).

Onde está a BIOS?

A BIOS é encontrada sob a forma de chip, nas motherboards. Quase todas as motherboards recentes incluem um chip de BIOS removível, ou seja, é possível retirá-loe trocá-lo, sem que para tal seja necessária a troca de motherboard. No entanto, nem sempre as motherboards incluiram este tipo de chips, o que significa que caso algo corresse mal, se ficava com a motherboard inutilizada para sempre. Na figura seguinte, tem o exemplo de uma BIOS que pode ser encontrada em qualquer motherboard recente.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/Guia_Bios/BIOS.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Existem vários tipos de BIOS, no entanto, as três principais são: Award, AMI e Phoenix. O utilizador, apenas encontra diferenças entre elas na disposição das opções, no entanto todas elas são bastante semelhantes. Neste artigo vou abordar o flash a uma BIOS Award, pois grande parte dos produtores de motherboards usam esta BIOS nas suas motherboards. Para a AMI e para a Phoenix, o processo de flash também é bastante semelhante e simples, logo não existe necessidade de repetir.

Processo de Flash de uma BIOS

Para fazer o flash à BIOS, tem de começar por reunir alguma informação acerca do seu sistema. O que necessita saber é: qual a sua motherboard (marca e modelo), qual o tipo de BIOS usado nela, e qual a versão actual da BIOS. Para obter a 1ª informação, basta consultar o manual de instruções, ou procurar na motherboard uma inscrição que contenha o nome e modelo da motherboard em uso. Para saber o tipo de BIOS empregue, poderá ver no momento do POST. Pressione a tecla PAUSE assim que chegar ao POST, e procure a informação que geralmente está no canto superior esquerdo. A versão da BIOS actual, pode ser encontrada no canto superior esquerdo, ou no canto inferior esquerdo, conforme ilustrado na figura seguinte:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/Guia_Bios/versão.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Como é possível ver, a BIOS actual tem a data de 21/08/2003, e a sua versão é a 17. Esta nomenclatura depende de fabricante para fabricante, alguns nomeam as BIOS consoante as datas das "releases", outros apenas atribuem versões.

Após obter estes dados, estamos prontos a prosseguir com o processo de flash.

Terá de fazer o download do ficheiro que contém a última BIOS para a sua motherboard. Para tal, dirija-se ao site do fabricante da sua motherboard (poderá encontrar no manual de instruções o endereço), vá à secção de "Support" ou "Downloads", e logo a seguir procure pela BIOS para o modelo da sua motherboard. Certamente encontrará várias BIOS para a sua motherboard. Escolha a mais recente.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/Guia_Bios/Download.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Cuidado.......certifique-se que a BIOS que irá usar é a certa para o seu sistema. Por vezes acontece existir mais que uma revisão da mesma motherboard (rev.1.0, rev.2.0) e consequentemente, BIOS diferentes para cada revisão. A BIOS que deverá usar, terá de corresponder ao modelo e revisão da sua motherboard.

Possivelmente terá agora um ficheiro compactado, ZIP, RAR ou EXE, você terá que o descompactar. Logo após descompactar, deverá ter os seguintes ficheiros:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/Guia_Bios/Conteudo.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

AWDFLASH.exe Aplicação que permite o Flash da BIOS. Todas as motherboards que usem uma BIOS da Award são "flashadas" com este aplicativo.

IC7_18.bin Ficheiro com o nome xxxxx.bin que contém a BIOS. Geralmente tem 512KB, dependendo da BIOS. Este é o ficheiro a usar em conjunto com o AWDFlash.

IC7_18.txt Ficheiro de texto no qual constam as informações sobre a nova BIOS (poderá eventualmente não vir incluido).

Caso não tenha sido incluído qualquer programa que permita fazer o flash á BIOS (no caso das Award o AWDFlash), faça o download daqui:

Tipo de BIOS Ficheiro

Award AWDFlash.exe Utilitário de Flash para BIOS Award

AMI Utilitário de Flash para BIOS AMI

Phoenix Utilitário de Flash para BIOS Phoenix

Para saber qual o tipo de BIOS que a sua motherboard usa, use este programa ->

Agora que tem os dois ficheiros essenciais, terá de se decidir qual o processo que irá utilizar (estão ordenados segundo a segurança despertada por cada processo). No entanto, antes de começar o processo de Flash, tenha em atenção o seguinte aviso, pois é importante:

Cuidado.......jamais faça um flash á BIOS com um sistema em Overclocking. Qualquer situação que comprometa a estabilidade de um sistema poderá ser suficiente para inutilizar a sua motherboard. Assim sendo, antes de fazer o flash coloque o sistema em defaults, e verifique se esta estável, em caso afirmativo prossiga com o processo de flash.

-> Flash da BIOS através da Prompt do MS-DOS <-

Este método é especialmente útil para quem quer usar o disco rígido como "source" do ficheiro com a imagem da BIOS. Para que possa fazer o flash da BIOS a partir do disco rígido, necessita de ter uma partição FAT32. Este processo deverá ser sempre o escolhido, a não ser que não possua nenhuma partição FAT32. Tal deve-se ao seguinte facto: Um disco rígido, é muito menos suceptível a falhas, muito raramente são encontrados erros, pelo que existe uma probabilidade muito pequena, ou mesmo inexistente, de falhar o flash por erro num sector do disco. Já numa disquete, é um pouco usual encontrar erros, o que torna numa fonte pouco segura para ter a sua imagem da BIOS. No caso do erro ficar nos sectores correspondentes à imagem, o flash começará, mas não acabará, o que resultará numa BIOS danificada.

Convém também frisar, que para fazer o flash via MS-DOS, é imperativo que esteja num sistema limpo de MS-DOS, ou seja, não o poderá fazer através da prompt do Windows. Terá de arrancar o computador directamente para O MS-DOS, exactamente antes de iniciar o Windows. Para tal, siga os seguintes passos:

Pegue no CD do Windows 98/Me ou numa disquete de arranque do Windows 98/Me, e reinicie o computador (caso não tenha nenhum dos dois, poderá fazer o download de um aplicativo que cria uma disquete de arranque ->

Depois de entrar no DOS, vá para o C: (A: no caso de fazer um flash através da disquete, ou outra letra caso faça de uma segunda partição FAT32), dirija-se até ao directório onde está a imagem da BIOS (xxxx.bin) e o aplicativo de flash (awdflash.exe), e digite o seguinte:

AWDFLASH.EXE xxxx.bin /py /sn /cd /cp /cc (onde xxxx.bin é o nome da imagem da BIOS).

-> Flash da BIOS através do Menu de POST <-

Este é sem qualquer dúvida o flash mais simples, mas uma vez mais, tem o inconveniente de ser feito através de disquete. Para o fazer, terá de seguir os seguintes passos:

Colocar o ficheiro xxx.bin numa disquete, e de seguida reiniciar o computador.

Assim que o computador estiver a iniciar, e a fazer o POST, carregue em ALT+F2. Irá para o menu de Flash da BIOS, que automaticamente se encarregará de fazer o flash. Bastante simples :)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/Guia_Bios/Completo.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois de concluir o processo de flash, deverá voltar a entrar na BIOS, para a reconfigurar da maneira que melhor se ajusta ao seu sistema.

Espero que gostem e pinem este tópico

Fonte: OC-Zone

O Sombra fez a atualização usando o CD, vejam o que ele fez

"1 ) Gravei o programa da Award e o arquivo da BIOS no diretório principal de um CD-ROM coloquei meu CD de Boot do Windows 98 com suporte ao drive de CD-ROM;

2 ) Meu setup já está configurado por default para dar o boot primeiro pela unidade de CD-ROM (deixo assim pro caso de alguma emergência), portanto, quem quiser atualizar do mesmo modo que fiz terá que configurar a inicialização deste jeito, após a atualização poderá voltar ao padrão que usa;

3 ) Liguei o micro e a inicialização começa pelo CD, que dá as seguintes opções:

1-Iniciar o computador com (with, em inglês) suporte ao drive de CD-ROM

2-Iniciar o computador sem (without, em inglês) suporte ao drive de CD-ROM

3-Boot Mínimo

4 ) Logicamente escolhi a primeira sem pestanejar;

5 ) Coloquei o CD com o programa e o arquivo de atualização no drive E: (meu segundo drive), mas se a pessoa tiver somente um drive, basta tirar o CD de Boot e trocar pelo que contém os arquivos, não tem grilo;

6 ) Dei o comando DIR para ver os arquivos eram acessados, e também para ver o nome deles que já tinha esquecido;

7 ) Coloquei a linha "E:\nomedoprograma nomedoarquivo.560" (a letra inicial muda de acordo com o drive usado, assim como a extensão final depende da extensão do arquivo) e dei um Enter, apareceu a famigerada tela de atualização, perguntando se é ou não para salvar a BIOS antiga antes de atualizar;

Esclarecimentos: Não há como salvar a BIOS antiga pois o MS-DOS não pode salvar arquivos no CD-ROM, que necessita de um programa específico de gravação, e caso você tente salvar aparecerá a mensagem "Impossible Save File, Disk Write Protect" (Impossível salvar o arquivo, disco protegido contra gravação) esse passo é único que não tem jeito,

você terá que optar por não salvar clicando em N;

8 ) Após optar por não salvar aparecerá mais uma frase perguntando se queremos ou não continuar com a gravação, basta clicar em Y e o processo de flash iniciará, depois de tudo terminado aparecerá a mensagem para retirar qualquer disco de boot existente e pressionarmos F1 (se ela aparecer, sinal que já deu tudo certo);

9 ) Eu tenho comigo que após uma atualização e imprescindível dar um Clean CMOS, não adianta só fazer o Load Defaults, portanto, aconselho a abrir o seu micro e fazer o Clean pelo Jumper, depois reconfigure o setup novamente.

Pronto, é isso aí, espero ter dado uma alternativa para aqueles que assim como eu, não podem fazer a atualização via MS-DOS pelo Disco Rígido, mas também não gostam de fazê-la por disquetes ou pelo ambiente Windows."

 

[]'s

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui seguem alguns links onde vocês podem encontrar a BIOS para download.

Vale lembrar que não pode baixar estes arquivos usando um gerenciador de download, pois ele pode corromper o arquivo

Abit

Asus

MSI

ECS

pcChips

Soltek

Gigabyte

DFI

Soyo

Leadtek

ASRock

Quem quiser complementar, fique a vontade.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por maltmann@13 Out. 2003,13:58

mmarcelocsouza...

 Sempre utilizo um gerenciador de download e nunca tive problemas!!!! Apenas para constar.

T+

Mas todos nos sabemos que ha riscos em corromper arquivos ao utilizarmos gerenciador de downloads, eu mesmo já tive varios problemas como este, só que não foi arquivos de BIOS, alias este nem é necessario o uso destes gerenciadores, visto que o arquivo da BIOS é bem pequeno e não há a necessidade de utilizar o gerenciador  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma dica de segurança:

os arquivos pra atualizar a bios: o programa que grava a bios e a ROM recomendo deixar no próprio hd, pois é mais seguro do que o disquete!

depois de fazer o boot, basta apenas trocar de localização onde irá chamar os arquivos

no caso seria "a:\", agora se coloca onde estiver os dois arquivos (ex: coloquei a minha no hd na pasta "bios", ai fica c:\bios\o nome do programa e a rom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um colega meu tem um p3 1100 com uma placa da matsonic e um

hd samsung 5400 rpm ata100, o modelo da placa-mãe o hwinfo

não conseguio reconhecer, mas o chip7 é sis 630, o

problema dele é que desde que ele comprou o computador a 2

anos atras  o mesmo estava muito lento, eu andei lendo a

revista pc e cia do mes passado que fala do mesmo problema

do hd lento, e suspeitei que o problema do meu colega fose

o mesmo, e constatei que era a configuração da ide estava

em pio mode e não em udma, mas o problema é que na bios

não tem a opcao para habilitar o udma, então a unica

solucao é atualizar a bios mas no site do fabricante não

tem a atualizacao dessa placa. A minha pergunta é: tem

como usar a atualizacao de uma outra placa com  um chip7

sis 730 por exemplo, tem algum outro jeito de arrumar isso?

o que eu faco?

por favor me ajudem eu não aguento mas ver um pc de

1100mhz lerdo assim! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@21 Out. 2003,15:35

Baixei os arquivos pra fazer a atualização mas dentro do ZIP só veio o ROM. Não tem que ter o EXE também?

Não, cada fabricante da Bios possui um programa para fazer essa atualização.. Dá uma lida no post que vais entender melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@21 Out. 2003,15:53

Justamente. Eu só baixei a ROM. Não deveria vir o programa para gravar a bios? O que eu vou fazer só com a ROM? Ou se tiver alguma coisa pra fazer só com a ROM alguém pode me dizer o que é? Por exemplo: ROM de jogos requerem o emulador.

Sua BIOS é Award ou AMI, se não souber diga qual é sua placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conforme os proprios programas da Award e da AMI vão se atualizando constantemente, fica inviavel eu colocar os link´s do mesmo, mas no site do fabricante da placa-mãe tem o programa para ser baixado, entre nos link´s do meu segundo post que você encontrará.

Vale ressaltar que a Asus possue programa proprio de atualização, o nome dele é AFlash.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@21 Out. 2003,16:31

Ah! Mais uma coisa. Esses programas são compatíveis com todos os Roms da AMI? Há um programa para todas as atualizações de bios da AMI?

Colega, andei pesquisando e realmente existem outras versão de flash´s dependendo do fabricante da placa mãe, vá no site do fabricante de sua placa-mãe e baixe o programa da AMI disponivel para download lá.

Se você não encontrar , poste qual é sua placa-mãe que eu te ajudo.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@21 Out. 2003,17:20

A minha placa-mãe é uma M598LMR. Se tu conseguir alguma coisa é só falar. Eu já fui no site da PC CHIPS e não achei, mas é bom tu dar uma olhada lá mesmo assim. Valeu

Este é para placas-mãe PcChips da AMI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da pcchips veio o software de atual junto com o cd de drivers, o da AMI e o da AWARD, arraste a rom até o programa(grave no hd antes) se não funcionar com um tente com outro, sinceramente se não é de um é de outro, fiz deu certo e tô quase feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@23 Out. 2003,01:31

Realmente caro Arrã. O arquivo de atualização se encontra dentro da pasta Utility no CD-ROM da própria placa mãe. Só que o que tem no cd não é o que o mmarcelocsouza me indicou. Será que tem diferença? Bom, ainda bem que eu não arrisquei.

Se você verificar o link que eu te passei é da própria Pcchips, sendo assim tem que funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...