Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar a BIOS


Marcelo C Souza

Posts recomendados

Olá a todos!

Gostaria de uma ajuda com uma furada de uma PCChips.

Estou tentando tirar proveito de uma placa de video onboard 2d/3d para que meu PC pelo menos RODE algum jogo mais modesto em 3d.

Tenho uma PC-CHUPS M755LMR, pelo menos é o que está no manual da placa (o CtBios recomendado pelo site não identificou minha placa.) Ela tem uma placa de video onboard mas mesmo assim não consigo nem ao menos rodar jogos bacanas.

Já tentei compartilhar memória, atualizei o directx e nada.

Agora penso que talvez o driver do vídeo ou a bios estejam desatualizados.

No site da PC_SUCKS não encontrei meu modelo de placa, apenas modelos próximos (M755 e M755L, mas não a minha, M755LMR).

A pergunta é, tenho alguma salvação???

Posso atualizar a bios/drivers com .rom de modelos semelhantes?

Há como eu forçar o meu PC a identificar a placa de video como 3d ou reconhecer a memória compartilhada?

Como configurar o directx??

Obrigado pela ajuda!!

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Spider_Rap+12 Nov. 2003,11:58-->
Postado Originalmente por mmarcelocsouza@12 Nov. 2003,11:35

ops.....por favor deletem este post, falha minha.

???????

Não entendi Marcelo....

Cometi flood no post e não no tópico, acho que você entedeu que eu pedi para deletar o tópico :) , o tópico esta ok, somente o meu 3 post esta a mais.

Rosted@12 Nov. 2003,11:50

Parabéns pelo seu tópico Marcelo...

Isso desmistificará de uma vez por todas as dúvidas que o pessoal tem sobre atualização de bios...

Muito bom!!!

Valeu Rodrigo, deu trabalho para colocar os link e tudo mais, mais pelo menos vai ajudar que quer fazer atualização da BIOS. Por via das duvidas eu estarei hospedando as imagens no meu site para não perde-las, pois o OC-Zone pode de repente tira-las do seu site.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obnitor, dar dá, mas como mencionei neste tópico e no outro que você postou é perigoso, pois se na hora que estiver flashando sua BIOS o disquete parar de ler você esta lascado, eu tive um problema como o seu para fazer atualização da minha BIOS Mod, o meu C: acusava estar vazio(é o que esta acontecendo com você), o que eu fiz foi o seguinte:

1º Gravei o programa flash mais o arquivo bin em um disquete.

2º Reiniciei o micro com um disco de boot do win98

3º copiei os 2 arquivos que estava gravados no disquete para o D: (a partição criada pelo boot do win98)

4º digitei d:\awdflash.exe xxxxxxx.bin

5º Reiniciei o micro entrei no BIOS e reconfigurei ele.

Ps.....você pode fazer pelo ambiente windows pelo Live Update(programa da MSI), é seguro e fácil, pois ele conecta na internet, baixa a BIOS mais recente, faz um disquete de emergencia e depois faz o flash, só não usei ele na minha ultima atualização, pois estou usando o BIOS Mod 5.5b4, e pelo live não dá.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também tenho uma pergunta porque não consegui tirar uma dúvida ainda, é que o meu disco está todo em NTFS, e só gosto de atualizar pelo MS-DOS, e estou vendo que o DOS não acessa esse tipo de partição.

Tem algum modo de iniciar em MS-DOS mesmo com todo o sistema em NTFS, porque tem uma opção no XP de criação de um disquete de inicialização no MS-DOS, e eu já criei mas não deu certo, pra que serve essa opção então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@13 Nov. 2003,02:11

Também tenho uma pergunta porque não consegui tirar uma dúvida ainda, é que o meu disco está todo em NTFS, e só gosto de atualizar pelo MS-DOS, e estou vendo que o DOS não acessa esse tipo de partição.

Tem algum modo de iniciar em MS-DOS mesmo com todo o sistema em NTFS, porque tem uma opção no XP de criação de um disquete de inicialização no MS-DOS, e eu já criei mas não deu certo, pra que serve essa opção então?

você teria que ter uma Partição FAT32 para poder fazer uma atualização por meio do HD, mas pelo disquete não terás problema, a não ser que na hora do flash der pau na leitura do disquete :(

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por mmarcelocsouza@13 Nov. 2003,11:15

você teria que ter uma Partição FAT32 para poder fazer uma atualização por meio do HD, mas pelo disquete não terás problema, a não ser que na hora do flash der pau na leitura do disquete :(

[]´s

Pode esquecer, via disquete nem à bala.  :seila:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@13 Nov. 2003,13:41

Pode esquecer, via disquete nem à bala.  :seila:

hehehehehe......eu tambem não arriscaria, mas no seu caso sua placa-mãe é a mesma que a minha, você pode fazer pelo ambiente windows utilizando o Live Update.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por mmarcelocsouza@13 Nov. 2003,14:38

hehehehehe......eu tambem não arriscaria, mas no seu caso sua placa-mãe é a mesma que a minha, você pode fazer pelo ambiente windows utilizando o Live Update.

[]´s

Também não gosto de fazer em abiente Windows, é muito imprevisível.

Mas olha só, vou tentar algo inédito em termos de atualização de BIOS, vou fazer agora mesmo e se der certo, vou contar como fiz para você inserir no seu tópico principal como um Método Sombra, quer dizer, Método Extra de atualização de BIOS, falou.

Hahahahahahaha, meu método deu certo!!

É o seguinte, estive pensando e além do HD a única mídia que uso e que posso confiar são os CDs, que também possuem praticamente 0% de chances de corromper um arquivo durante a leitura.

Bem, o que fiz foi muito simples, vejam os passos abaixo:

1 ) Gravei o programa da Award e o arquivo da BIOS no diretório principal de um CD-ROM coloquei meu CD de Boot do Windows 98 com suporte ao drive de CD-ROM;

2 ) Meu setup já está configurado por default para dar o boot primeiro pela unidade de CD-ROM (deixo assim pro caso de alguma emergência), portanto, quem quiser atualizar do mesmo modo que fiz terá que configurar a inicialização deste jeito, após a atualização poderá voltar ao padrão que usa;

3 ) Liguei o micro e a inicialização começa pelo CD, que dá as seguintes opções:

1-Iniciar o computador com (with, em inglês) suporte ao drive de CD-ROM

2-Iniciar o computador sem (without, em inglês) suporte ao drive de CD-ROM

3-Boot Mínimo

4 ) Logicamente escolhi a primeira sem pestanejar;

5 ) Coloquei o CD com o programa e o arquivo de atualização no drive E: (meu segundo drive), mas se a pessoa tiver somente um drive, basta tirar o CD de Boot e trocar pelo que contém os arquivos, não tem grilo;

6 ) Dei o comando DIR para ver os arquivos eram acessados, e também para ver o nome deles que já tinha esquecido;

7 ) Coloquei a linha "E:\nomedoprograma nomedoarquivo.560" (a letra inicial muda de acordo com o drive usado, assim como a extensão final depende da extensão do arquivo) e dei um Enter, apareceu a famigerada tela de atualização, perguntando se é ou não para salvar a BIOS antiga antes de atualizar;

Esclarecimentos: Não há como salvar a BIOS antiga pois o MS-DOS não pode salvar arquivos no CD-ROM, que necessita de um programa específico de gravação, e caso você tente salvar aparecerá a mensagem "Impossible Save File, Disk Write Protect" (Impossível salvar o arquivo, disco protegido contra gravação) esse passo é único que não tem jeito,

você terá que optar por não salvar clicando em N;

8 ) Após optar por não salvar aparecerá mais uma frase perguntando se queremos ou não continuar com a gravação, basta clicar em Y e o processo de flash iniciará, depois de tudo terminado aparecerá a mensagem para retirar qualquer disco de boot existente e pressionarmos F1 (se ela aparecer, sinal que já deu tudo certo);

9 ) Eu tenho comigo que após uma atualização e imprescindível dar um Clean CMOS, não adianta só fazer o Load Defaults, portanto, aconselho a abrir o seu micro e fazer o Clean pelo Jumper, depois reconfigure o setup novamente.

Pronto, é isso aí, espero ter dado uma alternativa para aqueles que assim como eu, não podem fazer a atualização via MS-DOS pelo Disco Rígido, mas também não gostam de fazê-la por disquetes ou pelo ambiente Windows.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sempre atualizei pelo windows sem problemas Sombra, inclusive a BIOS 5.4 eu atualizei pelo Live Update, mas se você encontrou outra forma acho legal, depois posta pra nós sabermos o que você fez, se quiser poste nos 2 tópicos de atualização de BIOS.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É o seguinte, estive pensando e além do HD a única mídia que uso e que posso confiar são os CDs, que também possuem praticamente 0% de chances de corromper um arquivo durante a leitura.

Bem, o que fiz foi muito simples, vejam os passos abaixo:

1 ) Gravei o programa da Award e o arquivo da BIOS no diretório principal de um CD-ROM coloquei meu CD de Boot do Windows 98 com suporte ao drive de CD-ROM;

2 ) Meu setup já está configurado por default para dar o boot primeiro pela unidade de CD-ROM (deixo assim pro caso de alguma emergência), portanto, quem quiser atualizar do mesmo modo que fiz terá que configurar a inicialização deste jeito, após a atualização poderá voltar ao padrão que usa;

3 ) Liguei o micro e a inicialização começa pelo CD, que dá as seguintes opções:

1-Iniciar o computador com (with, em inglês) suporte ao drive de CD-ROM

2-Iniciar o computador sem (without, em inglês) suporte ao drive de CD-ROM

3-Boot Mínimo

4 ) Logicamente escolhi a primeira sem pestanejar;

5 ) Coloquei o CD com o programa e o arquivo de atualização no drive E: (meu segundo drive), mas se a pessoa tiver somente um drive, basta tirar o CD de Boot e trocar pelo que contém os arquivos, não tem grilo;

6 ) Dei um dir para ver os arquivos eram acessados, e também para ver o nome deles que já tinha esquecido;

7 ) Coloquei a linha "E:\nomedoprograma nomedoarquivo.560" (a letra inicial muda de acordo com o drive usado) e dei um Enter, apareceu a famigerada tela de atualização, perguntando se é ou não para salvar a BIOS antiga antes de atualizar;

Esclarecimentos: Não há como salvar a BIOS antiga pois o MS-DOS não pode salvar arquivos no CD-ROM, que necessita de um programa específico de gravação, e caso você tente salvar aparecerá a mensagem "Impossible Save File, Disk Write Protect" (Impossível salvar o arquivo, disco protegido contra gravação) esse passo é único que não tem jeito,

você terá que optar por não salvar clicando em N;

8 ) Após optar por não salvar aparecerá mais uma frase perguntando se queremos ou não continuar com a gravação, basta clicar em Y e o processo de flash iniciará, depois de tudo terminado aparecerá a mensagem para retirar qualquer disco de boot existente e pressionarmos F1 (se ela aparecer, sinal que já deu tudo certo);

9 ) Eu tenho comigo que após uma atualização e imprescindível dar um Clean CMOS, não adianta só fazer o Load Defaults, portanto, aconselho a abrir o seu micro e fazer o Clean pelo Jumper, depois reconfigure o setup novamente.

Pronto, é isso aí, espero ter dado uma alternativa para aqueles que assim como eu, não podem fazer a atualização via MS-DOS pelo Disco Rígido, mas também não gostam de fazê-la por disquetes ou pelo ambiente Windows.

Espero ter ajudado.</font>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por mmarcelocsouza@13 Nov. 2003,18:50

Legal Sombra, essa sua informações postadas vão enrriquecer bastante o tópico.

Parabens  :;):

[]´s

Valeu Marcelo, mas como disse antes, se você desejar pode incluir o conteúdo do post (não necessariamente o mesmo, se quiser pode editar à vontade) como mais uma opção de atualização, pode inseri-la após o último modo que colocou, mas é você quem sabe, só estou dando uma sugestão.

Creio que não há uma forma de salvar o BIOS antigo, pois é o programa que tenta salvar, não nos dá opção de escolher o local, se ele for executado a partir do A: por exemplo, salvará o BIOS na próprio A:, se for do C: salvará no C: e assim vai.

Gravei o CD como um CD normal de dados mesmo, no Nero e em multissessão, para reaproveitar ele outras vezes (já gravei outras coisas nele).

Coloquei o programa e o arquivo de atualização na raiz do CD, para facilitar a edição da linha de comando.

Como eu disse, não tem bronca de retirar o disco de boot após o boot ter sido feito completamente, troque-o pelo CD dos onde estão o programa e o arquivo de atualização e acesse novamente o drive, você pode dar um DIR pra ver o conteúdo, só para confirmar.

Não entendi muito bem sua última pergunta, mas acho que você quer saber se o CD de dados pode ser usado como se fosse um CD de boot, e que o computador já inicia pelo D: numa interface semelhante ao MS-DOS, se for isso a resposta é NÃO, não adianta colocar somente ele, somente o CD de boot dá acesso aos Drives em ambiente DOS, pois ele os instala em um diretório virtual (acho que deve ser na RAM, já que ele não acessa NTFS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus sombra você pensou numa coisa excelente ...

Mais me diga uma coisa ...

na parte de salvar a BIOS antiga não tem como selecionar por exemplo pra gravar num disquete afinal você já esta utilizando o drive de CD né ??

Quando você gravou os dados da BIOS no CD você gravou de que forma ?

Disco inicializavel ou um mero disco de dados ?

Se ele é um disco de dados mesmo que na hora de retirar os discos de boot você não precisou fazer nada afinal o disco q você utilizou pra atualização de BIOS era de dados e o Do Windows ( q é de boot ) não estava mais lá .. ?

AAAAAA é você usou um drive secundario ..

mais vamos supor q eu tire o do Windows acho q a máquina Não(me esqueci desse não aqui) inicia com um disco de dados no drive né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo ótimo tópico  mmarcelocsouza. Deve ser destacado com certeza.  foi o tópico + esclarecedor que eu já vi sobre atualização de BIOS.

Só teve uma coisa que eu notei e acho que você deixou passar sem querer.  Na parte que você manda digitar:  AWDFLASH.EXE xxxx.bin /py /sn /cd /cp /cc (onde xxxx.bin é o nome da imagem da Bios) e depois aparece a imagem do programa. Onde você colocou /sn, na imagem aparece /sm.

Sombra XXI sem dúvida a sua postagem também foi muito útil, pois eu já fiz atualização de BIOS pelo disquete e pelo Windows, mas sempre tive vontade de fazer pelo CD.  Da próxima vai ser por aí.

Abraços. :oba:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por raul100@17 Nov. 2003,17:44

Eu não tenho gravador, to usando NTFS e o esquema de fazer ALT+F2 não ta funcionado aqui .

Tem outra maneira de fazer a atualização da bios ?

Se fosse você, faria pelo Live Update.

Bom então coloca o disco (CD ou Disquete) de boot do Windows 98 (qualquer um, não precisa dar suporte ao drive de CD), que mesmo você não tendo acesso aos arquivos do C: ele dará ao A:, coloque o programa de flash e o arquivo novo da BIOS em um disquete e execute a linha de comando: A:\nomedoprograma nomearquivobios.xxx.

Obs1: Em alguns casos o drive de disquete que fica disponível quando utilizamos um CD de Boot é o B:, pois o A: fica sendo um drive virtual que o CD cria, OK.

Obs2: Aconselho você a não salvar o arquivo antigo da BIOS, quando lhe for perguntado se quer salvar, clique em N, pois assim minimizará as chances de ocorrerem erros no disquete por causa da gravação que será feita nele, apenas execute o programa e faça a atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu não me engano ao dar um boot com um disco de incialização do Win98 a partição D que ele cria mesmo o HD estando em NTFC será em Fat32, sendo assim você pode copiar os arquivos do disquete para estar partição que o disco de boot criou, ai você atualiza a BIOS pelo HD.

Nunca usei uma Partição NTFC, por isso o que estou falando é só uma ideia que estou te dando Raul, pode dar certo como pode dar errado.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...