Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar a BIOS


Marcelo C Souza

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por mmarcelocsouza@18 Nov. 2003,10:41

Se eu não me engano ao dar um boot com um disco de incialização do Win98 a partição D que ele cria mesmo o HD estando em NTFC será em Fat32, sendo assim você pode copiar os arquivos do disquete para estar partição que o disco de boot criou, ai você atualiza a BIOS pelo HD.

Nunca usei uma Partição NTFC, por isso o que estou falando é só uma ideia que estou te dando Raul, pode dar certo como pode dar errado.

[]´s

Marcelo, realmente ele cria uma um drive virtual D:, mas isso é quando temos um sisetma com FAT32, já com o NTFS ele não cria nada, a não ser o A: virtual, acho que para ele criar uma D: ele tem que ter acesso à partição do HD, o que não acontece em NTFS, OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por raul100@18 Nov. 2003,10:35

Obrigado Sombra.

Qual a melhor bios para vocês em termo de performace?

Olha, comigo não ocorreram problemas com essa nova versão, acho que o que faltou pra você fio dar um clean após a atualização, apesar dos outros membros não fazerem este procedimento, como falei antes eu acho imprescindível essa ação.

Digo isso porque já passei por problemas em certas atualizações que só foram solucionados após a limpeza do CMOS, como o caso de um cooler de processador que havia parado de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@18 Nov. 2003,15:12

Marcelo, realmente ele cria uma um drive virtual D:, mas isso é quando temos um sisetma com FAT32, já com o NTFS ele não cria nada, a não ser o A: virtual, acho que para ele criar uma D: ele tem que ter acesso à partição do HD, o que não acontece em NTFS, OK.

É, então ferrou, o jeito vai ser pelo disquete, não esqueça de testar o disquete antes de fazer o flash, copie os arquivos do disquete para um HD, se acusar erro na hora de ele copiar os arquivos pro disco quer dizer que o disquete esta danificado.

Outra saida seria arrumar um HD com partição Fat32 emprestado e colocar ele como escravo, ai você joga os arquivos de flash pra dentro deste HD.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Hoje chegou minha a7n8x-x e fiz todas as configurações na bios e tudo ok, mas, depois de reiniciar o micro algumas vezes, não aparece mais a tela de teste de memoria e tal, e só aparece a seguinte mensagem:

Award BootBlock VIOS v1.0

Bios Rom checksum error

Detecting floppy drive a media....

vocês sabem o q é isso:

Detalhe, não fiz nenhum update da bios e já tentei dar clear cmos, e já tentei colocar um disco com a bios tbem...

Me ajudem Please!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por gustavofd@20 Nov. 2003,12:43

Olá...

Hoje chegou minha a7n8x-x e fiz todas as configurações na bios e tudo ok, mas, depois de reiniciar o micro algumas vezes, não aparece mais a tela de teste de memoria e tal, e só aparece a seguinte mensagem:

Award BootBlock VIOS v1.0

Bios Rom checksum error

Detecting floppy drive a media....

vocês sabem o q é isso:

Detalhe, não fiz nenhum update da bios e já tentei dar clear cmos, e já tentei colocar um disco com a bios tbem...

Me ajudem Please!!!

Você já tentou dar um Load Default Settings ou desfazer as cofigurações que você alterou na BIOS ?

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a besteira de queimar uma BIOS tentando fazer uma atualização em outra placa-mãe, encaxei ao contrario e quando vi já era.

Tenho outra e queria saber se dá pra gravar nela. As duas são Award, uma é de 1995 (a queimada) e a outra de 1996.

Parecem iguais porém a queimada usa 12V no flash (a placa-mãe tem jump p/ 5 e 12V) e a boa é só 5V (não tem jump).

Minha maior duvida é que já atualizei a que está boa uma vez e parece que ela tem o tal "Block Boot" pois par do arquivo não foi regravado, não sei se tem a ver!

Tambem fiquei em duvida quanto ao block boot, pois se ele não pode ser regravado e funcionar só para aquele tipo de placa, pode ser que não funcione em outra placa, mesmo gravando o arquivo correto.

Outra duvida é se eu gravar uma BIOS nova o block boot tambem será gravado?

Se puder ajudar agradeço!

SDS, :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gustavofd@20 Nov. 2003,12:43

Olá...

Hoje chegou minha a7n8x-x e fiz todas as configurações na bios e tudo ok, mas, depois de reiniciar o micro algumas vezes, não aparece mais a tela de teste de memoria e tal, e só aparece a seguinte mensagem:

Award BootBlock VIOS v1.0

Bios Rom checksum error

Detecting floppy drive a media....

vocês sabem o q é isso:

Detalhe, não fiz nenhum update da bios e já tentei dar clear cmos, e já tentei colocar um disco com a bios tbem...

Me ajudem Please!!!

Seu caso é um pouco mais complexo porque eu nunca havia visto essa mensagem antes, mas dá para entender que ela está tentando detectar o seu drive de disquete e os drives IDE, mas ao que parece não está conseguindo.

Bom se for isso, tente desconectar o drive de disquete e os drives de CD e deixe somente seu HD para ver o que acontece, mas desconecte o(s) cabo(s) flat da Placa-Mãe, pois se você retirar somente dos drives vai dar pau.

Se seu drive de CD for slave do HD, apenas retire-o deixando somente o HD.

É isso, veja o que acontece e depois posta aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Pallotta@20 Nov. 2003,15:06

Tenho outra e queria saber se dá pra gravar nela. As duas são Award, uma é de 1995 (a queimada) e a outra de 1996.

Parecem iguais porém a queimada usa 12V no flash (a placa-mãe tem jump p/ 5 e 12V) e a boa é só 5V (não tem jump).

Minha maior duvida é que já atualizei a que está boa uma vez e parece que ela tem o tal "Block Boot" pois par do arquivo não foi regravado, não sei se tem a ver!

Tambem fiquei em duvida quanto ao block boot, pois se ele não pode ser regravado e funcionar só para aquele tipo de placa, pode ser que não funcione em outra placa, mesmo gravando o arquivo correto.

Outra duvida é se eu gravar uma BIOS nova o block boot tambem será gravado?

Se puder ajudar agradeço!

SDS, :muro:

Bom cara como o chip BIOS é um componente elertrônico de precisão, não posso dizer que é aconselhável nem mesmo você fazer um teste deste tipo, o melhor mesmo era você arrumar um chip próprio (leia-se original) para a sua placa.

O mmarcelocsouza se não me engano parece saber de um local que regravam arquivos BIOS nos chips, quem sabe se eles não possuem um que seja específico para a sua placa.

Obs: desaconselho a fazer um teste desses principalmente se sua placa-mãe for cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma ECS K7S5A e quero atualizar a bios para reconhecer o Athlon XP 2.2 GHz. A minha dúvida é que o fabricante disponibiliza todas as versões de bios para esta placa e eu não sei qual escolher. Seleciono sempre a última ou a mais próxima da minha e que seja suficiente para resolver o problema???

Agradeço se puderem me ajudar.

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Asus A7VL-VM e nunca atualizei a Bios desta ou de nemhuma outra placa, nunca fiz isto mais gostaria de fazer pois estou querendo trocar o processador e acho que tenho que atualizar a Bios para isso. Tenho um Duron 800 e gostaria de colocar Atlhon, mais não consegui verificar com uma atualização até que processador poderia ir. Achei também uma Bios kl1003, mais não encontrei as extenções de arq mencionadas aqui neste tópico. podem me dar uma ajuda. Tentei colocar aqui a imagem dos dados da minha placa mais não soube fazer/não consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por C.Dias@23 Nov. 2003,09:39

Tenho uma Asus A7VL-VM e nunca atualizei a Bios desta ou de nemhuma outra placa, nunca fiz isto mais gostaria de fazer pois estou querendo trocar o processador e acho que tenho que atualizar a Bios para isso. Tenho um Duron 800 e gostaria de colocar Atlhon, mais não consegui verificar com uma atualização até que processador poderia ir. Achei também uma Bios kl1003, mais não encontrei as extenções de arq mencionadas aqui neste tópico. podem me dar uma ajuda. Tentei colocar aqui a imagem dos dados da minha placa mais não soube fazer/não consegui.

Ela somente aceita processadores de FSB 100 (200), você pode colocar até um Athlon 1400 de FSB 100 (200)

Olhe aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por fabio.barrozo@22 Nov 2003, 20:10

<font color='#000F22'>Muito bom sombra!!! só tem um detalhe não consegui fazer minha atualização via Windows!!! tenho uma pchipsM810LR e winxppro!!! como se faz pelo Windows??!!!  :(</font>

Bom Fábio nem todas as placas-mãe podem ter sua BIOS atualizada via Windows, essa é uma característica que encontrei na MSI, que disponibilizou um programa chamado Live Update, que verifica a versão e atualiza a BIOS se necessário e se a gente quiser é claro.

Não sei se existem outros programas do tipo para outras marcas, mas com certeza deve haver, porém ainda não tem para as PC-Chips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... possuo uma Soyo Dragon Plus! K7V-266A e estou pretendendo trocar meu CPU para um de 2400 Athlon. Mas acontece que estive olhando as atualizaçoes de Bios no site da Soyo e constatei que a ultima atualização disponível não consta informações a respeito de suporte pra CPU, entaun fiquei na duvida pois olhei as outras atualizações disponiveis e a ultima que contas informações sobre CPU diz que suporta até 2100. Queria saber se alguem pode me dizer se minha MB suporta CPU maior que 2100. Vleu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... possuo uma Soyo Dragon Plus! K7V-266A e estou pretendendo trocar meu CPU para um de 2400 Athlon. Mas acontece que estive olhando as atualizaçoes de Bios no site da Soyo e constatei que a ultima atualização disponível não consta informações a respeito de suporte pra CPU, entaun fiquei na duvida pois olhei as outras atualizações disponiveis e a ultima que contas informações sobre CPU diz que suporta até 2100. Queria saber se alguem pode me dizer se minha MB suporta CPU maior que 2100. Vleu...

Ps. Desculpe postar o topico em dois lugares mas estou com um pouco de pressa. Se julgarem necessario retirar fiquem a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@01 Dec 2003, 13:58

Braw, é isso mesmo brother, o CPU máximo que sua placa aguenta é o 2100+, não tem jeito.

Só um adendo, ela suporta somente o XP2100+ desde que este seja um Palomino, se for T-Bred esquece.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@01 Dec 2003, 14:02

De novo Braw?

Bom, já respondi essa pergunta no outro tópico, e você tem razão, sua placa suporta no máximo o 2100+, OK.

Já respondi lá também, mas vale ressaltar, este 2100+ tem que ser Palomino, segundo o proprio Site da Soyo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, tudo bom ? Tenho uma MotherBoard ASUS P3W (é o que está escrito perto dos slots PCI, mas na BIOS tem a descrição (P3W04) e ainda no corpo da motherboard perto de onde tel uma gravação de como configurar os clocks do processador, fala assim "for P3WE only".

Então eu baixei do site da ASUS no setor da P3W o programa de atualização de BIOS (awdflash.exe) e também o arquivo contendo a BIOS atual.

Então salvei tudo em um diskete com boot de win98 e comecei o procedimento de atualiação de BIOS, salvei a minha antiga em um arquivo (versão 1008) e depois fui atualizar para a nova versão (1014) mas deu um erro de atualização/gravação dos dados na BIOS com umas mensagens tipo "F0000DC error" algo assim não me lembro agora, tentei de novo e mesmo problema, então eu desliguei o PC e religuei e, o inexperado, não aparece nada na tela, nenhum som, motherboard mortinha da silva, que tristeza, estou usando meu velho 486 com modem USR 33.6 pra navegar, contra minha atual ASUS P3W com PIII 600MHZ.

Obs. : Eu baixei o arquivo de BIOS para P3W e não P3WE que acho que é minha motherboard, será que foi esse a causa do erro de atualização de BIOS ? Pelas descrições acima que eu encontrei no corpo da minha motherboard ele é P3W ou P3WE ?

Gostaria de saber como faço pra recuperar minha motherboard, será que se eu achar uma igual (meu chip da BIOS é quadradinho encaixado dentro de um sockete) e colocar esta BIOS funcionando de outra motherboard na minha com problema de BIOS e ligar o sistema e deixar na tela pronta pra atualizar para a versão antiga que eu gravei, em seguida (com o micro ligado) eu tiro a BIOS emprestada e coloco minha atual (com problemas) e mando o programa de atualização de BIOS atualizar minha BIOS (que estará aberto, caso o micro não trave antes por causa da troca das BIOS com todo o sistema ligado).

Será que dá certo ? Não tem perigo de eu perder a BIOS boa emprestada e/ou minha e/ou minha motherboard ?

Outra opção seria eu tentar achar uma BIOS compatível com minha motherboard atual e trocar, ou senão regravar minha BIOS usando um gravador de E-prom.

Onde eu tento procurar outra BIOS ? Ou algum lugar que regrave ela ?

Se puder me ajudar eu agradeço pois perdi minha motherboard...

Att.

Abimael Matrix

São José dos Campos - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bom ?

Se alguém, puder me ajudar eu agradeço desde já!

Tenho uma MotherBoard ASUS P3W (é o que está escrito perto dos slots PCI, mas na BIOS tem a descrição (P3W04) e ainda no corpo da motherboard perto de onde tel uma gravação de como configurar os clocks do processador, fala assim "for P3WE only".

Então eu baixei do site da ASUS no setor da P3W o programa de atualização de BIOS (awdflash.exe) e também o arquivo contendo a BIOS atual.

Então salvei tudo em um diskete com boot de win98 e comecei o procedimento de atualiação de BIOS, salvei a minha antiga em um arquivo (versão 1008) e depois fui atualizar para a nova versão (1014) mas deu um erro de atualização/gravação dos dados na BIOS com umas mensagens tipo "F0000DC error" algo assim não me lembro agora, tentei de novo e mesmo problema, então eu desliguei o PC e religuei e, o inexperado, não aparece nada na tela, nenhum som, motherboard mortinha da silva, que tristeza, estou usando meu velho 486 com modem USR 33.6 pra navegar, contra minha atual ASUS P3W com PIII 600MHZ.

Obs. : Eu baixei o arquivo de BIOS para P3W e não P3WE que acho que é minha motherboard, será que foi esse a causa do erro de atualização de BIOS ? Pelas descrições acima que eu encontrei no corpo da minha motherboard ele é P3W ou P3WE ?

Gostaria de saber como faço pra recuperar minha motherboard, será que se eu achar uma igual (meu chip da BIOS é quadradinho encaixado dentro de um sockete) e colocar esta BIOS funcionando de outra motherboard na minha com problema de BIOS e ligar o sistema e deixar na tela pronta pra atualizar para a versão antiga que eu gravei, em seguida (com o micro ligado) eu tiro a BIOS emprestada e coloco minha atual (com problemas) e mando o programa de atualização de BIOS atualizar minha BIOS (que estará aberto, caso o micro não trave antes por causa da troca das BIOS com todo o sistema ligado).

Será que dá certo ? Não tem perigo de eu perder a BIOS boa emprestada e/ou minha e/ou minha motherboard ?

Outra opção seria eu tentar achar uma BIOS compatível com minha motherboard atual e trocar, ou senão regravar minha BIOS usando um gravador de E-prom.

Onde eu tento procurar outra BIOS ? Ou algum lugar que regrave ela ?

Se puder me ajudar eu agradeço pois perdi minha motherboard...

Att.

Abimael Matrix

São José dos Campos - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom eu realmente nõ sei qual o modelo de sua placa-mãe, mas está evidente que houve uma falha na gravação e a escolha da BIOS errada pode ter sido a responsável.

Bom, quanto ao procedimento que citou pode dar certo sim, porém alguns usuários já queimaram a BIOS na hora de recolocar de volta por terem encaixado erradamente, mas é só atentar pra esse detalhe que tudo deve sair bem.

Mas o melhor a fazer é dar um reflash no seu chip, existem pessoas que fazem esse serviço, e geralmente cobram entre 30~50 reais (depende da placa-mãe).

Quem conhece bem e já é frequentador assíduo de lugares que recuperam BIOS (ele vive lá com as dele) é o mmarcelocsouza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...