Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
knraf

[Resolvido] Colocando um pente 512mb de memória,existem 2 Pentes de 256 Dual Channel

Recommended Posts

Olá, a todos.

Vou comprar uma memória de 512Mb DDR 400mhz Pc3200 da Samsung, só que estou com dúvida quando a colocação da disposição das memórias . Minha placa mãe é uma ASUS P4S800D(Dual), com chipset SIS 655FX.

http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=12&l3=45&l4=0&model=202&modelmenu=1

Tenho dois pentes de memórias instalados, no slot 0(caso fosse o 1) e 2(caso fosse o 3), as duas são de 256mb DDR 400mhz PC3200 da Blitz, abaixo tenho um esquematico:

Disposição das memórias

Slot 0(azul): 256mb DDR 400Mhz Pc3200

Slot 1(preto): Vazio

Slot 2(azul): 256mb DDR 400Mhz Pc3200

Slot 3(preto): Vazio

Pelo que vocês viram, esta é uma configuração para Dual Channel, mas quero colocar mais um pente de memória de 512mb.Onde devo coloca-lo?

Quanto a fonte de alimentação ,não há preocupação, é uma Seventam ST-550W -PAG.

Meu Computador: Pentium 4 2.4Ghz, 512mb DDR ram,80.0Gb IDE Samsung, Placa mãe ASUS P4S800D(Onboard: Som, Rede), Geforce FX 5200(128Mb DDR-64BIT).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

deveria colocar no slot 1 (preto) pois nessa mobo, cores iguais fazem o dual channel. Mais tenha em mente que colocando mais esse pente de memória, você irá perder o dual channel das duas outras. Se for o caso de ter o dual, você deverá colocar mais uma de 512 igual a essa da samsung q irá por..

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por responder "Fabiojasen".

Mas mesmo colocando mais 1 pente de memória, vai ficar 3 pentes, vai funcionar né? Não ira dar travamentos porque meu objetivo é ter 1GB de memoria.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, funcionar até vai, mais é bem provável que essas memórias funcionam em clock reduzido, e algumas das vezes podem acarretar instabilidades no sistema.

Pra saber mesmo, nesses casos é só indo na sorte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho certesa se funciona, mas acho que deve se colocar a mesma quantidade de memória pra cada channel, ficaria assim:

256+256 | 512

As duas de 256 juntas e a 512 do outro lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a todos.

Obrigado pela atenção de todos.

Comprei a memória 512MB DDR PC3200 400mhz da Samsung, hoje , no dia 22/03/2008, bem coloquei com a seguinte disposição:

Slot 0(azul): 256mb DDR 400Mhz Pc3200 50ns*

Slot 1(preto): 512mb DDR 400Mhz PC3200 50ns*

Slot 2(azul): 256mb DDR 400Mhz Pc3200 50ns*

*Informações do programa Everest

Canal DIMM A Canal DIMM B

(256mb+512Mb) + (256mb+slot vazio).

Liguei o computador, a Bios detectou a adição do pente de 512Mb, informando 1024Mb corretamente, e após iniciou o Windows XP normalmente, fui testar um jogo Counter Strike 1.6, mas o Windows Media Player, tocando Mp3 junto. Ok?

Logo após uns 20 minutos de jogatina e MP3, aparece uma tela azul do Windows XP, com a seguinte mensagem:

IRQ_EQUAL LESS erro (0x0000001)

Bom, claro que apontei a memória! Como não?

Desliguei o computador, já que o Windows me mandava fazer isso. Tirei a cabo de alimentação da fonte, esperei uns 10 minutos, até "esfriar" o micro, e troquei as disposições da memória:

Slot 0(azul): 256mb DDR 400Mhz Pc3200 50ns*

Slot 1(preto): 256mb DDR 400Mhz Pc3200 50ns*

Slot 2(azul): 512mb DDR 400Mhz PC3200 50ns*

*Informações do programa Everest

Simplificando:

Canal DIMM A Canal DIMM B

(256mb+256Mb) + (512mb+slot vazio).

Liguei novamente o computador, a Bios detectou novamente a adição da mémoria, o Windows iniciou normalmente, claro que perdi as duas memorias em Dual Channel, refiz o processo, joguei novamente Counter Strike 1.6 e mais o Windows Media Player Tocando MP3, jogando 1 hora, seguidamente, não travou, e não apresentou telas azuis.

Concluindo...

Ainda o meu tópico não esta concluido, quero testar com mais programas, principalmente jogos ainda tenho uma semana. Vamo ver se funciona, sou bem capaz de usar o programa MEMTEST.

Obrigado por ler meu post.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu colocaria mais um pente de 512 pra voltar o dual channel e ficar com 1,5Gb em dual.

Abs Frederico

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a todos.

Acabei de usar o MemTest v3.3, para testar o endereçamento de memória, usei um disquete.

Bom deixei este programa correr e levou 2 horas ,no teste e Apareceu um erro:

Test 3 Pass 1

00038cOe738 908.8mb Good BFBFBFBF Bad BFBFBFBD Err-Bits 00000002 Count 2

Claro que a mensagem está confusa,mas supondo que seja essa a interpretação: parece haver um erro no endereço 00038c0e738 na altura dos 908.8mb.

Encontrou apenas um, mas vou ver se o pente de 512mb está bem encaixado no slot 3(azul).

Meu windows XP continua normal. Não há erros.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a todos.

Meu computador,e o Windows XP não apresentou nenhum erro, até agora(23/03/2008 13h:00min GMT brasília). Mesmo encontrando um erro no Memtest v3.3, vou executar um jogo pesado agora o GTA(Grand thef auto): San Andreas. Vou ver quanto aguenta.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a todos.

Até agora segunda-feira, 24 de março de 2008, às 22h:20min , O Windows XP não travou e nem deu erros de tela azul, está muito Silencioso. Não há qualquer tipo de travamento o Windows XP, ou melhor a placa mãe reconheceu a memória.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a todos.

Como havia dito, nos posts anteriores, até agora 31/03/2008, não vi nenhum sintoma de travamentos no Windows XP SP2,e nem telas azuis. Só que estou respondendo,agora para falar que testei em uma distribuição do Linux, a Kurumin 5.10, primeira coisa que notei, é que o sistema rodou muito mais rápido, pelo LiveCD,ou seja, o KDE rodado pelo CD, não ficou dando gargalos, como se tivesse acessando o CD, coisa que nem notei, acho que foi a diferença de memória de 512MB para 1GB. Vamos as noticias, testei alguns programas, com o OpenOffice,Amarok,Player de Música do Linux, resultado que o KDE não deu nenhum erro estranho, rodou muito bem. A Diferença que notei no Windows XP foi muito sensivel, os jogos fecham mais rapidamente. Pelo visto, nem vou trocar este pente da samsung Pc3200 512Mb DDR 400mhz.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais