Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de movimento - ajuda


ericwp

Posts recomendados

Bom galera vamo vê se vocês podem me ajudar eu quero fazer um sistema para uma maquina que tenho na indústria. O sistema seria o seguinte, um sensor de movimento detectaria se a peca caiu ou não se não cair ele não deixaria a maquina continuar seu ciclo.

Pensei de fazer com sensores de movimento que quando fosse ativado ativaria novamente o ciclo da maquina se não fosse ativado o sensor desativaria o ciclo da maquina.

porém o sensor de que necessito teria de ser muito preciso e teria de ser como um feixe de sensores e não pontos, pois às vezes as pecas são pequenas.

Pensei de fazer com um sistema de alarme de sensor mesmo e adaptar ele para ser usado la.

Se alguém puder me ajudar colocando um circuito de alarme de movimento compatível com a minha descrição.... obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é uma injetora de plastico, as pecas sao de plastico e elas deveriam cair para baixo do molde se isso nao acontecer eu queria que o sensor funcionasse para parar a maquina pois acusaria que a peca esta no molde e se a maquina fechar com a peca pode estragar o molde.A maquina tem um ciclo minimo de 10 segundos até 60 segundos.funciona abriando e fechando a parte do molde quando abre é que o sensor deve acusar se foi acionado permitindo assim a maquina continuar se nao for acusado ele travaria a maquina.

O sensor teria de ser bem sensivel e se fosse possivel uma faixa de no minimo 10 cm pois nem sempre as peças caem nos mesmos lugares, e alguns sao pequenas de mais ou menos 3 a 4 cms até algumas de uns 7 cms.

bom acho que é isso o que quero fazer a depois de funcionando queria colocar um sinalizador luminoso quando a maquina parasse para alguem tirar a peca presa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah... Sim! É que quando você disse, anteriormente, sensor de movimento, fiquei imaginando se pretendia usar aqueles sensores que ligam/desligam lâmpadas...

No teu caso, acredito que o mais indicado seriam sensores com fotocélulas...

Especificamente falando, você deve procurar sensores do tipo "cortina de luz", como este:

minisafe.jpg

i05008.jpg

Eles criam um conjunto de feixes luminosos e enviam um sinal caso algum deles seja interrompido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e você teria um bom circuito de acordo com o que eu falei para usar estas duas foto celulas???obrigado meio caminho andado ja com isso!!!hahah brigado!!!

Aí vai depender muito de como seja a máquina onde você pretende usar o sistema. Geralmente, estas máquinas possuem (ou ao menos deveriam possuir) um sistema de parada de emergência, acionado por botoeiras tipo estas:

botoeira7_peq.jpg

Estas botoeiras não são nada além de contatos, que quando acionados param a máquina o mais rapidamente possivel, atuando, inclusive, em sistemas de freios (no caso de máquinas rotativas).

Você só teria que ter um circuito, que identificaria dentro do ciclo de funcionamento da máquina, qual o momento exato da ejeção da peça de dentro do molde. Neste momento, o circuito iria aguardar o sinal vindo do sensor (que indicaria se a peça realmente foi ejetada do molde ou não). Caso o sensor não verificasse a ejeção da peça, o circuito atuaria da emergência da máquina, parando-a.

Para saber exatamente como poderia ser o circuito, só tendo em mão detalhes técnicos da tal máquina, de maneira a poder definir que outros sensores seriam necessários (para identificar o ciclo, por exemplo). Note que estamos falando de automação industrial, e o projeto nesta área costuma ser complexo, pois envolve a integração da mecânica com a eletrônica (mecatrônica)...

Se você tiver como fornecer mais detalhes da máquina, podemos tentar ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber exatamente como poderia ser o circuito, só tendo em mão detalhes técnicos da tal máquina, de maneira a poder definir que outros sensores seriam necessários (para identificar o ciclo, por exemplo). Note que estamos falando de automação industrial, e o projeto nesta área costuma ser complexo, pois envolve a integração da mecânica com a eletrônica (mecatrônica)...

Se você tiver como fornecer mais detalhes da máquina, podemos tentar ajudar.

Falou tudo nesse parágrafo.

(y)

Pelo que eu entendí você quer algo que pare a máquina quando a peça 'não cair'.

Se for só isso e sem ter nenhuma especificação da máquina, imagino que dê pra fazer isso com um sensor de movimento e uma botoeira NF com trava, que seria acionada pelo sensor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz algumas alterações a sistemas desse tipo e vou deixar algumas notas que espero o possam ajudar.

Julgo que deve pensar bem o que quer fazer e como e ver bem as transformações que pode ou quer fazer.

1 . Sensor de detecção de pecas.

Qual a dimensão e forma das peças ?

Note que apenas diz que são de 3 , 4 0u 7 cms , isto tem de ser um pouco melhor detalhado pois a forma tem importância . 7cm é apenas uma dimensão dessas peças .

É muito diferente ser uma esfera de 7cm de diâmetro ou um paralelepípedo de 7 cm por 0.001 cm x 0.0001cm ( !!!!!!!) .

Para além claro do tipo de material, e transparência.

Por outro lado tem de definir a área a ser coberta pelo sensor . Pode ser mais fácil uma pequena alteração mecânica de forma a minimizar a área a ser coberta do que usar um sensor enorme e caro .

Outro ponto que pode ser relevante é a velocidade deslocamento das peças pois pode ter importância na escolha dos sensores.

2 Circuito de controlo de tempos

Note que disse que os ciclos da máquina vão de 10 a 60 segundos .

Este pode ser um ponto chave do seu projecto .

A pergunta que se tem de responder parece-me ser esta : quando está a fabricar peças com ciclo de 10 segundos a máquina quanto tempo pode esperar até ter de interromper o funcionamento ?

Se por exemplo for possível só actuar ao fim de 60 S o sistema pode ser independente , neste aspecto, do resto da máquina.

De outra forma ou usa um sistema manual de definir o tipo de pecas e assim regular os tempos ou terá de estudar a forma de interligar a máquina para que esta indique ao seu sistema qual o instante em que deve considerar a contagem dos tempos.

3 Interface de controlo de paragem .

Esta parte pelo que conheço , não me parece a mais difícil ,

Basicamente consistirá na adaptação do sinal de saída do seu sistema aos sinais de arranque e paragem da máquina .

Claro que tem de estudar como é feito na máquina e adaptar.

Julgo que se conseguir estruturar estes pontos todo o processo que quer fazer se pode tornar mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...