Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montei a configuração de um PC e gostaria de uma avaliação!


Posts recomendados

E aí, galera!

Preciso comprar um computador novo e resolvi me aventurar comprando e montando, sozinho, peça por peça. O problema maior é que não conheço muito disso tudo, então estou precisando da ajuda de quem entende!

Andei pesquisando, tanto na internet quanto com amigos, e cheguei à seguinte configuração:

Processador: Intel Core 2 Quad Q6600 (~285USD)

Placa mãe: ASUS P5K Premium/WiFi-AP (~207USD)

Placa de vídeo: GeForce 256 XFX 8600GTS 730M (PV-T84G-UDD3) (não sei o que significa qualquer dos dados que vêm depois do “8600GTS”, mas o preço é 205USD)

Memória: 2 x 1GB Corsair DDR2 800 PC6400 (2x ~32USD)

HD: 2 x Seagate 250GB SATA II 7200 (2x ~75USD)

Total: 911USD

Como eu demoro muito tempo para trocar de computador ou mesmo fazer upgrade, gostaria de um PC que ainda fosse bom daqui a alguns anos! Vou comprar as peças no Paraguai, então sai um pouco mais em conta! O que eu queria desse PC é poder usá-lo com estabilidade e velocidade, mesmo abrindo vários programas pesados ao mesmo tempo. Jogar com o mais alto desempenho não é prioridade, mas se ele ainda pudesse rodar uns jogos daqui a um tempo com um desempenho aceitável seria ótimo...

Um amigo que entende um pouco do assunto sugeriu que eu usasse dois pentes de memória em Dual Channel e dois HDs em RAID... eu não sei o que é isso, mas pelo que vi aqui no fórum, bastante gente usa!

- Pensei no Q6600 para poder desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, mesmo ele tendo um desempenho inferior a um Core 2 Duo de mesmo valor no que tange a jogos. Estou certo ou vocês acham que o Core 2 Duo vale mais a pena?

- A placa mãe, pelo que eu vi aqui no fórum mesmo, parece ser bem boa! A dúvida que me surgiu, entretanto, foi quanto ao fato de ela aceitar CrossFire e eu estar comprando uma placa de vídeo nVidia! Como eu disse, jogos não são prioridade e eu não me vejo usando duas placas de vídeo juntas para melhor desempenho no futuro, mas vocês acham que seria melhor eu considerar uma ASUS P5N32-SLI Premium/WiFi-AP? O preço, no Paraguai, é mais ou menos igual, mas não sei qual vai ser melhor em longo prazo!

- Quanto à placa de vídeo, coletei informações conflitantes... ouvi pessoas dizendo que é melhor ter uma placa “top” de geração passada (7900GT) a uma placa média de geração atual (8600GT ou 8600GTS), mas não sei quem ouvir! (a série 9 da GeForce eu não encontrei no Paraguai em loja alguma!)

- Quanto a refrigeração, vocês acham que os coolers do processador, da MB e do gabinete já são o suficiente?

- E a fonte? 500W reais?

É isso aí, pessoal! Desde já sou muito grato pela paciência e boa vontade de vocês!

Desculpem um post gigante desses, mas quis deixar minhas dúvidas todas em um lugar só!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O E8400 realmente é melhor para jogos, mas se você prefere o Q6600, vai em frente pois é um excelente processador tb. você pode procurar no paraguay os quads de 45nm, como o Q9300 ou o Q9450. Se encontrar um dos dois, faça a troca.

Compre essa placa mãe mesmo. No futuro, se você precisar de uma VGA mais forte, você troca usa VGA por uma mais top. Ao invés dessa 8600 GTS, você poderia pegar uma HD3850 256 Mb ou 512 Mb, a que couber no seu orçamento.

Compre coolers para os HDs, só para garantir.

Fonte no py é a Satellite de 600 W Reais, sai por um excelente preço e é de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa gráfica é passado... coloca uma xfx GF8800GT 512mb que ficas mais que bem servido... tenho um Q6600 e uma xfx 8800GT 512mb e corre todos os jogos do momento, incluindo o crysis em very high DX10....

sugeria esta configuração (sem saber os preços ai no brasil, mas deve ficar dentro do orçamento)

Processador: E8400

Motherboard: ASUS P5K PRO

Gráfica: xfx 8800GT 512mb

Rams: TeamGroup Elite PC6400 ( 2x1GB )

HD: 2 x Westen Digital 250GB AAKS (em raid 0)

Fonte: Corsair HX-520W Modular

Caso esta configuração passe do orçamento pode colocar apenas 1 disco rigido e trocar a fonte por uma Corsair de 450W ou uma LC POWER....

Raid 0:

são 2 discos ou mais a trabalhar em simultâneo, como 2 gráfica em crossfire praticamente...

raid 0 tem melhor desempenho porque? se guardar um ficheiro de 100kb no disco ele vai guardar 50kb em cada um dos discos (caso tenho 2 discos, se forem 4 discos vão 25kb para cada 1), sendo assim a leitura e gravação mais rápida, tendo assim um melhor desempenho... se tiver 2 discos de 250GB em raid 0 no final tem 1 disco de 500GB....

por exemplo, o raid 1 já é diferente... se tiver 2 discos em raid 1 de 250GB vai ter apenas 250GB disponíveis, porque? porque 1 dos discos copia todos os dados do outro disco, tendo assim uma maior segurança de dados...

um problema do raid 0 é que se um dos discos avariar perde os dados dos dois discos porque no outro disco apenas tinha metade dos ficheiros, no raid 1 se 1 disco avariar os dados estão salvos no outro disco...

existem vários tipos de raid...

+ info: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, povo!

Valeu mesmo pela ajuda!

Riey... gostei muito da sua configuração! O problema é que não consegui encontrar a maior parte dessas peças no PY! Entendi o que são os RAID, mas procurei no link que você passou e não encontrei um dado: usar RAID aumenta as chances de falha do HD? Outra dúvida sobre HDs ainda... alguns são 250gb SATA II "16m" e outros "8m"... há muita diferença entre um e outro?

Dennis O'Bell... realmente a HD3850 é uma escolha melhor! Não chega a custar 20 dólares a mais que a 8600GTS e a deixa bem para trás em desempenho!

E a fonte... os gabinetes vêm com uma fonte junto? Não sei se há lojas no Paraguai que vendam, mas achei muito legal o Thermaltake Tsunami! Alguém aí tem experiência e recomenda produtos Thermaltake? Caso eu não encontre esse modelo, há alguma diferença (além da estética, é claro) entre Dr Hank, Satellite etc?

Mais uma vez, obrigado!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu, cara!

Eu andei pesquisando aqui e vi que uma GeForce 8800GS ("PLACA DE VIDEO PCIEXP. 384MB GF 8800GS 680M DUAL DVI/TV/ XFX DDR3", como descreve a própria loja) está na mesma faixa de preço da HD3850! Qual das duas vocês acham melhor, pessoal?

HD3850 / GF9600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até li sobre essa nova série de placas com o úlitmo chipset da nVidia, mas memória DDR3 ainda é muito cara no PY: enquanto um pente de 1gb de DDR2 800 não chega a 30USD, 1gb de DDR3 ultrapassa os 100 dólares. Como vou comprar mês que vem já, acho que o preço não vai baixar muito!

E quanto a chipset... se eu pretendo comprar uma GeForce e não tenho interesse em fazer SLI, é melhor que a placa mãe tenha um chipset nVidia ou tanto faz?

Porque, apesar do que foi dito aqui, eu vi vários reviews (http://www.techpowerup.com/reviews/EVGA/GeForce_8800_GS/1.html esse ilustra bem) que consideravam a 8800GS melhor que a HD3850... então se eu fosse escolher uma 8800GS E o chipset fizesse alguma diferença além de disponibilizar SLI, eu teria que repensar na placa mãe...

Mas, como eu já disse, a única coisa que sei fazer lendo esses reviews aí é comparar números e ver qual é mais alto, então a chance de eu interpretar errado não é pequena.

De qualquer maneira, muito obrigado pela ajuda que vocês já me prestaram!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo assim, leva essa placa mãe:

P5N-D

http://www.waz.com.br/placa_mae/asus_p5nd.php?codprod=91781

É uma excelente placa mãe, um ótimo custo/benefício e é praticamente o mesmo preço da que você vai levar. Pelo que ví no waz, a placa mãe que você escolheu era mais pra CrossFire, ja essa é feita mais pra SLI.

Leva junto uma 8800GT e faz um over nela deixando melhor até do que uma 8800GTX (essa ultima é mais que o dobro do valor), garanto que vale a pena!

Veja esse link e seja feliz :D

http://forum.clubedohardware.com.br/8800gt-overclock-vmod/516979

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...