Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
William Fischer

Transmissor de FM

Recommended Posts

Tenho um transmissor de fm bem simples que pega em torno de um raio de 200 metros com uma antena dipolo em 90.5. Ele utilaza apenas um transistor o S9014, queria saber se eu não poderia substituí-lo por outro transistor que pudesse aumentar a potência de saida?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como este transistor é NPN você terá que substituir por um transistor NPN mais potente de preferencio para os que são próprios pra RF.

Poderia postar o esquema que você usou.

T+ galeta abraços:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu fiz um com o BD 135, consegui uns 200M de distancia. Mas o som fica numa ronqueira danada, e gera um bocado de harmônicos. O que eu poderia fazer para Reduzir a quantidade de harmonicos e limpar o som?

Para você conseguir maior alcance, coloque um 2n2218, ou um BD135, (no meu caso eu coloquei o BD 135 pelo fato de que eu não encontrei o 2n2218) e diminua o valor do resistor do emissor, e dependendo do aquecimento do transistor, pode ser necessário um pequeno dissipador de calor para o mesmo. Já o resistor do emissor, deixe-o pelo menos 1cm afastado da placa, utilizando um resistor de 1W ou mais de dissipação. breve colocarei o esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

É muito simples tirar ruídos de transmissor,bastando para isso ser colocado apenas o enrolamento secundário de um transformador em serie com o positivo do circuito

Já ia esquecendo deve-se tambem colocar capacitor tanto antes quanto depois do enrolamento

Compartilhar este post

Link para o post

amigo nao adiantaria muita coisa voce mudar o transistor de saida, pois para aumentar a potencia voce precisaria mais tensão mais corrente e mais exitaçao para o transistor de saida. o melhor para voce seria montar um pequeno booster ou simplesmente uma antena direcional q lhe daria em media uns 3km de alcance a cada 1w.

Compartilhar este post

Link para o post
É muito simples tirar ruídos de transmissor,bastando para isso ser colocado apenas o enrolamento secundário de um transformador em serie com o positivo do circuito

Já ia esquecendo deve-se tambem colocar capacitor tanto antes quanto depois do enrolamento

Eu já até fiz esse procedimento, mas não resoveu, coloquei o secundário no positivo, no negativo e nada é nada!

Eu já tentei de tudo para limpar o som! Agora ele tá com duas bobinas (dessas de fonte chaveada, que são duas no mesmo invócrulo uma para o positivo e outra para o negativo com núcleo de ferrite de 6mH) com 2 capacitores ceramicos de 100n sendo que um está na entrada e outro na saida. Já liguei até numa bateria de moto (12Vx7AH), mas o ruido persiste. Agora uma curiosidade: apenas para teste, eu resolví colocar uma pequena chave de fenda (dessas de precisão) dentro da bobina. Como eu já esperava, a frequencia de oscilação diminuiu,mas foi possível reestabelece-la no capacitor variável, e para a minha surpresa a qualidade do audio ficou 95% melhor:confused:! Sem falar os harmônicos, que praticamente desapareceram, e na hora de sintonizar no receptor, está bem mais fácil pois, a faixa ocupada pelo transmissor está um pouco mais larga, mais o suficiente para uma sintônia de recepção mais fácil, e o alcance também melhorou.

A fonte fornece 12V sob carga de 850 mA, filtrados por um capacitor de 1000uFx25v, no meu caso ela está com 18V com o transmissor desligado, e com 15V com ele ligado. Vale lembrar que o mesmo encontra-se com um regulador 7812 logo após as bobinas, e um capacitor de 1000uF e um de 100n na saida do regulador. Já testei até numa fonte chaveada, com todas as bobinas e os capacitores citados mas não adiantou nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim! Essa afirmação, além de duvidosa, pode até ser contra indicada, pois nem todos os secundários dos transformadores são iguais e nem os próprios trafos!

Compartilhar este post

Link para o post
Não é bem assim! Essa afirmação, além de duvidosa, pode até ser contra indicada, pois nem todos os secundários dos transformadores são iguais e nem os próprios trafos!

Isso eu sei! Mas o que eu não entendí foi porque quando eu coloquei a chave de fenda, o audio ficou bom, utilizando a mesma fonte, a unica coisa que eu acrescentei foi a chave de fenda.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso eu sei! Mas o que eu não entendí foi porque quando eu coloquei a chave de fenda, o audio ficou bom, utilizando a mesma fonte, a unica coisa que eu acrescentei foi a chave de fenda.

Acho que este transmissor está precisando de blindagem na placa (talvez uma folha de papel alumínio ligada ao GND por baixo resolva. Mas não esqueça de colocar entre o alumínio e a placa algum material isolante. Existem folhas que são uma face de alumínio e a outra de papel.

Pode ser também que tenha que colocar o circuito todo numa caixa metálica ligada ao GND.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que este transmissor está precisando de blindagem na placa (talvez uma folha de papel alumínio ligada ao GND por baixo resolva. Mas não esqueça de colocar entre o alumínio e a placa algum material isolante. Existem folhas que são uma face de alumínio e a outra de papel.

Pode ser também que tenha que colocar o circuito todo numa caixa metálica ligada ao GND.

Caros Amigos

kristiano costa

soschip

Meiraneto

dr.zero

:D!!!Eu consegui!!!:D Limpei o som do danado! Eu observei o circuito do transmissor de um telefone sem fio, e ví que tinha uma bobina ligada em série com a antena. Como não tinha nada a perder, resolvi fazer o mesmo, na primeira tentativa não adiantou muito, o som continuava chiando, daí, já quase sem esperanças, resolvi pegar o fio da antena (que estava em série com a bobina colacada anteriormente) e sair encostando nos terminais do transistor. Primeiro coloquei no emissor, não adiantou muito, mas deu uma melhorada, daí resolvir encostar na base. E não é que funcionou? O som ficou perfeito, som de CD mesmo, melhor do que muitas rádios daqui da minha região. Fica estável, não chia, não foge a frequencia quando aproximo a mão, mas como quase todo transmissor caseiro, de vez em quando ele resolve dar uma "passeada" nas frequencias próximas, ou até ele aquecer, o que leva uns 5 min. Após esse tempo como qualquer transmissor a estabilidade de frequencia aumenta, dando exelentes resultados. Vou seguir as dicas do soschip colocar uma folha de papeu aluminio para blindar a placa!

Valeu pela ajuda! obrigado a todos vocês, logo abaixo, posto o esquema, a linha em vermelho, foi a que eu coloquei para que o audio ficasse bom, a bobina em série com C1 é um choque de RF, que evita que a onda de RF seja aterrada por algum estágio anterior. Composta de 50 voltas de fio fino em torno de um núcleo de ferrite. A bobina que está em série com a antena atua como carga para Q1, também composta de 50 voltas de fio fino, em núcleo de ferro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais