Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete ideal: qual?


XR17

Posts recomendados

Estou montando um PC top, aproveitando uma viagem que fiz e pude comprar peças a baixo preço... as peças são estas (que tenho até agora):

MoBo >> ASUS P5E3 Deluxe

CPU >> Intel Core 2 Extreme QX9650

GPUs >> Radeon HD 3870 X2 (x2)

HDs >> WD Raptor X (x2) - RAID 0

Memória >> Corsair TWIN3X2048-1600C7DHXIN @2GB DDR3 (2 pentes)

PSU >> Enermax Galaxy DXX EGX1000EWL @1000W

OS >> Windows Vista Ultimate 64-bits

O problema agora é juntar tudo e por isto para rodar. Preciso de todas as outras peças, que até onde sei seria o gabinete, drive de DVD-RW (Blueray pode esperar) e um monitor.

Qual o gabinete mais indicado para manter o monstrinho a temperaturas razoáveis? Não me interesso pelo gabinete ser estiloso, com luzes, cores, design diferente nem nada, meu interesse é apenas na performance e praticidade (como USB na parte da frente)... frisando a performance. (Se puderem indicar onde eu consigo comprar o gabinete ajudaria muito -- minha disponibilidade é basicamente online ou em Sampa)

A ideia seria um custo/benefício bom para o computador que vou montar, mantendo a compatibilidade do hardware... de nada adiantaria ter as peças que comprei se for para eles superaquecerem.

EDIT: Estava esquecendo, a princípio devo manter refrigeração a ar, trocando talvez o cooler da CPU, que foi levemente avariado na viagem. Talvez depois eu troque outros coolers, como das GPUs (que parecem esquentar bastante segundo relatos)... mas dificilmente eu parta para refrigeração a água, devido ao custo.

_______

Agradeço desde já a ajuda... (desde o começo para decidir o que eu ia comprar me ajudaram muito)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ouxe... o custo não importa... o que vale é o custo benefício...

você está com um processador de mais de 1000 dolares... rodar ele com um cooler de 100 reais é besteira...

um bom water cooler aqui no brasil tá na faixa de 700 reais (thermaltake ou corsair) acho que esse processador merece esse investimento...

quanto ao gabinete você tem que ver um bem espaçoso para caber as duas VGAs gigantes... tem uns cooler master grandinhos e tem uns thermaltake tmb... o CM 690 é bão... e cabe tudo com folga...

agora eu acho que você devia rever o lance do WC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, até onde entendi, water cooler exige um cooler (por cooler entendo um mini-tanque bombeando água para um componente a ser refrigerado) por componente, não? Digo, com um Water Cooler daria para refrigerar apenas o processador, se fosse para refrigerar também as VGAs precisaria de outros dois water coolers, certo?

Eu prentendia deixar isso como algo futuro (provavelmente final do ano) e montar agora apenas com refrigeração a ar. Com certeza o processador é uma peça chave, mas não se esqueça que as VGAs custam quase o mesmo que o processador (se somadas) e essas que estou mais receoso de super-aquecerem. Minha ideia é que não compensaria muito deixar a CPU gelada a 4 GHz se as VGAs estiverem super-aquecendo. E se precisar de um cooler separado para refrigerar cada uma, três water coolers sairiam meio caro. Mas sim, é algo a se cogitar.

Coolermaster 690 então... parece interessante e não é tão caro.

Uma coisa, já que eu sou tanto leigo na área... existe algum diferença brutal entre um gabinete na faixa de uns R$500 e outro na faixa de uns mil reais? A refrigeração/organização é assim melhor?

_______

EDIT: Pesquisando um pouco é fácil notar uma diferença... gabinetes mid-tower e full tower. A grande diferença de preço ao que vi aparece aí. Mas persiste a pergunta, a diferença de um full tower para um mid-tower é assim grande?

Nessa linha, tem um full tower mais em conta, o NZXT ZERO, na faixa de uns R$700 (mais em conta comparando com os fulltowers da Cooler Master ou Thermaltake). Esse é um bom gabinete? Ou deixa muito a desejar em relação aos da CM ou TT?

Obrigado novamente pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procura por full tower da chieftec, tem alguns com tamanho monstro e parece serem bons quanto a refrigeraçao.quanto a cooler ou water cooler, depende de como você vai utilizar sua maquina, se for com over monstro com certeza merece watercooler, mais se for usar a maquina com over leve ou stock, melhora os cooler originais com os zalman ou thermaltake que já é o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom... a diferença entre fulltower e mid tower realmente é brutal... aí você pode fazer uma comparação usando as medidas dos gabinetes... os full tower são gigantes... normalmente tem baia para 10 hds + não sei quantas baias de DVD...

mas um mid-tower já é grande o suficiente, na minha opinião... Procure gabinetes que sejam SLI certified, pois assim é garantido que as placas vão caber...

uma diferença entre os gabinetes de 500 reais e 1000 reais que você viu, é o material deles... os de 1000 reais normalmente são de alumínio, enquanto que os de 500 são de aço galvanizado...

quanto ao watercooler, você não precisa de um water cooler para cada parte que for refrigerar... apenas waterblocks (WB ) em cada peça que você for refrigerar... no seu caso você vai precisar de um WB no proc (já acompanha o kit) e 2 para a VGAs... o ideal é pegar WB maiores que pegam não somente o GPU mas tmb as memórias...

então no seu caso seria assim, tem o reservatório e tem a bomba (normalmente ficam juntos)... a bomba manda a água pela mangueira até o WB do processador... do WB do proc, vai sair uma mangueira até o WB da VGA 1... do WB da VGA 1 sai uma mangueira até o WB da VGA 2... e por fim sai uma mangueira até o radiador que vai esfriar essa água, que vai voltar para o reservatório... e ai o ciclo reinicia...

dessa forma não chega água quente nas VGAs, pois a água passa relativamente rápido pelos WB, então não dá tempo de esquentar ao ponto de perder a eficiência...

agora o kit de 700 reais só tem um water block que é para o CPU... se você quer resfriar tmb as VGAs, aí tem que comprar separadamente os outros 2 WB... e não é barato... um bom (que pega tmb as memórias) sai na faixa de 300 reais (só o water block para uma VGA)... além disso, aí é bom verificar se a bomba vai dar pressão o suficiente para os 3 waterblocks... então no seu caso é um pouco mais complexo... vai requerer um investimento maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São bastante mais em conta os full towers da Chieftech, mas são tão bons quanto? Os de outras marcas que eu tinha visto tinham, por exemplo, quatro ventoinhas na porta, ventilando diretamente a área onde ficaria a MoBo, VGAs, enfim. Me pareceu mais um gabinete empresarial, talvez mais voltado a HDs e tal, e eu estava buscando algo mais 'gamer' mesmo... ainda sim é uma opção.

_______

@ Henrique.Ayres

Interessante, assim fica mais viável refrigeração a água... mas ainda assim não terei como fazer isso agora, teria que ser algo futuro mesmo. Exige algo em especial do gabinete a refrigeração a água? É fácil de fazer um upgrade para water cooling depois? Outra coisa, como v. já deve ter percebido eu sou meio leigo no assunto... o reservatório e a bomba ficam fora do PC, certo?

Será que não compensa então um Full-Tower por conta de arrefecimento? Porque eu definitivamente não iria usar mais que 2 ou 3 HDs ou mais que dois drives de DVD... É que eu tinha visto o tópico de alguém perguntando onde ele comprava alguns gabinetes, trocando o dele por um Full-Tower, isso que ele nem fazia OC parece, mas a MoBo dele estava superaquecendo. E o detalhe do meu sistema é que para a memória DDR3 (1600MHz) funcionar no normal dela eu tenho que fazer OC da MoBo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz velho... essa tua config é muito doida! :D

bom... com um pc desses eu, particularmente, não economizaria no gabinete... então eu não pegaria um chiftec... (pra mim chiftec é gabiente de baixo custo... assim como Leader Cheap gamer...)

eu pegaria um desses gabinetes:

thermaltake:

kandalf este aqui já vem com water cooler embutido, mas tem a versão dele sem WC tmb... (é só pra você ver o modelo mesmo)

armor idem

soprano

Cooler master:

stacker prata existe o preto tmb que é mais bonito...

cosmos

CM 690 c/ janela

NZXT:

zero

qq um desses aí é top de linha!

quanto a migração para o watercooling é bem de boa... dá pra migrar depois tranquilamente... melhor esperar e fazer direito que apressar as coisas e fazer mal feito... cara, pra você ter noção, tem gente que coloca water cooler em tudo, chipset... dissipador das memórias... sem noção... :D

quanto ao reservatório e bomba, é comum que fiquem dentro do pc... mas tem algunas sistemas que o reservatório fica junto com o radiador e a bomba, tudo do lado de fora... então depende muito do sistema...

mas é isso ae... qq um desses gabinetes são irados... se tu quer um full, o NZXT zero é full... é bonitão e é excelente! todos eles são para configurações extremas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Henrique.Ayres

Leader Cheap gamer foi boa, hehe...

Mas certo, estou realmente me aproximando de alguma decisão aqui, rs... Realmente não queria pagar mais que R$ 800 em um gabinete (deixo o Staker de lado, embora ele parecesse realmente bom).

Como v. disse, melhor não apressar as coisas, depois eu pego um bom WC e faço upgrade, bom que já mando isso na CPU e em ambas VGAs e começo a fazer um over mais selvagem... é daqui uns 7 meses, pode esperar. ^.^

Agora estou entre o CM 690 e o NZXT Zero, me pareceram os dois de melhor performance. Mesmo o tamanho de ambos gabinetes são tanto próximos, o Zero cerca de 5cm mais alto apenas. O Zero conta com 7 ventoinhas de 12cm e uma de 8cm no topo, ao passo que o CM 690 com até 5 de 12cm e 2 de 14cm, o que (assumindo que a circulação do ar seja igualmente eficiente em ambos) daria uma performance próxima também com um nível de ruído baixo. A maior diferença é que o Zero tem 4 ventoinhas resfriando diretamente a MoBo e tudo acoplado a ela, ao passo que o Zero tem dois (se as fans superiores e inferiores forem de exaustão). E como eu de fato não preciso de um fulltower, o 690 me parece uma boa opção, com custo/benefício ainda melhor. Nesse caso eu pegaria o fechado, porque pelo que eu entendi eles trocaram uma ventoinha de 12cm pela janela e acrescentaram uma outra de 8cm no outro lado para compensar (e eu realmente não me importo com a aparência, até prefiro manter o low profile)...

Pergunta: Entre os dois, qual tem a melhor performance, ou é bem equivalente mesmo? Ser fulltower ajuda muito na refrigeração?

Agora mais importantemente (e com sorte a última vez que te encho a paciência em algum tempo, hehe)... você tem um CM 690 com um overclock do caramba usando refrigeração a ar! Notei isso agora. O que v. acha do gabinete em si? É bom em performance? Está satisfeito com ele?

Última dúvida: Minha fonte tem 22cm de profundidade, ela cabe nesses gabinetes sem problemas, certo? Os gabinetes tem 52cm de profundidade, mas eu não vi nas especificações nada muito específico sobre fonte, por extrapolação eu estou imaginando que caiba, mas sei lá, sempre bom confirmar.

Muito obrigado pelas grandes dicas caras, me ajudou muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que máquina ! Parabéns...

Seguinte, vou fazer umas considerações avulsas:

-> watercooler é um sistema de refrigeração bastante poderoso, mas particularmente eu acho perigoso demais (imagina um vazamento de água dentro dessa tua máquina). Eu só usaria watercooler a partir do momento em que a refrigeração a ar não desse conta do recado, o que acho que não é o seu caso, a menos que você faça overclock... mas com uma máquina dessas não imagino você fazendo overclock !

-> O CM-690 é um baita gabinete para o custo dele, mas acho que para uma máquina dessas você pode procurar um gabinete todo em alumínio.

-> Se gostar do CM 690 verifique antes se com a tua fonte ainda vai dar para usar a ventoinha inferior dele (fontes compridas impedem o uso dela). E se você não se importar com um ruído um pouco alto, substitua os cooler originais (de 1700 rpm) por coolers de 120 ou 140 por 3000 rpm. Com sete desses você vai ter um fluxo de ar muito bom.

-> Esses chieftec com dois ou três ventiladores ao lado direito dos discos, na minha opinião são muito fracos em ventilação. Melhor então um CMJ-690.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... em relação ao water cooler... vazamentos são pouco comuns... normalmente os sistemas que vazam ou são de má qualidade... ou não é um kit mas sim o cara comprou todas as peças e não montou direito...

maaas... mesmo assim... vazamantos não são fatais, uma vez que a água usada tem que ser destilada, e como não contém íons, não conduz eletricidade... sendo necessário simplesmente desligar o PC e secar onde molhou com um secador...

bom... na minha opinião, comprar um core 2 extreme e não fazer OC é a mesma coisa de comprar uma ferrari e não passar de 110km/h, velocidade máxima permitida... :D

o C2E nasceu para ser overclockado... não é à toa que tem o multiplicador destravado...

olha XR17, o gabinete superou minhas espectativas... comprei ele por necessidade pois o cooler que estou usando tem 14cm de diametro (então ele sobra uns 3 dedos acima da minha mobo) e não cabia no meu gabinete antigo... então procurei por um que tivesse a fonte mais alta ou na parte debaixo...

o CM 690 foi o mais adequado... e como eu sou vidrado por hardware eu queria poder olhar as peças lá dentro, por isso a janela :D

a ventiação dele é excelente... a temperatura interna não passa de 30ºC... normalmente ocila entre 25 e 29º... isso com uma temperatura ambiente de 24ºc... então nota-se que é muito bom... já que o pessoal considera 40ºc dentro do gabinete uma temperatura normal... eu acho 40º quente...

agora no seu caso você vai ter problema com a fonte... a minha é de tamanho normal com cooler de 12 cm embaixo, coube certinho... a sua não vai caber se o cooler for embaixo... se for cooler de 8 na parte de tras ai cabe sim...

acho que você não precisa se preocupar com aquecimento... com qq um dos dois gabinetes você será bem atendido nesse quesito... a vantagem do CM são os 2 exaustores de 12 no topo (já que é missão impossível achar os de 14 pra comprar) tem uma vazão de ar muuuuuito melhor do que apenas 1 de 8cm do zero... e como o ar quente sobe, esses são os exaustores mais importantes... o exaustor da fonte não conta porque ela puxa bem menos ar do que os coolers...

infelizmente não conheço niguem que tenha usado o zero... então não sei na prática como ele é... pelo que eu lí a respeito, ele tem ótima ventilação aliada a pouco ruido (sendo que o baixo ruido é um dos pontos fortes...)

o zero é um gabinete mais top que o CM 690... pois o zero é todo em aluminio...

agora na minha opinião, o CM-960 é mais bem resolvido na ventilação (além de todos os coolers citados ainda dá pra colocar um ali nas baias)

vou medir no meu quando chegar em casa se a fonte de 22 cm cabe... porque pode ser que a fonte grande impossibilite o uso do cooler de 12 na parte de baixo... e esse cooler é show de bola porque ele joga ar bem em cima dos coolers das VGAs...

outra coisa... acho que você não precisa se preocupar muito com aquecimento não, mobos ASUS são muito boas para over... a minha fica com 36º em load... com o dissipador original... acho que primeiro você pega um desses gabinetes bons e depois se aquecer você toma as providências necessárias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Subrep

De fato, se eu não fosse fazer OC não compensaria ter pago quase o dobro em um Extreme Processor... Sem falar que as memórias e MoBo também já foram feitas pensando em over. Mas isso provavelmente com um sistema de arrefecimento melhor, a menos que a performance esteja melhor do que eu estou imaginando. E grandes marcas de PCs para games utilizam WC de fábrica com garantia e tudo, também imagino que se tudo for montado direito a coisa funcionará bem. E a vantagem é muito grande sobre o ar, aí dá para fazer uns OC nervosos como mandar a CPU para 4,5GHz, como já ouvi gente fazendo... mas isso é futuro, agora pretendo fazer uns overs bem leves, se isso.

Problema realmente é ruído, o PC fica no meu quarto e é natural para mim deixá-lo ligado 24/7 por vezes, aí dormir com um PC barulhento é um saco, pior só se for luminoso, cheio de LEDs e tal, hehe. Mas é algo a se pensar, desde que em idle elas fiquem calminhas, hehe.

De fato, a fonte não caber muito bem é um saco, mas não sei se dá para fazer muita coisa, o único gabinete dentro da faixa de preço que eu acredito também compensar seria talvez o NZXT Zero, e ele não achei tão inteligente como o CM 690... a fonte nele não atrapalharia quase nada, mas acho que por falta de uns coolers a mais por lá para atrapalhar (não sei se são tão bens distribuídos os fans no Zero). E eu até concordo que minha config. merece um Zalman Fatal1ty, mas eu não estou mesmo disposto a pagar tanto por isso, de $400 (CM-690) para um full tower desses top a diferença é de uns R$ 800... daria quase para comprar o WC. Problema que comprei as peças que tenho barato demais, não estou tanto a fim de gastar muuito mais no PC, só quero manter a config. compatível.

__________

Com certeza, eu comprei um Core 2 Extreme para overclocá-lo, sem dúvidas... detalhe que eu não sei bem até onde rola ir com o stock cooler, que diz o manual já ser melhorado das versões anteriores, mas ainda assim é stock. E mantendo a ideia de upgrade futuro para WC, não sei se compensa investir em um cooler melhor agora.

A minha fonte (DXX Galaxy) tem um cooler de 12cm que imagino ficar para baixo já no slot para isso e outro de 8cm na parte de trás. O grande detalhe é que pelos meus cálculos ela deve comer um pouco do espaço do cooler opcional inferior, mas paciência, deixa sem esse cooler mesmo e boa.

Estava vendo, bem missão impossível mesmo comprar ventoinha de 14 cm aqui no Brasil mesmo, só achei de 12cm...

Valeu pela grande ajuda aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem uns gabinetes feitos totalmente de alumunio e parcialmente tembem o que diminui muito o custo.Mas é um site estrangeiro.Pelo menos da pra você olhar os modelos e ter alguma ideia do preço em dolares e comprar em algum site dos EUA ou aqui mesmo mas vai sair mais caro. XD

http://www.cbcnz.com/index.php/cPath/1_24_244/sort/3a/page/1?osCsid=f99b1747609be08d80c309a30999f330

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do OC é bem pessoal.

bom... na minha opinião, comprar um core 2 extreme e não fazer OC é a mesma coisa de comprar uma ferrari e não passar de 110km/h, velocidade máxima permitida... :D

Na minha opinião a metáfora seria outra: overclocar uma máquina top é como turbinar uma ferrari que já vêm com um v12 aspirado de 600 cavalos !

Eu não vejo o OC como um fim em si. Por exemplo: meu micro é ultra-top e roda soltinho tudo o que eu preciso, mas mesmo assim vou fazer OC só porque é possível. Mas vejo o OC como um meio para se chegar a um resultado. Por exemplo se eu quero jogar um jogo no máximo e não dá, mas com um OC realista ele conseguiria. Beleza !

Cada um na sua, pelo menos ninguém aqui está falando em neons e luz negra no gabinete... que aí então seria o equivalente a colocar "chão de ônibus" e um baita aerofólio na traseira da ferrari he he he he.

--------------------------

Mas voltando ao assunto original:

XR17, o problema da fonte ser mais comprida não é apenas impedir o uso do cooler inferior do gabinete, tem outro detalhe que você precisa ver: se a entrada de ar inferior da tua fonte for centralizada nela e e a fonte sendo mais comprida que uma fonte padrão, então o furo na parte inferior do gabinete não ficará alinhado com a entrada de ar da fonte.

Então a única saída seria montar a fonte de cabeça para baixo, jogando a entrada de ar para o lado de cima e admitindo ar de dentro do gabinete e expelindo pela traseira. A fonte perde a vantagem de admitir ar frio externo.

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae galera! :D

bom subrep, gostei da sua metáfora, hauhauhaua... até comecei a questionar a minha... :D

agora é o que você falou... isso é algo muito pessoal....

eu comprei esse E8400 por causa do over dele... antes desse eu tava com um Q6600... que eu NAO tinha comprado pra over... e fiz o over pelo exato motivo que você falou... melhorar o desempenho em alguns aplicativos...

mas como eu sou fissurado por over... depois que eu li os reviews desse processador eu fiquei de cara... teve um cara que OC esse processador para 4.5 com WC... isso é coisa demais para um processador que nao é extreme....

então eu comprei ele para over... instalei ele... fui lá no windows ver a temperatura e testar um redering... fui na bios e já coloquei ele para 3.6... fiquei de cara que a temperatura dele em load com esse OC de 20% ficou idêntica com o proc em stock.. só a mb que ganhou ai uns 6º... (já percebí que a minha mb que vai ser o gargalo...)

depois eu consegui jogar ele em 4.2... e ficou bem estável... e as temps nao passaram dem 46º em load... só a mb que foi para 54º... mas como já vi o nforce 650i rodando a 70º em load, então ainda consirdero pouco...

ai to deixando em 4.0... tá excelente... :D

acho que com WC esse proc vai longe... só tenho que resolver a temp da mobo...

e ainda bem que ninguém tá falando de neon... :D

hein XR17... como eu suspeitava, a sua fonta não cabe no meu gabinete... só se tirar o cooler inferior do gabinete... a fonte vai até a metade de onde fica o cooler...

então se a ventoinha de 12 for no meio, realmente ela vai ficar fora dos furos na parte debaixo... mas se for no canto aí dá sim... ve isso ai...

não sei se dá para virar a fonte de cabeça para baixo por causa dos parafusos atrás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é! Eu escrevi para a Cooler Master e eles me responderam que a PSU cabe, mas que com ela eu perderia a chance de por o cooler embaixo... Agora o bixarro é que eu estava lendo o manual da fonte e parece que a tomada de ar dela por cima é para dissipar calor dos componentes de dentro do gabinete. Ou seja, seria um cooler virado para dentro mesmo, de tomada de ar. o.O E se v. olhar na fonte, essa entrada de ar fica do lado "de cima". Ou isso é invertido quando a PSU fica na parte de baixo do gabinete?

Tem uma boa foto dela aqui: http://www.vadim.co.uk/images/DSCF2779-1.jpg

E a ventoinha é bem no meio dela mesmo... sei lá o que fazer agora. Argh! Isso está se tornando um problema muito maior do que eu esperava. E estou começando a ficar com pressa de montar esse PC, já está demorando muito. =P Se a CM-690 não rolar eu volto meio que a estaca zero, cogitando novamente um Full-Tower para resolver logo o problema.

Sugestões?

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...