Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda no reparo de fonte


Domenor

Posts recomendados

Caro colega, esta fonte tem saídas de 24, 5 e 3vdc, sendo que a saída de 5 VDC é que está faltando; são dois pinos independentes que teriam que sair 5V e nada!! O problema é que não estou conseguindo localizar o circuito gerador destes 5V na placa. Esta fonte possui um circuito de proteção contra sobretensão que manda um sinal para um mosfet que fica ligado diretamente ao circuito primário do trafo da fonte. Se você preferir, para melhor entender o funcionamento desta encrenca, posso te mandar o diagrama de bloco dela (não ajuda muito pois é bem simplificado), ok? Não sei se consegui dar uma ideia clara do problema... qualquer coisa de um alô... Um abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que as informações ainda estão vagas, e assim só uma pessoa que conheça muito a fundo este aparelho específico vai poder te ajudar...

Tente fornecer mais detalhes da tal fonte... Pelo que disse, ela é chaveada. Você disse também que não está conseguindo localizar o circuito que gera os 5V. Não daria para seguir o circuito (medindo continuidade com o multímetro, por exemplo, ou mesmo visualmente)?

Ela tem um regulador para estes 5V ou vem direto do trafo, só com retificação e filtragem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, eu estou tentando seguir o circuito e até mesmo tentando desenhar o circuito a partir do pino que não sai a tensão de 5V; o problema é que faço isto nas horas de folga, que não são muitas, e o circuito é bem complexo, cheio de derivações... Esta fonte tem um regulador p/ os 5V; pelo que entendi do esquema de blocos, do mesmo ponto do trafo que sai a tensão p/ os 24V é derivado o circuito p/ os 5V. Eu postei uma foto do diagrama de blocos... só não sei como faz p/ achá-la agora... Obrigado pessoal pelos contatos até agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está numa placa separada. Esta placa, além de de ser a fonte, também controla a tensão 127VAC que alimenta a fusão do multifuncional. A temperatura (liga e desliga da fusão) é monitorada por outra placa, mas o sinal que chaveia a tensão VAC é enviada para esta fonte. O problema que dá no equip. é que ele não inicializa. Ligam-se as ventoinhas, o painel acende e só... trava nisto, e a causa é a falta dos 5VDC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos lá!

O FA5515 é o cara que controla o chaveamento da fonte.

O UPC358 é composto de dois amplificadores operacionais, fabricados pela NEC (pode ser substituído pelo LM358)

O UPC393 segue pelo mesmo caminho do anterior... São dois comparadores, e também pode ser substituído por um da série LM...

O último da lista é o C1093. Ele é descrito como um "Adjustable Precision Shunt Regulators"; pelo que eu consegui entender, ele é algo como um diodo zener, cuja tensão de trabalho pode ser setada externamente (ele possui dois terminais que são denominados A e K, como um diodo mesmo)...

Quanto ao capacitor... Estando ele estufado, troque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguém entende o que aconteceu? Esta fonte não tinha os 5V; fui fazer um teste e trocar o capacitor da entrada da fonte (2700x200) porque ele estava estufado; como não achei este capacitor no mercado, coloquei um de uma outra fonte, que aparentemente está bom; após a troca, a saída de 24V passou a ter 3V e a saída que não tinha 5V passou a ter!! Este capacitor de filtro pode influenciar nas tensões de saída deste modo? Será que o defeito estava mascarado e na realidade o que falta são os 24V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...