Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duto de AR ou Cooler Lateral??


andre.bera

Posts recomendados

Galera meu gabinete tem um duto de ar na direção do processador!!

Minha duvida é a seguinte:

1º: Meu gabinete tem uma FANN de 120 na frente jogando ar para dentro e Uma de 120 atrás tirando o AR.. Tenho um cooler de alta erfonrmaçe AKASA Ak-961 no processador.

2º: É melhor eu deixar o duto lateral ou adicionar um cooler ali??

3º: Se é melhor o cooler eu ligo ele jogando ar emcima do cooler que esta no processador ou deixo ele como exaustor??

Help Meeee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o duto pra mim é interessante caso você não tivesse esses coolers de 120 puxando e tirando o ar do gabinete.

Vou explicar por que.

O duto fica alí, paradão, grandão impedindo a passagem de uma boa parte do ar frio que ta sendo puxado pelo cooler frontal. O ideal é transformar seu gabinete em um túnel de vento, sem cabos por exemplo em demasia, na frente, impedindo a passagem do ar.

Acredito que esse duto seja pior do que todos os cabos da fonte juntos impedindo a passagem de ar, logo, é um bloqueio para que o túnel de ar funcione.

Bem, eu não to na sua casa, não tenho um termômetro, e não sou físico para fazer todos os cálculos, mas acredito que colocando um cooler lateral jogando ar pra dentro, diretamente para a placa mãe, e abastecendo seu cooler "de alta performance" com ar fresquinho vindo direto da parte de fora do gabinete seria a melhor opção.

Desculpe se estou enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo no meu gabinete dois de 80mm na frente e 1 de 80mm atrás e um de 80mm na lateral jogando ar direto no processador.

Esses dias experimentei tirar o lateral para ver se dava diferença, e percebi q a temperatura aumentou uns 5 graus.

Meu processador é um P4 3.0 e esquenta pra caramba, no meu caso é indispensavel um na lateral!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o duto pra mim é interessante caso você não tivesse esses coolers de 120 puxando e tirando o ar do gabinete.

Vou explicar por que.

O duto fica alí, paradão, grandão impedindo a passagem de uma boa parte do ar frio que ta sendo puxado pelo cooler frontal. O ideal é transformar seu gabinete em um túnel de vento, sem cabos por exemplo em demasia, na frente, impedindo a passagem do ar.

Acredito que esse duto seja pior do que todos os cabos da fonte juntos impedindo a passagem de ar, logo, é um bloqueio para que o túnel de ar funcione.

Bem, eu não to na sua casa, não tenho um termômetro, e não sou físico para fazer todos os cálculos, mas acredito que colocando um cooler lateral jogando ar pra dentro, diretamente para a placa mãe, e abastecendo seu cooler "de alta performance" com ar fresquinho vindo direto da parte de fora do gabinete seria a melhor opção.

Desculpe se estou enganado.

Respeito sua opnião mais não concordo inteiramente com ela. De todos os coolers de gabinete o mais importante é o que joga ar na CPU, visto que ele pucha o ar de fora do gabinete(mais frio) e joga na CPU.

O duto é importante porque ele direciona quase todo o fluxo de ar do cooler para a CPU. Logo, coloque o duto com a ventoinha, você irá notar uma redução de uns 4 a 5º na temperatura. Isso com uma ventoinha de 80mm. Se o seu duto for para ventoinha de 120mm, o resultado será melhor ainda. Lembrando que usar a ventoinha com o duto irá depender do cooler da sua CPU. No meu caso comprei um cooler mais alto e tive que cortar o duto para poder caber.

Falo baseado na prática. O melhor local para uma ventoinha de gabinete resfriar uma CPU é a utilizada na lateral com duto direcionada ao processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que ele perguntou

2º: É melhor eu deixar o duto lateral ou adicionar um cooler ali??

ou seja, entendi ou um ou outro.

Sendo ou um ou outro, prefiro um cooler a um duto, se der pra por os 2, talvez seja melhor ainda, mesmo eu achando importante resfriar também a placa mãe, memória e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todas as opiniões.

É o seguinte:

Eu ja tirei o DUTO pois ou eu deixo o duto ou coloco o cooler!!

Ja compreiu uma fann de 120 mm espero que caiba!!! rsrssrrs

Mas eu tenho a seguinte opnião: O duto fica exatamente na direção, mas não encaixado no cooler do processador, ele não é quenem aqueles próprios para over que encaixa no cooler para puxar somente ar frio!! Então acredito que uma fan jogando um ar frio direto no cooler do processador seja a melhor saida!!!

porém PENSEM COMIGO

O ar quente sobe e sai pela fan traseira de 120 e pela fonte certo??

Mas eu deixando uma fan mirada no processador ela estaria desviando o ar quente que estaria indo para as exaustoras mantendo esse ar quente dentro do gabinete não permitindo que o ar quente seja repelido causando aquecimento na parte inferior do gabinete!!!

Eu tive esse pensamento vocês não concordão??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso que serve o duto, para que o ar quente não desvie e atrapalhe o cooler do processador.

se conseguir colocar o duto e a fan seria melhor, mesmo você tendo q cortar o duto.

Concordo. Cortar o duto é tranquilo já que ele é de plastico. Agora não entendi o seguinte: você não tem condições de deixar o duto+ventoinha? Seria por falta de espaço ou seria porque sua ventoinha possui tamanho diferente do duto?

Na minha opnião é melhor uma ventoinha de 80mm com duto do que uma ventoinha de 120mm sem duto. Quanto à circulação de ar acredito que a ventoinha lateral sem duto não irá prejudicar o fluxo de ar, visto que o ar em contato com o dissipador do processador irá aquecer e tenderá a subir e o ar que não entrar em contato com o dissipador estará mais frio que a temperatura interna e irá descer. O ar frio descendo não irá impedir a subida do ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso que serve o duto, para que o ar quente não desvie e atrapalhe o cooler do processador.

se conseguir colocar o duto e a fan seria melhor, mesmo você tendo q cortar o duto.

Com o Duto nem a de 80mm cabe!!

Ele tem uns 70mm de diametro..

Vou esperar chegar o cooler..Acho que exagerei pegando um de 120mm

Se ele não caber eu faço un furos no gabinete..Faço uma gambiarra e posto os resultados!!

Comprei a fann Cooler De Alumínio 120x120 Mm Ball Bearing Evercool

o que você acham desse cooler??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cooler, mas tenho medo de ficar barulhento depois de um tempo.

Sempre pego os akasa de plástico mesmo.

Ele tem duplo rolamento e uma certificação la.. rsrsrs Deve ser bom..

Se for barrulhemnto eu taco da cabeça de um..rsrsr

Dei uma medida entre a fuiração da prota lateral com uma regua bem tosca e acho que vai caber sim..:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem duplo rolamento e uma certificação la.. rsrsrs Deve ser bom..

Se for barrulhemnto eu taco da cabeça de um..rsrsr

Dei uma medida entre a fuiração da prota lateral com uma regua bem tosca e acho que vai caber sim..:o

Vai caber a ventoinha de 120mm?:confused: O duto é de 70mm:confused:.

Eita gabinete doido esse seu!!!!!:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um Teste aqui no Clube do Hardware que fala sobre o gabinete Blue Eye que tem duas ventoinhas de 120mm (uma na frente e outra atrás do gabinete) com abertura total em vez das típicas furações no aço além de outra de 80mm na lateral. O teste fala que a de 80mm é até dispensável devido ao túnel de ar que se forma, e que o melhor naquela posição seria um duto de ar. Confira o artigo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um Teste aqui no Clube do Hardware que fala sobre o gabinete Blue Eye que tem duas ventoinhas de 120mm (uma na frente e outra atrás do gabinete) com abertura total em vez das típicas furações no aço além de outra de 80mm na lateral. O teste fala que a de 80mm é até dispensável devido ao túnel de ar que se forma, e que o melhor naquela posição seria um duto de ar. Confira o artigo aqui.

Erra essa minha duvida.. Bom o cooler ta em casa!!

Vou testar hj e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...