Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterBlock


Salsicha

Posts recomendados

Basta estar a poucos graus a baixo da temperatura ambiente para ocorrer condensação. Além do que foi dito sobre eficiencia elétrica e rendimento térmico. Essa "limitação" a qual você se refere não é nenhuma desvantagem, afinal o custo é praticamente zero. Não confunda temperatura com eficiência, isso sem falar na mecânica de fluidos e leis da termodinâmicas que estudei muito antes de projetar e montar meu sistema.

Voltando ao tópico:

Um circuito simples e barato para controlar a tensão e corrente é utilizar um tip120 + potenciômetro de 10k linear entre a base e o coletor.

Quer comprar acrilico? tenho várias chapas de acrilico e policarbonado de 10mm sobrando... :P

Quanto ao acrilico vou precisar de um de 0,8mm a medida certa nao lembro agora, mas como eu disse o circuito no vai ser controlado por mim, sera controlado através de um ntc um tip e um 2sc5200 por causa da corrente, o desempenho só não está sendo melhor por causa do dissipador que tenho aqui, ele é muito pequeno.

o circuito serve para ajsutar a temperatura certa para não condensar, se a temp ambiente baixar a temp do circuito compensa, mntendo sempre uma diferença de temperatura segura para a operação sem o risco de condensar, estive testando o circuito exaustivamente, mas ainda preciso do block pra fazer as mediçoes de temp. pra poder ajustar, eu testei com meu ferro de soldar para ver no que dava e ele se saiu bem...

Abraços !!!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí salsicha esse sistema que você fez de peltier, tem como posta fotos dele??? se eu usar um block pronto vou precisar fazer este circuito de monitoramento??? não entendi como ele compenssa a temperatura??ele desliga as peltier e liga de novo?? porque você não usa um ckt com o pic 16f628a, polarize um rele nele para ligar as peltier e coloque um sensor de temperatura direto na entrada dele, você vai ter um controlador programavel por tempo ou como você quiser, ele pode ficar monitorando a temp. a se chegar em um nivel muito baixo ou muito alto, ele vai ligar desligar a temperatura de acordo com o que você programar!!! em um ckt destes eu não gastei 50 conto para montar uma placa basica com 2 reles ...se quiser ajuda, sou tecnico em eletronica e mecatronica!! beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ver essas braçadeiras aí que prometeu as fotos, eu achei essas que são automotivas, mas é quase impossível de achar. Essa ai tirei de um motor de Toyota Corolla.

2382740932_ca6a48c69e_o.jpg

2382740830_21318f99a1_o.jpg

2381907407_9969d680f7_o.jpg

2381907309_db59cd2813_o.jpg

Cara, não passei no méier hoje, fiquei enrolado com o trabalho e com o lazer, to cheio de pepino pra resolver aqui tem 3 computadores 1 CDJ100, 1 amplificador de carro, um sonzinho aiwa, uma mesa yamaha... fora o que tem na oficina de um amigo pra eu fazer pra ele tb... se eu não fizer grana não da pra montar o WC... vou tentar lembrar de comprar a braçadeira amanhã, ela até lembra um pouco essa sua, mas ela é de nylon tem um sistema de trava tipo ao daquelas abraçadeiras que neguinho chama de "rabo de rato" ou "fita helerman"...

Amanhã eu vou lá, e vou tentar não esquecer de comprar a tal abraçadeira.

Abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XVYT, eu até gostaria de postar umas fotos dele, mas eu ainda nem comecei a montar ele pois faltam os acrílicos mas eu tenho uma imagem dele 2D, pois estou gerando o projeto no Google SketchUp vou postar ela, a respeito do circuito com o PIC seria uma ótima ideia, mas não sei programar PIC, até andei tentando aprender mas ficou dicil entender, ai eu deixei um pouco de lado, mas não desisti! o circuito é simples, eu uso dois sensores em série um para o ambiente e o outro colado no block mais um trimpot multivoltas para ajuste da temperatura (tensão) nas pastilhas.

tb sou técnico em eletrônica, mas acredito que você tenha feito um 2º técnico, eu me dedicou à eletrônica desde os meus 8 anos de idade, sempre gostei de eletrônica e fui estudar por conta própria, então fiquei um pouco limitado ao que aprendi naquela época e ao que venho vendo consertado áudio profissional eu aprendi o básico nas revistas e as minhas teorias dificilmente estão erradas não sou muito bom com fórmulas mas sei consertar que é uma beleza. Agradeço sua ajuda, e pode ficar tranquilo por que se eu precisar da sua ajuda eu vou avisar...

hoje comprei mais 4 espigões de 3/8" e uma empresa respondeu meu email para a cotação das lascas de cobre para a usinagem dos blocks, uma delas de 90 x 90 x 25mm saiu a R$ 85,00; e a outra de 70 x 70 x 25 saiu a R$ 54,00, fora o IPI, a empresa é a alumicopper.

Abração, continue acompanhando !

post-27183-13884946557107_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salsicha, acho que você poderia colocar a placa peltier como um bloco de troca de calor antes de ir para o processador. Pois como você fez, me parece que a água vai ganhar temperatura quando estiver no reservatório e não vai haver prioridade de esfriar a água que esta saindo no momento.

Se a água que sai do processador estiver acima da temperatura ambiente você pode passar ela por um dissipador para economizar energia na placa de peltier.

Porque você não compra um block pronto e apenas adiciona a refrigeração extra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salsicha, acho que você poderia colocar a placa peltier como um bloco de troca de calor antes de ir para o processador. Pois como você fez, me parece que a água vai ganhar temperatura quando estiver no reservatório e não vai haver prioridade de esfriar a água que esta saindo no momento.

Se a água que sai do processador estiver acima da temperatura ambiente você pode passar ela por um dissipador para economizar energia na placa de peltier.

Porque você não compra um block pronto e apenas adiciona a refrigeração extra?

Rapaz, a sua ideia é boa, a minha primeira ideia pra te falar a verdade praticamente não ia ter um reservatório ia ser: bomba(com um nini reservatório para colocar a água) uma serpentina de cobre, envolta em chumbo, para ajudar na condução termica, block; reservatório, esse seria perfeito, mas o primeiro projeto (do jeito qeu você falou) ficou limitado por causa da serpentina, eu so achava capilar, e por causa do chumbo, nenhum ferro velho aquipor perto tem aquele chumbo que da pra derreter fácil no fogão, eu preicisaria de uns 2Kg de chumbo uma serpentina de no minimo 1,50m, e uma forma para moldar isso tudo, pra te falar a verdade, ainda não desisti dessa opção, se eu encontrar o material necessário, vou retomá-lo como prioritário olha um esboço de como eu queria fazê-lo:

(Vista explodida!)

post-27183-13884946558602_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi da sua imagem acho que não ia trocar bem o calor, se a serpentina estiver ao ar não ia funcionar bem, pois o ar ia funcionar como isolante térmico. Acho mais interessante fazer uma espécie de bloco, como o do processador, em cobre que iria trocar calor muito mais fácil, e como a área é maior não precisa ser tão perfeito como o bloco do processador, pelo desenho você vai ligar uma placa ao lado da outra, assim você com um bloco de 8cmx4cm consegue pra trocar calor bem, comprando um bloco de cobre e furando ele com uma furadeira acredito que de, só não pensei em como acoplar as mangueiras nele.

Vi um cara vendendo um bloco de processador no mercado livre por 80r$ acho que ia te servir.

Outra coisa, cuidado com esse lance de condensação acredito que se a água passar pelo cobre a 15 graus o bloco vai suar por fora, se acontecer de formar água não destilada dentro do seu gabinete não vai se nada bom, acredito que cobrindo os blocos de cobre com uma pasta de silicone, ou algo parecido isso possa ser evitado e ate diminuiria a entrada de calor por outras partes.

Cara, não sei se consigo esperar ate as férias para começar meu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi da sua imagem acho que não ia trocar bem o calor, se a serpentina estiver ao ar não ia funcionar bem, pois o ar ia funcionar como isolante térmico. Acho mais interessante fazer uma espécie de bloco, como o do processador, em cobre que iria trocar calor muito mais fácil, e como a área é maior não precisa ser tão perfeito como o bloco do processador, pelo desenho você vai ligar uma placa ao lado da outra, assim você com um bloco de 8cmx4cm consegue pra trocar calor bem, comprando um bloco de cobre e furando ele com uma furadeira acredito que de, só não pensei em como acoplar as mangueiras nele.

Vi um cara vendendo um bloco de processador no mercado livre por 80r$ acho que ia te servir.

Outra coisa, cuidado com esse lance de condensação acredito que se a água passar pelo cobre a 15 graus o bloco vai suar por fora, se acontecer de formar água não destilada dentro do seu gabinete não vai se nada bom, acredito que cobrindo os blocos de cobre com uma pasta de silicone, ou algo parecido isso possa ser evitado e ate diminuiria a entrada de calor por outras partes.

Cara, não sei se consigo esperar ate as férias para começar meu projeto.

Eu tava pensando em usar espuma expansivel pra fazer o isolamento térmico no block, essa espuma é mais garantida que o silicone, pelo menos me parece ser, cara aquela serpentina que voce viu usaria três labirintos de cobre lligados por um acoplamento, mas eu percebi que ia ficar inviavel fazer tal "escultura" sem um ferramental adequado, um dos motivos que deixei o projedo de lado, quato à serpentina funcionar, eu acredito que elas funcionaria muito bem , eu entraria com a agua pelo espigão mais longe das peltiers e a agua sairia pelo espigão da parede onde os peltiers estão acoplados para evitar assim um possivel aquecimento da região onde a troca de calor seria mais forte.

Obs. pesquisei em toda a internet pra ver se achava a tal abraçadeira em outro lugar do mundo e não encontrei nada semelhante...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E fazer um bloco para a troca de calor?

furando um bloco de 8x4 de cobre, com furadeira mesmo, você faz dois furos nas extremidades mais distantes com a grossura da tubulação que você vai usar, 3/8 ne?

e fura capilares ligando esses dois furos maiores com furos 1/8.

Como a agua vai passar com uma velocidade mais baixa pelo conjunto de capilares a troca de calor deve ser satisfatória.

Não aprendi a mexer direito nesse programa mais ta ai um esboço

blocopeltiertf0.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Redesenhei o sistema e adicionei uma nova ideia, que deve aumentar um pouco o preço e bastante a eficiência, da redução de temperatura no sistema.

Passando a água por um bloco desses ligado a dissipadores com ventoinhas de ambos os lados antes do retorno a bomba. E colocando na saída da bomba dois blocos como esse com a placa peltier no meio você transferiria o calor de um bloco a outro, e se você ligar o segundo bloco em um sistema secundário de refrigeração com um radiador, deve ser possível manter o lado quente da placa a 30 graus durante funcionamento.

Não sei se isso vai aumentar a eficiência do processador com isso, mas se você quiser ligar também sua VGA fazendo uma bifurcação no sistema deve ajudar.

Uma vez que se abaixa a temperatura na parte quente, abaixa também na parte fria.

Vai aumentar uma bomba e algumas mangueiras no preço final mas a diferença de temperatura que você pode conseguir com isso vai ser muito maior que a diferença no preço

blocopeltier2tz2.th.jpg

Os dois blocos com as peltier no meio.

blocopeltier4vd3.th.jpg

Um bloco

blocopeltier5yr0.th.jpg

Detalhe

Acredito que não seja muito difícil construir esse bloco.

O absurdo dessa ideia é que no fundo é um water cooler para um water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa sua ideia ja me passou pela cabeça também, pra falar a verdade quem sugeriu isso foi meu primo, a idéa é muito boa mas eu não sei se o lado frio vai conseguir resfriar a água que vem do lado quente com tanta eficiencia, você ja viu uma peltier funcionando??? o lado quente esquenta com vontade... não chega a queimar a mão, mas chega a uns 50º. se esse esquema que você sugeriu fosse uma "serpentina" talvez tivesse uma eficácia melhor, pelo que eu entendi os furos transversáis irão ter água passando ao mesmo tempo ou seja a água nao vai "circular" ali dentro ela vai entrar de um lado e sair do outro. talvez se esse esquema fosse uma serpentina pelo menos no lado frio, daria pra fazer sem medo, porque como eu te falei o lado quente esquenta com vontade , então usaria esses furos passantes do lado quente, e no lado frio usaria uma parada igualzinha a essa só qeu por dentro seria uma serpentina em vez de furos paralelos, entendeu ?

vou pesquisar e ver se consigo viabilizar ($$$$) esse esquema que você sugeriu, com uma ideia mais simples um pouco, madar fresar um bloco de cobre com os caminhos e colocar uma tampa de acrilico vedando o outro lado, vi ficar show !! o que você acha ??? vou fazer um esboço da ideia e posto já já...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como você iria fazer para "prender" ele na placa mãe??? eu vi no google que precisa da pressão certa, caso contrario, não haveria área de contato suficiente c/ o processador ou poderia vir a quebrar o processador ou a placa mãe!!! vlz... projeto muito do caramb*... show... meus parabéns...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como você iria fazer para "prender" ele na placa mãe??? eu vi no google que precisa da pressão certa, caso contrario, não haveria área de contato suficiente c/ o processador ou poderia vir a quebrar o processador ou a placa mãe!!! vlz... projeto muito do caramb*... show... meus parabéns...

Beleza AbelR? cara eu vou usar uma fixação normal através de parafusos e molas de pregador de rupa, achei um que tem uma ótima pressão ate ja andei fazendo uns testes com ele e ele promete se sair bem. ainda estou procurando um lugar para fresar meu block e deixá-lo com uma aparência boa, pois não pretendo ficar só no hobby, pretendo vender uns pra levantar uma grana, poi tenho certeza qeu o block vai ficar muito bom, o refrigerador talvez tenha que fazer alguns ajustes...(_(

obrigado pelo interesse, qualquer dúvida ou sugestão estou à disposição !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual seria a grossura do cobre, entre a superfície de contato e a água!!! é que estou tendo umas idéias meio malucas... porém preciso me basear na teoria de alguém que já tem pelo menos meio caminho andado nesse tipo de projeto... a minha ideia era desenvolver um block que utiliza-se a forma de um "+"!!! talvez você não tenha entendido(espero que tenha)!!! eu desenvolvi ele no papel, ainda não consegui nem olhar como funciona o google sketchup!!! assim que eu conseguir coloco aqui... grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual seria a grossura do cobre, entre a superfície de contato e a água!!! é que estou tendo umas idéias meio malucas... porém preciso me basear na teoria de alguém que já tem pelo menos meio caminho andado nesse tipo de projeto... a minha ideia era desenvolver um block que utiliza-se a forma de um "+"!!! talvez você não tenha entendido(espero que tenha)!!! eu desenvolvi ele no papel, ainda não consegui nem olhar como funciona o google sketchup!!! assim que eu conseguir coloco aqui... grande abraço...

Acredito que você esteja se referindo à base do Water Block, seo for isso mesmo a base desse Water bock tem 5mm de espessura, lembre-se que quanto mais fino melhor, acredito que o minimo recomendável seja aguma coisa em torno de uns 2mm.

obs. aprenda a usar o google sketchup logo para trocarmos figurinhas:lol:

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa sua ideia ja me passou pela cabeça também, pra falar a verdade quem sugeriu isso foi meu primo, a idéa é muito boa mas eu não sei se o lado frio vai conseguir resfriar a água que vem do lado quente com tanta eficiencia, você ja viu uma peltier funcionando??? o lado quente esquenta com vontade... não chega a queimar a mão, mas chega a uns 50º. se esse esquema que você sugeriu fosse uma "serpentina" talvez tivesse uma eficácia melhor, pelo que eu entendi os furos transversáis irão ter água passando ao mesmo tempo ou seja a água nao vai "circular" ali dentro ela vai entrar de um lado e sair do outro. talvez se esse esquema fosse uma serpentina pelo menos no lado frio, daria pra fazer sem medo, porque como eu te falei o lado quente esquenta com vontade , então usaria esses furos passantes do lado quente, e no lado frio usaria uma parada igualzinha a essa só qeu por dentro seria uma serpentina em vez de furos paralelos, entendeu ?

vou pesquisar e ver se consigo viabilizar ($$$$) esse esquema que você sugeriu, com uma ideia mais simples um pouco, madar fresar um bloco de cobre com os caminhos e colocar uma tampa de acrilico vedando o outro lado, vi ficar show !! o que você acha ??? vou fazer um esboço da ideia e posto já já...

Abraços

Olha ele ai....

Muito massa sua ideia com o bloco fresado, mas deve sair mais caro que o fresamento do bloco do processador, ai você aumenta o custo do projeto significativamente.

Eu estava pensando em Furar o bloco de cobre com 3/8 e os furos pequenos 1/8 aprox 0.32cm.

colocando um espaço de meio furo entre os furos fica 4/(0.32*1.5) = 8.33 ficando 8 furos no total fazendo duas linhas ficam 16, a superfície de contacto com o cobre de 16*(2*pi*(0.32/2)*7) aprox 113cm2, a forma que essa area é distribuída não tem uma relevância tão grande. No esquema mais tosco que eu desenhei a água apenas passa pelos tubos mais passa a uma velocidade ((0.95/2)(0.95/2))/(16*(0.32/2)(0.32/2)) aprox 1/2 da velocidade no resto do sistema, acho que a maior limitação fica na peltier.

Nesse esquema mesmo que tosco tem uma área de contacto muito maior que o bloco do processador, o que tem que ser pois a diferença de temperatura perto da CPU e muito maior. Acredito que ele mesmo tão imperfeito não vai deixar o resto do conjunto na mão.

Acredito que estão certas mas posso ter vacilado nas contas ou em alguma consideração, é bom dar uma conferida.

Mudando um pouco de assunto, você pretende colocar uma dissipação antes da peltier???

Como você vai colar a parte de cobre do bloco com o acrílico??? (essa é a parte que eu mais tenho medo no water cooler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito massa sua ideia com o bloco fresado, mas deve sair mais caro que o fresamento do bloco do processador, ai você aumenta o custo do projeto significativamente.

Eu estava pensando em Furar o bloco de cobre com 3/8 e os furos pequenos 1/8 aprox 0.32cm.

colocando um espaço de meio furo entre os furos fica 4/(0.32*1.5) = 8.33 ficando 8 furos no total fazendo duas linhas ficam 16, a superfície de contacto com o cobre de 16*(2*pi*(0.32/2)*7) aprox 113cm2, a forma que essa area é distribuída não tem uma relevância tão grande. No esquema mais tosco que eu desenhei a água apenas passa pelos tubos mais passa a uma velocidade ((0.95/2)(0.95/2))/(16*(0.32/2)(0.32/2)) aprox 1/2 da velocidade no resto do sistema, acho que a maior limitação fica na peltier.

Nesse esquema mesmo que tosco tem uma área de contacto muito maior que o bloco do processador, o que tem que ser pois a diferença de temperatura perto da CPU e muito maior. Acredito que ele mesmo tão imperfeito não vai deixar o resto do conjunto na mão.

Acredito que estão certas mas posso ter vacilado nas contas ou em alguma consideração, é bom dar uma conferida.

Mudando um pouco de assunto, você pretende colocar uma dissipação antes da peltier???

Como você vai colar a parte de cobre do bloco com o acrílico??? (essa é a parte que eu mais tenho medo no water cooler).

Meu amigo, se você queria me impressoionar você conseguiu, adoro números principalmete fórmulas, mais ainda aquelas que eu não consigo entender patavinas ! rsrsrsrs, mudando de asunto, quanto a vedação do acrílico no cobre fica por conta de uma borracha, do tipo correia de toca-fitas, de 2mm de espessura por 2mm de largura, se você reparar bem tem uma cava de 1mm de profundidade em volta do "labirinto" do block, ali se alojará a tal borracha, possivelmente em neoprene, e o block não vai ser "colado" ele será fechado na pressão por 4 parafusos fixados no corpo de cobre e mais 4 fazendo pressão no acrilico contra a CPU e a base de cobre, acredito que não ha de vazar nada... pelo menos assim espero, quanto ao colocar, um dissipador antes das peltiers, estou começando aconsiderar essa ideia, ou faço isso ou mudo todo o projeto de refrigeração para uma serpentina refrigerada, acredito que assim há de ter uma melhor eficácia.

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você já pensou em colocar 4 bombas de água??? dessa forma em caso de você por exemplo ter que sair para ir ao supermercado e deixar o pc ligado, vindo a falhar alguma das 4 bombas você terá ainda 3 de reserva!!! o que você acha!!! gasta-se um pouco mais porém se tem mais segurança!!! abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...