Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterBlock


Salsicha

Posts recomendados

você já pensou em colocar 4 bombas de água??? dessa forma em caso de você por exemplo ter que sair para ir ao supermercado e deixar o pc ligado, vindo a falhar alguma das 4 bombas você terá ainda 3 de reserva!!! o que você acha!!! gasta-se um pouco mais porém se tem mais segurança!!! abraço...

Acredito que não de certo, pois as bombas normalmente ficam dentro de um reservatório. Ligando elas em serie acredito que se uma falhasse iria transbordar, não tenho certeza disso.

As equaçoes que usei são de cilindro: Area da secção=pi*raio*2raio

e area da lateral do cilindro 2*pi*raio*comprimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você já pensou em colocar 4 bombas de água??? dessa forma em caso de você por exemplo ter que sair para ir ao supermercado e deixar o pc ligado, vindo a falhar alguma das 4 bombas você terá ainda 3 de reserva!!! o que você acha!!! gasta-se um pouco mais porém se tem mais segurança!!! abraço...

Cara, eu até acredito que tenha gente prevenida, mas desse jeito nunca imaginei, não há de ficar bom pelo seguinte: 4 bombas vão esquentar 4 vezes mais a água, ai vai "derrubar" a eficiência do projeto, e tem mais, ouvi falar muito bem dessas bombas, elas costumam trabalhar em aquários tanto de água doce como salgada por mais de 2 anos sem problemas, agora você imagina só: cocô de peixe, comida bactérias fungos, limo isso tudo passando por dentro da bomba e ela ainda aguenta 2 anos, acredito que usando água destilada vai render pelo menos uns 5....:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de repente não precisa usar as 4 bombas em série, também!!! é que pensei nisso mais como algo bacana de se fazer!!! imagina só... quem no mundo teria quatro mangeiras com água, perto do 0°C saindo da CPU... no caso do reservatório poderia-se por exemplo, usar dois, um pra cada duas bombas de água... seria interessante... na real são só expeculações... más de acordo c/ a ideia que eu tive realmente seria muito bala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei algumas empresas que trabalham com abraçadeiras coisa profissional usada em aviação. Vamos ver se respondem aos meus emails....

BRAÇADEIRA MOLA As abraçadeiras do tipo MOLA, por oferecer tensão constante, são recomendadas para aplicações onde existam bruscas variações de pressão e temperatura ou acomodação do material da mangueira.

Fabricadas em cromo vanádio (51CrV4).

2399072601_0cfb722861_o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:mad:

Achei algumas empresas que trabalham com abraçadeiras coisa profissional usada em aviação. Vamos ver se respondem aos meus emails....

BRAÇADEIRA MOLA As abraçadeiras do tipo MOLA, por oferecer tensão constante, são recomendadas para aplicações onde existam bruscas variações de pressão e temperatura ou acomodação do material da mangueira.

Fabricadas em cromo vanádio (51CrV4).

2399072601_0cfb722861_o.jpg

Encontrei um site que tem essa abraçadeira também, só não sei se é de cromovanádio, esse tipo de abaçadeira é muito boma, a pressão é constante, constuma ser usada em carros tembém.

continuo na luta para fazer o water cooler, mas já estou pensando em fazer uma modificação no projeto.

Abração Demolidor.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... como diz o tilulo mudei de ideia, o esqeuma agora vai ser outro, desisti de fazer o reservatório gelado, vou fazer uma serpentina gelada, acho qeu vai dar menos trabalho, e para isso vou precisar de uma in-line a minha por exemplo pode virar in lineé só um poucuquinho de habilidade, uma Dremel as ferramentas certas, e Voilá! Sai uma bomba submersa abaptada para in-line, vou esperar secar a cola de vedação e fazer uns testes pra ver se mudou alguma coisa no funcionamento ou no desempenho da mesma, essa bomba tem um probleminha, se alguém resolver fazer isso também observe que a parte redonda com a entrada e asaida de água que encaixa no indutor, não tem uma vedação perfeita, pois pouco importa se vai vazer um pouquinho de água por ali em baixo da água, só qeu para o projeto dar certo tem que se fazer uma boa vedação ali, reparem na foto, então o projeto vai ser modificado, mas mas não a ideia de usar as Peltiers para a refrigeração da água.:lol:

post-27183-13884946671491_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto eu ficava zanzando pra um lado e pro outro sem saber o que fazer, acabei abrindo o armário da cozinha por não ter o que fazer, e acabei sem querer encontrando o "reservatório" do meu WC !!!! uma garrafinha na medida que eu procurava, 1/2 litro com uma tampinha boa que não deixa vazar, ai só tive o trabalho de fazer os furos e tcharannnnn...:lol:

post-27183-13884946672005_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera informação importante!!!!! descobri hoje por acaso que não é bom colocar o espigão da bomba para dentro do reservatório, porque ??? explico: essa bomba é muito boa, mas tem um probleminha, ela equenta um bocado, ontem fazendo testes de temperatura vi qeu a dita cuja chegou aos 78º an configuração da imagem acima, tem um pedacinho de mangeira ligando o furo do reservatório e o espigão, nessa configuração a água ganhou coisa de 2º em 4 hs ligado direto so com a água circulando, mas na configuração seguinte (com o bico pra dentro do reservatório) a bomba acabou aquecendo o reservatório e a água, chegando a somar 12º à água do reservatório. conclusão: é bom usar um pedacinho de mangueira para diminuir a tansferencia de calor do corpo da bomba para a água do reservatório.

percebam nas imagens.

aqui, apesar de estar bem perto, o espigão ainda não esta pra dentro do reservatório.

DSC00050.jpg

agora aqui, ser vocês repararem bem sumiu um dos estagios de vedação do espigão, qeu se encontra dentro do reservatório.

DSC00002.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ontem eu cismei que tinha que transformar a bomba para in line peguei uns espigões que comprei errado pela internet e recortei eles na dremel para adaptar na bomba, inclusive o primeiro projeto era com ela submersa, mas pelo que percebi a maldita iria diminuir o desempenho do todo porque ela estaria esquentando a água do reservatório, que já não é grandes coisa, forçando o circuito compesador de temperatura a trabalhar com mais tensão em cima das pastilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huummm... boto fé...

no seu caso seu sistema vai ser como?

Bomba - Reservatório gelado - waterblock - bomba?

tu decidiu se vai colocar algum radiador?

se for colocar, para ter aquele esquema de baixar ainda mais a temp do reservatório, de repente é legal colocar o radiador depois da bomba... porque aí o pouco que a bomba esquentar, o radiador diminui... e ja entra no reservatório mais frio...

e outra, a qtos graus a temp da água no reservatório vai ficar? já imaginou se esse trem começa a congelar? huahauhauhua :D não ia ser legal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huummm... boto fé...

no seu caso seu sistema vai ser como?

Bomba - Reservatório gelado - waterblock - bomba?

tu decidiu se vai colocar algum radiador?

se for colocar, para ter aquele esquema de baixar ainda mais a temp do reservatório, de repente é legal colocar o radiador depois da bomba... porque aí o pouco que a bomba esquentar, o radiador diminui... e ja entra no reservatório mais frio...

e outra, a qtos graus a temp da água no reservatório vai ficar? já imaginou se esse trem começa a congelar? huahauhauhua :D não ia ser legal...

Eu mudei de ideia, não pretendo mais fazer o lance do reservatório gelado, radicalizei geral, em vez de um reservatório gelado vou construir uma serpentina gelada, e em vez de água vou usar óleo mineral, a trasnferência térmica do óleo é bem melhor que da água e o óleo mineral não conduz eletricidade, se der alguma M e vazar, o óleo não há de causar nenhum estrago, só sujeira.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae beleza?então eu tava vendo que você ta procurando alguem que faca seu block e eu acho que esse cara do ML deve fazer

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72415802-demolidor-waterchiller-refrigeraco-extrema-_JM

Valeu cara, vou ver com ele se não fica muito caro... pela qualidade parece que custa bem caro... obrigado e um abraço amigo japoneis.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz um testezinho básico com o óleo mineral, não aguentei esperar o resto do projeto ficar pronto, eu tinha que testar o óleo circulando no sistema, coloquie so pra roadar da bomba pro resevatório mesmo, a visocnsidade é boa, não chega a ser igual a água mas ta satisfatório, a transferência térmica é absurda !!! a bomba esquenta coisa de 45º aproximadamente, com a água a temperatura das mangueiras não ficava muito mais alta que a do ambiente, mas com o óleo mineral a mngueira esqeunta bem mais do que com a água, isso quer dizer que a transferencia térmica do óleo é melhor que da água, e sendo assim vou precisar de um sistema muito bom para "minar" o calor do óleo antes dele passar pelos blocks de CPU e GPU, espero que o sistema de refirgeração que estou tramando dê certo, outro medo, é o óleo acabar "engrosssando" ao passar pela serpentina, vou agora fazer um teste com um pouco dele na geladeira para ver o quanto muda a viscosidade do óleo...

abraços a todos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é qto mais quente mais fino , gelo ele fica grosso mesmo, com aditivante na agua não é melhor não hein???alem de pode coloca aqueles reagentes a uv.

sei la, mas acho que esquenta gela esquenta gela o oleo não vai dar certo, hora a bomba vai ter que fazer mais força hora não, dai vai fica acelerando freiando a bomba toda hora sera que ela aguenta??

fora a serpentina sera que o oleo não pode travar la não ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é qto mais quente mais fino , gelo ele fica grosso mesmo, com aditivante na agua não é melhor não hein???alem de pode coloca aqueles reagentes a uv.

sei la, mas acho que esquenta gela esquenta gela o oleo não vai dar certo, hora a bomba vai ter que fazer mais força hora não, dai vai fica acelerando freiando a bomba toda hora sera que ela aguenta??

fora a serpentina sera que o oleo não pode travar la não ??

:lol:

Cara pra te falar a verdade não vi "NENHUMA" mudança na viscosidade do óleo após 2 horas dentro da geladeira, isso quer dizer que o sistema de refirgeração há de ter uma boa eficácia sem comprometer a viscosidade do óleo e assim a velocidade de circulação do mesmo, simplesmente show !!!

Uma pergunta: é seguro afirmar que quanto mais densa a matéria melhor é a condução de calor ???? mesmo que nao seja bem assim, os metais mais densos conduzem melhor o calor que os menos densos certo ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que o Salcicha levantou a questão do óleo mineral agora eu fiquei curioso. Vou pesquisar aqui na cidade com um distribuidor pois liguei ontem e ele pediu pra passar lá pois existem vários óleos minerais para diverssas aplicações, precisamos de um óleo que não conduza eletricidade mas também que seja condutor de temperatura. E é claro, baixar essa valor aí já que nos meus reservatórios a quantidade é de quase 8 litros. :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que o Salcicha levantou a questão do óleo mineral agora eu fiquei curioso. Vou pesquisar aqui na cidade com um distribuidor pois liguei ontem e ele pediu pra passar lá pois existem vários óleos minerais para diverssas aplicações, precisamos de um óleo que não conduza eletricidade mas também que seja condutor de temperatura. E é claro, baixar essa valor aí já que nos meus reservatórios a quantidade é de quase 8 litros. :mad:

Carái bixo !!!! 8 litros ???? pra que isso tudo ???? por acaso a troca de calor é feita na quantidade de massa do reservatório????

a propósito, eu testei esse óleo mineral e ele não conduz!!!! usei um multímetro com fundo de scala de 40Mhoms digital de 5 dígitos e ele nem sequer marcou 0,01 Hom !!!

Quanto a ter que torcar o óleo eu acho que o periodo de troca vai ser bem demorado, uma vez que o óleo mineral não agride as peças de cobre, nem de ferro ou de plástico e o desgaste das peças móveis da bomba de aquário vão cair lá no chão, porque o óleo vai fazer a lubrificação, coisa que não existe no sistema refrigerado a água.

esse óleo tem uma excelente condutividade térmica pode até existir outro com melhor condutividade térmica, mas acho difícil que tenha a mesma viscosidade....

DEMOLIDOR, se você quiser posso ver a quanto sai o galão, e se for o caso, eu envio pra você!

Abç !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, cara, muito show seu projeto. Como já falaram aí em cima, talvez seja válido você testar também coolants, tipo aqueles que se usa em carros; por mais que você não tenha reparado mudança na viscosidade do óleo, é possível que a bomba "repare" e acabe caindo no que o XVYT falou, da bomba um hora se esforçar mais, uma hora menos.

Voltanto um pouco a um tópico já discutido aqui, toma cuidado com a condensação. Por mais que você tenha testado as temperaturas, talvez seja bom prevenir. Não consegui abrir o link do demolidor e pode até ser que esse seja o próprio projeto dele, mas dê uma olhada nesse link como foi feito para evitar a condensação, já que o sistema trabalha com baixas temperaturas http://www.watercoolerbr.com/chiller.php

Uma ideia que eu tive é, se você tiver um frigobar no quarto, colocar o reservatório dentro dele, hahahahahah :P

Brincadeiras a parte, estou acompanhando seu projeto, espero que dê tudo certo.

Lembrei agora de uma reportagem que lí no Tom's Hardware um tempo atrás sobre um pc imerso em óleo de cozinha. http://www.tomshardware.com/reviews/strip-fans,1203.html Talvez seja interessante dar uma olhada.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carái bixo !!!! 8 litros ???? pra que isso tudo ???? por acaso a troca de calor é feita na quantidade de massa do reservatório????

a propósito, eu testei esse óleo mineral e ele não conduz!!!! usei um multímetro com fundo de scala de 40Mhoms digital de 5 dígitos e ele nem sequer marcou 0,01 Hom !!!

Quanto a ter que torcar o óleo eu acho que o periodo de troca vai ser bem demorado, uma vez que o óleo mineral não agride as peças de cobre, nem de ferro ou de plástico e o desgaste das peças móveis da bomba de aquário vão cair lá no chão, porque o óleo vai fazer a lubrificação, coisa que não existe no sistema refrigerado a água.

esse óleo tem uma excelente condutividade térmica pode até existir outro com melhor condutividade térmica, mas acho difícil que tenha a mesma viscosidade....

DEMOLIDOR, se você quiser posso ver a quanto sai o galão, e se for o caso, eu envio pra você!

Abç !!!!

Valeu Salsicha ;) mas consegui uma formulação que garante arrefecimento em ampla faixa de temperatura { -50°C a 200°C } sem alteração fízico-química. Esse fluído foi desenvolvido para transportar 5500 vezes mais calor por unidade de volume que o ar. Um fio fino de fluído dissipa muito mais calor que o ar de toda uma sala; é um fluído de alta qualidade e elevada resistência elétrica, estabilidade térmica e anti-oxidante, ótima trasnmissão de calor, o que facilita o resfriamento e atende as especificações dos maiores fabricantes de equipamento eletrônico do mundo.

Comprei 40 litros a 21 reais o litro:chicote: realmente é caríssimo, mas valeu a pena pois tive, no primeiro teste, uma diferença de quase 10 graus comparado ao uso com água e aditivo especial. O troço funciona mesmo e dou a maior força ai pro Salsicha pra usar só esse fluído e esquecer a água. Quanto aquela ideia do amigo Ranarok de usar neopreno e o diabo a quatro pra isolar esqueça também pois não vale a pena, só com o óleo é possível matar a pau, se quiser faz um direct die aí pro processador e você vai ver com quantos paus se faz uma canoa.

O teste do óleo de cozinha é interessante, mas é uma solução complicadíssima, imagine na hora de trocar qualquer placa no socket pci, apg, ou pci express, sem falar que hoje em dia o cara troca de hardware como troca de calça.

Quanto ao reservatório de 7 litros é pelo fato dos clientes possuírem máquinas grandes, coisa pesada mesmo, o fluído que sai de duas placas 8800 GTX é coisa de fazer chimarrão, os meus reservatórios possuem uma divisão para potencializar mais ainda a troca de calor, o que é frio a bomba suga o que é quente o chiller refrigera e só depois a bomba manda pro sistema. Um simples Celeron D 2,66 Ghz com um block direct die aquece o fluído que é uma fornalha, a diferença é que baixou de 48 pra míseros 25 graus sem uso de chiller só na passagem do fluído pelo sistema.

Uma dúvida: onde você vai instalar seu peltier ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Salsicha ;) mas consegui uma formulação que garante arrefecimento em ampla faixa de temperatura { -50°C a 200°C } sem alteração fízico-química. Esse fluído foi desenvolvido para transportar 5500 vezes mais calor por unidade de volume que o ar. Um fio fino de fluído dissipa muito mais calor que o ar de toda uma sala; é um fluído de alta qualidade e elevada resistência elétrica, estabilidade térmica e anti-oxidante, ótima trasnmissão de calor, o que facilita o resfriamento e atende as especificações dos maiores fabricantes de equipamento eletrônico do mundo.

Comprei 40 litros a 21 reais o litro:chicote: realmente é caríssimo, mas valeu a pena pois tive, no primeiro teste, uma diferença de quase 10 graus comparado ao uso com água e aditivo especial. O troço funciona mesmo e dou a maior força ai pro Salsicha pra usar só esse fluído e esquecer a água. Quanto aquela ideia do amigo Ranarok de usar neopreno e o diabo a quatro pra isolar esqueça também pois não vale a pena, só com o óleo é possível matar a pau, se quiser faz um direct die aí pro processador e você vai ver com quantos paus se faz uma canoa.

O teste do óleo de cozinha é interessante, mas é uma solução complicadíssima, imagine na hora de trocar qualquer placa no socket pci, apg, ou pci express, sem falar que hoje em dia o cara troca de hardware como troca de calça.

Quanto ao reservatório de 7 litros é pelo fato dos clientes possuírem máquinas grandes, coisa pesada mesmo, o fluído que sai de duas placas 8800 GTX é coisa de fazer chimarrão, os meus reservatórios possuem uma divisão para potencializar mais ainda a troca de calor, o que é frio a bomba suga o que é quente o chiller refrigera e só depois a bomba manda pro sistema. Um simples Celeron D 2,66 Ghz com um block direct die aquece o fluído que é uma fornalha, a diferença é que baixou de 48 pra míseros 25 graus sem uso de chiller só na passagem do fluído pelo sistema.

Uma dúvida: onde você vai instalar seu peltier ?

Que maravilha heim Demolidor, esse seu chiller, esse óleo que você arrumou qual o nome dele??? onde se encontra???

O lance da peltier, seria a priore colacada em uma das paredes do reservatório a fim de "drenar" o calor produzindo pelo processador, mas com alguns testes descobri que a bomba acaba por aquecer o liquido, daí resolvi que ela não deveria mais ser submersa como no primeiro projeto, mas sim in-line ai converti-a para in-line, durante mais alguns testes descobri que o espigão não deve ficar para dentro do reservatório pois ele acaba transmitindo o calor da bomba para o liquido no reservatório, tem que ser usado um pedacinho de mangueira para ligar a bomba ao reservatório pois ela por ser de PVC ou de silicone não conduz o calor como o espigão de latão, depois disso com a bomba adptada para in line precebi que a bomba aquece pacas, chega a 47 graus (eu medi a temp.) ai percebi que teria que refrigerar a água depois da bomba; ou seja: estou praticamente reformulando o projeto todo...

A maior FOD@ vai ser contruir a serpentina, pois dobrar tubo de cobre de 3/8 a frio é trabalho para Super-Man, então eu to "pesando" todas as possibilidades de fazer esse refrigerador com uma serpentina ou de repente comprar um simples radiador de corsa e fazer um trocador de calor como todo mundo tem por ai...:wacko:

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...