Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterBlock


Salsicha

Posts recomendados

Acabei de me superar com quanto à pastilha, acabei de conseguir extremos 10º negativos com uma única pastilha!!!! olhem as imagens !!!! se tivesse um dissipador um pouco maior ou de cobre eu conseguiria uns 18 negativos! percebi que antes não conseguia esse extremo por causa da janela aberta bem em cima da pastilha,também coloquei um pouco do óleo mineral para ver se alterava a viscosidade e vedei com duas tiras de fita

imagens:

DSC00047-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salsicha, a temperatura que voce ta falando é depois de quanto tempo ligada a pastilha?

e a temperatura relativa a bomba é a da bomba ou do fluido que sai dela??

Cara essa temp. é da superficie da pastilha depois de uns 2min. ainda nao testei no fuido porque ta difícil de fazer a serpentina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai fica show o seu watercooler.

tenho um amigo que irá comprar um water cooler da swiftech e quer adaptar umas pastilhas peltier nele para gelar.

eu vi que quanto maior a dissipação de calor da peltier mais eficiente ela é. então tava pensando em colocar as peltier em cima do processador e da placa de vídeo, dai o WC esfriava a peltier causando melhor eficiência.

o que vocês acham?

demolidor: é você que faz esse chiller?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73301459-demolidorwaterchiller-refrigeraco-extrema-no-usa-agua-_JM

lindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai fica show o seu watercooler.

tenho um amigo que irá comprar um water cooler da swiftech e quer adaptar umas pastilhas peltier nele para gelar.

eu vi que quanto maior a dissipação de calor da peltier mais eficiente ela é. então tava pensando em colocar as peltier em cima do processador e da placa de vídeo, dai o WC esfriava a peltier causando melhor eficiência.

o que vocês acham?

demolidor: é você que faz esse chiller?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73301459-demolidorwaterchiller-refrigeraco-extrema-no-usa-agua-_JM

lindo.

Afirmativo, o equipamento é fabricação minha. Só um conselho: jamais cometa a burrice de colocar um peltier em contato direto ou indiretamente com o processador, segue os passos do salsicha que fica mais profissional. Esse negócio de peltier em cima do die é "cutucar onça com vara curta" tu vai te arrepender amargamente. :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então eu colocaria o peltier em cima do radiador e em cima adaptava um cooler de processador.umas 3 peltier acho que tá bom já que o sistema dele é bem parrudo, é um core 2 extreme QX6850 + duas 3780X2 + o chipset e o MOSFET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem com 4 peltier vai dar conta, pra reduzir o número de peltier e até o consumo, faça os blocks furados onde a água fica em contato direto com a superfície do cpu, NB, SB e GPUs, estou terminando um projeto feito em cima da MB Asus top de linha em breve vou ter fotos do resultado e os dados do overclock. Porque sua ideia de instalar 4 peltier vai se tornar uma bola de neve, o que devemos primar num projeto é a simplicidade versus a eficácia; é como a ideia de um usuário creio eu deste mesmo tópico: usar 4 bombas por segurança, ora ! isso não é segurança é estupidez. Use uma de verdade e pronto, elas tem garantia de 5 anos. O seu amigo vai usar block nas vgas também ? se usar vai precisar reformular o projeto, duas vgas não é pouca coisa pra refrigerar, nessa MB que estou trabalhando vão ser duas vias só para MB + duas vias para as Vgas. O peltier tem suas vantagens até certo ponto ( ou nesse caso temperatura ) depois disso o proprietário fica decepcionado com o resultado e é só choradeira porque jogou dinheiro no lixo. Pense num projeto que dure pelo menos 3 a 4 anos depois disso certamente contaremos com novas tecnologias bem menos complicadas e muito mais compactas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai, escute o Demolidor, ele sabe o que diz e o que faz, eu tenho certeza de tudo, mas acredito que vai dar certo pois estou fazendo vários testes e estão sendo satisfatórios até certo ponto, ainda preciso dos blocks e elaborar a maldita serpentina, estava pensando em usar aquela que fica na base da cafeteira, que esquenta a água para subir e cair dentro do funil com filtro e o pó, nunca vi aquilo de perto mas acredito que ali tem uma serpentina, e se tiver mesmo vou investir nisso !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode dizer se a peltier tem a potência de dissipação descrita, ou a de consumo?

A peltier tem uma capacidade de dissipação limitada pelos componentes dentro dela, porém a dissipação total de um computador é muito grande dei uma olhada por alto na internet, foi coisa de 40W só no processador, não tenho certeza desse dado. Como no caso do WC de usar essas placas para remover muita energia do liquido elas tem que ter uma boa capacidade de remover a energia rápido. Se as peltiers estiverem sobre toda a saída de calor do sistema, e elas tiverem uma capacidade de dissipação menor que a quantidade de calor que os componentes refrigerados geram ela vai atrapalhar mais que ajudar, independente de quão bom seja o dissipador do lado quente. Acredito que com um dissipador antes da peltier se melhore os resultados obtidos.

Tive uma ideia de serpentina, mas to sem tempo de desenhar ela direito, se você fizer furos paralelos em um bloco de cobre, e ligar eles aos pares de um lado e do outro só que começando um furo depois você tem uma espécie de labirinto, cobrindo as laterais usadas para se fazer os furos, você tem uma espécie de serpentina.

Depois eu vejo se coloco outro desenho.

muitotoscore7.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode dizer se a peltier tem a potência de dissipação descrita, ou a de consumo?

A peltier tem uma capacidade de dissipação limitada pelos componentes dentro dela, porém a dissipação total de um computador é muito grande dei uma olhada por alto na internet, foi coisa de 40W só no processador, não tenho certeza desse dado. Como no caso do WC de usar essas placas para remover muita energia do liquido elas tem que ter uma boa capacidade de remover a energia rápido. Se as peltiers estiverem sobre toda a saída de calor do sistema, e elas tiverem uma capacidade de dissipação menor que a quantidade de calor que os componentes refrigerados geram ela vai atrapalhar mais que ajudar, independente de quão bom seja o dissipador do lado quente. Acredito que com um dissipador antes da peltier se melhore os resultados obtidos.

Tive uma ideia de serpentina, mas to sem tempo de desenhar ela direito, se você fizer furos paralelos em um bloco de cobre, e ligar eles aos pares de um lado e do outro só que começando um furo depois você tem uma espécie de labirinto, cobrindo as laterais usadas para se fazer os furos, você tem uma espécie de serpentina.

Depois eu vejo se coloco outro desenho.

muitotoscore7.th.jpg

A petência descrita é a de consumo, a dissipada é bem maior.

quanto ao fato de usar um radiador estou começando a ponderar essa ideia, mas antes quero testar o lance do labirinto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A petência descrita é a de consumo, a dissipada é bem maior.

quanto ao fato de usar um radiador estou começando a ponderar essa ideia, mas antes quero testar o lance do labirinto.

A energia que vai pro lado quente de fato deve ser maior que a de consumo, mas não acredito que a que seja removida do lado frio seja maior do que a energia de consumo....

O principio da peltier e jogar calor de um lado pra outro, a energia no lado quente deve ser a energia consumida no processo, Minha curiosidade é a capacidade da placa de jogar energia de um lado para o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estava pensando eu usar o seguinte esquema:

blocks-radiador (2x120mm)-radiador peltiers-bomba-reservatorio-blocks

com um termostato nas peltier para não condensar.

mas não achei outra coisa para substituir as peltier.

Para que substituir as peltier??

Você pode usar um compressor (motor de geladeira)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estava pensando eu usar o seguinte esquema:

blocks-radiador (2x120mm)-radiador peltiers-bomba-reservatorio-blocks

com um termostato nas peltier para não condensar.

mas não achei outra coisa para substituir as peltier.

O que você vai usar no lugar das peltiers ??? um compressor ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando sobre os chiller e vi que não queria algo tão extremo que eu tenha que isolar os blocks,placa mãe,VGA,tubos e tudo mais.

Eu tinha pensado na peltier justamente por ser mas forte que um WC normal e mais fraca que um chiller.

Eu tinha achado na internet uma tabela com que temperaturas externa e internas condensará.Eu iria usar um termostato para isso.

Demolidor:você, pelo que eu vi, nos novos projetos não está isolando a mangueira e todo o resto.Porque não usa?Já que no youtube mostra ele chegando facilmente à -3ºC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando sobre os chiller e vi que não queria algo tão extremo que eu tenha que isolar os blocks,placa mãe,VGA,tubos e tudo mais.

Eu tinha pensado na peltier justamente por ser mas forte que um WC normal e mais fraca que um chiller.

Eu tinha achado na internet uma tabela com que temperaturas externa e internas condensará.Eu iria usar um termostato para isso.

Demolidor:você, pelo que eu vi, nos novos projetos não está isolando a mangueira e todo o resto.Porque não usa?Já que no youtube mostra ele chegando facilmente à -3ºC?

Não ia ser só um termostato que você ia precisar, você também iria precisar de um medidor de umidade, e com isso a temperatura nos componentes resfriados mudariam com a temperatura e umidade externa, o que faz com que sua capacidade de overclock varie. Pra justificar se fazer algo assim você teria que variar o clock do pc com a temperatura, o que eu não acredito que seja possivell.

O salsicha postou algo sobre como ele iria isolar o blocos para que não condense água sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera desisti de fazer o block da CPU, pelo menos por enquanto, encontrei umas empresas que prestam o tipo de serviço que preciso pra fazer minha peça mas todas ela estão com orçametos acima de 400 paus, assim fica difícil... não consigo entender como um Termaltake da vida bem acabado com tampa de acrilico pode custar menos de 200 reais, alguém conhece alguma empresa que preste esse tipo de serviço???? posta aê... pra mim, e pra quem precisar...

estou aguardando um orçamento de uma empresa aqui perto de casa, a única que me respondeu das poucas daqui do RJ.

eu mudei o projeto, vou fazer primeiro o block da VGA antes ia ser uma peça inteiriça de cobre com a tampa de acrílico, agora que percebi que fica caro cavar o cobre, mudei de estratégia, vou usar apenas a base de cobre e as laterais serão uma peça de acrílico assim com o a tampa, vai ficar legal!!!!

agora tem mais uma, se esse outro esquema ficar caro também, vou comprar o cobre, eu vi a lasca de cobre eletrolitico, sai a 60 reais a lasca de 60 x 60 x 19mm, e eu mesmo vou fazer a mão na minha dremel, nego quer ganhar num serviço o que os outros ganham num mês....

Galera abração, conforme for, mais pra frente posto um up da parada.

Abraço a todos do forum !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, li todo o post de vocês, me impressionei com o que li, vocês me parecem serem bem interessados nisso, gostaria de parabeniza a todos vocês.. o projeto pelo que sei ainda nao ta saindo do papel, mas confesso que quando sair, sera um belo wc.. vai ter gente faturando depois hein... hehehehe

quando tiver pronto, eu vou qrer um.. hehehehe...

eu também acho muito legal isso de wc, gostaria de por na minha maquina, mais nao so por estetica, mais sim por performance, pra poder abaixar bem a temperatura, e poder fazer uns overs bem legais, adoro over e wc... no momento nao tenho condiçoes financeiras de comprar um wc, ou ate mesmo de fazer eu mesmo, nao sou estão bom nisso, mas to lendo muito sobre isso, pesquisando e ir aprendendo mais sobre isso...

Desculpe se sai um pouco do assunto do post...

mais meus parabens, e sigam em frente, sempre que der qro voltar aqui e ver como anda esse projeto...

abraços a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço o seu elogio Haloar, estou batalhando nesse WC porque quando eu sismo com uma coisa é F... pode ser qeu leve dez anos mas eu vou fazer exatamente do jeito que eu quero fazer.

eu estou tentando viabilizar o water block de varias formas, uma delas vai ser eu mesmo fazê-lo a mão, mas prefiro que seja fresado em uma CNC para ter um toque mais profissional, ainda estou aguardando a resposta de uma empresa aqui do RJ para fazer a minha base de cobre, dependendo de quanto ficar vou colocar a foto do projeto pra quem quiser comprar entrar num "bolo" para baratear a unidade. espero que a resposta seja boa, e assim qeu tiver uma resposta eu posto ai pra galera ver. a fresa qeu comprei foi paga hoje e estar chegando essa semana ainda, assim espero, se a empresa cobrar muito caro eu memo vou fazer a minha peça !

Halloar, qualquer coisa posta ai, isso é um forum, a intenção é que os membros se ajudem, tamo ai pra isso !

Abraço a todos !!!:lol:

nossa, li todo o post de vocês, me impressionei com o que li, vocês me parecem serem bem interessados nisso, gostaria de parabeniza a todos vocês.. o projeto pelo que sei ainda nao ta saindo do papel, mas confesso que quando sair, sera um belo wc.. vai ter gente faturando depois hein... hehehehe

quando tiver pronto, eu vou qrer um.. hehehehe...

eu também acho muito legal isso de wc, gostaria de por na minha maquina, mais nao so por estetica, mais sim por performance, pra poder abaixar bem a temperatura, e poder fazer uns overs bem legais, adoro over e wc... no momento nao tenho condiçoes financeiras de comprar um wc, ou ate mesmo de fazer eu mesmo, nao sou estão bom nisso, mas to lendo muito sobre isso, pesquisando e ir aprendendo mais sobre isso...

Desculpe se sai um pouco do assunto do post...

mais meus parabens, e sigam em frente, sempre que der qro voltar aqui e ver como anda esse projeto...

abraços a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, porque você n compra um block pronto? Tem muita diferença? Eu já vi uns por 80 reais por ai...

Eu ja pensei nisso... mas e o prazer de contruir o seu próprioonde fica??? cara eu sou técnico em eletrônica e me dedico à eletronica desde os meu 8 anos de idade, ninguém me ensinou o que eu sei, eu batalhei pra aprender e isso dá uma satisfação pessoal imensurável, por esse motivo quero construir o meu block, além do mais, a priori o meu vai ser o único no mundo! rsrs, mas o problema maior é a teimosia eu me recuso a a aceitar que EU, não vou conseguir o que eu quero, ainda mais sendo uma parada estão simples, tnta gente consegue, por qeu e nao vou conseguir ???

Sacou ???

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...