Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wireless no Ubuntu 7.10 e Sony Vaio SZ650N


sidnelsonplus

Posts recomendados

Bem,

Estou aqui com esse belo notebook Vaio SZ650N.

Deu um certo trabalho mas estou com ele funcionando bem (webcam, wifi, rede, som, mic, video nvidia com monitor externo, etc). Mas estou com um problema com a placa de rede wireless:

06:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 4965 AG or AGN Network Connection (rev 61)

Na realidade ela funciona bem, mas somente com sinal bom!

Preciso usar o note em uma sala, um pouco longe do AP (DI-524 54mb + antena 5dbi), onde o sinal fica assim:

Mode:Master

Channel:7

Frequency:2.442 GHz (Channel 7)

Quality=32/100 Signal level=-78 dBm Noise level=-91 dBm

Encryption key:on

Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s; 6 Mb/s

12 Mb/s; 24 Mb/s; 36 Mb/s

acontece que as vezes o sinal cai... e não volta. nem mandando reconectar..

E dando um iwlist scan.. fala que o recuso está indisponível temporariamente e não acha nenhuma rede.. nem mesmo indo pra perto do AP.

sudo iwlist wlan0 scan

wlan0 Failed to read scan data : Resource temporarily unavailable

(http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=318725)

Dá esse erro no dmesg:

ieee80211_init: failed to initialize WME (err=-17)

ou tento um:

# modprobe -r iwl4965

# modprobe iwl4965

e tento reconectar (nem sempre funciona, mas ele para de dar o erro de "wireless resource temporary" )

Ou eu vou pra perto do AP e dou um:

# /etc/init.d/networking restart

* Reconfiguring network interfaces... [ OK ]

obs: coloquei a config manual no /etc/network/interfaces

O negócio é que no XP ele consegue manter a conexão.. mesmo falando que o sinal está fraco.

Tentei o driverloader da Linuxant (http://www.linuxant.com/driverloader/wlan/install.php), catei o driver .inf e um .sys no XP, mas ele pediu mais um monte de arquivos no dmesg:

[ 16.844000] driverloader: .sys: 0xf8e42000..0xf905d300 entry = f9052e05 (pbase = 0x10000)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/ntoskrnl.exe: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: strncat (ntoskrnl.exe)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/ntoskrnl.exe: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: InterlockedPushEntrySList (ntoskrnl.exe)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/ntoskrnl.exe: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: InterlockedPopEntrySList (ntoskrnl.exe)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/ndis.sys: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: NdisIMCopySendPerPacketInfo (NDIS.SYS)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/ndis.sys: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: NdisMIndicateStatus (NDIS.SYS)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/ndis.sys: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: NdisMIndicateStatusComplete (NDIS.SYS)

[ 16.844000] driverloader: /var/lib/driverloader/hal.dll: unable to open (err=-2)

[ 16.844000] driverloader: .sys: export not found: KeQueryPerformanceCounter (HAL.dll)

[ 16.844000] driverloader: unable to load ".sys" (-6)

coloquei todos eles lá na /var/lib/driverloader/ e.... Kernel panic! tive que meter um live-cd e remover tudo pra voltar a dar boot!

Bem.. voltei a usar o driver pra linux iwl4965.

Não sei se isso tem solução, mas estou pra comprar outro AP melhor (Edimax 7209 que dá pra aumentar absurdamente a potencia! .. espero), e ficar com 2 AP ligados (um lá mesmo e outro mais perto daqui do note).. ou apenas o novo se ele conseguir melhorar significativamente o sinal.. suficiente para não cair, neste notebook.

Não sei se é problema do driver, do kernel ou outra coisa, mas espero que seja resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...