Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na ligação de Leds


criac

Posts recomendados

Ola pessoal, sou leigo em se tratando de eletrônica e gostaria da ajuda de vocês para fazer uma ligação de leds.

São 12 leds vermelhos de 2.0V~2.4V e 20mA cada.

http://www.alibaba.com/catalog/100464126/721_Package_4_Pins_LED_Lamp.html

Eles serão alimentados por uma bateria de carro, ou seja, 12 V.

Conto com o conhecimento de vocês, pois estou completamente perdido... :confused:

Desde já agradeço a todos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloca de 3 a 4 led's em série. A tensão de (12 - total led's )/0,02 = Valor do resistor em série com os led's. Exemplo 3 led´s de 2,2 volts em série = 6,6 volts.

Resistor = (12 - 6,6)/0,020 = 5,4/0,020 = 270 Ohms

Coloque 3 leds em série e mais um resistor de 270 ohms também em série e ligue-os em 12 Volts. Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca de 3 a 4 led's em série. A tensão de (12 - total led's )/0,02 = Valor do resistor em série com os led's. Exemplo 3 led´s de 2,2 volts em série = 6,6 volts.

Resistor = (12 - 6,6)/0,020 = 5,4/0,020 = 270 Ohms

Coloque 3 leds em série e mais um resistor de 270 ohms também em série e ligue-os em 12 Volts. Só isso.

faller, obrigado!

Pelo que entendi você me explicou como ligar 3 leds em paralelo.

Mas acredito que por eu não ter escrito direito, você entendeu errado. Pois na verdade eu quero ligar 12 leds, o que daria um total de aproximadamente 26,4 volts. Sendo assim, acredito que a melhor forma seria ligá-los em paralelo, só que eu não sei como calcular os resistores que tenho que usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não meu amigo... É em série mesmo. Faça 4 conjuntos de 3 led's em série e também em série com um resistor. Ai sim, você liga todos esses 4 conjuntos em paralelo nos 12 volts... Usando somente 4 resistores. Se você colocar um resistor para cada led, serão 12 resistores... Se ligar todos os 12 em série, não vai funcionar pois você está corretíssimo, necessitaria alguma tensão maior do que 26,4 volts..

Leds.jpg

Veja esse esquemático ai que eu tinha e usei para explicar como ligar led's de 3,4 volts em 12 volts. Ai aconselhei 2 led's mas no teu caso, como os led's são de 2,2 volts mais ou menos é possível fazer a ligação de 3 em série ou até mesmo 4 em série.

Se fizer com 4, a tensão total será 4 x 2,2 = 8,8 volts. 12-8,8 = 3,2 volts em cima do resistor. Valor do resistor = 3,2 / 0,020 = 160 ohms.. Coloca ai o valor comercial mais próximo que é de 150 ohms..

Será que você não está confundindo o que é série com paralelo.... Série é quando a corrente entra por um led, passa por ele e em seguida entra em outro, passa por dentro dele e saindo entra no próximo led e finalmente passa pelo resistor, ou até mesmo teria passado pelo resistor antes do primeiro led. Isso é série, e é como está no desenho.. Depois de você fazer alguns desses conjuntos de 3 ou 4 led's ai sim é que você liga esses conjuntos todos em paralelo, na tensão de 12 Volts...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom esse site para os novatos com esse tipo de dúvida amigo zurca1599. Só faria uma ressalva. Jamais usaria uma distribuição de led's em paralelo como ele cita no terceiro simulador. Isso não é nada profissional. Pode perfeitamente não funcionar, basta que sejam de cores diferentes (tensões intrínsecas diferentes) que a porca torce o rabo. Led's em paralelo nunca..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom esse site para os novatos com esse tipo de dúvida amigo zurca1599. Só faria uma ressalva. Jamais usaria uma distribuição de led's em paralelo como ele cita no terceiro simulador. Isso não é nada profissional. Pode perfeitamente não funcionar, basta que sejam de cores diferentes (tensões intrínsecas diferentes) que a porca torce o rabo. Led's em paralelo nunca..

Abraço...

De acordo , mas para quem não consegue usar a lei de Ohm pode dar uma ajudinha .

Pode mesmo ser útil montar em paralelo e depois verem que não funciona bem em muitos casos. E claro depois tentem perceber qual a razão.

Alias como referi ,Você disse e bem montar em série , e nesse sentido pode ser util com as reservas que apontou do caso paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...