Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na ligação de Leds


criac

Posts recomendados

Ola pessoal, sou leigo em se tratando de eletrônica e gostaria da ajuda de vocês para fazer uma ligação de leds.

São 12 leds vermelhos de 2.0V~2.4V e 20mA cada.

http://www.alibaba.com/catalog/100464126/721_Package_4_Pins_LED_Lamp.html

Eles serão alimentados por uma bateria de carro, ou seja, 12 V.

Conto com o conhecimento de vocês, pois estou completamente perdido... :confused:

Desde já agradeço a todos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloca de 3 a 4 led's em série. A tensão de (12 - total led's )/0,02 = Valor do resistor em série com os led's. Exemplo 3 led´s de 2,2 volts em série = 6,6 volts.

Resistor = (12 - 6,6)/0,020 = 5,4/0,020 = 270 Ohms

Coloque 3 leds em série e mais um resistor de 270 ohms também em série e ligue-os em 12 Volts. Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca de 3 a 4 led's em série. A tensão de (12 - total led's )/0,02 = Valor do resistor em série com os led's. Exemplo 3 led´s de 2,2 volts em série = 6,6 volts.

Resistor = (12 - 6,6)/0,020 = 5,4/0,020 = 270 Ohms

Coloque 3 leds em série e mais um resistor de 270 ohms também em série e ligue-os em 12 Volts. Só isso.

faller, obrigado!

Pelo que entendi você me explicou como ligar 3 leds em paralelo.

Mas acredito que por eu não ter escrito direito, você entendeu errado. Pois na verdade eu quero ligar 12 leds, o que daria um total de aproximadamente 26,4 volts. Sendo assim, acredito que a melhor forma seria ligá-los em paralelo, só que eu não sei como calcular os resistores que tenho que usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP