Ir ao conteúdo

Orcad - circuito ac

edeslandes

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,:cool:

Gostaria que alguém me ajuda-se a medir a corrente no diodo em um retificador de meia onda, eu fiz a simulação no orcad e deu tudo certo com as ponteiras de tensão, as ondas apareceram corretamente, mas quando coloquei a ponteira de corrente no diodo ou em qualquer lugar, na forma de onda aparece que a corrente é zero! Se alguém tiver a solução eu agradeço!!!

Postado

você mediu a tensão, colocando a "ponteira" em paralelo com o componente..

e a corrente em série? se colocar em paralelo não vai dar nd mesmo não ...

foi isso sera q você fez errado? até

Postado

Eu montei o circuito como na figura em anexo, e saiu a forma de onda como na figura também em anexo...

Vejam se tem algo errado...

Eu acho que teria que aparecer um pico alto de corrente no diodo quando o capacitor está sendo carregado...

:help::help::help::help:

post-22795-13884946536899_thumb.gif

post-22795-13884946537111_thumb.gif

Postado

Note que os simuladores fazem a simulação das formas de onda relativamente ao Gnd .

Se quer medir a tensão no diodo tem de colocar a referência noutro ponto.

As formas de onda Amarela e Azul estão correctas .

A Vermelha , como esta colocada, devia ser idêntica à Azul .

Postado
Note que os simuladores fazem a simulação das formas de onda relativamente ao Gnd .

Se quer medir a tensão no diodo tem de colocar a referência noutro ponto.

As formas de onda Amarela e Azul estão correctas .

A Vermelha , como esta colocada, devia ser idêntica à Azul .

Você está certo mas, a vermelha é uma ponteira de medir corrente e não tensão, eu queria medir a corrente que passa no diodo, que como eu pude ver em laboratório com o osciloscópio, gera um pico só no momento em que o capacitor está carregando-se, a onda vermelha da figura chegou a dar um pico quase imperceptível, mas na prática acho que era pra ser bem maior...

Vou dar mais uma pensada nessa questão se alguém tiver uma ideia...:joia:

Postado

Normal . Se quer ver melhor a corrente inicial tem de ajustar a sensibilidade da ponta de prova.

A corrente no diodo vai ser maior no arranque do circuito entre o instante de ligar e até o concensador se carregar depois disso a corrente é imposta pela carga .

Claro que o para além disso tem que contar com o valor ca capacidade de filtro e com a tensão de ripple respectiva , como pode ver nas outras imagens que colocou.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...