Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

  • Membro VIP

Porque lapidar? as bases dos dissipadores vem com microfissuras que não permitem um contato perfeito com os die dos processadores, a lapidação permite que essas micro fissuras sejam eliminadas ou reduzidas assim a pasta térmica faz uma interface muito mais eficiente entre o die e o dissipador.

Como fazer a lapidação :

Cooler de cobre antes

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.microhardware.kit.net/artigos/lapidarcooler1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Cooler com base de cobre antes

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.microhardware.kit.net/artigos/lapidarcooler2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

1. Desmonte o cooler completamente(deixe somente o dissipador).

2. Pegue uma lixa 600 e prenda-a numa base firme e reta(de preferência um vidro grosso).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.microhardware.kit.net/artigos/lapidarcooler3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

3. Molhe a superficie onde o dissipador será lixado, coloque a lixa 600 sobre ela, molhe mais e coloque um pouco de detergente para pratos (esta dica eu li em um site : ajuda a deslizar o dissipador).  

4. Após um tempo você verá que o disspipador não tem mais riscos e parece um espelho opaco.

5. Pegue a lixa 1200 e trabalhe da mesma forma, a lixa 2000 é opcional.

6. Após a lapidação lave muito bem o dissipador, remova todos os residuos.

7. Pegue uma flanela e a massa de polir nº 2 (de funileiro) e faça o polimento.

8. Após o polimento lave o dissipador para tirar os residuos da massa de polir e deixe secar bem.

9. No final do processo a base irá se parecer com um espelho, não devem existir pontos claros ou riscos.

Cooler de cobre depois

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.microhardware.kit.net/artigos/lapidarcooler4.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Cooler com base de cobre depois

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.microhardware.kit.net/artigos/lapidarcooler5.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Nunca use força na hora de lixar, o movimento deve ser firme mas sem forçar o dissipador contra a lixa.

Um detalhe importante, para evitar riscos, é que a LIXA D'ÁGUA é para ser usada COM ÁGUA(isso todo mundo sabe), assim a água ajuda a expulsar o pó acumulado, evitando arranhões. De vez em quando, lave a lixa, para tirar a sujeira (pode usar bastante água e detergente, renovando sempre).

Logo nas primeiras passadas vai ser possível perceber se havia irregularidades, pelas áreas atingidas pelo lixamento.

Quem quiser postar suas experiências fique a vontade

[]´s

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita amigo !!!!

fera !!!

era o q eu e (creio...) a galera daqui tudo estavamos precisando !!! ficou 10 !!!

PARABÉNS !!! :oba:

aí..... quando eu comprar o meu Aero 7+ (em breve) vou testar isso aí mas.....

onde q eu encontro tais lixas ??

já fui em duas casas de tintas e eles só tinha até a 320 ..... e ainda, uma falou q eu estava doido, q nem existia a 1200......

ou.... fala aí..... essa fanela pode ser substituida por uma gase na hora de polir ?? ou uma "ponta de Micro-Retifica" q tem tipo um algodãozinho... aí se bota o bixim pra girar e poli jóias.. será q vai ficar bom com isso ??

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eita amigo !!!!

fera !!!

era o q eu e (creio...) a galera daqui tudo estavamos precisando !!! ficou 10 !!!

PARABÉNS !!!

Valeu cara......estava pra fazer um tópico desse faz tempo mas estava sem tempo de procurar e postar tudo(fiquei a tarde toda fazendo isso), pois se é para fazer algo tem que ser bem feito.

Ps....Desculpe atravesar você.......sei que você postou antes algo parecido.

aí..... quando eu comprar o meu Aero 7+ (em breve) vou testar isso aí mas.....

onde q eu encontro tais lixas ??

já fui em duas casas de tintas e eles só tinha até a 320 ..... e ainda, uma falou q eu estava doido, q nem existia a 1200......

Vou procurar esta semana, pois pretendo fazer isso no sábado, se sobrar um tempo é claro, estou numa correria danada, assim que eu achar te dou um toque onde eu encontrei

[]´s

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lixa 2000 eu nunca encontrei.

Já 1500 (e as mais grossas) não é tão difícil. você deve procurar em lojas que vendem ferramentas ou lojas que trabalham com tintas (de preferência para automóveis).

Tem um detalhe que as vezes as pessoas não entendem. Nem sempre isso produz ganhos consideráveis. A questão é que a superfície do processador também é irregular (eu ainda vou fazer um lapping no 1700+  ]:)  ). Portanto, o perfeito contato ainda é sonho (alguém falou em contato 100% no outro tópico).

Mas em geral traz uma melhora, pois irá diminuir a quantidade de pasta (que irá precisar apenas preencher os buracos do processador, os do cooler já serão mínimos).

Eu deixei o lapping do meu SLK800 pela metade. Terminaram as lixas finas (1500). Fico bem melhor que ele em estado bruto (pelo menos consegui mais 40Mhz de overclock), mas ainda falta terminar. Quando eu terminar vou ver se mando uma foto pra cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por sledgehammer@06 Out. 2003,23:42

A questão é que a superfície do processador também é irregular (eu ainda vou fazer um lapping no 1700+  )

Vou colocar um post aqui com fotos do lapping feito em um P4.

Já estou com quase todo material na mão.......assim que estiver pronto eu posto.

Eu deixei o lapping do meu SLK800 pela metade. Terminaram as lixas finas (1500). Fico bem melhor que ele em estado bruto (pelo menos consegui mais 40Mhz de overclock), mas ainda falta terminar. Quando eu terminar vou ver se mando uma foto pra cá

Seria interessante você postar essas fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conforme prometido aqui vai o lapping do P4

Antes do lapping

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_sp.kit.net/screens/p4_antes.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Com uma pequena lixada

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_sp.kit.net/screens/p4_antes1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

E com ele já pronto

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_sp.kit.net/screens/p4_depois.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Alguem se habilita :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um cooler box aqui que veio com o XP 1700+ do meu pai,estava com pasta térmica e cromalix,nunca tinha lixado nem nada,temperatura ficava sempre nos 49~50c°...esse final de semana eu limpei o processador,raspei(com muuuuuito cuidado)  o die pra tirar o cromalix que estava ''encrostado'',lixei bem no ínicio com uma lixa de 400 depois fiz todo o resto com uma 600,não chegou a ficar um ''espelho'' a superficie,mas agora temperatura em uso normal não passa dos 36°(a casa é fria).Lixar o die eu levo medo...fiz assim me cagando de medo...lixas mais finas(200 a 1500) eu compro em lojas especializadas,aqui em poa o melhor lugar é ou na Alberto Bins ou na João pessoa nas lojas de automotivos que tem ali,mas tem que comprar lixa boa(3M,por que as outras não ficaram boas quando eu fiz) e pra metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta: será que fazer o Lapping desses procs não anula a garantia (meu Athlon parou de funcionar  :Baaa: )

Sério, porque apagou toda a marcação do chip.. será que se chegar na loja, daí o cara pergunta "mas que proc é esse, não tem nada escrito?" daí você diz " é que eu fiz um lapping.." já viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tabgal@07 Out. 2003,08:45

Só uma pergunta: será que fazer o Lapping desses procs não anula a garantia (meu Athlon parou de funcionar  :Baaa: )

Sério, porque apagou toda a marcação do chip.. será que se chegar na loja, daí o cara pergunta "mas que proc é esse, não tem nada escrito?" daí você diz " é que eu fiz um lapping.." já viu...

Nooossa! Tu é corajoso! Fazer um lapping no "DIE" do processador... Eu não teria peito pra isso não...

No caso dos Pentium IV normal, afinal você estará polindo somente a proteção metálica, agora o DIE?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tabgal@07 Out. 2003,11:56

Mas é claro! Aquele escrito em cima do DIE, depois que eu poli ele, diminuiu a temp do meu processador em 0,01ºC. Alguns átomos a menos fazem diferença sim!!!

huaihauiahuiahauiahuaiahuia... só tem lôco neste fórum! :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas !!

esse tópico tá muito bom !!!

ou.....

té animei....

vou cata lixas de 200, 320, 60, 1200, 1500, 2000 e 2500 ..

depois pasta para polir no algodão giratório da micro retifica....

vou tasca isso no Cooler atual meu (V6cu+) e no DIE !!! :tantan:  

kkkkkkk!!!!!!!!!

demorou....

valeu aí galera !!

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lixa de 200 e de 320 irão fazer riscos muito profundos e difíceis de tirar. A não ser que seja um cooler tosco (eu peguei um de P3 para colocar no chipset e ele era muito fora de esquadro, ai precisei lixar bastante, então usei a de 320).

O Volcano 6Cu+ é legalzinho e você pode começar pela de 600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to lapidando o meu agora.. to na 600, e disseram pra mim também q não existe a 2000

não tenho uma chapa d vidro agora, to usando uma mesa d marmore da pia mesmo pra lixar...

to primero lapidando meu cooler antigo, depois q pegah o jeito, vou lapida o do aero 7+  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...