Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

Postado Originalmente por Lamarca@07 de junho de 2005, 11:04

Com certeza vai melhorar! pois essa imperfeição que existe, diminui a área de superficie diminuindo o contato do processador, mas acredito que a pasta faz essa finalidade, aumentando esse contato, transferindo a calor do processador para o dissipador! agora pergunto ieu, será que estando totalmente plainado, essa pasta não vai sair toda pelas laterais ao ser prensada?

Enfim é um Boa ideia!

Boa sorte

Por isso que daí tem que passar muito pouca pasta. Economiza sua Artic Silver 5. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Thiago Zeiss@05 de junho de 2005, 03:25

Pessoal, achei esse forum muito interessante.

Tenho um AMD Thunder 1.3, com placa-mãe asus A266 e uma maquina de fazer barulho, entenda-se por cooler (Volcano 6Cu+), é um inferno! Faz um barulhão.

E pasmem a temperatura do processador fica em torno de 71 graus celsius.

Nos proximos dias vou jogar ele fora, e comprar um VCom e polir.

Sou engenheiro Mecanico, e já cansei de polir amostras de aço, o procedimento é o mesmo que o pessoal vem fazendo aqui.

A dica é a seguinte: Quando for mudar de uma lixa pra outra, é bom mudar a direção do polimento em 90 graus.

Assim voce sabe quando deve trocar de lixa, ou seja, a lixa seguinte deve "apagar" os arranhões da lixa anterior. E não ficar fazendo movimento em direções aleatórias como um 8, por exemplo.

Resumindo: Começa com a primeira lixa (320 por exemplo) em uma direção, depois troca de lixa (600) e gira a peça em 90 graus, depois troca de lixa (1000)novamente e gira a peça novamente...

Para os mais exigentes, eu recomendo, depois da lixa 1600, polimento com pasta de diamante, fica um expetáculo!

Você vai conseguir multiplicar o preço do seu cooler por umas 20 vezes!

Muito bem thiago! :palmas:

Eu tambem fiz isso ai com o meu cooler (sou tecnico metalurgico e também estou cansado de polir amostras para fazer analise)

para quem não achar pasta de diamante (que é mais cara) pode procurar pasta de alumina também. e se puder jogar numa politriz com uma rotação de +ou- 400rpm tbem vai ficar otimo.

Mas Thiago, cuidado na hora que você for lapidar seu Vcom... eu lapidei o meu ontem... comecei na lixa 320... mesmo assim não deu... tive que pegar 1 220 porque a base desses coolers (pelo menos do meu 39B) era completamente irregular, parecia mais uma colher... nunca tive tanto trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muitu interessante a ideia de lapidar o dissipador mais me interessei tb em lapidar o processador.

Sei q a minha pergunta é istranha mais vou faze-la.

Alguem saberia qual seria o limite pra lapidação do processador (se existir) ou na primeira passada da lixa eu ja estaria correndo o risco de perde-lo ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: Veja lá o q você vai fazer!!! Se seu processador for um Duron ou Ahtlon com DIE tipo "cristal", esqueça!!! É prejuizo na certa... :priv:

Mas se seu processador for um K6 ou um Pentium II ou III desses com uma "capa" de metal, podes até tentar, POR SUA CONTA E RISCO!! Mas eu não acho que vale a pena o esforço, sem contar que você colocará o processador em contato com os resíduos líquidos do processo de lixamento...

Tudo isso para arriscar seu processador e ganhar alguns décimos de temperatura... isso se a situação não piorar ao invés de melhorar!!! :(

Em suma... não aconselho a tentativa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal! Hoje de manhã chegaram minha Artic Silver 5 e meu VCOM 21B... e como eu já tinha todos os materiais preparados, hoje a tarde mesmo eu lapidei... geeeente do céu... deu um trabalhão pra tirar aqueles riscos... e o pior é que eu só tinha 1 lixa 500, detonei com a lixa... se tivesse 2 lixas 500 eu demoraria nem a metade do tempo...

Ah! Acho que de tanto lixar na mesma lixa 500, ela se afinou, porque a 1200 nem fez "efeito" no dissipador... ahuhuahuahuahuahuah

Atualmente meu servidor de imagens tá em manutenção, mas quando eu puder eu posto as fotos do antes, durante, e depois... com tudo explicado pra quem vai fazer seu primeiro lapping, pra não sofrer como eu :D

Edit>>>>>

Pronto! Hospedei as imagens... vou explicando uma por uma:

Aí tá a base do dissipador nua e crua:

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp.../Base_Antes.jpg

Os materiais:

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...0/Materiais.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...Materiais_2.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...sa_de_Polir.jpg

Depois de algum tempo lapidando ( http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...u_Lapidando.jpg ):

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...nh0/Durante.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...ase_Durante.jpg

Depois de quase detonar a lixa 600 (porque tinha uns riscos no meio que estavam muuuito fundos, foi o maior sufoco pra tirar), o resultado:

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...da_Lixa_600.jpg

Meu pai veio me ajudar com o lapping:

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...ai_Ajudando.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp..._Ajudando_2.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp..._Ajudando_3.jpg

Olha o estado em que ficaram as lixas (a 1200 nem sofreu tanto, porque eu não lixei quase nada com ela, não mudava nada!):

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...da_Lixa_600.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...o_das_Lixas.jpg

E, finalmente, depois de quase 3 horas sofrendo:

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...Base_Depois.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...se_Depois_2.jpg

Bom... claro que antes, eu tinha um cooler box já surrado, e sem pasta térmica (porque o chicletão que veio com ele eu tirei pra dar uma limpada geral, e como não tinha outra pasta, foi assim mesmo... e ficou até melhor, sem. ahuahuahu); e agora eu estou com um VCOM 21B e uma Artic Silver 5 (que, convenhamos, foi um sufoco pra espalhar, ela secava na hora! Se bem que eu passei com o processador já colocado ahuhuahauhua maluco...), mas olhem a diferença de temperaturas (ambas em PC-Full, o do "antes" eu não lembro o que eu estava jogando, mas o do "depois", foi depois de meia hora de GTA San Andreas em 1280x1024, Anti Aliasing 2 e gráficos Very High:

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...a_Lapidacao.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v53/g4zp...a_Lapidacao.jpg

(Olhem a diferença de RPM)

Algumas dicas:

1: Compre mais de 1 lixa 600, pra, quando ela gastar, você usa a outra, e não sofre que nem condenado, igual a mim, remoendo a mesma lixa.

2: Tentei em "8", vai-e-vem, mas o melhor jeito de lixar é em formato circular.

3: Não use muita força quando for lixar... quanto maior o número da lixa, menos força use.

4: Use água e detergente (neutro?) pra lixar, diminui as horríveis travadas quando você tá lixando... não use muito (quanto é muito? Você que vai descobrir, coloque um pouquinho, e veja se as travadas param), ou não haverá contato entre a base e a lixa.

5: Gire em círculos pequenininhos, não precisa ser em O, pode ser em o. (aauhhuahua legal essa comparação). Não precisa usar toda a lixa, usa só uma partezinha por vez.

6: Não faça lapping enquanto estiver estressado ou nervoso... porque dá uma trabalheira... e leva um tempão... Anyway, vale a pena :D

7: Não esqueça de polir, depois de lixar. Diminui, e muito, a quantidade de riscos.

8: Mesmo depois de polir ficou um monte de mini-micro-minúsculos riscos? Don´t worry, eles são preenchidos pela pasta térmica (se é que ela consegue entrar ali hauhuahuahua). Pelo menos pra mim não teve como tirar aqueles mííííínimos risquinhos que só se via contra a luz, e focando eles; se você focasse a vista pro reflexo, era um espelho :D

9: Não esqueça de lavar BEM o dissipador, depois de lapidar; seque com ar comprimido (hail borraxero vizinho), secador de cabelo, ou deixe secando com o tempo, igual roupa (ahuehuaeuhaeae).

10: Tenha uma cerveja ou um refri por perto enquanto estiver lapidando. (hauhuauhauhauha).

Espero que se divirtam com seus lappings, e que tenham melhoras na temperatura dos seus processadores. Have fun! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

###### cara, ficou perfeito isso ai! eauuheauhea, muito bom você ensinando :D Amanhã mesmo vou comprar a lixa, a pasta e o VCOM 21b. Não sei se compro o 21b, ou então o Mtek 100% cobre, meu amigo tem um lapidado, com over fica 35 graus no calor O.O qual deles você me recomenda? Ja ouvi falar nesse Mtek? A lixa de unha não da pra faze isso? AHUEEAUHEA. você fixou como a lixa, com durex em toda a volta, e em cima de um vidro? O que você quis dizer com polir antes de lixar? valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pedro_hp@17 de julho de 2005, 21:27

###### cara, ficou perfeito isso ai! eauuheauhea, muito bom você ensinando :D Amanhã mesmo vou comprar a lixa, a pasta e o VCOM 21b. Não sei se compro o 21b, ou então o Mtek 100% cobre, meu amigo tem um lapidado, com over fica 35 graus no calor O.O qual deles você me recomenda? Ja ouvi falar nesse Mtek? A lixa de unha não da pra faze isso? AHUEEAUHEA. você fixou como a lixa, com durex em toda a volta, e em cima de um vidro? O que você quis dizer com polir antes de lixar? valeu :D

Hehehehe.... tentei fazer o mais explicado possível pro pessoal não sofrer, como eu ;D

Olha, só tenho experiência com o VCOM 21B, e garanto que ele é muito bom! Eficiente e silencioso!

Lixa de unha? :blink: você vai é PIORAR a base hahuauhauhauhu

Onde eu falei sobre polir antes de lixar? :wacko:

Ah! Edita seu post, tira o quote na minha mensagem anterior, senão detona a visibilidade :zoio:B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Seu Kreysson@17 de julho de 2005, 23:35

Hehehehe.... tentei fazer o mais explicado possível pro pessoal não sofrer, como eu ;D

Olha, só tenho experiência com o VCOM 21B, e garanto que ele é muito bom! Eficiente e silencioso!

Lixa de unha?  :blink: você vai é PIORAR a base hahuauhauhauhu

Onde eu falei sobre polir antes de lixar?  :wacko:

Ah! Edita seu post, tira o quote na minha mensagem anterior, senão detona a visibilidade  :zoio:  B)

você disse: 7: Não esqueça de polir, depois de lixar. Diminui, e muito, a quantidade de riscos.

Eu que li errado hueahueahue. Sim, eu imagienei que a lixa de unha pioraria :D cara, amanha vou comprar os materias pra fazer no meu. Vou pegar uma lixa 600 e uma 1200, o que você acha? Eu posso colocar ela em uma base de que, só de vidro? AHH, tem uma la na garagem beleza. Dai eu prendo com fita e fico fazendo " o " não " O " hueauhea na lixa 600 e depois na 1200? ( Só uma dúvida aqui no médio, tirando essas falhas, agente não vai diminui a distancia entre o cobre e o processador ? O.o isso vai ser compensado pela maior transição de calor do cobre? o.O ) Depois eu vou polir com uma massa de polir de carro comum? Como eu faço isso? Tá, e outra coisa, a média de preço das lixas e da massa de polir? falou, valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu lapidei meu dissipador num torno cnc depois dei acabamento com pedra diamantada fina ke são usadas pra dar acabamento em cilindros de motores de carro e depois retifikei até ficar espelhado em outro torno cnc depois levei na mesa tridimencional e tirei todas as medidas em microns fui retificando até dar zero em todos os lados na mesa tridimencional ficou perfeito o acabamento e a planicidade o trabalho valeu a pena pois o ganho foi grande fiz o mesmo processo no dissipador de minha placa de video e do chipset da placa mãe ficou muito bom eu aprovo a lapidação .

minha vantagem ke eu tenho todos esses recurssos na empresa onde eu trabalho .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Seu Kreysson@17 de julho de 2005, 23:35

Hehehehe.... tentei fazer o mais explicado possível pro pessoal não sofrer, como eu ;D

Olha, só tenho experiência com o VCOM 21B, e garanto que ele é muito bom! Eficiente e silencioso!

Lixa de unha?  :blink: você vai é PIORAR a base hahuauhauhauhu

Onde eu falei sobre polir antes de lixar?  :wacko:

Ah! Edita seu post, tira o quote na minha mensagem anterior, senão detona a visibilidade  :zoio:  B)

Fala cara beleza? Cara, comprei hoje as lixa pra lapidar o Meu Cooler master mesmo, antes de chegar o VCOM21B quero testar nesse. Comprei 1 600, uma 1200 e uma 2000, todas grande. tipo, eu fixo elas em uma superficie que pode ser vidro ou madeira, e largo um pouoc de agua com um pouco de sabonete neutro e vou lixando lixando, quanto tempo +-? Eu não comprei a massa de polir porque era 15 pila um vidro inteiro o.O dai eu vou pega amanha na firma do meu pai um punhado.. eu posso só lixar por enquanto? Lixando com ele virado para baixo é claro, vai pegar toda a superficie? O mais importante é mais no meio certo?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, to ali do lado lapidando o cooler, mas eu não sei se ja ta o suficiente para passar para a lixa 1200 o.O eu ja usei quase toda a lixa, fazendo ò s pequenos em circuloso.. quanto tempo eu fico fazendo? tem muito arranhao no cooler o.O acho que é normal ne só vai diminui quando polir.. eu passo para a 1200 depois de quanto tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei o serviço agora.. Vamos ver no decorrer dos dias se eu vou ganhar alguns graus de diferença. O serviço na minha opnião ficou bom, mas não achei que vale tanto a pena assim, é legal fazer, principalmente para nós, adoradores de várias artes que são feitas no computador. Bem, agora tá 38 graus o processador, nada fora do normal, antes na mesma temperatura ficava assim ( depois que retirei a pasta termica eu perdi uns 3, 4 graus.. vou comprar uma Artic Silver 5 e aplicar, acho que nem vou mais troca de cooler, vejo tanta gente com seus athlon's e sempron's a 50, 60 graus o.O ) falou, abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, pedro_hp, só agora vi suas mensagens hehehe... vou tentar responder (se você já não aprendeu por experiência própria):

Eu fiz com uma lixa 600, mas recomendo 2... eu usei tanto a 600, que a 1200 nem fez cócegas, não ajudou em nada ahuhauhuhuahua.... comprei duas 600 e uma 1200 ;D

Tem que ser uma base de vidro, pra não ficar irregular a lapidação.

A fita é pra lixa não escapar hehehe... quando detonei o centro da lixa 600, tive que tirar a fita pra aproveitar toda a lixa huauhauhuhau

A parte que é "comida" na lapidação é infinitamente recompensada, pelo melhor contato proporcionado.

Eu usei massa de polir Nº 2, é de carro, sim. Só pegar um paninho, pegar um tanto de massa igual à que você põe na pasta de dentes e passar... se precisar mais, põe mais!

Como aqui é fim-de-mundo, meu pai pagou (sim, ele foi em outra cidade comprar), deixa eu lembrar... hum... uns R$ 1,70 pela de 600.... e R$ 4,20 pela de 1200 :chateado: :zoio:

Massa de polir, como você falou, fica em torno de R$ 15 o pote com 1 litro. Melhor é pegar numa funilaria (é esse mesmo, o nome?) um pouquinho "emprestado".

Lembrando que tem que por pouqinha água e detergente... ahhhhh, isso não tem como explidar aqui, só com a experiência :D

O dissipador vai começar a ser lixado nos 4 cantos, primeiramente, e conforme você vai lixando, ele vai plainando, e chegando ao meio... esse é o objetivo da lapidação: deixar a superfície lisa! :D

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala seu creyson beleza? Hehe, realmente, já terminei a lapidação sem ler suas mensagens.. acho que ficou bom, mas eu não vi quase mudança de temperatura, só que eu ainda não coloquei a pasta termica.. Agora o processador tá 34 graus, em stock, e o dia ta frio aqui. Meu amigo tem um Mtek 100% cobre que é o que eu to querendo compra, em dias como hoje, com over no semprom dele, fica 27 :ahh: hehe, o VCOM21B eu acho que aguenta bem o tranco tb.. Mas ficou legal meu laping, gostei.. e sobre os preços, quase a mesma coisa que aqui hehehe =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Putzzz depois de ler as 23 Páginas, Resolvi que irei fazer uma lapidaçao no cooler BOX que veio com meu athlon64 3000+ , ele é Venice, deve ser um dos processadores mais "Frios" que tem, se eu lapidar então..... E se eu por uma pasta como AS5 dai sim :D:P ...mas não to com mtt grana...acho q apenas irei lapidar... valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tapom@21 de agosto de 2005, 06:26

MINHA DÚVIDA!!!

Eu tenho um 2800+, Aero 7+ e Pasta Térmica AKAZA "Base de Prata"

A temperatura fica entre 39 IDE e 45 FULL GAMES... será q vai melhorar muitoooo fazer uma lapidação??? e será q conpensa???... :goff:

Infelizmente a unica forma de sabermos isso é fazendo a lapidaçao.

Mesmo que não melhore tanto, é interesse como experiencia no assunto, caso queira.

Fiz e recomendo, não me arrependi nem um pouco, apesar de ter dado um trabalhao foi divertido xD.

Boa sorte! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello@21 de agosto de 2005, 15:24

Infelizmente a unica forma de sabermos isso é fazendo a lapidaçao.

Mesmo que não melhore tanto, é interesse como experiencia no assunto, caso queira.

Fiz e recomendo, não me arrependi nem um pouco, apesar de ter dado um trabalhao foi divertido xD.

  Boa sorte!  :-BEER

Ola Mar_Tchello!!

...é realmente vou ter q fazer mesmo... mas acho q a diferença será muito pequena... mas acho q é valido! ..abraço ao amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...é realmente vou ter q fazer mesmo... mas acho q a diferença será muito pequena... mas acho q é valido! ..abraço ao amigo!
Eu fiz aqui em casa e abaixou 2 graus.

Parecia um espelho dava para ver cada detalhe do meu rosto ma base do cooler

Usei 2 de 600 uma de 1200 e uma de 2000.

Acho que valeu a pena.

Quanto as fotos desde que eu lapidei (fevereiro se não me engano) elas já não estavão. Se vocês realmente quiserem ver fotos sobre o assunto é só colocar lapidação e coolers no google que você vão achar um monte de fotos sobre o assunto.

Mais na boa nem precisa de foto com o passo a passo que o marcelo escreveu aqui. Eu só tive duvida em saber se era considerado espelho por que refletia ou porque realmente parecia um espelho, e na boa realmente parece um espelho MESMO!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...