Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

bme galera, lapidei essa madrugada o meu cooler box do Xp 2200 com over a 2600+ , ontem antes de ser lapidado, a temperatura batia nas casas do 56° a noite fazendo tudo , jogo, msn, bate papo, aantivirus, o pc ficou lento mas forçou bem, hoje de manha com tudo isso e temperatura não passou de 50 ° , sorte minha que tinha lixa 360- 500 e mass n° 2 em casa quie usava no carro , so tive que gastar $2,90 da lixa 1200 e algumas calorias , fora isso estou super contente. abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saca esse link:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=316071

Conto com a ajuda de vocês.Ahhhh e se alguem tiver as fotos iniciasi do topico favor posta-las novamente, pois elas não abrem, acho que o link esta quebrado.

Baseado nas dicas desse topico, criei o topico acima com 5 imagens monstrando os materiais utilizados e as diferentes etapas q o dissipador passou no processo de lapidaçao.

Espero q ajudem você.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal...

Além de polir (lapidar) a base do dissipador... também recomendo que façam uma melhoria na sua ventoinha.

Eu, quando conheci o cooler VCom 39B, percebi que sua ventoinha tinha maior fluxo de ar do que de costume e menos ruído...

Logo, quando estive lendo aqui pelo fórum, ví que todos diziam que tal melhoria era decorrente dos cortes laterais que a ventoinha possuia... fui logo fazer estes cortes nas ventoinhas que tinha aqui no micro.

Resultado: Maior fluxo de ar (a ventoinha puxa ar das laterais também!) e Menor ruído.

Coloquei fotos do Cooler VCOM 39B (originalmente com os cortes) verde

... e de uma ventoinha que eu mesmo fiz os cortes (com aquela serrinha amarela de arco... da Starrett) é claro, sem o arco... só a serra. Mas se for fazer isto também, tenha muito cuidado.

post-12192-13884898330006_thumb.jpg

post-12192-13884898330433_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí povaum!

Eu decidi lapidar meu cooler BOX do A64 também, só espero não me arrepender...

Mas antes de lapidar vou esperar chegar minha Artic Silver 5, porque não posso tirar agora que não tenho pasta térmica, tá aquele thermal pad que vem junto...

Eu acho que ele é de Alumínio, não sei se ficará tão bom quanto os de cobre...

Vou fazer um relatório das temps. antes e depois, e ver se consigo tirar umas fotos...

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não esperei a pasta térmica chegar e já fiz a lapidação do meu dissipador (vejam como ele é feio, parece que tá descascando...hehe)... Obtive uma diminuição de 3°C, sendo que antes tinha pasta térmiva também, agora tá no "osso" (sem nada)...quando chegar a pasta(uns 2 dias) eu posto o quanto diminuiu já com a pasta.

Vale a pena? Claro que vale, basta olhar as diferenças de temperatura e a visual.

A diferença de temperatura já contei, 3ºC a menos sendo que fiquei sem pasta térmica. Creio que quando colocar a pasta o negócio vai baixar mais ainda.

Agora vem a melhor parte....as fotos da diferença...hehe

1º Meu dissipador é muito feio, já tá descascando

2º O dissipador do jeito que quando tirei do PC.

3º O dissipador depois da lixa 600.

4º Resultado final, depois da lixa 1200 e do polimento.

Pessoal, chegou a pasta térmica Arctic Sylver 5 e depois de aplicada a temperatura baixou ao total 9°C... muito bom...

Resultados: 1º - Antes, no Setup da Bios, marcava 49ºC (PC ligado uns 20 minutos)

2º) Depois da lapidação, marcava 46ºC (PC ligado uns 20 minutos)

Depois da lapidação com a pasta térmica, marcava 40ºC (PC 20 minutos)

post-24769-13884898743038_thumb.jpg

post-24769-13884898745022_thumb.jpg

post-24769-13884898746716_thumb.jpg

post-24769-1388489874958_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tenho um athlon xp 2400 q fica em 55º em idle e 60º em full com um cooler q eu não sei qual é mas a ventoinha é 60x60mm e roda a uns 4500rpm

eu queria saber: se eu comprasse um vcom 21b e lapidasse que temperatura sera q iria e quanto eu conseguiria num over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiz aqui em casa no meu Athlon XP2600+! E o melhor!! Antes a lateral do PC ficava ABERTA e agora, arrumando os cabos, fazendo limpeza e tal elas ta FECHADA!

Antes, com gabinete aberto em +/-:

56 parado

62 full

Agora com gabinete fechado:

53 parado

57 full

Fiz usando só as lixas 600 e 1200, não tive como pulir e colocando a pior pasta termia do mundo! (3,00 de 15g - Implastec). Agora imagino se tivesse usado as lixas 360, 600, 1200 e 2000 feito o polimento e uma ArticSilver5...

valeu!!!!! Vale mesmo a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por EduColla@14 de janeiro de 2006, 04:39

Fiz aqui em casa no meu Athlon XP2600+! E o melhor!! Antes a lateral do PC ficava ABERTA e agora, arrumando os cabos, fazendo limpeza e tal elas ta FECHADA!

Antes, com gabinete aberto em +/-:

56 parado

62 full

Agora com gabinete fechado:

53 parado

57 full

Fiz usando só as lixas 600 e 1200, não tive como pulir e colocando a pior pasta termia do mundo! (3,00 de 15g - Implastec). Agora imagino se tivesse usado as lixas 360, 600, 1200 e 2000 feito o polimento e uma ArticSilver5...

valeu!!!!! Vale mesmo a pena.

Mesmo assim a temperatura ainda está alta. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Poxa, nunca tinha ouvido falar sobre lapidação de dissipador. Muito interessante. Tenho 2 questões, espero que vocês possam ajudar a esclarecer:

1) Utilizar água na lapidação não acaba causando oxidação mais acelerada na superficie do dissipador com o tempo? Alguém que já tenha lapidado há muito tempo notou alguma oxidação acelerada?

2) O polimento que se faz no final para obter a superfície de espelho não acaba deixando uma fina camada dessa massa atrapalhando a condutividade? Será que não se obtêm melhores resultados sem polir no final, limpando apenas com álcool?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo:

1. Não existe essa possibilidade. Apenas certifique-se que o cooler seja bem seco antes da instalação novamente no micro.

2. Idem acima... use detergente neutro e um pano macio ou esponja macia para lavar bem o dissipador. Isto eliminará qualquer resíduo do material que for usado para o polimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Usando a tecnica do cooler eu começei a lapidar a minha BICICLETA de aluminio!!! AHEUAHEuhAUEHUAHE isso mesmo!

usei só a lixa de 600 mas da pra ver um pouco de risco, mas já estou providenciando a lixa de 1200!

ta ficando ótimo! um espelho UEHuhuh

da pra tirar todos os riscos profundos de batidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brunoshimada@02 de março de 2006, 19:54

Usando a tecnica do cooler eu começei a lapidar a minha BICICLETA de aluminio!!!      AHEUAHEuhAUEHUAHE isso mesmo!

usei só a lixa de 600 mas da pra ver um pouco de risco, mas já estou providenciando a lixa de 1200!

ta ficando ótimo! um espelho UEHuhuh

da pra tirar todos os riscos profundos de batidas!

posta umas fotos aí ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Li o Tópico...mas para mim ficou uma questão sem uma resposta mais definitiva...qual o movimento correto para se lixar? Deve ser em círculo,vai-e-vem (com movimentos na horizontal) ou outro? Grato pela atenção de vocês! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...